CANAL 1


Público que assiste TV na madrugada é maior que o das manhãs




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery
Números fechados de janeiro apontam que o total de ligados, entre 6h e 9h, foi de 19,8 pontos, de acordo com o Ibope, em pesquisas realizadas na Grande São Paulo. A faixa da manhã, em total de investimentos, números levantados, continua perdendo apenas para o considerado prime time. Nada de surpreendente. O lado curioso é que entre meia-noite e 3h da manhã, o registro de ligados foi bem superior, chegando a exatos 29,1 pontos. A diferença a favor dessa faixa chega a 47%. Se verificarmos que neste horário da madrugada, o público é predominantemente A, B e C, o que justifica o pouco investimento ou a quase nenhuma atenção a ele destinado pela maioria das TVs? É até curioso constatar que só duas delas, Globo e SBT, continuam com suas programações próprias, enquanto as outras -- Record, Rede TV! e Band -- repassam essa faixa de horário para terceiros, no caso igrejas em todas elas. Será que já fizeram a conta do que compensa mais?

Tem mais

Considerados os resultados de todas as principais redes, ainda na faixa da 0h00 às 3h da madrugada, SBT e Globo, juntas, chegam a 14,1 pontos. Dados de janeiro. Record, Rede TV! e Band, também somadas, 3,1.


 - ESTEVAM AVELLAR / GLOBO / DIVULGAÇÃO - ESTEVAM AVELLAR / GLOBO / DIVULGAÇÃO

Sentimentos

Além do pessoal, também no profissional Carla Salle e Gabriel Leone formam par romântico em "Onde nascem os fortes", estreia da Globo em abril. Ela, Valquíria, jovem bem-nascida e estudada que chega a Sertão para trabalhar na fábrica de bentonita de Pedro Gouveia (Alexandre Nero). Ele, Hermano, filho adotivo de Gouveia, está sendo preparado para assumir os negócios da família, mas tem na paleontologia sua grande paixão.

Lado mulher

Fabíola Gadelha terá uma participação importante no novo jornalismo, de todas as manhãs, na Record. Ficará a cargo dela a missão de atrair a atenção do público feminino para o horário.

Está fora


A Bandeirantes, de forma oficial, informou na tarde de ontem que não vai transmitir a Copa do Mundo da Rússia. Para o mercado, nenhuma surpresa, até em função das últimas medidas de contenção de gastos adotadas.

Ponto 1

A Band está em vias de completar a equipe de produção do novo programa do Datena. A direção será de Rafael Gessullo, ex-SBT e Casablanca. Moço do bem e competente. O horário de exibição ainda não foi totalmente definido, mas o mais provável será o das 13h às 18h.

Ponto 2

Sobre o novo programa dominical do Datena, existem duas questões vistas como principais empecilhos: 1ª -- se a Band tem poder de força suficiente para segurar a produção de um programa semanal com 5 horas e 2ª -- se haverá também condições de, com o seu lançamento, tirar pontos da concorrência ou aumentar o número de ligados do horário.

Agenda

"Segundo sol", do João Emanuel Carneiro, próxima atração na faixa das 21h, tem estreia prevista para 14 de maio. Isto significa que a teledramaturgia da Globo está fazendo valer o planejamento do horário. "O outro lado do paraíso" vai seguir com capítulos inéditos até o dia 11 daquele mês. No sábado, 12, reprise do último.

Respiro

É possível perceber um clima bem diferente nos interiores de "Apocalipse", novela religiosa da Record. Embora ninguém se manifeste oficialmente sobre isso, sabe-se que diminuiu muito a interferência da igreja, no caso Cristiane Cardoso, no texto da novela. O fato de ter diminuído não significa que deixou de existir, mas já é um sinal de avanço.

Brasa encoberta

O "Domingo espetacular", no decorrer dos tempos, tem se caracterizado por ser um programa sempre em estado de tensão. Isto, se já não bastasse a zona de conflito instalada entre os seus apresentadores. Agora o problema é com os repórteres. E mais confusão. A chefia resolveu acabar com a escala programada de folgas.

Homenagem ao rei


Roberto Carlos vai chegar aos 77 anos de vida no dia 19 de abril e, para marcar a data, o canal Viva irá apresentar os seus especiais da Globo, produzidos entre 2001 e 2005. Os programas entrarão aos sábados. O de 2004, na comemoração da 30ª edição, teve uma mistura de show e dramaturgia, com as participações de Antônio Fagundes e Stênio Garcia.

Estreia


Record está programando para março, dia 5, a estreia do seu novo jornal das manhãs.


Licitação da TV Assembleia SP deve gerar demissões em massa




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

A concorrência da TV Assembleia de São Paulo é agora o exemplo da vez, mas como ela, outras tantas vinculadas aos mais diferentes órgãos públicos, sempre acabam abrindo brecha para incertezas e preocupações dos mais diferentes tamanhos. A licitação para buscar nova empresa responsável por sua operação, marcada para semana que vem, vai acontecer via pregão eletrônico e, da forma que se encaminha, irá gerar demissão sem dó dos jornalistas e radialistas que prestam serviço atualmente. Estão todos apavorados lá dentro. De se lamentar que o exemplo da TV Justiça, do Supremo Tribunal Federal, não seja um modelo padrão, a ser seguido por todos. Lá, a disputa foi feita via envelope fechado, com salário mínimo estipulado para cada função e qualificação dos participantes antes e depois da licitação. Transparência absoluta, sem o risco de entregar os serviços para uma empresa inexperiente no ramo ou nas mãos de profissionais sem quaisquer condições de tocar os seus trabalhos.


 - JOÃO COTTA / GLOBO / DIVULGAÇÃO - JOÃO COTTA / GLOBO / DIVULGAÇÃO

Lucrécia (Tatá Werneck) e Afonso (Johnny Massaro), responsáveis pelo lado comédia de em "Deus salve o rei", na Globo. 
Ponto 1

O Brasil vive, desde 2015, o mais longo e agudo período recessivo de sua história. Como consequência disto, o bolo publicitário também apresenta queda contínua ao longo deste tempo. E o mesmo aplica para a base de assinantes de TV paga.

Ponto 2

Quem parece não enxergar tais dificuldades são as agências de marketing esportivo, gulosas como sempre. E alguns presidentes de clubes de futebol ou federações, interessados em estimular a concorrência entre canais de televisão, boa parte entendendo que elas são dirigidas por irresponsáveis ou loucos, prontos para rasgar dinheiro.

Realidade diferente

O desinteresse e o tempo que levou a concorrência da CBF no ano passado deveria ter servido de alerta. E, agora, os constantes adiamentos da oferta dos pacotes da "Champions" e da "Libertadores" também.

Casa caiu

Vai ao ar no capítulo de 3 de março, em "O outro lado do paraíso", a cena na qual será revelada a farsa de Desirée (Priscilla Assum). Juvenal (Anderson Di Rizzi) resolve fazer uma despedida de solteiro no bordel, com a Caetana (Laura Cardoso), no meio da confusão, repetindo o tempo todo: "eu não avisei?!".

Vem que tem

A Band está vivendo um momento de intensa diversificação de crenças. Ela já tem, ao longo dos seus espaços, as igrejas do R. R. Soares e Edir Macedo distribuídas amistosamente. E agora recebe o "guru" Robério de Ogum na sua programação dos sábados.

Providências em curso

Com estreia marcada para dia 6, a nova edição do "Masterchef" entre anônimos está com seus trabalhos bem adiantados. Encerrada a fase dos confrontos e a entrada de 21 participantes na cozinha, a equipe já grava o quarto episódio.

Debates no SBT

O jornalismo do SBT também irá promover debates, com uma agenda já pronta para propor aos partidos políticos. Para presidente, no primeiro turno, está reservada a data de 26 de setembro. E 17 de outubro, para o segundo. No caso dos governadores, como sugestão a ser apresentada, os dias 19 de setembro e, onde houver necessidade, 10 de outubro.

Liberado

De amanhã a 4 de março, o Telecine vai abrir o sinal para todos os assinantes de TV paga. "Polícia Federal: a lei é para todos", filme nacional mais visto ano passado, será a primeira grande estreia, dia 24, às 22h.

Notícias de Brasília

Mariana Godoy grava hoje em Brasília entrevista com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para exibição amanhã no seu programa da Rede TV!.


Eleições 2018: Band já tem seus debates pré-agendados




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Com longa tradição na promoção e realização deste trabalho, o jornalismo da Band já tem datas pré-agendadas com os partidos políticos para realização de debates, com vistas às eleições deste ano. Em 9 de agosto, se nada se alterar até lá, teremos o primeiro encontro dos candidatos à presidência da República, em São Paulo. Havendo a necessidade do segundo turno, trabalha-se com os dias 11 ou 12 de outubro. A mediação será de Ricardo Boechat. Já em relação aos debates estaduais, foram definidas as datas de 15 de agosto e, para os locais onde a escolha ainda não estiver definida, 17 de outubro. Vale lembrar que nas eleições deste ano, além de presidente e governadores dos estados, teremos ainda as escolhas de novos senadores, deputados federais e estaduais. Globo, SBT, Record, Rede TV! e Gazeta-SP ainda não definiram suas datas.



 - RAQUEL CUNHA / GLOBO - RAQUEL CUNHA / GLOBO

Elegância
Especialista em etiqueta, Claudia Matarazzo (foto) participa nesta sexta-feira da novela "Tempo de amar", na Globo. Convidada por Madame Lucerne (Regina Duarte) para se apresentar na reabertura da Maison Dorée, ela se passa por uma cantora argentina, mas é de Bangu.
Tudo muito estranho

O mercado dos direitos esportivos já viveu tempos muito melhores. Ninguém até agora se interessou pela compra dos direitos do campeonato francês, apesar do Neymar, entre outros, em seus gramados.

Mesma coisa

E o mesmo drama do francês, também se observa com a série A italiana, em suas próximas temporadas. A compra dos seus direitos não foi, pelo menos até agora, acertada por nenhuma TV paga do Brasil.

Daí que...

No tocante à Liga dos Campeões, o silêncio também é absoluto, naquilo que se refere aos direitos a partir da temporada 2018/2019. Nos bastidores há quase certeza que a solução para ele deve fatalmente sair, mas não antes dos 45 do segundo tempo.

Inversão de valores

A Band tem cada uma... No "Superpoderosas" que vem aí, programa que vai tratar do empoderamento da mulher, a partir do trabalho no site "Escola de você", a maior parte da produção é formada por homens. A proporção chega a quase três pra uma, a começar pelo diretor Cláudio Cordeiro.

Cantinho do pensamento

Um belo sábado, Salcy Lima, doente, não apareceu para apresentar o "Fala Brasil" na Record. Um mal-estar de última hora, obrigou o jornal ser conduzido, naquele dia, por uma pessoa só. Mesmo com falta justificada, via atestado médico, parece que colocaram a Salcy de castigo. Desde aquele dia ela não foi escalada para mais nada.

Posto fixo

A partir de agora, com uma frequência ainda maior, a Globo irá intensificar o noticiário da Rússia e informações relacionadas à Copa do Mundo em todos os seus telejornais. O repórter Marcelo Courrege já foi colocado a postos.

Primeira impressão

Na quinta-feira passada, só para a equipe, em circuito fechado, foi exibido um trailer da minissérie "Ilha de ferro", causando em todos a melhor das impressões. Foi destacado o trabalho do diretor Afonso Poyart, assim como do elenco liderado por Cauã Reymond e Maria Casadevall.

"Carcereiros"

Em março começam as gravações da segunda temporada da série "Carcereiros", com direção de José Eduardo Belmonte. Rodrigo Lombardi, após "A força do querer", retoma o protagonista, Adriano, um historiador graduado que decide virar agente penitenciário para seguir os passos do pai. "Carcereiros" já foi lançada no Globosat e em streaming. Falta a televisão aberta.

Preparação

Enquanto a Rede TV! mostra reprises do "Melhor pra você", equipes trabalham na construção dos cenários dos novos programas de Celso Zucatelli e Edu Guedes, que estreiam dia 26.

Celebridades

Em se tratando de profissionais que passaram ou ainda estão na bancada do Jornal Nacional, ninguém teve os seus passos tão "expostos" quanto Fátima Bernardes e William Bonner. Impressiona o interesse da mídia em fatos relacionados ao ex-casal. No Carnaval, por exemplo, era Fátima todo dia na capa de impressos, portais...E ela, sempre, com a maior elegância.


Investimento em baixa: redes sociais pagam por próprios erros




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Grandes anunciantes estão ameaçando deixar de investir nas redes sociais, especialmente Facebook, devido à disseminação totalmente fora de controle de notícias falsas. Por extensão, ou consequência da mesma causa, o número de usuários também começa a ser afetado nos mais diferentes lugares do mundo, a ponto de se considerar como debandada, por exemplo, a quantidade de pessoas que deixou a rede social nos Estados Unidos. Segundo estimativas, só lá, 2,8 milhões, entre os tantos, jovens com menos de 26 anos. Estava meio na cara que, um dia, do jeito que vinha, isso iria a acontecer. Há uma indústria, já de tempos, aqui e em outros lugares, sempre com terceiras intenções, trabalhando em espalhar fatos ou casos que não existem. Cabe unicamente às redes sociais, Facebook e companhia bela investirem no desenvolvimento de mecanismos de defesa para uma situação completamente fora de controle, que agora acaba por se voltar contra elas. Quanto aos anunciantes, a tendência é que passem a investir ainda mais na segurança dos meios tradicionais, entre os principais, as mídias impressa e televisiva, além dos grandes portais.


 - CÉSAR ALVES / GLOBO / DIVULGAÇÃO - CÉSAR ALVES / GLOBO / DIVULGAÇÃO

Rivais

Em "Orgulho e paixão", substituta de "Tempo de amar", na Globo, Susana (Alessandra Negrini) fará de tudo para atrapalhar os caminhos de Elisabeta (Nathalia Dill). Donas de personalidades fortes, porém bem distintas, a briga das duas promete; em especial, por causa de Darcy (Thiago Lacerda).

De um lado...

Andresa Boni, para todos os efeitos, está desde ontem como interina na apresentação do "Jornal da cultura". Foi ela a escolhida para substituir Willian Corrêa, que deixou a emissora rumo a Angola.

... E de outro

Em setores da Cultura, desde a semana passada, passou a ser muito comentada uma possível volta de Milton Jung ao comando do jornal. Possibilidade, aliás, vista com muita simpatia. No caso dele, retornar ao posto que já ocupou no passado ao lado de Valéria Grillo.

A conferir

Ainda dos interiores da Cultura, mais uma: fala-se em uma mudança de cadeiras para muito breve. A um mês e meio de assumir o cargo de governador de São Paulo, Márcio França (PSB), atual vice de Geraldo Alckmin (PSDB), já estaria projetando alterações em alguns quadros. Tudo, claro, com a provável desincompatibilização do tucano no dia 7 de abril para a disputa presidencial.

Quebrando tudo

Roger Federer não é só um fenômeno nas quadras, alguém que aos 36 anos consegue novamente chegar ao topo do tênis mundial. Ele também passou a ser responsável por quebrar qualquer planejamento de grade das TVs, ao disputar e vencer finais de torneios em jogos com menos de 55 minutos de duração.

No plano

O Fox Sports tem em vista lançar um programa nas noites de segunda-feira para concorrer com o "Bem, amigos!", do SporTV, e "Linha de passe", da ESPN. Apresentação do Benjamin Back. Além de receber convidados, espaço também para o humor. O imitador Rudy Landucci está sendo contratado.

Registro

Em nota, o Kantar Ibope Media, informa que aumentou em seis minutos o tempo que o telespectador consumiu conteúdo de TV no último ano. Das 6h17 em 2016, aumentou para 6h23 em 2017, de acordo com estudo nas 15 regiões aferidas regularmente pela empresa no país.

Calma aí

Depois da produção do Geraldo Luis, acredite, tem gente na Record fazendo contas em relação ao já diminuto departamento de esportes. Mas sempre é bom lembrar a esse pessoal da tesoura que existe um Pan Pan-Americano pela frente, em 2019.

Passou batida

Os ajustes no roteiro de "Deus salve o rei", segundo sua equipe, "são pontuais". A história, portanto, segue a mesma. Dito isto, data hoje, não existe o risco de a participação da Paula Fernandes ser cancelada. Ela continua nos planos para viver Paulina, uma noviça que tem medo de cantar no convento. Vai estrear entre os capítulos 80 e 90.

Desafio

Aguinaldo Silva tem o maior interesse em Renata Sorrah para o elenco de "O sétimo guardião", mas trata-se de um assunto ainda não inteiramente fechado. O desafio é encontrar uma maneira de enfiar a Nazaré no contexto.


Críticas a Marquezine não afetam audiência de "Deus Salve o Rei"




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Mesmo com Bruna Marquezine no "olho do furacão", bombardeada pelo seu oscilante desempenho, nada disso tem alterado a audiência de "Deus salve o rei". De acordo com o Ibope, os números da novela continuam bem favoráveis, sempre dentro dos parâmetros do horário e não apenas em São Paulo e Rio de Janeiro. Há uma acolhida interessante de forma geral. Ou seja, a novela não é -- e nunca foi -- refém da interpretação de somente uma pessoa. Marquezine, portanto, é só mais uma "peça" de uma grande engrenagem. É, sim, resultado de um conjunto de valores. E quanto ao caso específico da Bruna, está existindo um trabalho para o reposicionamento da personagem.


 - DIVULGAÇÃO - DIVULGAÇÃO


Ranking

A propósito de "Deus salve o rei", a novela apareceu em segundo lugar na Social Wit List América Latina, em janeiro, com 85.965 comentários no twitter, atrás apenas do reality argentino "MTV Diary: Lali". O Wit rastreia a repercussão na rede social e tem ainda uma Versão Mundo, na qual "A força do querer" surpreendeu, ao se posicionar em segundo lugar.
Profissional


 - DIVULGAÇÃO - DIVULGAÇÃO


Grazi Massafera está tendo um comportamento pra lá de exemplar em "O outro lado do paraíso". Aliás, nenhuma novidade em se tratando dela. Mesmo com uma personagem bem limitada, ela tem sempre procurado jogar junto com a equipe o tempo todo. Agora, sua personagem Lívia vai tentar abrir os olhos de Clara (Bianca Bin) em relação às investidas de Renato (Rafael Cardoso). Dirá que ele pensa apenas nas esmeraldas. Isso vai jogar areia no casamento dos dois aos 45 do segundo tempo e fazer Clara se envolver com Patrick (Thiago Fragoso).

Pausa

Por causa da transmissão de Chelsea x Barcelona, nesta próxima terça, a Globo não exibirá capítulo de "Malhação -- Viva a diferença". O jogo vai começar às 16h45. A presença da Globo na Liga dos Campeões está se intensificando cada vez mais.

Esconde-esconde

Como o ano promete muita rivalidade, as equipes de produção de Danilo Gentili, Fabio Porchat e Pedro Bial estão trabalhando a todo vapor na lista de atrações, para a volta dos programas inéditos no SBT, Record e Globo, respectivamente. Ninguém abrindo o jogo pra ninguém.

Organização

Apesar das muitas viagens seguidas ao Nordeste, o elenco de "Onde nascem os fortes", da Globo, aprova a proposta desta nova supersérie, que terá 70% da sua captação em externa. E muito dessa unanimidade se deve ao trabalho organizado pela equipe do diretor José Luiz Villamarim. Até aqui, nada saiu do controle.

Questionamento

Tem muita gente na Globo colocando em questão a presença de Marina Ruy Barbosa na próxima novela de Aguinaldo Silva, "O sétimo guardião", com estreia em 12 de novembro, porque os prazos serão muito apertados. Marina, uma das protagonistas de "Deus salve o rei", não vê problema nenhum em emendar trabalhos. Só que a decisão final será do alto comando da teledramaturgia.

Comprometimento

Essa disposição da Marina remete a alguns casos ocorridos com Letícia Spiller. Pelo menos em duas oportunidades, nos últimos tempos, ela se comprometeu com equipes e não fugiu da raia. Descansou uma semana, e já estava pronta para outra. Um exemplo sempre lembrado: praticamente saiu do estúdio de "Sol nascente" e entrou no de "Os dias eram assim".

Levou a melhor

João Emanuel Carneiro, autor da próxima novela das nove da Globo, "Segundo sol", havia manifestado o desejo de contar com Flávia Alessandra. Porém, nessa disputa, Aguinaldo Silva levou a melhor. Flávia estará no elenco de "O sétimo guardião".

"Se eu fechar os olhos agora"

Globo registrou a marca "Se eu fechar os olhos agora" para título de uma série escrita por Ricardo Linhares, já em gravação. Tudo devidamente combinado com o titular da obra na qual a série é baseada, o jornalista Edney Silvestre.