CANAL 1


Sede principal da Band será totalmente remodelada




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Importante passar a limpo algumas informações da própria coluna a respeito da venda de uma área, em frente à sede principal da Bandeirantes, em São Paulo. Mesmo em se tratando de um negócio que interessa mais diretamente aos dois lados, vendedor e comprador, claro que o assunto desperta interesse por se tratar de um terreno durante muitos anos utilizado pela emissora, entre estacionamento e escritórios. A construtora Tegra tem o projeto de erguer no local um edifício, com apartamentos de alto padrão, 187 e 224 metros quadrados. Só residencial. Nada de comercial, como antes aqui foi colocado. As obras serão iniciadas ainda este ano, após todo processo de desocupação e demolição das edificações existentes. Informa-se também, embora as partes não se manifestem sobre isso, que uma das condições para a venda foi que a mesma construtora se encarregará de fazer uma restauração completa no prédio da Band, onde estão seus estúdios de rádio e televisão, além dos demais departamentos.

Reforço



 - MAURICIO FIDALGO / GLOBO / DIVULGAÇÃO - MAURICIO FIDALGO / GLOBO / DIVULGAÇÃO


Thalita Carauta, na foto com José de Abreu e Luis Lobianco, começou a aparecer em "Segundo sol". Vive Gorete, moça simples que teve um caso com Dodô (Abreu) no passado e a relação gerou um fruto, o menino Badu (Davi Queiroz). Gorete e Clovis (Lobianco) irão se apaixonar.

Antiga casa

Rafael Cortez esteve na Band, sua casa de tantos anos, ainda nos tempos de "CQC". Foi gravar o Amaury Junior que vai ao ar neste sábado, na companhia de Sonia Racy e Cristiana Oliveira.

Audiência

Televisão é hábito, mas não é matemática. Mesmo com a Copa do Mundo em jogo, SBT e Record têm observado aumento de audiência em diversos horários. Menos, claro, quando se trata de jogos do Brasil. São enormes as chances das duas fecharem junho com crescimentos bem importantes.

Bom de bola

Igor Jansen, garoto descoberto pela Márcia Ítalo em Fortaleza, para fazer o João em "Poliana", no SBT, está bem na novela e tem um futuro promissor como ator. Só que antes, ele jogava nas categorias menores do Ceará. Tem 14 anos, parece um pouco menos, mas é muito bom de bola.

A propósito

No SBT já se trabalha com a possibilidade de "Poliana" passar de dois anos de exibição. Pode chegar a dois e meio ou até três, se os seus bons resultados forem mantidos.

Semana complicada

Vai chegando ao fim uma semana das mais tristes na história da Band. Foram inúmeras as demissões nos últimos dias, inclusive atingindo pessoas com muitos anos de casa.

Elenco

Já começaram os testes para a escolha do elenco de "Sintonia". Esta nova série da Netflix terá como enredo a infância e juventude de Kondzilla. Seus amigos de infância entre o Guarujá e São Paulo.

Dia certo

A Record definiu para 18 de julho a estreia do "Canta comigo", novo reality do Gugu. Nos dias 30 e 1º serão estão previstos ensaios e pilotos, com as gravações começando no dia 2. Estreia em 18 de julho, com tudo gravado e só a final ao vivo no dia 12 de setembro.

Mais dois

Aos nomes já conhecidos para formar o painel de jurados do "Canta comigo", mais dois se juntaram nas últimas horas. Verônica Ned, filha de Nelson Ned, e a ex-MTV Penélope Nova.

Demissões

Todas as produções da Band sofreram cortes de funcionários nos últimos dias. Uma foi extinta. A do "Show do esporte", do Milton Neves. O programa volta a ficar sob a responsabilidade do esporte. E a do Amaury Junior passou batida porque é terceirizada.


Jogo Brasil e Costa Rica promete para hoje novo estouro de audiência




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Hoje tem Brasil, de novo, jogando na Copa do Mundo, nesta manhã, contra a Costa Rica, oportunidade para se recuperar do 1 a 1 na estreia diante da Suíça. E se o empate do primeiro jogo foi bem decepcionante, com a equipe abaixo das suas possibilidades ou daquilo que mostrou nas eliminatórias ou amistosos preparatórios, para a televisão e pelos números apresentados foi uma goleada de Globo, SporTV e Fox Sports frente as suas concorrentes diretas. As perspectivas para hoje indicam resultados não muito diferentes. É de se imaginar o drama de SBT, Record, Rede TV! e Band, entre 9h e 11h da manhã, no momento em que a nossa seleção estará praticamente jogando as suas chances no mundial. Ou conquista um resultado melhor, para seguir mais tranquila na competição, ou correrá sério risco de ficar fora da próxima fase. Tudo que este encontro de hoje representa, passa a jogar a favor das emissoras habilitadas à sua transmissão e contra as que estarão de fora, com prejuízos que serão inevitáveis em suas audiências.

Miss Celine



 - JOÃO MIGUEL JÚNIOR / GLOBO / DIVULGAÇÃO - JOÃO MIGUEL JÚNIOR / GLOBO / DIVULGAÇÃO


Em "O tempo não para", próxima novela das sete na Globo, Maria Eduarda de Carvalho vive Miss Celine. É a preceptora das gêmeas Maria Nicolina (Raphaela Alvitos) e Maria Quitéria (Natália Rodrigues). A personagem é considerada uma solteirona pelos padrões do século 19, especialmente por ser muito culta e isso espantar os homens.

Agenda

SBT marcou para 18 de julho o início das gravações do "Bake off Brasil". No ar, 11 de agosto. Nova temporada, agora com apresentação de Nadja Haddad, com Olivier Anquier e Beca Milano como jurados.

Vai indo

Estão bem avançados os trabalhos de preparação do novo jornal do José Roberto Burnier no GloboNews. Mas a sua equipe só estará totalmente completa no começo do mês que vem, aí sim com ele de volta ao Brasil depois de trabalhar na cobertura jornalística da Copa. Este está sendo o seu último trabalho como repórter da Globo.

Em cima da bola

Entraram para a história as grandes transmissões de futebol pelo rádio, mais ainda quando não tinham a concorrência direta da televisão. Em se tratando de mundiais, e no caso do Brasil, a Copa da Inglaterra, em 1966, foi a última do rádio sozinha. Tempos de Pedro Luiz, Waldir Amaral, Edson Leite, Jorge Cury, Geraldo José de Almeida, Doalcei Camargo, entre outros.

Veio a televisão

Mesmo quando o rádio começou a sofrer a concorrência direta da televisão em suas transmissões esportivas, outros nomes vieram a se destacar, como alguns se destacam até hoje. Mas é impossível não citar Osmar Santos, Fiori Gigliotti, Willy Gonzer e José Carlos Araújo.

Vale muito a pena

O seriado do Tom Cavalcante, "Dra. Darci", no Multishow, é um programa que deve ser acompanhado. Em todos os sentidos, ele é muito bem feito e tem a direção do sempre competente Marcio Trigo. A diferença em relação a tantos outros humorísticos atualmente em cartaz, é que esse é engraçado.

Mesma opinião

Em entrevista ao JB, em 1987, Silvio Santos considerou Maitê Proença e César Filho os rostos mais bonitos da televisão daquela época. Não sei com relação a Maitê, mas sobre o César, dia desses, no Jassa, tantos anos depois, disse a quem quisesse ouvir que ele continua sendo dono do mais belo rosto da TV.

Detalhes

A cidade cenográfica da próxima novela das sete da Globo, "O tempo não para", vai reproduzir o bairro paulista da Freguesia do Ó. E uma de suas construções será a SamVita, holding criada por Samuca, Nicolas Prattes. Trata-se de um prédio supermoderno que investe em sustentabilidade. É formado por duas torres de vidro de 9 metros de altura interligadas por uma passarela.

"Show dos famosos"

A semifinal do Grupo 1 do "Show dos famosos" do "Domingão" terá apresentações de Alessandra Maestrini, Mumuzinho, Naiara Azevedo e Tiago Abravanel. Os homenageados serão Nelson Ned, Whitney Houston, Adele e Louis Armstrong. Não necessariamente nesta ordem.

Destaques

"Orgulho e paixão" tem, pra variar, outro bom desempenho de Nathalia Dill. Mas não se pode ignorar o desempenho de Agatha Moreira no papel da mocinha Ema. Ou da Christine Fernandes, Josephine, em seu retorno à Globo.


TVs esperam final da Copa do Mundo para promover suas estreias




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

A Globo está na Copa. Na parte que toca a ela, como apoio ao que existe ou que ainda virá, é forte a torcida para que a presença do Brasil na Rússia siga em frente, se possível até 15 do mês que vem, dia da grande final. O seu calendário só irá se alterar com o início do horário político em 31 de agosto, neste ano mais curto, mas que não deixa de ser um período a ser considerado. Não por acaso o trabalho das emissoras concorrentes para antes do começo dele é promover as estreias que ainda têm programadas. Na Record, "Apocalipse" termina dia 25, a série "Lia", em 10 capítulos, irá ao ar a partir do dia 26 e depois entrará a próxima bíblica, "Jesus". Ordem estabelecida. Também para o período, os lançamentos do reality "Canta comigo" e só mais na frente "A fazenda" e o "Dancing" da Xuxa. A Band, também, está deixando para, após o mundial, realizar os ajustes que são necessários em sua grade, assim como o SBT fixou para agosto as novas temporadas do "Bake off" e "BBQ Brasil". Todas trabalhando para não perder este prazo entre a segunda quinzena de julho e todo mês de agosto.

Presença brasileira



 - JOAQUIM GONZÁLES / DIVULGAÇÃO - JOAQUIM GONZÁLES / DIVULGAÇÃO


Omar Marzagão e a atriz Úrsula Corona são os representantes brasileiros no World Cites Culture Forum, evento cultural promovido pela prefeitura de Londres, marcado para esta sexta-feira. Úrsula que, já de algum tempo, está radicada em Portugal, fazendo novelas, cinema e produzindo séries documentais.

Bastidor

A Record está se organizando para enviar uma equipe do "Domingo espetacular" ao Marrocos. Como objetivo, registrar os bastidores de gravações da sua próxima novela, "Jesus", que estreia em agosto.

Até segunda ordem

Sobre o programa do Amaury Junior, na Band, já existe a decisão que passará a ser diário. No entanto, ainda não foi definido a partir de quando. Desta forma, segue, pelo menos até o final do mês, com exibição semanal, aos sábados.

Latino confirmou

A presença do Latino também foi definida para o "Canta comigo", do Gugu. É um nome que chama, ao contrário de boa parte do painel, total de 100, que não são pessoas com tanto apelo.

Casal também fechou

Além da Andréia Sorvetão, cuja presença já foi anunciada, o marido dela, o cantor Conrado também teve sua participação acertada no "Canta comigo". Leandro, do KLB, Vida Vlatt e o músico Bruno Sutter, do "Hermes e Renato", idem, na mesma data. A ideia da Record, com o cenário já em avançado estágio de construção, é dar início as gravações do programa no dia 2 de julho.

Devagar com ela

Com Letícia Colin "voando" em "Segundo sol", a Globo já começa a usar de alguns cuidados para evitar exageros na exposição da sua imagem. A série "Cine Holliúdy", com ela num dos papéis principais, antes programada para este ano, já foi transferida para o próximo.

Streaming

Christina Lemos e Eduardo Ribeiro, do jornalismo da Record, já iniciaram os preparativos para o lançamento de um novo programa, foco na política, para colocar na plataforma digital da Record. Por preparativos, entenda-se, gravação dos primeiros pilotos.

Dramaturgia

Entre o final de "O direito de nascer" e a estreia da venezuelana "Coração esmeralda", a TV Aparecida vai exibir entre 9 de agosto e 15 de setembro, a série italiana "Mistérios no convento". Antes a reprise da primeira parte, depois a segunda inédita.

Para complicar

Tuca Andrada, como Juarez, e Saulo Rodrigues, Boris, começaram a gravar participação especial em "Segundo sol". Entram para complicar ainda mais a vidinha de Remy, personagem do Vladimir Brichta.

Silvio

Como se já não bastasse um filme sobre a vida de Silvio Santos, baseado na "Biografia", de Marcia Garcia e Anna Medeiros, já anunciado pela Paris Entretenimento, com produção de Roberto D"Ávilla e Rodrigo Faro convidado para fazer o dono do SBT, um outro projeto para o cinema, também sobre o animador, está correndo no mercado e num ritmo bem acelerado. O roteiro está praticamente pronto e leva assinatura de Paulo Cursino, ex-Globo. A direção será de Pedro Amorim e a produção, da Film Land. A ideia é definir o protagonista nesses próximos dias.


Na cabeça da Globo nunca passou acabar com o "Vídeo show"




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Os bons resultados da Record com o "Balanço geral" já de algum tempo fizeram crescer os mais diferentes boatos em relação ao "Vídeo show", alguns até exagerados, como o fim do programa. Bobagem. Na Globo isso nunca foi cogitado. Existe, sim, o reconhecimento do bom momento da concorrente e das dificuldades de audiência no horário, mas nada que leve ninguém ao desespero ou a adotar medidas tão extremas. Há um trabalho sendo feito para promover alterações, tanto na forma de apresentação quanto na reportagem e nos quadros que o compõem. Nada mais que isso. E a palavra "mudança" sempre esteve no seu DNA, mesmo nos momentos de grande sucesso. Exibido desde março de 1983, portanto já se vão 35 anos, o "Vídeo show", com seu formato sempre copiado pela concorrência, sofre um desgaste natural, mas sem que isto signifique o seu fim. Ausente da programação por causa da Copa, porém com uma versão correndo na internet, comandada por Sophia Abrahão, o "VS" tem volta confirmada para o dia 16 de julho. E como a coluna comentou em maio, terá uma cara bem diferente ainda no decorrer do segundo semestre.

Especulações

A propósito do "Vídeo show", nomes começam a pipocar, aqui e ali, como prováveis reforços para o programa. Até gente do "Balanço geral", da Record, aparece em meio às especulações. No caso, a repórter Tina Roma. Um nome muito bem visto na Globo, por sinal. Porém, de oficial, nada ainda.

Cartas na mesa



 - ESTEVAM AVELLAR / GLOBO / DIVULGAÇÃO - ESTEVAM AVELLAR / GLOBO / DIVULGAÇÃO


A Globo programou para o encerramento do capítulo de sábado, em "Segundo sol", a cena em que Luzia (Giovanna Antonelli) vai revelar que é mãe de Ícaro (Chay Suede). No começo haverá um estranhamento, mas depois mãe e filho irão se entender. Na foto, Giovanna, Fabiula Nascimento e Chay.

Série da Bruna

"A vida secreta dos casais", série criada por Bruna Lombardi e dirigida por Kim Ricelli e Carlos Alberto Ricelli, foi muito bem avaliada pela HBO e a decisão de gravar a sua segunda temporada foi tomada. O elenco será praticamente o mesmo da primeira. Hugo Bonemer, por exemplo, já se garantiu.

Leitura de mesa

Na segunda-feira, primeiro dia de trabalho de "O sétimo guardião", nova das 21h, na Globo, o diretor Rogério Gomes dividiu o elenco escalado em grupos para dar início à fase de leituras. Flávia Alessandra e Milhem Cortaz, entre os protagonistas, formaram um deles.

Lado comédia

Milhem Cortaz será o delegado de "O sétimo guardião", tipo bem machão, mas com uma tara muito louca por lingerie. Não propriamente um personagem gay, mas alguém chegado a usar peças íntimas da mulher.

Bienal

Adriana Falcão e Walcyr Carrasco, roteiristas, os dois da Globo, irão participar de uma mesa na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, dia 4 de agosto, 13h30. A relação da literatura com outras formas de arte, como as produções audiovisuais, sobretudo criações para a TV e o cinema, será o assunto em questão.

Novo programa

Há um movimento na Globo em direção ao lançamento de novo game show. Dia para exibição já escolhido: quintas-feiras, faixa das 23h. Batalha de um grupo contra outro. Meio que "guerra de gerações".

11ª temporada

A série "D.P.A. - Detetives do Prédio Azul", exibida pelo Gloob, está finalizando as gravações da sua 11ª temporada. Mas a estreia da 10ª, programada para este ano, deverá ser fixada para setembro ou outubro.

Decidido

O programa do Amaury Junior, em vez de uma vez por semana, será levado ao ar todas as noites da Band. Decisão oficializada em uma reunião entre as partes na tarde de ontem. A ideia, inclusive, é diminuir drasticamente a parte do estúdio e ampliar o número de externas.

Policial

O Investigação Discovery estreia dia 30, às 22h20, a série "James Patterson: o mestre do suspense". Em cada episódio de uma hora, um caso retirado de inquéritos policiais será tema de uma trama desenvolvida pelo autor. Responsável por títulos que superam em vendas nomes como Stephen King, John Grisham e Dan Brown, Patterson está em evidência na mídia americana em razão do recente lançamento de um livro que escreveu com o ex-presidente Bill Clinton.


Globo vai buscar nos impressos as peças principais do seu jornalismo




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

O jornalismo da Globo nunca atraiu tantos profissionais da mídia impressa como passou a acontecer a partir do momento em que Ali Kamel foi designado para a sua direção-geral. Ele também proveniente de O Globo, dos tempos de Evandro Carlos de Andrade e Merval Pereira. No início da década passada, a TV Globo foi buscar no rádio, o grande celeiro de então, repórteres como Janaina Lepri, Silvestre Serrano, Fabrício Battaglini e tantos outros. De uns anos para cá, já sob a direção do Ali, o meio impresso veio a se transformar no principal alvo, daí as presenças de Gerson Camarotti, Natuza Nery, Andréia Sadi, Valdo Cruz, João Borges e Renata Lo Prete, além de tantos outros, hoje distribuídos entre os telejornais da Globo e GloboNews. Um pessoal dos mais qualificados, base formada, em condições de garimpar, reportar e analisar a informação com profundidade. Não por acaso também, a contratação agora de Julia Duailibi, que estava na Band, mas alguém com toda uma história nas redações da Folha, Estadão e revistas Veja e Piauí. Isto acaba por destacar duas coisas: a sempre fundamental importância da mídia impressa em gerar tantos talentos, como a capacidade da TV em desejar fortalecer as suas condições de trabalho.

Convocação

Decidida a liberação da Julia Duailibi, a Band optou pela presença da jornalista Laura Ferreira para compor a bancada do Café com Jornal, informativo do começo das manhãs. Laura que é conhecida pela apresentação do tempo e já trabalhou como apresentadora no programa.

Workshop


 - DIVULGAÇÃO - DIVULGAÇÃO


Após "Cúmplices de um resgate" no SBT, Dani Moreno se prepara agora para "Jesus", próxima religiosa da Record. Vai entrar na segunda fase da novela como Marta, irmã de Lázaro (Vandré Silveira) e Maria (Jéssika Alves).

Novo tempo

<foto=260366;2;1>

Já de alguns anos a Record deixou de ser a principal concorrente da Globo no mercado de atores. A grande disputa de agora é com o Netflix. Marco Pigossi foi o primeiro a trocar uma pela outra, mas existe interesse em outros, especialmente pessoal da nova geração. A Netflix, no entanto, coloca para qualquer ator ou atriz interessado em trabalhar com ela a necessidade de falar inglês. Esta é uma condição indispensável para os seus trabalhos.

Reconhecimento


As transmissões da Copa do Mundo têm comprovado que João Guilherme, do Fox Sports, é hoje o melhor da nova geração. Narra sem exageros e sem incomodar. Sempre deixando o óbvio por conta e risco da imagem.

Palavra de Walcyr

Walcyr Carrasco veio a público e desmentiu nota aqui publicada. Disse que não tem novela nenhuma sendo preparada para as 18h.

De novo lá

Amanhã, Leo Dias voltará à Rede TV!, onde esteve há pouco tempo participando do programa da Daniela Albuquerque, que vai ao ar na próxima quinta. Desta vez ele vai gravar "O céu é o limite", do Marcelo de Carvalho.

Indiretamente

O SBT não tem espaços vendidos para igrejas. Silvio Santos nunca se dobrou à tentação. Mas religião é o que não falta no Raul Gil, programa de lá, com os pastores sempre convidados. Como exceção à regra, o espaço ali está liberado para a invasão evangélica, repetindo pregações ou discursos de intolerância.

Na chefia


Aos poucos, sem maiores precipitações, há um esforço da direção da Band em colocar ordem na casa o mais rapidamente possível. Mesmo sem comunicado ou qualquer papel assinado, José Emílio Ambrósio tem funcionado como seu novo diretor geral.