UM DIA NA HISTÓRIA


Um dia na história




"Uma equipe fortíssima, treinada, coesa. Não existe em seu meio um único ponto fraco, um lado qualquer de que o adversário possa tomar partido." Era assim que o Cruzeiro do Sul de 23 de fevereiro de 1919 anunciava a chegada do Ypiranga, importante time de futebol da época, que faria um amistoso em Sorocaba, contra o Sorocabano. Fundado em 1906, o Ypiranga foi um dos mais fortes clubes do Estado de São Paulo no início do século 20. (Rodrigo Gasparini)


Um dia na história



"Um pequeno conjunto de ruas situadas entre a Vila Barão, o Jardim Zulmira e a Vila Santa Terezinha" -- como definia o Cruzeiro do Sul de 22 de fevereiro de 1978 --, a Vila São João sofria com o abandono. Uma reportagem publicada naquele dia relatava o sofrimento dos moradores, que conviviam com ruas de terra, falta de iluminação e até criminosos. Era comum, por exemplo, que as pessoas chegassem atrasadas aos seus compromissos, já que até mesmo o transporte público era artigo raro na vila. (Rodrigo Gasparini)


Um dia na história




Os Fuscas cuidadosamente estacionados no quartel do batalhão da Polícia Militar aguardavam a chegada dos equipamentos de comunicação para poderem rodar por Sorocaba, Itapetininga, Itu e São Roque. No dia 21 de fevereiro de 1970, o Cruzeiro do Sul destacava a entrega de oito viaturas policiais para a região -- cinco das quais ficariam em Sorocaba. Era uma época em que um simples Fusca bastava para o trabalho policial. (Rodrigo Gasparini)


Um dia na história




No dia 20 de fevereiro de 1962, o Cruzeiro do Sul destacava em sua capa a classe especializada em crianças com deficiência mental, na época chamadas de "excepcionais", que funcionava no Grupo Escolar Visconde de Porto Seguro. Era uma das poucas do Estado e sua instalação dera-se graças aos esforço da professora Geraldina de Carvalho Andrade. Em outra notícia, o Cruzeiro registrava o início de funcionamento do curso de Química Industrial (hoje Técnico em Química), um dos mais antigos cursos profissionalizantes da cidade.


Um dia na história




O destaque do Cruzeiro do Sul há cinco anos, em 18 de fevereiro de 2013, era o incêndio no galpão de número 4 da fábrica YKK -- fabricante de zíperes e botões localizada na zona industrial de Sorocaba. "O fogo se alastrou rápido e destruiu esse galpão que abrigava um setor de produção. Com 5 mil m2 de área construída, o telhado da instalação veio abaixo e o prédio foi interditado pela Defesa Civil". Ainda não se sabiam as causas do incêndio -- mas o local, onde estava sediada a linha de produção dos botões, armazenava produtos químicos e inflamáveis. (Eric Mantuan)