CANAL 1


Programação da tarde passa a ganhar importância em todas as TVs




 
Atendendo antiga reivindicação e no mesmo rumo das demais, a programação da TV também aos poucos vai se fortalecendo na faixa da tarde. É o ideal? Com certeza não, porém, já está existindo um aumento significativo de opções, muito embora alguns, por não conhecer ou não saber o completo funcionamento de tudo, possam estranhar os baixos registros no Ibope. Em televisão, mesmo sendo importante, audiência não é tudo. Deixando Globo, SBT e Record fora de qualquer discussão, Rede TV!, Gazeta e Band, com seus programas estabelecidos, acabam por se transformar num nicho bem respeitável para determinado grupo de anunciantes. Ou daqueles que têm preferência pelo merchandising, por entenderem as suas ações como um recado direto ao público que pretendem atingir. E que, no fim, também contribui para estabelecer uma via de mão dupla: se, até pelo baixo custo, são tantas essas intervenções, é também porque não falta público para elas.
 
 
Quietinho, quietinho
 
 
Todo mundo no SBT está desconfiado do silêncio de Silvio Santos em suas férias em Orlando. Pelo menos até agora, e ao contrário do que sempre aconteceu, nenhuma ordem dele partiu de lá. E mais: não ligou nenhuma vez. É para se estranhar mesmo.
 
 
Crescimento
 
A TV Aparecida tem como objetivo traçado, trabalhar cada vez mais na expansão da sua rede. Hoje, em sinal aberto e cabo, o seu sinal já é distribuído em 24 estados e Distrito Federal, 25 capitais e 435 municípios.
 
 
Distorção
 
A Rede TV!, ao dividir entre João Kleber e Edu Guedes os 30 minutos que Zucatelli vinha ocupando na grade das manhãs, está perdendo a chance de corrigir um dos erros mais graves da sua programação. Por que não lançar um jornal? Depois do "Rede TV News", às 19h30, e do "Leitura dinâmica", começo da madrugada, não existe nenhum. O dia inteiro sem notícia.
 
 
Então é assim
 
Na Record já existe a decisão de que haverá "Fazenda" no segundo semestre, com estreia em meados de setembro. O que ainda continua como indefinição é a escolha de um novo apresentador. Trabalha-se com a ideia de pegar alguém de fora, mas na hipótese de uma solução caseira, Rodrigo Faro tem grandes chances de ser o escolhido.
 
 
Presença do ministro
 
O SBT vai promover o encontro de todo o seu departamento de jornalismo, São Paulo e praças, no próximo dia 14, em sua sede principal, na Anhanguera. Luiz Fux, ministro do Supremo Tribunal Federal, especialmente convidado, é quem presidirá a solenidade de abertura.
 
 
Investindo nisso
 
Concentrar muito das suas ações no digital passou a ser uma das prioridades na Rede TV!. E o dono, Amilcare Dallevo, é um dos mais entusiasmados com o trabalho que vem sendo feito. Agora em abril, ainda na primeira quinzena, já deverá estar concluída a construção de um estúdio especialmente projetado para este fim.
 
 
Pedras preciosas
 
Após "Carinha de anjo" no SBT, Gustavo Trestini foi chamado para viver Miro, um comprador de esmeraldas, em "O outro lado do paraíso". É outro que também vai se envolver com Leandra, Mayana Neiva.
 
 
Definido
 
O SBT já tem definido que Carlos Nascimento será o seu nome nas eleições. Isto em relação aos debates ou sabatinas com candidatos.
 
Intensivão
 
Marcos Veras está encarando um intensivão na Globo com o objetivo de fazer parte do time fixo de apresentadores do "Vídeo Show".
 
 
 


Globo já tem organizada próxima temporada da "Escolinha"




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

A diretora Cininha de Paula já definiu a agenda de gravações da próxima "Escolinha do professor Raimundo", considerado um dos produtos de maior acerto entre os programas de temporada. Em maio, serão dois episódios por dia, nas seguintes datas: 14 e 15, 21 e 22 e 28 e 29, além de 5 e 6 de junho. Toda essa planificação, decidida e aprovada pelos setores envolvidos, irá permitir que os artistas escalados em quase nada sejam prejudicados se, porventura e no mesmo período, estiverem envolvidos com outros trabalhos na casa, como séries, novelas e programas. A maioria de seu elenco base, a começar por Bruno Mazzeo, deve continuar sendo o mesmo, com as confirmações de Lúcio Mauro Filho, Otávio Müller, Dani Calabresa, Marco Luque, Rodrigo Sant"Anna, Maria Clara Gueiros, Marcelo Adnet, Marcius Melhem, Ellen Rocche e Fernanda de Freitas, entre tantos outros. A grande dúvida continua sendo Mateus Solano. Ainda não existe nada decidido se ele participará ou ficará de fora, por causa de outros compromissos -- ele foi chamado para a minissérie "Aracy -- o anjo de Hamburgo".


 - GABRIEL CARDOSO / SBT - GABRIEL CARDOSO / SBT

Novo cenário
Neste domingo, o programa "Eliana", no SBT, vai apresentar seu novo cenário. Dentre os convidados, Raul Gil, Beca Milano e Jean Paulo Campos.


 - MARÍLIA CABRAL / GLOBO / DIVULGAÇÃO - MARÍLIA CABRAL / GLOBO / DIVULGAÇÃO

Sem parar

Edson Celulari e Rayssa Bratillieri em cena de "Malhação -- vidas brasileiras", como Eduardo Mantovani e Pérola, pai e filha. Ele, em participação especial. Como se sabe, Celulari já está confirmado na próxima das sete, "O tempo não para".

Organizando tudo

Depois de várias reuniões realizadas, Silvio de Abreu e Glória Perez estão na fase de ler todos os projetos de séries já apresentados e avaliar quais deles serão continuados. Até por pensarem de maneira diferente, se tem como certeza que muita coisa vai mudar em relação ao que existia no tempo do Guel Arraes.

Plano em questão

A direção da Rede TV! deve bater o martelo nos próximos dias, autorizando a produção de um programa especial para ser levado ao ar durante todo o período da Copa do Mundo. Existem segredos ainda sobre seu formato, mas a ideia é contar com a participação do departamento de esportes da casa e alguns convidados, mas sem cair no velho esquema das mesas redondas.

Passou na frente

Juliana Paiva chegou a ser confirmada no elenco de "O sétimo guardião", do Aguinaldo Silva, na fila das 21h, da Globo. Só que aí veio o chamado para ser a protagonista de "O tempo não para", faixa das 19h, substituta de "Deus salve o rei". E ela foi, claro. Fará par romântico com Klebber Toledo.

Um desperdício

O "Leitura dinâmica", com a maior e melhor das razões, é considerado um dos melhores produtos da Rede TV!. Não por acaso o número de prêmios levantado ao longo de todos os tempos. Só que não é valorizado pela casa na altura que deveria. Prova disso é a sua duração, a cada dia mais diminuída.

Pingos nos is

A participação do Gugu no "Power couple" será unicamente como apresentador do programa. Evidente que, como saiu aqui, existe da parte dele tomar a temperatura das providências, mas sem interferir diretamente em nada. Muito menos na escolha dos participantes. Estreia dia 17 de abril.

Ainda não

Grávida, Milena Toscano vai se afastar das gravações da novela "As aventuras de Poliana", mas não imediatamente. Sua ideia é continuar participando dos trabalhos até quando for possível.

Dois tempos

José Loretto embarcou em outra série na Globo, após "Cidade proibida". Ele grava a segunda temporada de "Carcereiros", estrelada por Rodrigo Lombardi. Além disso, segue na preparação para viver o ex-jogador Casagrande no cinema.

E a Fazenda?

Com Roberto Justus já à procura de espaço em outras emissoras, para retomar "O aprendiz", resta saber o que a Record fará com a próxima "Fazenda". A informação, no caso do seu apresentador, é que não existe até agora nenhuma decisão.


TV usa internet como nova ferramenta para medição de audiência




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Já de algum tempo, mas muito mais agora, o fornecimento puro e simples dos números do Ibope, mesmo com a sua enorme importância e representação, deixou de ser a única forma disponível para medir o desempenho de qualquer produto na televisão. As mídias sociais, como outra ferramenta, também passaram a contribuir de maneira bem importante, hoje já considerada indispensável, neste serviço de aferição. E isto no que se refere às emissoras e ao mercado. Passar por cima disso é atraso de vida. Entre esses meios, o Twitter é o que veio a ser mais utilizado, pelo que oferece em instantaneidade e repercussão. O próprio Ibope, em várias oportunidades e como uma mão beijando a outra, tem divulgado o resultado no Twitter. A noite de terça-feira pode servir como último grande exemplo. No momento em que o "Big brother Brasil" vivia mais um dia de eliminação, na Band, o "Masterchef", mesmo em outro início e pelo elevado número de postagens, também já despertava a atenção de muita gente. Apesar dos fã-clubes e reações mais apaixonadas, não tem mais como desprezar sua utilidade ou ignorar esses efeitos.


 - DIVULGAÇÃO - DIVULGAÇÃO

Entrevista
Maitê Proença será a entrevistada de Daniela Albuquerque no "Sensacional" de hoje, a partir das 22h45, na Rede TV!. A atriz conversa sobre os seus mais de 40 anos de carreira e o recente "A mulher de Bath", um monólogo baseado em texto do século 14, dirigido por Amir Haddad.

Voltando ao assunto

Para tornar ainda mais claro, o SBT pede para voltar ao assunto. Então é o seguinte: nenhuma entrevista com políticos deixou de ser exibida. Todas gravadas foram levadas ao ar.

Letra de forma

A partir de agora, portanto, no caso dos vários programas do SBT, não serão mais permitidas as participações de políticos candidatos. Entre outras razões para evitar os sempre inevitáveis pedidos de resposta.

Feito fora

"A fuga", baseado no formato "Raid the cage", um dos quadros do "Agora é com Datena", não será gravado nos estúdios da Band. Vai ser feito fora de lá, em um local na Barra Funda, com produção da Floresta.

Aprovado

Segundo a Band, o projeto de cenário do "Agora é com Datena" está aprovado e os pilotos vão começar no outro fim de semana. Ainda se trabalha com o mês de abril para a estreia. A ideia é não passar disso.

No mercado

A exemplo de Celso Zucatelli, Mariana Leão também deixa a Rede TV!, neste encerramento de março, final do seu contrato. Agora é partir para novos desafios. Do trio contratado para o "Melhor pra você", apenas Edu Guedes segue com seu programa das manhãs.

Lá fora

"Justiça", minissérie da Globo, escrita por Manuela Dias e direção de José Luiz Villamarim, em 9 de abril, vai estrear na argentina Telefe. Faixa nobre de lá. Mas com título diferente, "Justicia - Por Mano Propria".

Trabalho encerrado

Bruno Gagliasso já terminou sua participação nas filmagens de "Loop", em grande parte realizada em Cuiabá. Mesmo sem a presença dele, os trabalhos só serão concluídos no início da próxima semana. Branca Messina, Roberto Birindelli e Zé Carlos Machado são outros nomes importantes do elenco. Lançamento ainda em 2018.

Próxima bíblica

As gravações de "Jesus", substituta de "Apocalipse", vão começar em 15 de junho. É o que ficou estabelecido entre a Record e a parceira Casablanca. A estreia continua prevista para agosto. O que ainda continua indefinido, já como um drama, é a escolha do elenco.

Cinema

Começaram em Montevidéu as filmagens de "Veneza", segunda incursão na direção de Miguel Falabella no cinema, 10 anos após "Polaróides urbanas". E com um elenco respeitável, entre outros, reunindo Dira Paes, Carmem Maura, Eduardo Moscovis, Danielle Winits, Carol Castro e André Mattos.


Globo usa de todos os cuidados com o seu elenco de amanhã




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Lembra daquilo que há bem poucos dias foi falado aqui, da preocupação da Globo em mesclar os seus elencos de novelas? Nunca abrir mão das estrelas mais conhecidas, mas sempre oferecer oportunidades aos mais jovens? Pois bem, em "Espelho da vida", de Elizabeth Jihn, que vem aí como próxima atração das 18h, este procedimento será novamente colocado em prática. Ao lado de João Vicente de Castro, que foi um dos destaques de "Rock story" e agora será um dos protagonistas, estão confirmadas as escalações de Isis Valverde, Rafael Cardoso, Alinne Moraes, Irene Ravache, Reginaldo Faria, Julia Lemmertz, Felipe Camargo, Ângelo Antonio, Bete Coelho e Vera Fischer. Nomes de peso. Mas ao lado deles ou junto com eles, já se assegura também a entrada de uma boa parcela de jovens atores, como serão os casos de Guilherme Hamacek, Renata Tobelem, Pedroca Monteiro, Marcio Machado, Ana Rios e Nora Barcelar. Todos em papéis de destaque. Na Globo, após Silvio de Abreu se colocar à frente da sua Teledramaturgia e agora no todo -- novelas e séries --, a preocupação com o casting de amanhã passou a se fazer presente em seus mais diversos trabalhos.

Em cima disso

Sobre novas escalações na Globo, depois de muitos anos sem fazer um trabalho de Aguinaldo Silva -- "Partido alto" foi o último -- , Elizabeth Savala está confirmada em "O sétimo guardião", na fila das 21h. Ela será a líder das beatas de Serro Azul, a cidade fictícia da novela.


 - ESTEVAM AVELLAR / GLOBO / DIVULGAÇÃO - ESTEVAM AVELLAR / GLOBO / DIVULGAÇÃO

Chegando

Mel Maia iniciou participação nas gravações de "Deus salve o rei". Agnes é a personagem, uma bruxinha abandonada pela família, que vai pedir ajuda para Selena (Marina Moschen). As cenas estão previstas para o capítulo que vai ao ar no dia 12 de abril.

Fase de aprovação

Existe o plano de a Record enviar uma equipe à Rússia, durante a Copa, para cobertura jornalística, uma vez que não possui os direitos de exibição do evento. Se aprovado o orçamento, tudo indica que envolverá Roberto Thomé e figuras do "Esporte fantástico".

Dois nomes

Juju Salimeni e o Rogério Morgado, ex-Pânico, estão confirmados como participantes fixos do "Show do esporte com Milton Neves", na Band. Produção trabalhando a toque de caixa, para confirmar a estreia dia 15 próximo, às 21h. A expectativa é buscar 4 pontos de média no horário.

Torloni confirmada

Christiane Torloni é outro nome confirmado no elenco de "O tempo não para", do Mário Teixeira, substituta de "Deus salve o rei", na Globo, faixa das 19h. Ela será a mulher de hoje do Edson Celulari, congelado em 1886 e descongelado agora em uma praia do Guarujá.

Pedra no sapato

O grande entrave no romance do Celulari com a Torloni será a personagem da Rosi Campos. Era com ela que ele foi casado antes de congelar. Barraco do começo ao fim.

Beleza nacional

A próxima edição do "Miss Brasil", com transmissão da Band, foi marcada para o dia 26 de maio, em evento a se realizar no Rio, a partir das 22h30. Detalhes como local e apresentadores ainda serão definidos.

Plano em questão

Na Band, há o desejo de transformar o "Band esporte clube", hoje meio às traças, em uma sala de espera importante para o novo programa do Datena que vem aí. Um como escada do outro. Existe até, como uma das hipóteses, o plano de transformar o comentarista Denílson em novo apresentador, aproveitando-se do seu carisma e apelo comercial.

Audiência

A Globo tem acompanhado com muita atenção a evolução de audiência de "O outro lado do paraíso" na praça de São Paulo, principalmente. Não será surpresa se a novela de Walcyr Carrasco vier a superar os números de "Avenida Brasil".

Por um final feliz

Pela ordem, Emílio de Mello, o diplomata Henrique, é o próximo a deixar "O outro lado do paraíso". A justificativa para o desaparecimento é que os seus serviços serão requisitados em Brasília. Essa saída também tem o objetivo de pavimentar um final feliz para os personagens de Glória Pires e Marcello Novaes. Até por se tratar de algo que vai ao encontro do que o público está querendo.

Homenagem

Raul Cortez será o homenageado no "Persona em foco", da TV Cultura, hoje, às 23h15. O programa traz depoimentos de Lígia Cortez, filha do ator, e dos amigos Renato Borghi, Antunes Filho, Eva Wilma, Etty Fraser, Rubens Ewald Filho, Ruy Cortez, Renato Dobal e Maria Fernanda Cândido. Apresentação do Atílio Bari.


"As aventuras de Poliana" também será novela a perder de vista no SBT




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Já com gravações bem adiantadas no SBT, "As aventuras de Poliana", substituta de "Carinha de anjo", seguirá o mesmo modelo de outras novelas da casa, com duração a perder de vista. É aquela conhecida história: tem dia pra começar, mas ninguém sabe quando vai terminar. A previsão interna é que poderá chegar a algo próximo de 700 capítulos no ar, número muito dentro dos padrões da emissora. "Chiquititas", versão de 1997, teve 5 temporadas e 807 capítulos. Já a "Chiquititas" de 2013, com capítulos ininterruptos, fechou com 545 e "Cúmplices de um resgate", 357. Só como exemplos. Se quase todas elas perdem em ritmo e agilidade, espichar ao máximo a duração de cada uma, com clipes, recursos de edição ou outras artimanhas também é uma forma nada disfarçada de baratear as suas produções. Só a audiência, ou a falta dela, é que poderá, neste caso de agora ou de outros pela frente, mudar essa maneira de proceder.


 - RAMÓN VASCONCELOS / GLOBO / DIVULGAÇÃO - RAMÓN VASCONCELOS / GLOBO / DIVULGAÇÃO

Galisteu na Globo

Adriane Galisteu vai estrear em novela na Globo, como um dos destaques de "O tempo não para", do Mário Teixeira, substituta de "Deus salve o rei" na faixa das 19h. Ela vai fazer uma estilista vigarista, Zelda Lacocque, a que vai roubar as ideias de Marocas, Juliana Paiva, congelada em 1.886. Mas que irá descongelar ainda mais criativa. Direção do Leonardo Nogueira.

Palavra do SBT

Dia desses, aqui foi falado que o SBT não vai mais permitir a participação de políticos em seus programas. Não é isso, mas também não deixa de ser. O que acaba de ser proibido, segundo informações de lá, é a presença de "políticos candidatos".

Ideia é essa

O novo programa do Milton Neves, nas noites de domingo, na Band, será um mix de esporte, atrações musicais, plateia participativa, matérias especiais e um pouco de humor. A estreia, se nada se alterar até lá, será em 15 de abril, às 21h.

Elenco

Letícia Spiller e Dan Stulbach vão formar um casal em "O sétimo guardião", do Aguinaldo Silva que vem por aí. Ele prefeito da cidade de Serro Azul e ela a primeira-dama, que tem um segredo de beleza que a mantém eternamente jovem.

E olha só

Heitor Martinez, depois de muito tempo e vários trabalhos seguidos na Record, já acertou sua volta à Globo. É outro que também será escalado em um dos papéis de destaque de "O sétimo guardião".

Incansável

Laura Cardoso, aos 90 anos e uma infinidade de bons serviços prestados, atualmente vivendo Caetana em "O outro lado do paraíso", teve seu contrato renovado pela Globo até 2022. Sem dúvida uma de nossas maiores atrizes, Laura tem um grande "problema". Não gosta de ficar parada. Mesmo nesta altura do campeonato, está sempre se colocando à disposição da emissora.

Alterações

Por causa do futebol de Brasil e Alemanha, na tarde de hoje, a Globo será obrigada a fazer ajustes em sua grade de programação. "Vale a pena" e "Sessão da tarde" terão suas exibições suspensas.

Releitura

Importante lembrar que o "Vídeo news", lançado ontem na Band, é uma releitura do "Controle remoto". Um programa que o jornalista Vladimir Alves apresentou nas redes Gospel e Brasil entre 2007 e 2012. Claro que com o devido banho de loja, mas em cima dos bastidores de TV, teatro, cinema e vídeos curiosos.

"Profissão repórter"

2500 jovens participaram de oficinas de reportagem ministradas em Belém, Fortaleza, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Campo Grande, Anastácio, Campinas e Santos, por profissionais do "Profissão repórter", da Globo. Vinte terão a oportunidade de passar uma semana na Redação, em São Paulo, junto com Caco Barcellos. O programa volta ao ar dia 25 de abril.