CANAL 1


Fila das nove da Globo se abre e pode propiciar mais um lançamento




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Hoje, a pergunta entre os autores da Globo é: "quem vem depois da Manuela?". A curiosidade se deve ao fato de que há um espaço aberto na já longa e estabelecida fila das 9 da noite.

Pela ordem, depois de "Segundo Sol", do João Emanuel Carneiro, vem o Aguinaldo, em novembro, com "O Sétimo Guardião", já em gravação. E, depois dele, também dentro da ordem, "Troia", da Manuela Dias. O problema começa a partir daí. Por enquanto, pelo menos dentro do que é dado ou possível conhecer, ainda não tem ninguém escolhido e, no benefício da dúvida, já há um pessoal alvoroçado em colocar seus projetos em avaliação.

Com Maria Adelaide Amaral e Glória Perez fora desse cenário, esperava-se que Maria Helena Nascimento, promovida para o horário, fosse uma escolha automática. Só que não. Segundo informações internas, antes dela e de uma próxima do Walcyr, a Globo irá optar por mais um lançamento, dentro do movimentado processo de renovação de autores. Há pressa em resolver essa importante questão.

Nada ainda



 - GLOBO/RAQUEL CUNHA - GLOBO/RAQUEL CUNHA


Grazi Massafera, em férias e em viagem pelos Estados Unidos, deve ficar um bom tempo de fora, em descanso combinado com a Globo. Não há ainda um novo trabalho previsto para ela, depois da Lívia de "O Outro Lado do Paraíso". TV Tudo

Aos trabalhos

Carioca, Márvio Lúcio, teve sua primeira reunião na Globo terça-feira. Mais um papo de apresentação. A partir de agora os trabalhos serão acelerados para afinar sua participação no "Vídeo Show". Ele e o Maurício Meirelles.

No comecinho

Sobre o novo projeto de Luis Ernesto Lacombe, ele não tem relação com o modelo "entrevista com celebridades". O formato, segundo a Band, envolve o cenário esportivo, porém, tudo ainda muito no começo.

Uma coisa é isso...

Por outro lado, a Globo já tem definido um projeto de série, que terá histórias inéditas, escritas por alguns dos seus melhores autores. Gilberto Braga, Aguinaldo Silva, Walcyr Carrasco, Geraldo Carneiro e George Moura, entre eles.

... A outra é que

Mesmo com 20 textos prontos e já aprovados, ainda falta dar o start na produção. De qualquer forma, é uma estreia já confirmada para 2019, com exibições semanais. Um trabalho que faz lembrar o antigo "Caso Especial", da mesma Globo, que ficou no ar por mais de 20 anos.

Premier League

A quase novela da Rede TV! chega amanhã ao seu momento decisivo. A partir das 13 horas, primeira transmissão do campeonato inglês, Wolverhampton e Everton, direto do Molineux Stadium. Tem até uma operação de guerra metida no meio disso. Um up-link será instalado na porta da ESPN, no Sumaré, para gerar o sinal para Osasco, sede da Rede TV!. Não tem como receber direto. Narração de Marcelo do Ó e comentários de Juarez Soares.

Mudou

João Paulo Vergueiro, apresentador e repórter, deixou a Rede TV!. Atendendo chamado do Ari Borges, foi trabalhar com ele no programa dominical do Datena.

Ginasial

Em se tratando dos telejornais, com o correr dos tempos, várias maneiras foram inventadas de terminar as suas exibições. Os apresentadores trocarem sorrisos, conversarem, saírem andando, além de outras mais curiosas ou excêntricas são apenas algumas delas. Mas jogar as laudas para o alto, como acontece no "Café com Jornal", da Band, não tem igual. É bem infanto-juvenil.

Querendo entender

Sobre esse caso que resultou na morte da advogada Tatiane Spitzner, no Paraná, será que também não vale discutir a questão das câmeras de segurança? Se em todas elas, as imagens do espancamento do marido sempre foram muito claras, por que ninguém chamou a polícia antes? Será que elas só existem para servir como prova depois ou serem distribuídas para as emissoras de TV?

Sinal dos tempos

No passado, os repórteres esportivos não resumiam seus noticiários apenas ao que era dito nas coletivas dos atletas ou treinadores. O pessoal fuçava mais. Buscava caminhos diferentes para encontrar a boa informação. Hoje, o trabalho da grande maioria dos repórteres policiais é ficar na porta da delegacia. Ninguém se preocupa em buscar nada diferente. Só seguem e se contentam com o oficial.

Dancing Brasil

Record vai gravar nova abertura e vinhetas do "Dancing Brasil", da Xuxa. Todo o trabalho está sendo preparado para os seus estúdios, em São Paulo. Aliás, na próxima temporada do "Dancing", Junno Andrade estará ao lado dela na apresentação. E não será um caso inédito na televisão. Antes, aqui mesmo, já tivemos Sonia Ribeiro e Blota Junior, Lolita e Ayrton Rodrigues.

SBT

O "Fofocalizando" é, hoje, uma das paixões de Silvio Santos no SBT. Primeiro que foi ele quem inventou o programa e mal ou bem deu certo. Tudo ali passa necessariamente pela sua aprovação. Até mesmo as brigas ou desentendimentos mais sérios entre os seus participantes contam com seu apoio, total e irrestrito.


TVs caem na real e jogam duro no campo dos direitos esportivos




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

O panorama é completamente outro, nada que remeta a um passado não tão distante, no campo dos direitos esportivos. Basta observar o desenrolar dos acontecimentos. Data hoje, pelo menos, não apareceu nenhum interessado, em se tratando de televisão brasileira, em transmitir o campeonato francês. Mesmo com o título mundial recentemente levantado na Rússia e as suas tantas estrelas. Assim como ninguém se apresentou para comprar o italiano, embora passe a ter, a partir desta temporada, Cristiano Ronaldo como a sua principal atração.

Foi-se o tempo em que os detentores de direitos ou intermediários pediam o que bem entendiam e as emissoras embarcavam, sem medir as consequências. Queda de braço instalada. Placar de zero a zero. Resta saber qual lado será o primeiro a roer esta corda.

Troca de time



 - PAULO BELOTE/GLOBO - PAULO BELOTE/GLOBO


Destaque de "Segundo Sol", a Rosa de Letícia Colin não para de crescer na novela. Nos próximos capítulos ela ficará cada vez mais dividida entre o bem e o mal. Após a aliança com Remy (Vladimir Brichta), terá fortes embates com Karola (Deborah Secco) e Laureta (Adriana Esteves). Mas o seu lado bandida acabará prevalecendo com o objetivo de usufruir da boa vida que Karola pode proporcionar. TV Tudo

Nem aí

Os detentores ou intermediários dos direitos esportivos, no outro mundo que vivem, insistem em ignorar que o nosso país vive a pior recessão da sua história. Sempre partiram do princípio que a Globo, por exemplo, jamais abriria mão de algum direito e que outra TV qualquer não viesse a se interessar e abraçar.

Olha o que deu

A Liga dos Campeões é o exemplo mais descarado. A Globo jogou duro, saiu fora e, tudo indica, não haverá transmissão na TV aberta. Tem o fato de ser disputada às terças e quartas, à tarde. Vamos combinar que apesar do prestígio do torneio o horário não ajuda.

Não bastasse

A própria UEFA também tem por norma competir com seus clientes e vender patrocínios, que obrigam os compradores dos direitos a veicular as suas campanhas. No caso da temporada 18/19, serão dois: Heineken e Santander, sendo que este último entrou este ano. E será que entrou desconhecendo que não estaria na grade da Globo ou de ninguém por aqui?

Outro exemplo

"Libertadores" e "Sul-Americana", ainda no mesmo campo, apresentam situações bem parecidas. A IMG e a Perform ofereceram juntas 1,35 bilhão de dólares pelos direitos da América Latina. Três vezes mais que o período anterior. Como encarar isso?

Resumo da ópera

Mesmo com tantos, até inegáveis atrativos, o que se vê é que ninguém mais está disposto a rasgar dinheiro. A base de assinantes não crescerá enquanto o país não sair da recessão. Tão pouco o bolo publicitário.

Ação isolada

Na semana passada, Patrícia Abravanel usou um dos estúdios do SBT e reuniu 50 fãs das suas redes sociais para um bate-papo. Quase um talk-show. As pessoas perguntavam e ela respondia. Mas foi uma iniciativa única. Não vai nascer daí a ideia de nenhum novo programa.

Paisagem

William Waack passou algumas horas da tarde de terça-feira circulando na Band, na companhia do diretor José Emílio Ambrósio e de uma terceira pessoa. Momentos de apresentações e troca de sorrisos. O acordo com a BandNews, pelo jeitão, está bem próximo.

Cabelo em pé

O grande suspense no SBT atende pelo nome de Disney. Se irá continuar ou desistir de ocupar os espaços que tem na casa. O contrato vence no dia 31 e até agora ninguém tem notícia de nada.

Reviravolta no caso

Se até a semana passada, alguns setores da Band trabalhavam com a possibilidade de "O Aprendiz" só entrar na grade de 2019, nesses últimos dias passou-se a trabalhar com a possibilidade de ser neste ano ainda. A capacidade comercial do programa e o que ele já tem conquistado modificaram todo o panorama.

Cinema

"Crô em Família", produzido pela Total Filmes e Globo Filmes, chega aos cinemas no dia 6 de setembro. Fabiana Karla, no elenco, é Jurema, uma ativa aluna emergente da escola de etiqueta e finesse de Crô (Marcelo Serrado).

Minissérie

Paulo Tiefenthaler e Giovanni Gallo são outros nomes confirmados na segunda temporada da minissérie "Ilha de Ferro", da Globo e para o streaming.

Atletas

Entre os dias 25 de agosto, 1º e 8 de setembro, após o "Zero 1", a Globo vai exibir o "The Contender Brasil". O programa busca novos atletas de MMA que poderão assinar, imediatamente, um contrato com o UFC. "Contender" terá a participação de Rhoodes Lima, Kyra Gracie, Rodrigo Minotauro e Felipe Andreoli.


Record e SBT se parecem até nos maiores erros e acertos




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

A ideia de casar o encerramento de uma novela com início de outra ou usar o sábado para um resumão dos capítulos da semana foram apenas algumas das iniciativas do SBT que a Record também resolveu adotar. Nada contra. Se funciona, por que não?

O interessante é que até no erro as duas têm procurado ser muito iguais. Não existisse o "Roda Roda" entre o "SBT Brasil" e "Poliana", os resultados da novela seriam muito melhores. Mas a Record tem uma situação pior. Mesmo com a sua grade sem movimento, bem ao contrário das malucas mudanças do passado, a sua principal produção, "Jesus", não consegue se aproveitar da boa audiência que o "Cidade Alerta" normalmente oferece, porque no meio existe a sempre sinuosa reprise de "A Terra Prometida". Uma derrubada que não tem tamanho.

Na Grande SP, número da segunda-feira, a queda no horário foi de 17 para 8 pontos. Mais de 50%. E todo santo dia tem isso assim. Por que não corrigir isso?

Hora 1



 - GLOBO/FÁBIO ROCHA - GLOBO/FÁBIO ROCHA


O "Hora 1", da Globo e da Monalisa Perrone, a partir da próxima segunda, 13, passa a ter duas horas de duração. E com isso irão se ampliar as participações de Izabella Camargo e Thiago Oliveira. Ela, em quatro entradas, vai falar do tempo e tudo o que se refere aos fenômenos climáticos. Thiago, com noticiário do esporte e reportagens mais aprofundadas. TV Tudo

Anote


Nem sei se chega a ser questão de dias, talvez horas, para o anúncio de novas mudanças no comando da Band. Não tem mais como adiar. Colocar ordem na casa passa por mais essa necessária troca nas suas mais altas posições.

Cardápio

O aplicativo do "PlayPlus", streaming da Record, estará disponível a partir da próxima terça-feira, 14. Entre outros conteúdos, ESPN, Fox Gols, FoxFans, Fish TV, Play Kids, Nova Brasil FM e programas da Ticiane Pinheiro, Xuxa, Mion, Bola e Carlinhos Silva.

Nova direção

"Os Parças 2" começa a ser rodado agora em outubro, repetindo Tom Cavalcante, Bruno de Luca, Windersson Nunes e Tirulipa no seu elenco. Mas a direção, em vez de Halder Gomes, agora será da Cris D"Amato.

Corrida presidencial

Amanhã, quinta, 10 da noite, a Band vai promover o primeiro debate entre os já definidos candidatos à Presidência da República. Por aí entenda-se, Ciro, Alckmin, Bolsonaro, Boulos, Álvaro Dias, Cabo Daciolo, Henrique Meirelles e Marina. Ricardo Boechat vai mediar.

Chama atenção

Não por ser o primeiro, mas por todo o cenário que envolve, o debate da Band está despertando grande atenção, tanto aqui quanto lá fora. Nada menos que 120 jornalistas foram credenciados. No meio deles, correspondentes do Japão, Estados Unidos, China e agências internacionais. A Band está completando 30 anos de debates.

Escolhido

Com passagens em várias TVs e trabalhos no teatro e cinema, Fábio Ock será o diretor do novo programa de Marcelo Tas, no Discovery. Um reality, em parceria com a Academia Filmes, muito em cima do "Faça Você Mesmo", o universo maker, uma das principais tendências do mundo contemporâneo. Estreia em 2019.

Gênesis

A parceria Record-Casablanca planeja iniciar em novembro as gravações de "Gênesis", novela de Gustavo Reiz, escolhida para substituir "Jesus". E até aqui, Alexandre Avancini é o nome mais cotado para sua direção-geral. Só que ainda tem uma renovação de contrato pela frente.

Mais debate

A CNBB confirma para dia 20 de setembro, às 21h30, o "Debate de Aparecida", que reunirá os candidatos à Presidência da República.

Sem prazo

Em se tratando de novelas, por enquanto não tem volta para Glória Perez. A ideia é que, por tempo indeterminado, ela continue colaborando com Silvio de Abreu na área das séries.

Tapioca

Rodrigo Scarpa, o Vesgo, se mudou para Boca Raton, na Flórida, onde tem casa e investe também na sua rede de Tapiocaria, a exemplo do que faz no Brasil. Mas o ex-"Pânico" não descarta voltar a fazer televisão por aqui.


Silvio Santos diz que não, mas continua mandando em tudo no SBT




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Domingo, no quadro das "Três Pistas", Silvio Santos recebeu Fabíola Reipert e Léo Dias. Programa gravado em junho, mas que só foi ao ar agora. Na ocasião, contrariando a lenda e algo que nem ele bota fé -- conselho de uma vidente para não dar entrevista -- respondeu sem cerimônia nenhuma todas as perguntas dos dois jornalistas. Muito do que disse já foi intensamente divulgado: que Rebeca é a sua filha favorita e Patrícia será a sua sucessora na apresentação dos programas. Entre outras.

Mas também falou que no SBT ele passou a ser apenas um animador de programas. Que não manda mais nada e muitas vezes é o último a saber das coisas. Essa foi só mais uma da série "acredite se quiser". No SBT, hoje, Silvio continua mandando 100% em tudo. Controla a televisão, como sempre controlou, vez por outra surpreendendo com suas repentinas decisões. Ah! Entrevista feita há dois meses e o nosso herói, para alegria e satisfação de todos, continua mais firme e forte do que nunca.

Nova temporada



O GNT estreia nesta quarta-feira, às 22h30, a nova temporada do "Superbonita", com Karol Conka e Giovanna Ewbank. Repaginado no formato de reality show, foca agora numa competição de maquiagem artística. Uma das novidades é a participação de Lorelay Fox, drag queen conhecida do YouTube, que irá avaliar provas ao lado do maquiador Renner Souza. O "Superbonita" está há 18 anos no ar.

Mandou de lá

<foto=264228;2;1>

Dividido entre lá e aqui, Henri Castelli mandou ao Walther Negrão uma foto, anunciando a exibição de "Flor do Caribe" em Portugal. TV Tudo

Gravado

No domingo de frio em São Paulo, o SBT juntou todo o seu elenco para gravar uma edição especial do "Bake Off". Ratinho, por exemplo, teve uma participação bem importante. O programa vai ao ar em dezembro.

Moral baixo

Há um grande estranhamento sobre as condições atuais do "Jornal da Record". Continua meio que escondido na grade, tem repercutido quase nada e há muito não recebe melhores investimentos. Parece de propósito.

Pega pega


Nessa enorme disputa por elenco, hoje, na Globo, no que se refere à segunda temporada da minissérie "Ilha de Ferro", Jackson Antunes e Paolla Oliveira estão fora e vão se dedicar a outros projetos. Porém, Mariana Ximenes, Romulo Estrela, Erom Cordeiro e Eriberto Leão foram confirmados. As gravações serão retomadas este mês.

Pra pensar em casa

Ibope do domingo, deu a Globo, normal, em primeiro com 15,5. SBT veio em segundo, 9,1, e a Record em terceiro, 7,6. Sem surpresas também. Mas a Rede TV! fechou na frente da Band, 1,7 contra 1,5. E isso com igrejas, cavalinho sem pata e outros do gênero. Dados de SP.

Agora tem isso

Está sacramentado o acordo entre ESPN e Rede TV! para a Premier League. No sábado, logo na abertura do campeonato, está prevista a primeira transmissão, não sem antes tirar um problema da frente: como encaixar o jogo em meio a tantos horários vendidos?

Traçado

O Grupo Globo estabeleceu assim o caminho de apresentação da minissérie "Se Eu Fechar os Olhos Agora", escrita por Ricardo Linhares e baseada no livro do jornalista Edney Silvestre, sobre dois jovens acusados de um crime que não cometeram. Vai estrear no Now, em outubro; GloboPlay, em novembro, e na televisão aberta em janeiro. Elenco muito forte: Antonio Fagundes, Débora Falabella, Murilo Benício, Gabriel Braga Nunes, Mariana Ximenes. Direção de Carlos Manga Junior.

Gravações

Aguinaldo Silva fez questão de acompanhar de perto as primeiras gravações de Lilia Cabral, Bruno Gagliasso e Marcelo Novaes para "O Sétimo Guardião" na locação de uma mansão, em São Paulo. Com o autor, a colaboradora e roteirista portuguesa Joana Jorge.

Figurinhas

Equipes dos canais Fox Sports e ESPN nunca trocaram tantas "figurinhas". Um lado querendo saber do outro como vai ficar, agora que pertencem ao mesmo dono, Grupo Disney. A expectativa é que ainda neste semestre exista um posicionamento que encerre o silêncio. Acompanhando tudo, a Globosat.


Globo produz série sobre investigação de crimes ambientais na Amazônia




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

O Grupo Globo, em parceria com a Maria Farinha Filmes, deu o start nos trabalhos da minissérie "As Mulheres de Gaia", título provisório de uma história sobre três amigas, chefes de uma ONG, e outra, novata da instituição, que passam a investigar uma quadrilha de crimes ambientais na Amazônia. Débora Falabella, Leandra Leal e Tais Araújo já estão confirmadas no elenco.

Com gravações marcadas para Manaus, a trama chega num momento em que nunca se falou tanto a respeito de preservação e sustentabilidade. "A série conta muito sobre a vida de Natalie, Verônica, Luiza e Clara: uma jornalista, uma advogada e uma antropóloga, líderes de uma ONG, e a estagiária da organização. Cada uma em sua trilha investigativa junta um mosaico de evidências sobre o grande esquema de garimpo ilegal de ouro na América Latina e suas consequências", detalha sua autora, Estela Renner.

Já para Marcos Nisti, também criador e autor da série, os personagens têm um pouco de cada pessoa que entrevistaram para a obra: "As situações pessoais são pura ficção, as processuais são extremamente ligadas com a nossa realidade", explica.

Sob encomenda para o novo serviço de streaming do Grupo, "Gaia" terá direção de Carlos Manga Jr. e da própria Renner, uma das fundadoras da produtora Maria Farinha Filmes.

Rivalidade



 - GLOBO/JOÃO MIGUEL JUNIOR - GLOBO/JOÃO MIGUEL JUNIOR


Comemorando 16 anos de Globo -- sua estreia foi em "Coração de Estudante"(2002) --, Alinne Moraes vem aí como Isabel, a grande vilã de "Espelho da Vida", nova novela das 6, ambientada em Minas Gerais. Entre outras malevolências, ela fará de tudo para separar o casal Alain (João Vicente de Castro) e Cris (Vitória Strada).

Segunda fase

<foto=264143;2;1>

Bárbara Reis e Luka Ribeiro entram na segunda fase de "Jesus", na Record, e vão até o final. O ator faz o Shabaka, um ex-gladiador vitorioso, pai de Susana (Reis), que segue seus passos, como gladiadora. Shabaka será proprietário de uma hospedaria, local dos principais encontros dos personagens da novela. TV Tudo

Ivete na maratona

Ivete Sangalo já pode ser confirmada na próxima edição da campanha Teleton, no SBT, programada para os dias 9 e 10 de novembro. Aliás, um dos projetos que ela faz questão de sempre apoiar.

Trânsito livre

Como detalhe interessante, nesta temporada o "The Voice" terá sua grande final em setembro e, a partir dali, seus técnicos poderão atender normalmente convites de outras emissoras. Algo que também deverá jogar a favor do Teleton.

A propósito

No próximo dia 14, a Globo dará início à fase das batalhas no "The Voice". Esse que é considerado um dos pontos altos do programa comandado por Tiago Leifert.

Preço da desordem

O "Jornal da Record" estreia amanhã, segunda, a série "A Conta da Violência". Segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o país perde 6% de seu PIB por causa da violência. O ponto maior é a perda de vidas, uma vez que a interrupção abrupta desse ciclo gera impactos que não podem ser ignorados. Uma mãe perde um filho, uma universidade perde um estudante, uma empresa perde um profissional, uma nação perde mais um cidadão.

Renovação

Hoje, há cerca de 20 projetos de humor em avaliação e, consequentemente, buscando um lugar ao sol na programação da Globo. Muitos deles poderão ser testados a partir do segundo semestre de 2019, quando se pretende disparar uma grande renovação no setor.

E o Stepan?

Para ganhar espaço na programação da Band, nos dias de hoje, todo e qualquer projeto precisa ser viabilizado comercialmente. Se pagar em pleno voo é um caminho que já proporcionou muito prejuízo e não se aceita mais. Netinho de Paula ouviu isso, Luisa Mell também, e resta saber como ficará o programa do Stepan Nercessian, previsto para o ano que vem nas tardes de sábado.

Dia de festa

O "Fantástico" comemora neste domingo 45 anos de existência e a Globo já divulgou boa parte da sua programação especial. Por aqui, fica a torcida para que sua atual direção não se esqueça de citar nomes importantes que contribuíram para a história de sucesso do programa.

Na raça

Quando alguém recebe um papel que permite ser bem explorado, o resultado, às vezes, aparece logo de cara. É o caso da Rochelle, vivida por Giovanna Lancellotti em "Segundo Sol". Entrou na personagem e não tem decepcionado. Aliás, Giovanna é boa atriz, porém, não possui o mesmo marketing da vida de outras.

Livro

"O Dragão Que Queria Ser Azul", livro infantil de André Romano, pela editora Giostri, chega em breve ao mercado. A jornalista Cristina Padiglione está escrevendo a "orelha" desse trabalho.

Penteado

Segundo Aguinaldo Silva, só ele e o diretor Rogério Gomes sabem como ficará o novo penteado Marina Ruy Barbosa para "O Sétimo Guardião". Promessa de uma mudança radical.