CANAL 1


O cada vez mais aquecido mercado dos direitos esportivos




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Ontem, matéria do Alex Sabino e Diego Garcia na Folha, colocou toda a questão do campeonato brasileiro, séries A e B, para 2019. Um painel completo da negociação do Grupo Globo e os clubes para transmissão em TV aberta e pay-per-view, além da concorrência da Turner na TV fechada, com as indefinições que ainda existem para o fechamento dos diversos pacotes agora em jogo. No dia de ontem, ainda, 9h, a FC Diez Media, joint-venture criada a partir da IMG e Perform para negociar as competições interclubes da Conmebol, abriu o leilão dos direitos da Copa Sul-Americana. A competição, ampliada em 2017, assim como a vaga na "Libertadores", passou a oferecer prêmios maiores a partir da disputa deste ano. A única grande pendência, também com enorme expectativa, é o esperado anúncio de quem serão os detentores da próxima "Liga dos Campeões", a partir da temporada 2018/2019. Se já há a quase certeza da Globo levar no sistema aberto, são fortes as emoções prometidas para a TV fechada. O Esporte Interativo foi o último grande vencedor, pagando por isso R$ 130 milhões à União Europeia de Futebol (UEFA). 


 - JOÃO COTA / GLOBO / DIVULGAÇÃO - JOÃO COTA / GLOBO / DIVULGAÇÃO

Virada da trama

Em "Segundo sol", capítulo de amanhã, Luzia (Giovanna Antonelli) e Karola (Deborah Secco) tentam ajudar Beto (Emilio Dantas) após ser atacado por Edilei (Paulo Borges). Uma sequência que dará início à nova fase da trama, com a personagem de Antonelli sendo obrigada a fugir. 


 - CAIUÁ FRANCO / GLOBO / DIVULGAÇÃO - CAIUÁ FRANCO / GLOBO / DIVULGAÇÃO

Gravando
Malu Falangola começa a gravar esta semana participação em "Onde nascem os fortes", no papel de uma médica, Rosana. Ela foi destaque em "Malhação: pro dia nascer feliz".

Tiro da Copa

Globo, SporTV e Fox Sports vão disparar a cobertura diária da seleção brasileira na próxima segunda-feira. É a data de apresentação dos jogadores convocados na Granja Comary, em Teresópolis.

Substituição na Poliana (!)

Só o SBT é suficientemente corajoso para encarar certas situações e se decidir pela mais absurda. O caso da atriz Milena Toscano, do conhecimento de todos, é a penúltima delas. Escalada para "Poliana", ela começou a gravar a novela com certo atraso, por causa da lua de mel, só que no momento seguinte... descobriu que estava grávida.

Substituição da Poliana (2)

Aí, anunciado para breve o rasante da cegonha, foi criado o problema: o que fazer com a Milena? Depois de examinadas todas as possibilidades, a que prevaleceu, claro, foi a mais insensata. Milena vai continuar até certo momento e, depois, Thaís Melchior irá assumir a sua personagem, Luisa D"àvila, como se nada tivesse acontecido. Segue daí e pronto.

Não tem explicação

O que mais chama atenção na bobeada de "Segundo sol", um operador, possivelmente de som, deitado no barco na cena do Emílio Dantas com o menino é que ela aconteceu na estreia. Normalmente, todo e qualquer capítulo, da gravação à exibição, passa pelos olhos de zilhões de pessoas. Como ninguém percebeu? Ainda mais em se tratando do primeiro?

Um drama

Para os fãs da "Sessão da tarde", notícia importante. Devido à transmissão dos jogos da Copa, a programação da Globo sofrerá várias alterações e a sessão de filmes não será exibida entre 15 e 28 de junho, e nos dias 2, 3, 6, 10 e 11 de julho.

Regressiva

A autora Vivian de Oliveira encerrou trabalho no texto de "Apocalipse" e já entregou os últimos capítulos para a equipe de produção. Por sua vez, a Record também já definiu a data de encerramento das gravações: 31 de maio.

Pré-produção

A Netflix vai mesmo tocar a segunda temporada de "O Mecanismo", agora explorando os desdobramentos do impeachment de Dilma Rousseff. Trabalhos em andamento e, uma vez mais, com Selton Mello e José Padilha à frente.


Carla Vilhena mira o entretenimento como próximo destino




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Contrato recém-encerrado com a Globo, Carla Vilhena começa a atender chamados da concorrência. Hoje, ela vai gravar o "Deu o que falar", do Amaury Junior, na Band, uma casa por onde também passou, dividindo os trabalhos do quadro com Márvio Lúcio, o Carioca, e Leda Nagle. Exibição neste próximo sábado. Carla, depois de 34 anos, se afastou da Globo, mas sem nunca considerar sua atitude como uma aposentadoria. Ao contrário. A sua saída pode ser considerada um desligamento do jornalismo, depois de passar pelas mais diferentes etapas e funções, mas não um afastamento do trabalho. Há muito oxigênio e possibilidades em outros lugares. E um novo desafio poderá acontecer, via entretenimento, tomando o mesmo caminho escolhido por outros, como Bial, Fátima, Patrícia e companhia bela. Incentivos e até convites para isto é que não têm faltado.


 - LOURIVAL RIBEIRO / DIVULGAÇÃO - LOURIVAL RIBEIRO / DIVULGAÇÃO

Está de volta

Afastada da TV desde o ano passado, em licença maternidade, Patrícia Abravanel voltou a gravar, no último sábado, o quadro dos pontinhos do "Programa Silvio Santos". A data de exibição ainda não foi definida.

Está chateado

Aos mais próximos, Agnaldo Timóteo não para de se queixar: em 52 anos de carreira, pela primeira vez ele não foi chamado por ninguém para cantar no Dia das Mães.

Diretor escolhido

Marcelo Amiky foi definido pela Record e Endemol Shine para a direção geral do "All together now". Produção acionada. O núcleo é do Rodrigo Carelli.

Processo de escolha

Ainda a propósito do "All together now", já existe todo um trabalho para selecionar as 100 pessoas que irão compor o painel do programa. Pessoas que não precisam ser necessariamente famosas, mas que tenham proximidade com a música.

Falta dizer

A estreia do "All together now" está prevista para acontecer no dia 18 de julho. Apresentação do Gugu. Gravações nos estúdios da Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, e final ao vivo.

Olha essa

Jô Soares é o nome que o Fox Sports está trabalhando para ter como novidade na Copa do Mundo. Torcedor do Fluminense, Jô sempre foi um apaixonado pelo futebol. A sua participação na cobertura está sendo conversada. E bem conversada.

Exibição lá fora

As produções religiosas da Record, títulos diferentes, continuam em exibição em diversos países. Agora, por exemplo, em dois canais nos Estados Unidos e no México, além de Porto Rico, Uruguai, Paraguai, Equador, Bolívia, Panamá, Honduras, República Dominicana e El Salvador.

Estreia

Luiz Andreoli, repórter esportivo de velhas e tantas jornadas, pai do Felipe, vai estrear o seu programa "Entre amigos" na Record News. Aos domingos, a partir de 10 de junho, às 20h30.

Sem parar

Ellen Rocche foi a exceção do elenco de "O outro lado do paraíso". Ao contrário de todos os outros, já dispensados da rotina diária, ela trabalhou normalmente na Globo, segunda e terça, gravando a nova temporada da "Escolinha do Professor Raimundo", ao lado do Otaviano, Gui Santana, Mateus Solano e Érico Brás, entre outros.

Nas telonas

De férias na Globo, Fernanda Montenegro vai retomar agenda no cinema. Na lista, uma filme de época do diretor Karim Ainouz.

Mais uma temporada

A Bandeirantes marcou para o dia 3 de julho o início de gravação do próximo "Masterchef profissionais". O programa vai para sua terceira temporada.


Perguntas sem resposta da representatividade racial nas novelas




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Se já não bastassem os sobejamente conhecidos e porque alguém, com tempo sobrando, se deu ao capricho de contar, foi verificada a baixa presença de atores negros em "Segundo sol", a estreia de ontem na Globo. Novela, era o que faltava, passou a ser mais um entre os tantos problemas na vida dos brasileiros. E isto a ponto do Ministério Público do Trabalho ser levado a entrar na questão, com notificações e estabelecimento de prazo para que em 10 dias se aumente a representatividade racial na trama. No documento enviado à emissora foram apresentadas, no total, 14 recomendações extensivas a este e demais produtos da casa. Tudo bem. Não deixa de ser um presta atenção na Globo. Ou uma maneira de, em outras situações, levá-la a conduzir o assunto com maior coerência e cuidado. Mas também não seria esta uma forma de censura ou de até estimular o preconceito?

Questão de agora

O que também chama atenção é o porquê de todo esse assunto ser despertado apenas agora em "Segundo sol"? Diriam alguns, porque sempre é tempo. Antes, vale lembrar, "O bem amado" e "Gabriela", nas duas versões, se passaram na Bahia e sem a agora reclamada representatividade racial. 


 - JOÃO COTTA / GLOBO / DIVULGAÇÃO - JOÃO COTTA / GLOBO / DIVULGAÇÃO

'Ação Global 2018' 
Cissa Guimarães, uma das apresentadoras do "É de casa", será a embaixadora da campanha "Ação Global 2018". O evento, este ano, vai acontecer dia 26 em 28 cidades e no Distrito Federal. Em 2017, a iniciativa prestou mais de 1 milhão de atendimentos, entre serviços de saúde, cidadania e lazer.


 - GUSTAVO ARRAIS / DIVULGAÇÃO - GUSTAVO ARRAIS / DIVULGAÇÃO

Comédia

Letícia Tomazella fará Arlete, uma manicure em "As aventuras de Poliana", estreia do SBT nesta quarta-feira. Ficaram por conta dela os momentos de humor da novela.

Exportação

A Visionary Thinking, uma das principais distribuidoras de conteúdo de entretenimento do Leste Europeu, vai levar a série "Nada será como antes", com Murilo Benício, Débora Falabella e Bruna Marquezine, para a Sérvia. Já foi fechado acordo de licenciamento com a Globo.

Inversão

O Brasil, tão conhecido por importar formatos de TV, também vai exportar. A produtora Formata, da Daniela Busoli, já recebeu sondagens em torno do "Fábrica de casamentos", aqui, em exibição no SBT.

Cinema

A mesma Formata que já está às voltas com projetos de filmes para Luiza Brunet e Glória Pires, para este ano. E, em 2019, irá tocar a segunda parte de "Os parças", com Tom Cavalcante.

Grade

A propósito do "É de casa", o programa terá, sim, edições normais aos sábados durante a Copa do Mundo. Será afetado, eventualmente, quando houver coincidência com alguma transmissão da Rússia.

Convite

O jornalista Domingos Meirelles, da Record, também presidente da ABI -- Associação Brasileira de Imprensa, recebeu um telefonema pessoal da ministra Cármen Lúcia, presidente do STF. Por iniciativa dela, está sendo criado um Fórum de Debates de Liberdade de Comunicação e ele, Domingos, foi convidado a participar.

Oficial...

Record e produtora Cygnus Media ainda não assinaram contrato para tocar a próxima edição de "A fazenda". O assunto, de acordo com as partes, só será discutido após a conclusão do "Power couple".

... E oficioso

Alguns setores da Record, no entanto, não trabalham com a possibilidade de uma "Fazenda" para este ano. Só em 2019, devido ao excesso de realities. É bom lembrar que entre as programações para o segundo semestre, são confirmadas as produções do "All together now" do Gugu e um novo "Dancing" da Xuxa. Resta saber, como outra pergunta, o que será feito do Mion?

Confirmados

José Loreto, Fábio Tokay, Liza Gomes, Cauê Campos e Talita Fusco estarão em "O sétimo guardião", a substituta de "Segundo sol". É a novela do Aguinaldo Silva, que agora tem prioridade na ordem das produções.


"Mordido" e motivado, autor vai apostar em novelão clássico




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

"O outro lado do paraíso" foi em frente e, a partir de amanhã, as atenções na Globo se voltam para "Segundo sol", a nova novela das nove escrita por João Emanuel Carneiro. Dentre outros trabalhos, ele tem no currículo "Da cor do pecado" e "Avenida Brasil", sucessos de venda lá fora e de audiência em todos os lugares. A pedra de tropeço, em se tratando deste autor, aconteceu em "A regra do jogo", exibida em 2015. As diferentes experiências vividas também são importantes e assim como não é possível acertar sempre, errar seguidamente também não. O fato é que ele ainda se sente incomodado sobre questionamentos e resultados daquela história, na qual tentou imprimir um ritmo próximo de seriado, e não funcionou. Agora, decidido a virar a página, promete seguir a receita simples do arroz com feijão bem temperado. Sem invencionices. Retomará em "Segundo sol" o gênero novelão clássico, que o público adora e ciente que tem uma boa história nas mãos para contar. Promete não economizar energias: "Estou trabalhando 12 horas por dia de domingo a domingo".


 - MARÍLIA CABRAL / GLOBO / DIVULGAÇÃO - MARÍLIA CABRAL / GLOBO / DIVULGAÇÃO

"Mister Brau"

Tais Araújo e Lellezinha nos bastidores de "Mister Brau". No episódio de terça, a família Brau vai tentar alavancar a carreira musical da intérprete de Yasmin.

Fake News


Nada a ver essa história que se espalhou na Internet com direito a vídeo de "chamada", falando do interesse da Globo em preparar a estreia de "Smallville -- As aventuras do Superboy". Não existe. "É falso, não vamos exibir a série", avisa a assessoria da emissora.

Regressiva

Mais duas semanas e o diretor José Luiz Villamarim colocará ponto final nas gravações de "Onde nascem os fortes". Na verdade, com os trabalhos bem adiantados, ele tem passado mais tempo na edição, deixando a rotina dos estúdios para os demais diretores. No ar, segue até 16 de julho.

Comemorou cedo

Outro dia foi destacado neste espaço que a Globo vinha conseguindo evitar vazamento em "Onde nascem os fortes". Mas a alegria durou pouco. Seguindo a mesma rotina de sempre, capítulos da supersérie já começam a ser espalhados nas mais diferentes direções.

No azul

Apesar de os índices ainda estarem muito longe do ideal, não existe pressão na Band em cima do "Superpoderosas". Por enquanto, a ordem é seguir com os ajustes necessários, sempre em busca do formato que melhor se ajuste ao horário. Aliás, se existe um fator jogando a favor é o fato de o programa estar se pagando. Importante.

Recheado

A próxima temporada do "Xilindró", com Oscar Filho no Multishow, terá uma série de participações especiais. Na lista, Saulo Laranjeira, José Santa Cruz, Daniel Pimentel, Orã Figueiredo, Charles Paraventi, Romeu Evaristo e Neusa Borges. No ar a partir de 18 de junho.

Vai começar

A diretora Cininha de Paula inicia amanhã as gravações da nova temporada da "Escolinha do professor Raimundo". Como novidades, a volta de Otaviano Costa como Ptolomeu, mais Gui Santana e Érico Bras.

The 100


A Endemol tem encontrado certa dificuldade para formar o júri do "All together now", que será o próximo programa do Gugu, previsto para estrear em agosto na Record. E tá pegando justamente na "quantidade". Como serão 100 pessoas ligadas à música, algumas, já sondadas, colocaram um pé atrás por entender que não terão o devido destaque em um painel enorme, como consta no formato. Temem fazer figuração ou coisa parecida.

"Novo mundo"

Renan Monteiro, que interpretou o escravo Matias em "Novo mundo", vai participar de "Malhação: vidas brasileiras" como o personagem Selmo. Na trama, ele será um agente socioeducativo que trabalha no centro de internação onde Érico (Gabriel Fuentes) ficará detido.

Cuidados

Nesta segunda-feira, Sabrina Sato vai gravar na Record dois quadros para o seu programa: "Canta pra mim" e "Vitrine musical", este último uma novidade, movimentando Iza e Matheus & Kauan. Por causa da gravidez de risco, e seguindo recomendações médicas, Sabrina ficará no estúdio apenas duas horas.


Esporte Interativo está escalado para a grande final da Liga dos Campeões




FLávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Por parte das TVs envolvidas, a final da Liga dos Campeões, Real Madrid e Liverpool, em Kiev, dia 26, já faz por merecer grande atenção. O NSK Olimpiyskyi é o mesmo estádio da decisão da Eurocopa, em 2012, quando a Espanha se sagrou campeã. O Esporte Interativo, como sempre a única a se prestar a tanto, vai com equipe completa para a Ucrânia: o narrador André Henning e os comentaristas Zico, Mauro Beting e Vitor Sérgio Rodrigues. Os repórteres Tati Mantovani e Fred Caldeira, além da cobertura do jogo, estarão encarregados de acompanhar a última semana de preparativos das duas equipes. Na TV aberta, Band e Globo, também como foi ao longo de toda a competição, irão acompanhar o jogo dos seus estúdios no Brasil.


 - CÉSAR ALVES / DIVULGAÇÃO - CÉSAR ALVES / DIVULGAÇÃO

Estreia de segunda

Em se tratando de novelas, este será um final de semana que não terá para nenhuma. Todos os espaços de chamadas do gênero, na Globo, serão de "Segundo sol", estreia de segunda-feira. Letícia Colin, no papel de Rosa, vive um dos destaques da história.

Se vira nos 30

Esta próxima segunda-feira será um dia de atenção para toda imprensa esportiva. Às 14h, de acordo com a programação, o técnico Tite irá apresentar a lista dos selecionados para a Copa da Rússia.

Quero ver

Uma segunda de desafio para aqueles que são responsáveis em armar as grades de programação. Na Band, por exemplo, 14h, termina o programa do Neto e começa o da Cátia Fonseca. Como será?

Falando nisso

Sabe aquela programação infantil que existia na Rede TV! às 9h? Pois é, ela não está mais lá. O horário também foi vendido. Entrou algo que se intitula "Calculadora".

Para onde foi?

O "TV kids", este é o nome, foi resumido para desenhos do "Pokémon" e mudado para 18h. O curioso é que o desenho passa a anteceder o "Operação de risco", programa policial. Um público que nada tem a ver com o outro. Fica difícil.

Troca-troca

Começo de escalação e são inevitáveis uma ou outra mexidinha no elenco. Em "Jesus", próxima religiosa da Record, Cláudia Assunção não fará mais Maria de Nazaré. Outra Cláudia, a Mauro, ficou com o papel. Assunção ainda não tem nova personagem definida.

Não para

Com média de um trabalho por ano na Globo desde sua estreia em 1993, Cyria Coentro também se garantiu na próxima novela das 19h. Será "mãe" de Fhelipe Gomes e Talita Younan em "O tempo não para".

Faltou isso

"Deus salve o rei" passou por alguns ajustes nos seus últimos capítulos, muito em função do trabalho que Ricardo Linhares, investido nas funções de supervisor, recomendou fazer. Há um engano, no entanto, na maneira de interpretar de alguns atores, que se arrasta desde os primeiros capítulos. Em vez de falar, muitas vezes, preferem sussurrar. Por conta de quê?

A propósito

Se tem uma novela que está passando batido e caindo na graça de uma grande maioria, ela atende pelo nome de "Orgulho e paixão", no horário das 18h. A história é interessante e o elenco, escolhido com acerto, está muito bem encaixado.

"As mastrioskas"

Hoje vai ao ar, na Globo, faixa da tarde, depois do "Sai de baixo", o segundo "As mastrioskas". Nova série do passeio de Glenda Kozlowski com as mães dos três craques -- Nadine (Neymar), Vera (Gabriel Jesus) e Ane (Fernandinho). Entre salão de beleza e ópera no Teatro Bolshoi vai ter mais um pouco de tudo.