CANAL 1


Futuro da Disney no Brasil pode passar pela Band




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

A partir do instante em que foi definida a não renovação de contrato com o SBT, começaram a surgir especulações sobre o futuro da Disney, se há o desejo dos americanos em continuar ou não por aqui. Não há ainda uma posição sobre isso, no entanto, a título de ilustração, convém lembrar que no passado chegou a haver um começo de conversa com a Bandeirantes.

Na ocasião, a pretensão dos americanos era ficar com toda a faixa da manhã e o horário da igreja, à noite, para exibir sua programação. A conversa não prosperou. E não prosperou porque não houve interesse da Band. O dinheiro era muito bom, mas a entrega foi considerada grande demais.

Vale salientar que isso foi há algum tempo, quando a situação era bem diferente e a Band vivia um momento nada parecido com o atual. Quem sabe agora não existe a chance de tudo caminhar de maneira diferente? Difícil até saber se entre Disney ou Band, para qual das duas e nesta altura dos acontecimentos, um acordo como esse seria mais conveniente ou que melhor cairia do céu.
Chegando



 - JEFF PORTO - JEFF PORTO


Começa no dia 30, a participação de Day Mesquita em "Jesus", da Record. Ela, como Maria Madalena, no papel de discípula, claro, mas também à frente de um núcleo diferente e independente da novela. TV Tudo

Convidado

O youtuber Fred, do canal Desimpedidos, vai aparecer como convidado especial da Rede TV! na transmissão de Chelsea x Arsenal, pela Premier League, no próximo sábado. É uma figura com boa abertura no meio esportivo. A sua participação, porém, não tem nenhuma relação com o cast do "Entubados" que vem aí.

Merece registro

Poucas vezes, em se tratando de Brasil, um jogo de futebol apresentou uma qualidade de transmissão tão elevada como Fluminense e Internacional, segunda-feira, no SporTV e Premiere. Câmeras muito bem colocadas, cortes precisos e uma nitidez de imagem muito além da usual.

Joga a favor

Em se tratando do mesmo Fluminense e Internacional, poucos estádios oferecem as mesmas condições que o Maracanã ou têm um sistema de iluminação tão bom como o dele. São fatores que jogam a favor. Mas a transmissão inteira, como conjunto do trabalho, merece o melhor destaque.

Alguém que pensa

Para os mais próximos, Marcelo Silva, vice-presidente Artístico e de Programação, já afirmou que a Record não vai viver de produção bíblica "para sempre". Entende-se que, em algum momento, as novelas da casa poderão ter uma outra cara, uma nova identidade. Não sem tempo.

Despedida aos poucos

Ontem, terça, foi o último dia do Joseval Peixoto como âncora do "Jornal da Manhã", da Jovem Pan. A partir de hoje, ele passa a fazer apenas o comentário de encerramento. Assim será até o final do ano, aí sim para deixar a Pan de vez. Tem mais de 40 anos de casa. Começou como narrador de futebol.

Boa ideia

A Record está planejando uma reedição de "O Fino da Bossa", um dos programas de maior sucesso do seu passado, que teve apresentação de Elis Regina e Jair Rodrigues. Os principais nomes da MPB passaram por ele. Isto como parte das comemorações dos seus 65 anos agora em setembro. Pessoas como Nilton Travesso e os irmãos Haya e Hohagen, que participaram de tudo, podem ser importantes no projeto.

Grade renovada

No fim do mês, com a chegada da nova temporada de "Oficina de Superclássicos", o Discovery Turbo dará início a um total de 18 estreias, sendo uma por semana. Serão nove novas séries e nove inícios de temporadas.

Festa

A nova temporada do "Fazendo a Festa", apresentado por Fernanda Rodrigues, estreia nesta sexta, 9 da noite, no GNT.

Entrevista

Daiana Garbin grava hoje o "Programa do Porchat" na Record, para falar sobre o tema "Distúrbio alimentar". A entrevista ainda não tem data para ir ao ar. Ainda na Record, Marcos Mion gravou o "Programa da Sabrina". Na pauta, sua entrada em "A Fazenda" e o "Playplus".

Debate

A Rede TV! promove, na sexta-feira, o seu debate entre os candidatos à Presidência da República.

Documentário

Denúncia: a TV Aparecida exibe nesta quinta-feira, às 21h30, um documentário que aborda o trabalho escravo no Tocantins. Uma equipe da emissora percorreu, por mais de dez dias, várias cidades ouvindo histórias e acompanhando de perto a realidade de pessoas que já foram resgatadas dessa condição.


A saúde no Brasil está na UTI




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Das mais louváveis a atitude de atores, atrizes e apresentadores em se colocarem à frente de campanhas para contribuir no tratamento de algumas pessoas ou minimizar o sofrimento de outras. Na maioria das vezes fazem isso sem querer nada em troca, muito menos divulgação para as suas atitudes.

São vários os casos, mas um em especial é o de Helena Barreira Galina, uma menina de sete meses, que sofre de Atrofia Muscular Espinhal (AME), no estágio 1, o mais grave da doença. É de se imaginar o desespero dos seus pais, moradores no Espírito Santo. O remédio Spinraza é o único no mundo recomendado para o tratamento e, com registro aprovado pela Anvisa, cada dose sai ao custo de R$ 364.565,98. De acordo com os médicos, para o caso dela serão necessárias seis até completar um ano de vida, o que equivale a um total que passa de dois milhões de reais. Em todas as campanhas lançadas, o arrecadado até agora é de R$ 399.479,77, o equivalente a 18,14%, um pouco mais que o suficiente para começar. Curioso é que em todo esse movimento, não se viu até agora manifestação nenhuma do Ministério da Saúde ou participação de qualquer autoridade. Triste, não acha?

Completando

Já que o tratamento da Lele passa a depender apenas dos simples mortais, havendo interesse de participar é só buscar informações no endereço @ameeajudelele.

Cruz e a espada



 - RAQUEL CUNHA/GLOBO - RAQUEL CUNHA/GLOBO


Em "Segundo Sol", Cacau, personagem de Fabiula Nascimento vai terminar com Edgar (Caco Ciocler) após descobrir que ele aceitou uma armação de Roberval (Fabricio Boliveira) para afastá-los. A cena vai ao ar na próxima segunda, dia 20. TV Tudo

Trivial variado

Esta santa coluna recebeu a informação que a Netflix, em fase de crescimento por aqui, estaria alugando por cinco anos os estúdios da Quanta, um dos mais aparelhados de São Paulo. Como manda o bom jornalismo, fomos consultar a sua Comunicação.

E veio a resposta

Bruno Rossini se apresentou como integrante da Comunicação da Netflix no Brasil. Passou seus contatos e disse que cuida de tudo menos o relacionado a título -- filme ou séries, documentários etc. Mas "com relação a sua pergunta sobre a Quanta, não vamos oferecer um comentário sobre o tema". Tá bom.

Por via das dúvidas

São muitos os comentários, na Band, sobre uma possível volta de Marcelo Meira a um dos seus cargos de comando. De oficial, data hoje, não existe nada, mas as suas visitas, sempre muito frequentes, tornaram-se mais intensas ou prolongadas, como foi o caso, por exemplo, da semana passada.

Falaram dela

Um pessoal da "Fazenda", em reunião na sexta-feira, comentou sobre o interesse da Record na participação de Emilly Araújo, vencedora do BBB no ano passado, na edição que estreia em setembro. Falaram numa pesada investida. Resta saber pra quê: participante, repórter ou coapresentadora? Mas que há, há.

Regra do jogo

Na noite desta terça, no "The Voice", começa a "Fase das Batalhas". Os times de Ivete, Lulu, Brown e Teló serão divididos em duplas e cada técnico decide quem vai continuar. Os recursos "Peguei" e botão de bloqueio permanecem.

Combinado assim

A partir de 1º de setembro, o SBT pretende manter a exibição de desenhos animados na faixa da Disney, que não terá seu contrato renovado. Ainda não há uma decisão sobre o domingo. Uma das possibilidades, segundo o pessoal de lá, é simplesmente espichar o "Domingo Legal". Mas, também de acordo com eles, existem outras.

Equilíbrio

A avaliação, dentro da Globo, é que há muito tempo as novelas das 6, 7 e 9 da noite não apresentavam tamanho equilíbrio e tão bons desempenhos. Todas, em se tratando do horário de cada uma, com audiência acima dos padrões.

Suporte

No Rio, os sindicatos dos Jornalistas e Radialistas estão acompanhando muito de perto o processo de extinção dos canais Esporte Interativo, da Turner. Apesar de estarem com as mãos atadas, porque, com a reforma trabalhista, as rescisões contratuais não precisam mais ser homologadas nos sindicatos, há todo um suporte à disposição dos profissionais.

Fotografia

O Canal OFF vai celebrar o Dia Mundial da Fotografia com a exibição do inédito "One Shot", domingo, 7 da noite. O documentário apresenta os bastidores da arte do fotógrafo Russell Ord, especialista em registrar momentos únicos do surfe mundial. Para conseguir a perfeição no seu trabalho, ele se arrisca no meio de grandes ondas e rochedos.

Audiência

Ontem, em seu primeiro dia das 4h às 6h da manhã, o "Hora 1" chegou a 5 pontos de média. Um ponto a mais que as quatro segundas-feiras anteriores. A participação foi de 38%.

Esporte

O "Globo Esporte" chega hoje aos seus 40 anos de exibição. Logo mais, depois do jornal local, irá ao ar uma edição comemorativa.


Gloob estreia em outubro série vendida para mais de 30 países




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

O Gloob, da Globosat, marcou para 15 de outubro a estreia da série "Escola de Gênios", fruto de parceria com a Mixer Filmes. Criada por Ângela Fabri, a produção, mesmo antes de entrar no ar, chamou atenção do mercado internacional, nas diversas feiras do calendário. Interesse impressionante, com venda para mais de 30 países.

A expectativa das partes envolvidas é muito grande sobre seu lançamento por aqui e até mesmo do que poderá gerar em relação a outros produtos. Toda captada em resolução 4k, "Escola de Gênios" acompanha a vida de dez protagonistas — cinco meninas e cinco meninos — que estudam numa escola bem diferente do tradicional e onde podem desenvolver habilidades com as quais mantêm maior afinidade.

Como destaque a história de Isaac (Kaik Pereira), de 12 anos, que é convidado a estudar na instituição. Incomodado com o ambiente no início, ele percebe que o lugar é ideal para melhorar algumas de suas habilidades a fim de ajudar sua irmã Maju (Alice Siqueira), de nove anos. Tetraplégica, o sonho dela é voltar a jogar videogame. Assim, Isaac se apaixona por robótica e cria uma mão mecânica para auxiliá-la.

A série, aliás, demonstra uma preocupação com a diversidade: além da quantidade igual de meninas e meninos, o elenco principal conta com dois negros. Outra missão do programa é a abordagem de assuntos científicos, além de valorizar as diferenças e individualidades de cada personagem.

Acordo

Completando o noticiário sobre "Escola de Gênios", a informação é que em muitos países, a exibição será via NatGeo Kids, num negócio com a Globosat. Por exemplo, ainda neste mês, dublada em árabe, estreia em Abu Dhabi.

Tiro certo


 - GLOBO/JOÃO MIGUEL JÚNIOR    - GLOBO/JOÃO MIGUEL JÚNIOR

 
"O Tempo Não Para" tem registrado bons índices de audiência em todo o Brasil, só confirmando a aposta da Globo no trabalho do autor Mário Teixeira. Como se não bastasse, a mídia não economiza espaço para seus protagonistas, vividos por Juliana Paiva e Nicolas Prattes. TV Tudo

Arrumando as malas


Depois das apresentações especiais de "Os Vilões de Shakespeare", na Casa Aguinaldo Silva de Artes, em São Paulo, Marcelo Serrado vai se dedicar agora às gravações da versão hispânica da minissérie "Amores Roubados", com gravações na Colômbia e EUA. Ele foi o único ator brasileiro convidado para o elenco.

E na volta...

Numa fase de muita correria na vida, Serrado está sem tempo para mais nada. Voltando da Colômbia, já entrará direto nas gravações de "O Sétimo Guardião", em um dos papéis principais.

Pão de queijo

Equipes de "O Sétimo Guardião" desembarcaram em Minas Gerais para dar início às gravações. Trata-se da principal locação da substituta de "Segundo Sol". É lá que será a fictícia Serro Azul.

Só cresce

O "Vídeo Show" só tem ajudado a ex-BBB Ana Clara a aumentar seu número de seguidores. Já tem 7,3 milhões no Instagram e vai que vai. Está longe de incomodar os números de Marina Ruy Barbosa (26,3 mi) e Bruna Marquezine (30,3 mi), mas para quem surgiu "ontem"...

Local

Apesar de ter a produtora Formata como parceira, a Rede TV! fará nos seus próprios estúdios a próxima temporada do "Entubados". Programa que já teve, em tempos de Sony, Danilo Gentili e Celso Portioli, agora será entregue ao Gustavo Mendes.

Fim de papo

A Rede TV! concluiu o processo de reformas na sua sede, em São Paulo. Virou outra emissora, segundo pessoal de lá. Como próximo passo, agora, entregar o estúdio do digital.

Homenageada

Glória Perez, hoje envolvida com as séries da Globo, será a grande homenageada da segunda edição do "Prêmio Abra de Roteiro", da Associação Brasileira de Autores Roteiristas. A cerimônia de premiação dos roteiristas vencedores vai acontecer no dia 17, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

Debates

Dentro de duas semanas, o SBT pretende fechar todos os detalhes dos seus debates para presidente e governador com os partidos, junto com a Folha e UOL. O encontro relativo à corrida pelo Planalto foi marcado para 26 de setembro. Em caso de segundo turno, 17 de outubro. Para governador, 19 de setembro, e 10 de outubro se houver a necessidade. Carlos Nascimento vai mediar.

Anjo

Jayme Monjardim continua trabalhando forte na escolha do elenco da minissérie "O Anjo de Hamburgo", produção para o streaming da Globo. Monjardim que praticamente concluiu a escolha de locações na Argentina. "O Anjo de Hamburgo" terá muitas cenas de Mateus Solano falando em inglês.

Saúde

O "Saúde e Você", apresentado por Duda Rodrigues aos domingos, meio-dia na Record News, gravou longa entrevista com Sabrina Sato. No ar dia 2 de setembro.

Poliana

O SBT vai produzir um espetáculo musical de "Poliana", para ser apresentado nas principais cidades do país, mas não há pressa na sua realização. Mesmo porque, a novela ficará dois anos ou mais no ar. Só quando o elenco estiver liberado, a emissora iniciará os ensaios.

Viagens

Luciana Gimenez certamente ocupa o posto de apresentadora de TV que mais viaja do país, devido a compromissos profissionais, familiares e outros do gênero. Esse título é dela e ninguém tira, como se constata nas suas redes sociais. É fato.


Mesmo com problemas, o "Vídeo Show" continua sendo um achado




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Bola cantada por aqui, a Globo definiu as contratações do Carioca e Maurício Meirelles para o "Vídeo Show" e, com certeza, irá anunciá-los em breve como próximas novidades do programa. Próximas e que, com toda certeza, não serão as últimas.

O "Vídeo Show" tem uma história que vem desde março de 1983. Já se vão 35 anos e é impossível, até por falta de espaço, relacionar as tantas alterações realizadas, tanto no formato em si quanto nas trocas em sua apresentação. Um processo natural, comum em programas com a mesma longevidade. "Fantástico", por exemplo. Quantas foram as mudanças, desde o seu primeiro dia até aqui?

O problema de agora, diferentemente dos que passaram, é que, além de uma concorrência mais forte no horário -- impossível não enxergar ou negar o crescimento da Record, não basta apenas trocar suas duplas, agora até um trio, de comando, mas acrescentar valores novos ao seu conteúdo.

Como nova providência, é que os dois, Maurício e Carioca, devem entrar. E que por aí venha o acerto ou continue a busca da solução ideal. Não tem outra. O "Vídeo Show", como programa e como sempre foi, continua sendo um achado.

Segue o jogo



 - GLOBO/RAQUEL CUNHA - GLOBO/RAQUEL CUNHA


Apesar de um certo estranhamento aqui e ali, a Globo não viu qualquer problema na mudança do nome artístico da Cléo, ex-Pires, atualmente como a vilã Betina em "O Tempo Não Para". Está padronizado nos créditos da novela, site de imprensa e tudo mais. Se é o desejo dela, por que não? TV Tudo

Número certo

"Coisa Mais Linda", série do Netflix ambientada nos anos 1950, em gravações, terá sete episódios em sua primeira temporada. No elenco, Maria Casadevall, Fernanda Vasconcellos, Mel Lisboa, Thaila Ayalla, Pathy Dejesus, Leandro Lima e Ícaro Silva. Ainda está sem previsão de lançamento.

Mais maneira

Pode até haver críticas à mesmice de temas, mas se deve reconhecer o empenho da Record na produção das novelas bíblicas. Não faltam recursos para um trabalho bem feito, e agora no caso de "Jesus", verifica-se, não há tanto apelo para a computação gráfica.

Vem forte

A Globo prepara para 2019 um dos seus mais fortes começos de ano. Além do "Big Brother" de sempre, projeta-se o lançamento de uma infinidade de séries para a faixa noturna, produções próprias e derivadas de cinema.

E não para por aí

O Entretenimento também marcará presença, com programas inéditos à tarde e à noite. A ordem é não deixar para depois. Tudo já a partir da primeira semana de janeiro.

Embolado

A Band já têm definidas novas temporadas do "Masterchef", hoje um dos seus maiores sucessos. Porém até agora a Endemol, responsável pela produção, ainda não assinou nada com a apresentadora Ana Paula Padrão e com nenhum dos jurados. Pode até ser por causa das férias da Juliana Algañaraz, a sua principal executiva.

Fala baixo

É segredo, por enquanto, mas a Record está trabalhando num novo formato de culinária para o ano que vem. Um programa, gênero reality show, sob os cuidados de Rodrigo Carelli, responsável pela área. Vem para competir com "Masterchef", "Bake Off" e companhia bela.

Cozinha nacional

Este novo projeto no campo da cozinha dá todos os indícios de que não haverá um próximo "Batalha dos Confeiteiros". Também, pudera. Gastar o que se gastou com o Buddy Valastro, para nunca chegar a 6 ou 7 pontos de audiência, na média geral, melhor fazer tudo aqui.

Nada de festa

Neste agosto, o SBT está chegando aos 37 anos de vida e a Record, em setembro, aos 65. E, tanto no caso de uma como das outra, nada de se falar em festa. Tudo muito naquela do assar um bolinho em casa.

Justiça se faça

No tempo em que esteve à frente do "Cidade Alerta", na Record, Marcelo Rezende sempre deu ênfase ao tema "violência doméstica", prestando serviço e chamando a atenção das autoridades. Hoje, não estaria mais só. O "Jornal Nacional", em recente edição, dedicou quase dois blocos ao assunto, assim como o "Fantástico" também tem feito. Além de outros.

Kids

O "The Voice Kids" que vem por aí terá a mesma equipe da edição passada. Inclusive contando com o apoio de Thalita Rebouças nos bastidores. Mas nos interiores do "Kids" e do adulto já são comentadas mudanças nos jurados para o ano que vem. Especulações, por enquanto. Nada oficial.

Nomes

O "Câmera Record", neste domingo, 23h15, mostra as histórias por trás de nomes nada convencionais nas certidões de nascimento. E revela por que alguns famosos optaram por utilizar apelidos artísticos. As cantoras Roberta Miranda e Gil, ex-Gilmelândia, são algumas das focalizadas.


Fila das nove da Globo se abre e pode propiciar mais um lançamento




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Hoje, a pergunta entre os autores da Globo é: "quem vem depois da Manuela?". A curiosidade se deve ao fato de que há um espaço aberto na já longa e estabelecida fila das 9 da noite.

Pela ordem, depois de "Segundo Sol", do João Emanuel Carneiro, vem o Aguinaldo, em novembro, com "O Sétimo Guardião", já em gravação. E, depois dele, também dentro da ordem, "Troia", da Manuela Dias. O problema começa a partir daí. Por enquanto, pelo menos dentro do que é dado ou possível conhecer, ainda não tem ninguém escolhido e, no benefício da dúvida, já há um pessoal alvoroçado em colocar seus projetos em avaliação.

Com Maria Adelaide Amaral e Glória Perez fora desse cenário, esperava-se que Maria Helena Nascimento, promovida para o horário, fosse uma escolha automática. Só que não. Segundo informações internas, antes dela e de uma próxima do Walcyr, a Globo irá optar por mais um lançamento, dentro do movimentado processo de renovação de autores. Há pressa em resolver essa importante questão.

Nada ainda



 - GLOBO/RAQUEL CUNHA - GLOBO/RAQUEL CUNHA


Grazi Massafera, em férias e em viagem pelos Estados Unidos, deve ficar um bom tempo de fora, em descanso combinado com a Globo. Não há ainda um novo trabalho previsto para ela, depois da Lívia de "O Outro Lado do Paraíso". TV Tudo

Aos trabalhos

Carioca, Márvio Lúcio, teve sua primeira reunião na Globo terça-feira. Mais um papo de apresentação. A partir de agora os trabalhos serão acelerados para afinar sua participação no "Vídeo Show". Ele e o Maurício Meirelles.

No comecinho

Sobre o novo projeto de Luis Ernesto Lacombe, ele não tem relação com o modelo "entrevista com celebridades". O formato, segundo a Band, envolve o cenário esportivo, porém, tudo ainda muito no começo.

Uma coisa é isso...

Por outro lado, a Globo já tem definido um projeto de série, que terá histórias inéditas, escritas por alguns dos seus melhores autores. Gilberto Braga, Aguinaldo Silva, Walcyr Carrasco, Geraldo Carneiro e George Moura, entre eles.

... A outra é que

Mesmo com 20 textos prontos e já aprovados, ainda falta dar o start na produção. De qualquer forma, é uma estreia já confirmada para 2019, com exibições semanais. Um trabalho que faz lembrar o antigo "Caso Especial", da mesma Globo, que ficou no ar por mais de 20 anos.

Premier League

A quase novela da Rede TV! chega amanhã ao seu momento decisivo. A partir das 13 horas, primeira transmissão do campeonato inglês, Wolverhampton e Everton, direto do Molineux Stadium. Tem até uma operação de guerra metida no meio disso. Um up-link será instalado na porta da ESPN, no Sumaré, para gerar o sinal para Osasco, sede da Rede TV!. Não tem como receber direto. Narração de Marcelo do Ó e comentários de Juarez Soares.

Mudou

João Paulo Vergueiro, apresentador e repórter, deixou a Rede TV!. Atendendo chamado do Ari Borges, foi trabalhar com ele no programa dominical do Datena.

Ginasial

Em se tratando dos telejornais, com o correr dos tempos, várias maneiras foram inventadas de terminar as suas exibições. Os apresentadores trocarem sorrisos, conversarem, saírem andando, além de outras mais curiosas ou excêntricas são apenas algumas delas. Mas jogar as laudas para o alto, como acontece no "Café com Jornal", da Band, não tem igual. É bem infanto-juvenil.

Querendo entender

Sobre esse caso que resultou na morte da advogada Tatiane Spitzner, no Paraná, será que também não vale discutir a questão das câmeras de segurança? Se em todas elas, as imagens do espancamento do marido sempre foram muito claras, por que ninguém chamou a polícia antes? Será que elas só existem para servir como prova depois ou serem distribuídas para as emissoras de TV?

Sinal dos tempos

No passado, os repórteres esportivos não resumiam seus noticiários apenas ao que era dito nas coletivas dos atletas ou treinadores. O pessoal fuçava mais. Buscava caminhos diferentes para encontrar a boa informação. Hoje, o trabalho da grande maioria dos repórteres policiais é ficar na porta da delegacia. Ninguém se preocupa em buscar nada diferente. Só seguem e se contentam com o oficial.

Dancing Brasil

Record vai gravar nova abertura e vinhetas do "Dancing Brasil", da Xuxa. Todo o trabalho está sendo preparado para os seus estúdios, em São Paulo. Aliás, na próxima temporada do "Dancing", Junno Andrade estará ao lado dela na apresentação. E não será um caso inédito na televisão. Antes, aqui mesmo, já tivemos Sonia Ribeiro e Blota Junior, Lolita e Ayrton Rodrigues.

SBT

O "Fofocalizando" é, hoje, uma das paixões de Silvio Santos no SBT. Primeiro que foi ele quem inventou o programa e mal ou bem deu certo. Tudo ali passa necessariamente pela sua aprovação. Até mesmo as brigas ou desentendimentos mais sérios entre os seus participantes contam com seu apoio, total e irrestrito.