CANAL 1


Pouco caso com a faixa da tarde é um dos grandes mistérios da TV




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery.
 
Um dia pelo outro, as diversas faixas de horário apresentam a manhã com aproximadamente 28% de aparelhos ligados; tarde, 45%; noite, 68% e madrugada 22%.

Pode haver uma pequena variação ou alteração em função de um acontecimento extraordinário, mas no geral nunca sai muito disso.

Das 18h às 24h, onde naturalmente tem mais, é notória a preocupação de todas as emissoras em se apresentar melhor e concentrar por ali os seus principais produtos e maiores investimentos. Faz parte do jogo.

Agora qual santo pode explicar a razão da faixa vespertina, mesmo colocada em segundo lugar na ordem dos ligados, não receber proporcionalmente a mesma atenção?

Ao contrário. Hoje, o que se percebe e de muito tempo se constata, é que a manhã e até a madrugada, como atrações e apelo, sempre estão mais apresentáveis. E são melhor atendidas.

Por mais sem sentido possa parecer, isso é até histórico. Há muito tempo é assim.



Sessão dupla

Foi dado o start na campanha de lançamento da série "Entre Irmãs", escrita por Patrícia Andrade, com direção de Breno Silveira. Estreia terça que vem, dia 2. Entre outras coisas, isto significa que, durante quatro dias, seu número de episódios, teremos sessão dupla de Nanda Costa nas noites da Globo, "Pega pega" e "Entre irmãs".


Inconsequente

Dia de Natal, segunda-feira, de casa, Silvio Santos pegou o telefone e mandou alterar a programação do SBT. Um Deus nos acuda no plantão da "operações". De 4 da tarde até a entrada do "SBT Brasil", 19h45, determinou que fosse exibida uma reprise do seu programa.

Fica difícil

O Investigação Discovery, como o próprio nome sugere, é um canal destinado a abordar os mais diferentes crimes, com a história de cada um e os segredos das suas investigações. O problema é a falta de cuidado. Tem partes que são exibidas em inglês, algumas com dublagem e outras sem coisa nenhuma. Absoluto descaso.

Nada ainda

A direção da Band deixou para o início de janeiro a decisão de uma nova edição do "Exathlon". No entanto, são muitos os votos contrários para uma segunda temporada. As dores de cabeça apresentadas na primeira não recomendam.

Preciso dizer

"O outro lado do paraíso" teve problemas, se modificou depois do grupo de discussão realizado, mas em nenhum momento houve qualquer oscilação no trabalho dos seus atores. Todos com desempenho muito bom. Méritos para o diretor Mauro Mendonça Filho e equipe.

O interessante

Vale destacar que, mesmo de maneira sutil, alguns personagens sofreram mudanças com o decorrer de "O outro lado do paraíso". Ainda assim tudo foi feito ou contornado habilidosamente, sem causar qualquer choque ou estranheza no público presente.

Problema pela frente

Os coordenadores das várias TVs habilitadas para a transmissão da Copa da Rússia, desde já, estão quebrando a cabeça para organizar os planos de transmissão. Não bastasse ter que ajeitar tudo num país com 11 fusos horários diferentes, as distâncias entre as sedes são muito grandes.

Sem saída

O que se percebe, em todas essas TVs, é que existe o desejo e haverá o esforço de se fazer o maior número de jogos no estádio. Todos, será impossível. O quebra-cabeça, em se tratando da primeira fase, é escolher quais.

Folga geral


O elenco de "Poliana", próxima novela do SBT, ganhou folga de fim de ano. Os trabalhos foram paralisados antes do Natal e só serão reiniciados na primeira semana de janeiro. Mas aí, pra valer. A ideia é estrear com, no mínimo, 60 capítulos na frente. Ou até mais.

Nada agora

O planejamento de "Poliana" prevê que serão 500 capítulos ou até um pouquinho mais que isso. Perto de dois anos de exibição. Portanto, todo e qualquer trabalho sobre a escolha de uma próxima novela só acontecerá em meados de 2019.

Paradoxal

Este, talvez, foi o ano mais difícil para as TVs, como empresas, nas últimas duas décadas. A crise ainda em curso judiou bastante. No entanto, 2017 vai terminar como um dos melhores em audiência dos últimos tempos. Nunca se assistiu tanta televisão. Principalmente TV aberta.


Programas do Mion e Sabrina também serão terceirizados pela Record



Por: Flávio Ricco
Colaboração: José Carlos Nery


A Record pretende adotar uma linha diferente de trabalho neste próximo ano, continuando a diminuir ainda mais seu sistema de produção.
Apenas o absolutamente essencial, por aí entenda-se o jornalismo e seus derivados, serão tocados por suas equipes próprias, enquanto que para os demais produtos o plano é desenvolver parcerias com novas empresas interessadas.
Assim como já acontece com a teledramaturgia, já de algum tempo à cargo da Casablanca, se pretende ampliar o mesmo sistema especialmente na área do entretenimento.
As experiências realizadas com Justus, em "A Fazenda", e Xuxa, com o "Dancing Brasil", foram entendidas como das mais razoáveis, daí a intenção de estender o mesmo raio de ação para todos os demais. E por aí se entenda Mion, Sabrina e Gugu.
São medidas que a direção da Record entende como das mais saudáveis para a sua vida financeira.


Lata fechada

Dia 1º, terça da próxima semana, a Record vai iniciar a exibição da série "Conselho Tutelar". Trabalho feito em parceria com a Visom Digital. Em seu elenco, Beth Goulart, Petrônio Gontijo e Roberto Bomtempo.

É um plano

Agora, com a reimplantação da TV Bandeirantes SP, a possibilidade é muito grande do José Luiz Datena passar a ser o apresentador de um dos seus novos programas. Mas que, por vontade dele, não tenha nada a ver com polícia.

Assim sendo

Além do programa com o Datena, existe o plano de também desenvolver um jornal exclusivamente para São Paulo. Tudo será feito para sensibilizar o mercado comercial da capital e interior do Estado, dois dos principais do país.

Importante considerar

A colocação de Cristiane Cardoso como supervisora de novelas, inclusive com colocação do seu nome nos créditos, é um fato que intriga a todos. Dentro e fora da Record. A pergunta que se faz é: qual a experiência que ela tem acumulada na área da teledramaturgia? Por aí se explicam os vários e graves problemas de "Apocalipse".


Garimpando

Ainda a propósito do próximo "Popstar", como primeira providência, a produção do programa tem consultado atores e atrizes, querendo saber do interesse de cada um em participar do programa. E assim como já aconteceu, também serão convidados artistas de fora.

Estreia

Nesta sexta, como parte da sua programação especial de fim de ano, a Globo vai promover a estreia da minissérie em três episódios "Malasartes". Comédia, desde o começo do mês colocada à disposição no GloboPlay, com Jesuíta Barbosa, Isis de Oliveira, Milhem Cortaz, Vera Holtz e Leandro Hassum em seu elenco.

Descanso

Apresentadora do "Hoje em Dia", Renata Alves está em férias. Foi com a família toda. Antes passou pelo Canadá e depois seguiu para o Natal em Nova York. O seu retorno ao programa será no dia 2.

Assunto delicado

A Copa da Rússia continua como um assunto terminantemente proibido de ser conversado nos interiores da Band. Há uma negociação, foi fechado um acordo sobre ela e até disparadas algumas pequenas providências, mas sem a sua formalização até agora.


Pensando no próximo

Considerado como muito bons os resultados da primeira, a Globo já tem autorizada a segunda temporada do "Popstars", programa comandado por Fernanda Lima. Não só autorizada como foi liberado o início dos seus trabalhos. A ideia é estrear logo depois da Copa do Mundo.

Bate Rebate

. "Entre Irmãs", com Marjorie Estiano e Nanda Costa, estreia dia 2 na Globo...

. ... Série em quatro episódios, escrita por Patrícia Andrade, com direção de Breno Silveira.

. "Marighela" será a estreia do Wagner Moura como diretor de cinema...

. ... Uma adaptação do livro "Marighella - o guerrilheiro que incendiou o mundo", de Mário Magalhães

. Elenco da novela do João Emanuel Carneiro, próxima das 9 na Globo, ganhou folga do diretor Dennis Carvalho no período de festas...

. ... Porém com o aviso de que os trabalhos serão acelerados ao máximo a partir dos primeiros dias de janeiro.

. Mesmo com todos os problemas enfrentados, "O outro lado do paraíso" segue na liderança como programa mais visto da Globo no PNT.

. Claudia Raia, em "Verão 90 graus", na fila das sete da Globo, será uma alguém completamente fora da linha de equilíbrio...

. ... E sempre pronta em causar espanto em todos os que convivem com ela.


Teve um antes e depois: "O Outro Lado do Paraíso" está muito melhor agora




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery
 
Novela, como obra aberta, permite certos malabarismos aos seus autores, que sem extrapolar na vaidade e sabendo intervir no momento certo, podem mudar o rumo da história ou parte dela para ir mais ao encontro daquilo que o público deseja assistir.

Exemplos fartos, mas "O outro lado do paraíso" como mais recente.

Realizado um pouco antes do que normalmente acontece, um mês se tanto de exibição, o "grupo de discussão" apontou fatos e questionou situações que já estavam no radar do autor Walcyr Carrasco.

Assim como aconteceu inúmeras outras vezes e com incrível sequência se repetem produções do gênero, nem sempre algumas condições imaginadas no momento de escrever acabam funcionando na prática.

Méritos a ele e toda a sua equipe que souberam interceder no momento certo. As mudanças efetivadas no finalzinho de novembro, com a reviravolta de vários personagens, atenderam não só o que o público queria, mas o que a própria novela estava exigindo.

"O outro lado do paraíso", hoje, não chega a ser uma novela inteiramente diferente daquela que estreou, mas com a maior das certezas teve todos os seus núcleos de ação azeitados e aprimorados. Está muito melhor agora. O que havia necessidade de fazer, foi feito. E, pelo jeito, deu certo.


 - DIVULGAÇÃO - DIVULGAÇÃO


Pá pum


Férias ou tempo um pouco maior para descanso, em se tratando do Tiago Leifert, só em meados de abril. Agora, terminando o "The voice", ele irá se integrar imediatamente aos trabalhos do "Big brother Brasil". Sem folga entre um e outro.


Start

A Globo deu início aos trabalhos de "Orgulho e paixão", a substituta de "Tempo de amar" na faixa das 18 horas. Depois de todo um período de preparação, começaram as externas, em locações no interior do Rio e em Minas Gerais.

Prazo seguro

Assim como em todas as suas faixas de dramaturgia, a Globo deu início aos trabalhos de "Orgulho e paixão" com uma antecedência bastante segura. A sua estreia está prevista para meados de março. Novela de Marcos Bernstein e direção de Fred Mayrink.

Não tira o pé

Com ou sem brasileiro na pista, a Globo continuará dispensando às transmissões da Fórmula 1 os mesmos espaços e atenção de sempre. Nada irá se alterar em 2018 e nem nas próximas temporadas.

E vamos combinar


Pós Ayrton Senna, nenhum outro brasileiro fez diferença na pista e as transmissões da F1 continuaram da mesma maneira. E assim devem seguir nas próximas temporadas.

Gente nova

Na novela do João Emanuel Carneiro, próxima das 9, na Globo, boa parte do seu elenco jovem será formado por atores da Bahia.

Bom número deles já escolhidos pela produção. É por lá que terão início as suas gravações.

Não para

Mesmo com todas as dificuldades, entre as principais conciliar as agendas de trabalho de todos, a Globo trabalha com a possibilidade da "Escolinha" continuar no esquema de temporadas. Os bons resultados apresentados sempre acabam prevalecendo.

Boa frente

Depois de um começo bem complicado, a produção da Casablanca soube superar as dificuldades e agora trabalha com maior tranquilidade nas gravações de "Apocalipse". Graças aos esforços de todos, houve a possibilidade de abrir uma frente mais confortável de capítulos.

Teatro


A peça "Morte acidental de um anarquista" reiniciará suas apresentações em fevereiro, com temporada no Teatro Gazeta, em São Paulo, e depois sair para outras capitais e cidades. No seu elenco, Dan Stulbach, Henrique Stroeter, Riba Carlovich, Maíra Chasseraux, Marcelo Castro e Rodrigo Bella Don a.


Liderança da Globo deve continuar com folga em 2018




A Globo, disparada do jeito que está, aumentando a cada dia seu ritmo de produção, deve ter em 2018 outro ano sem grandes sustos, com todos os indicativos de que a sua liderança estará ainda mais consolidada.

De acordo com todos os prognósticos, poderá abrir uma distância ainda maior de SBT e Record, que há muito tempo se alternam entre o segundo e terceiro lugares, sem, contudo, esboçar qualquer movimento que possa, ao menos, incomodar a primeira colocada.

Um cenário já estabelecido de alguns anos, mas que, no fundo, acaba não interessando a ninguém. A Globo, acostumada a não enxergar ninguém no seu retrovisor, passou a concorrer com ela própria, desafiando-se sempre a fazer o melhor e superar suas próprias marcas. E, de forma nenhuma, perder o que já conquistou.

A se lamentar apenas que não seja esta a mesma maneira de pensar e agir das outras emissoras, que demonstram estar acomodadas no "assim tá bom", passando a impressão de estarem felizes e satisfeitas com a situação em que se encontram.


 - RAQUEL CUNHA/GLOBO - RAQUEL CUNHA/GLOBO



Tá dentro

Camila Queiroz, hoje em "Pega pega" e uma das atrizes mais disputadas do elenco da Globo, foi confirmada em "Verão 90º", novela de Izabel de Oliveira e Paula Amaral. Mais uma na fila das 19h.


É aquilo mesmo

Nada se modificará na programação do SBT, pelo menos até a metade de 2018. Tudo vai continuar como está, inclusive na grade dos finais de semana.

Até porque

O contrato do SBT com a Disney vai até julho do ano que vem. Se alguma coisa mudar, será a partir de lá. Porém, como se trata de algo bem vantajoso para ambos os lados, são grandes as possibilidades de renovação.

Qual o problema?

São muito frequentes os erros na barra de informações da Net. E o pior é que, como drama de sempre, mesmo estando no ar um programa, continuam anunciando outro, o que nos leva a entender que não existe nenhum responsável assistindo ou cuidando disso.

Confiança


Na teledramaturgia da Globo, todos trabalham com a certeza que "O outro lado do paraíso", superados os seus problemas do início, deve atingir patamares de audiência muito próximos de "A força do querer", sua antecessora no horário. Será? Olhando de fora, está mais para uma missão impossível. Em todo caso...

Tudo em cima


Marcado para abril o início das filmagens de "Sai de baixo", roteiro do Miguel Falabella, com direção de Cris D"Amato. E com o mesmo elenco dos tempos da TV: Tom, Falabella, Luís Gustavo, Marisa Orth Aracy Balabanian e Claudia Jimenez.

Olho no peixe...

A série "Assédio", com Antonio Calloni, já em estágio avançado de produção, não terá exibição na TV aberta. Só apenas nas plataformas de streaming da Globo e Globosat.

... Outro no gato


Mesmo priorizando sempre as suas ações para a TV aberta, a Globo também passará a dispensar especial cuidado em trabalhos para outras plataformas. O que agora está sendo feito com "Assédio", é uma experiência que não deve parar por aí. Já existem outros formatos de série sendo trabalhados para o mesmo destino.

Especial do Serginho

Emicida, Karol Conka, Jota Quest, Tom Cavalcante, Zezé di Camargo e Luciano participam do "Altas horas", Globo, especial de Natal, neste sábado. Uma das virtudes do programa: reunir artistas com realidades e trajetórias tão distintas, compartilhando suas histórias.


As novelas vivem a sua melhor fase aqui e no mundo




Nas últimas décadas, de modo muito especial, México e Brasil sempre se destacaram em todo o mundo como principais produtores de telenovelas.

Outros países como Chile, Venezuela, Argentina, Portugal e Colômbia principalmente, em algumas ocasiões também se destacaram com seus trabalhos, mas sem jamais chegar ao mesmo reconhecimento.

Agora, como novidade mais recente no mesmo campo, a Turquia e a Coréia começam a se destacar como outros grandes produtores em potencial, alcançando prêmios -- caso do Grammy -- e também disputando melhor colocação no mercado.

Interessante verificar tudo isso, no momento em que alguns setores tentam, inutilmente claro, questionar o poderio da TV aberta ou preconizar para muito breve o fim das novelas. Que bobagem, não acha?




Atriz Carla Sale posa com Roberto Carlos durante as gravações do programa - SÉRGIO ZALIS/GLOBO Atriz Carla Sale posa com Roberto Carlos durante as gravações do programa - SÉRGIO ZALIS/GLOBO


Programa do Rei


"Esse cara", especial do Roberto Carlos, vai ao ar nesta sexta, na Globo, depois de "O outro lado do paraíso".
Presenças de Simone & Simaria, os cantores Djavan e Tiago Iorc, além da participação especial da atriz Isis Valverde. TV Tudo


Mês de férias

O SBT para, do verbo parar, praticamente a partir de hoje e janeiro inteirinho. Produções em férias e a maioria dos programas com reprises no ar. Além do jornalismo, a outra exceção atende pelo nome de Silvio Santos, que resolveu adiar o seu merecido período de descanso para depois do Carnaval.

Tudo certo

Já há um bom tempo em gravações, a nova temporada do "The voice kids", com estreia agora em janeiro, terá um total de 14 programas. No ar até 8 de abril, com exibições aos domingos.

Direito a discurso

Em meio a uma comemoração com toda a sua equipe, Rodrigo Faro anunciou a renovação de contrato com a Record por mais cinco anos. De acordo com ele, foi uma temporada de trabalhos das mais vitoriosas.

Mudou um pouco

A estreia da Regina Volpato no "Mulheres", da Gazeta, não será tão imediatamente como se anunciou no começo. Em vez da próxima semana, ficou para 8 de janeiro. Até lá entrarão algumas reprises com a Cátia Fonseca.

Duas versões


Nem sempre o que vem de fora é bem aceito no Brasil. É extensa a lista de formatos que, mesmo sendo sucesso em outros países, não renderam o suficiente por aqui. "Got talent" e "X factor", entre outros. "BBB" e "The voice", nas duas versões, passam longe disso.

E mais...

A "Dança dos famosos", sucesso do "Domingão", é outro exemplo a ser destacado. Sucesso no Brasil, mas não com o mesmo modelo lá de fora. Aqui tem muito a mão e marca do programa.

Por outro lado

Com um assunto chamando outro, no mundo de hoje, com tantas e tamanhas facilidades disponíveis, não é possível aceitar que as exibições de séries internacionais aconteçam tanto tempo depois das suas estreias lá fora. Tipo da demora que não cabe mais na cabeça de ninguém.

Gente grande


Todo papel sempre é visto como novo desafio para qualquer ator ou atriz, por exigir muito trabalho de cada um na sua criação, construção e caracterização. Alguns têm mais facilidade, outros não. No entanto, é interessante verificar o que aconteceu na novela do Walcyr, atualmente em cartaz. Todo o seu elenco, desde o começo, está muito bem.

E em novela...

Se alguém não sabe, os capítulos nunca são montados com cenas gravadas na mesma ocasião. O roteiro obedece inúmeros outros critérios, mas nunca uma ordem estabelecida do que vai ao ar, daí se destacar o desempenho desses atores. Trabalho de direção sim, mas virtude de cada um também.

Tomando embalo

Só agora, superada toda a fase de mudanças em seu roteiro, "O outro lado do paraíso" começa a abrir alguma frente de capítulos, sem levar ninguém da sua equipe ao desespero. As necessidades das mudanças e o trabalho a mais exigido foram bem entendidos por todos.