CANAL 1


Record vai retomar segundo horário inédito de novela




A parceria Record-Casablanca não abandonou em definitivo o segundo horário de novela inédita, até pouco tempo ocupado por "Belaventura", de Gustavo Reiz. Até porque "Topíssima", de Cristianne Fridman, após um pequeno adiamento em seus planos, está de volta ao planejamento de rotina.

As suas gravações terão início em julho e a estreia, se nada mudar, se dará em outubro. Camila Rodrigues, Dudu Azevedo, Guilherme Winter, Beth Goulart, Cláudia Mello, Larissa Maciel, Jorge Pontual e Polliana Aleixo são alguns nomes reservados para o elenco.

O livro "Casamento blindado", do casal Renato e Cristiane Cardoso, de acordo com informações internas, é a fonte de inspiração da trama.

Fridman terá o apoio dos roteiristas Aline Garbati, Camilo Pellegrini, Fabiana Reis, Jussara Fazolo e Marco Borges. Direção de Rudi Lagemann.

A informação que a Record não extinguiu a sua segunda faixa de dramaturgia e a retomará em breve é boa para o mercado de trabalho.

Porém, ainda é necessário existir mais organização no departamento a fim de se evitar novos "buracos" entre uma e outra produção. Neste ponto, a Record tem sim que copiar o modelo da Globo. 


 - GABRIEL FELIX /DIVULGAÇÃO - GABRIEL FELIX /DIVULGAÇÃO

Tribunal 
Hugo Bonemer integra o elenco da segunda temporada da série "Natália", com estreia em 21 de fevereiro na TV Brasil. Faz um advogado, Theo Villaça Júnior, que vai defender Marcelino (Guti Fraga), pai da protagonista Natália (Angela Peres).

De novo

Com a volta do segundo horário de dramaturgia, é até compreensível que a Record promova uma nova alteração de grade em outubro. Mas dificilmente fará mudanças na atual carga horária do "Cidade alerta", pela sua importância como alavanca de audiência.

Tudo caminha

Sendo assim, o mais natural é que "Topíssima" seja mesmo exibida na faixa hoje ocupada pela reprise de "Os dez mandamentos". Ou seja, às 19h45.

Direção

Paulinho Lima, ex-Record, vai tocar o programa de Rinaldi Faria nas noites da TV Gazeta-SP. Ele, Paulinho, que já foi casado com a apresentadora Mara Maravilha.

Pelo mundo

"Besouro", filme de João Daniel Tikhomiroff, continua ganhando espaço em eventos internacionais. No próximo dia 12, haverá uma sessão no Brooklyn Academy of Music, em Nova York.

Incógnita

Sobre a possibilidade da Rede TV! movimentar diferentes youtubers no seu fim de noite, como alternativa à saída do Amaury Junior para a Band, há um questionamento interno. Eles teriam força comercial (também) fora do seu habitat? Seriam viáveis em um produto diário na televisão aberta?

Mas já?

Lulu Santos já está em "campanha" nas suas mídias sociais pela volta do "The voice Brasil". Calma, "mestre", porque ainda vai demorar um pouco. A temporada 2018 do programa só terá início na segunda quinzena de setembro.

Falando nisso


Michel Teló tomou conta do "The voice" e já venceu três edições seguidas. Como se recorda, a Globo o colocou na cadeira que pertencia a Daniel, e ele se deu muito bem. De qualquer forma, já passou da hora dos demais técnicos reagirem!

Finalmente

As gravações de "Segundo Sol", substituta de "O outro lado do paraíso", começaram no Rio de Janeiro, mas ainda sem movimentar o protagonista Emílio Dantas. O ator está concluindo participação em um filme sobre Tancredo Neves.

Fragilidade

O SBT, apostando em reprises, tem feito segundo lugar de audiência na Grande São Paulo durante o horário do "Programa Silvio Santos". Isso só reforça a necessidade de a Record - ou outra rede qualquer - se movimentar um pouco mais por ali.

Titular

Na próxima quarta-feira, Otaviano Costa voltará a formar dupla com Sophia Abrahão no "Vídeo show". Até lá, segue Marcos Veras no programa.

Espaço

"O outro lado do paraíso", decididamente, não está representando muita coisa para o currículo de Felipe Titto e Arthur Aguiar. O primeiro, quase sempre, não tem direito nem a falas, naquele salão de beleza. Já o segundo, nada acontece. A novela termina em maio. Quem sabe até lá...


Casamento das novelas com os telejornais continua mais sólido do que nunca




É interessante observar como, com o decorrer dos tempos, criou-se uma relação de interdependência ainda maior e mais saudável entre as novelas e os telejornais nas programações das TVs. Aquilo que lá atrás começou na Excelsior, mas se consolidou de maneira importante na Globo, veio depois se estender por todas as outras. No SBT, Record e Bandeirantes, de acordo com as peculiaridades de cada uma, a mesma prática foi aos poucos sendo adotada, com um produto acabando por completar ou trabalhar em prol dos resultados do outro. O último exemplo significativo foi dado agora, recentemente, pela Record ao colocar "Os dez mandamentos" e "Apocalipse" entre o "Cidade alerta" e o "Jornal da Record", estes funcionando como dois pilares de grade. Uma mexida simples, mas que acabou por modificar os resultados de audiência que, já de alguns meses, eram registrados na faixa da noite.


 - JOÃO CALDAS/ DIVULGAÇÃO - JOÃO CALDAS/ DIVULGAÇÃO

Musical
Danielle Winitts deixou o espetáculo "MPB -- Musical popular brasileiro", que vai estrear dia 2 de março, no Teatro das Artes, em São Paulo, com direção do Jarbas Homem de Mello. Para substituí-la foi chamada Adriana Lessa (foto), atriz também conhecida e respeitada. Ensaios a toque de caixa.

Ao vivo

Amaury Junior vai fazer quatro entradas, ao vivo, do baile do Copa, na noite de hoje, durante a exibição do seu programa na Band. E ainda vai preparar todo um material para as próximas edições.

Falta de material

Mesmo considerando a troca de público, que o telespectador da manhã pode não ser o mesmo da tarde ou da noite, a repetição de filmes nos canais pagos chega às raias do intolerável. A conclusão que se tem é que existe canal demais para filme de menos.

Entrou por aí


Recife, durante muitos anos, esteve incluída na cobertura do Carnaval da Band. Durou enquanto existiu o acordo com a prefeitura da cidade. Agora, ou pelo menos neste ano, a TV Cultura é quem estará encarregada de fazer este trabalho, em um esquema de parceria com a TV Nova Nordeste. Na noite de hoje a sua transmissão terá início a partir de 21h35.

Vai em frente

Sensível aos bons resultados que o programa sempre oferece, a Globo já tem resolvida uma próxima temporada da "Escolinha do professor Raimundo", além da atualmente em cartaz. A ideia é gravar ainda neste primeiro semestre, se for possível, com o mesmo elenco.

Agenda

O próximo evento do Instituto Neymar será a realização de um leilão, o segundo promovido por ele, que está para ser confirmado logo após a Copa do Mundo. A previsão é de 24 a 27 de julho, no Hotel Unique, em São Paulo, com a presença do craque, amigos e familiares.

Mexida geral

Acertada a continuidade da Regina Volpato, a Gazeta vai trabalhar num formato quase que inteiramente novo para o "Mulheres". A ordem é remodelar geral. Os diretores Marinês Costa e Silvio Alimari, Tico, já estão envolvidos com isso.

Bom desempenho

Uma pena o pouco aproveitamento da Tainá Muller em "O outro lado do paraíso". É uma atriz de seguidos bons desempenhos. Tudo que é chamada a fazer, faz bem.

Acelerando

A grande preocupação, neste começo de "Segundo sol", novela do João Emanuel Carneiro foi o trabalho de preparação do elenco. Etapa concluída. Agora, a ordem é acelerar as suas gravações.

Cotado

Felipe Hintze, atualmente como Moqueca em "Malhação", é um nome cotado para "O sétimo guardião". Ator mais conhecido no meio teatral, já marcou presença em outras produções, como "Verdades secretas" e "Supermax internacional".

Datena

Band está acelerando a montagem da equipe de produção do novo programa do Datena, para as tardes ou noites dos domingos. Existe a intenção, e há um esforço nesse sentido, de promover essa estreia ainda no decorrer de março.


Demorou 4 anos para Record descobrir prejuízo no "Domingo show"




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

A Record, depois de vários ameaços, colocou em prática medidas que visam baratear drasticamente os custos do "Domingo show", do Geraldo Luís. Por elas, diminuir a sua duração para duas horas, reduzir equipe, passar a ser gravado e levar a exibição do palco para o estúdio, sem plateia. A produção, de acordo com o mesmo plano, se resumirá apenas a contar histórias, mas sempre considerando a obrigatoriedade de se amoldar ao seu tempo de arte. Será modificado o seu horário de entrada, para com isso manter a entrega para o "Hora do Faro", sempre considerada muito boa. A justificativa para toda essa operação é que a conta do "DS", desde o seu lançamento, nunca fechou, mesmo com resultados de audiência dos mais significativos. Curioso tudo isso. Às vésperas de completar quatro anos da sua estreia, só agora foram perceber que o programa dá prejuízo. Algo não considerado nem mesmo no instante de renovar com seu apresentador, meio que às pressas, diante do declarado interesse do concorrente SBT.


 - RAMON VASCONCELOS / GLOBO / DIVULGAÇÃO - RAMON VASCONCELOS / GLOBO / DIVULGAÇÃO

Sintonia

Em São Paulo, Monalisa Perrone chega à transmissão do quinto Carnaval seguido em parceria com Chico Pinheiro. Segundo a titular do "Hora um", eles se entendem "só de olhar".

Curioso observar

O SBT, por decisão da sua direção, decidiu exibir reprises durante os meses de janeiro e fevereiro. Nada inédito, além, claro, do jornalismo. Interessante é que programas como "Praça", "Ratinho" e "The noite" têm apresentado audiências acima do normal.

Problema sério

Tal decisão, a de paralisar a produção por dois meses, de fato está levando o SBT a economizar e até ganhar de um lado, mas perder de outro. O faturamento com reprises é infinitamente menor se comparado aos inéditos.

Uma...

É bom que o pessoal da cobertura de Carnaval fique esperto com a escolha do lugar mais adequado para as suas entradas, especialmente no ao vivo. Se colocar ao lado das caixas de som não será, como nunca foi, o melhor negócio. Nos blocos, no último final de semana, foi o que mais aconteceu.

... E outra


Em se tratando de Carnaval ou qualquer evento de massa, trabalhar com a imagem aberta é sempre o grande lance. Mostrar o público passa a ser muito mais importante do que ficar fechado no repórter. É o bê a bá, mas pelo que se viu até agora como amostra, alguns faltaram justamente nessa aula.

Papo furado

Nos últimos dias circularam na internet informações sobre os preparativos de um novo produto para o lugar do "Café com Jornal" na Band. Bobagem. A Band, consultada, garante que não existe nada disso. Naquela faixa da manhã, segundo ela, vai tudo continuar como está.

Isso sim

Segundo a própria Band, a única novidade confirmada para suas manhãs, mas após o "Café", é o "Superpoderosas", novo programa feminino. Estreia prevista para abril.

Completamente entregue

A dedicação de Marina Ruy Barbosa antes e depois das gravações de "Deus salve o rei" tem chamado atenção de todos. Ela é só trabalho. Após a conclusão da jornada do dia, ainda encontra tempo para fazer novos exercícios de preparação da sua personagem. Não à toa, o seu bom rendimento.

Título

A Globo definiu "Filhos da terra" como título definitivo da próxima novela de Thelma Guedes e Duca Rachid, na fila das 18h. Até então, a história, sobre refugiados, era conhecida como "Travessia". Renato Góes e Julia Dalavia serão os protagonistas.

Descontrole

Lamentável o comportamento do treinador do Atlético Mineiro, Oswaldo de Oliveira, tentando agredir Leo Gomide, da rádio Inconfidência, após o jogo de quarta-feira. Mais que o desequilíbrio, revelou que o seu preparo para comandante de grupo é nenhum.


Direção da TV Cultura estuda saída de Augusto Nunes do "Roda viva"




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

O Comitê Estratégico da Cultura, aquele que pensa e tem por obrigação discutir assuntos ligados a toda produção e programação da TV, reunido na terça-feira teve como tema principal, praticamente único, a saída de Augusto Nunes do "Roda Viva", a partir do vencimento do seu contrato, em março. Pesa contra a ele o uso de exagerada parcialidade na condução dos trabalhos. O assunto, antes limitado às reuniões do conselho da Fundação Padre Anchieta, agora chegou de forma mais intensa e incisiva dentro da própria televisão. Não há mais como não tomar uma decisão. A palavra agora está com o presidente, Marcos Mendonça, não só pela importância do problema, mas a sua extensão. Internamente, é sabido por todos, não existe uma linha de diálogo entre Augusto Nunes e o diretor de jornalismo Willian Corrêa. Os dois cortaram relações há muito tempo. Na necessidade de uma conversa, o próprio presidente passou a se prestar ao papel de intermediário. Caso em questão. A solução, seja qual for, se não acontecer durante, pode sair logo depois do Carnaval. A Cultura, consultada, não se manifestou até o fechamento.


 - DIVULGAÇÃO - DIVULGAÇÃO

Grupo definido 
Tite já tem na cabeça todo o grupo de jogadores que vai convocar para a Copa do Mundo na Rússia. A revelação do treinador foi feita em entrevista a Felipe Andreoli que o "Esporte espetacular", da Globo, exibe no próximo domingo.

Problema a menos

Neste 2018, a festa de entrega do Oscar não terá a concorrência do Carnaval na Globo. A 90ª edição da premiação vai acontecer no dia 4 de março. Praticamente um mês depois.

Time escalado

Se lá, no Teatro Dolby, em Los Angeles, a condução dos trabalhos caberá ao comediante Jimmy Kimmel, aqui, o pessoal da Globo será o mesmo do ano passado. Ou seja, Maria Beltrão, Artur Xexéo e Miguel Falabella.

Curioso isso

Chama atenção o número de emissoras de rádio e televisão colocadas à venda em diferentes pontos do país, até em centros dos mais importantes. Um panorama bem diferente do que há pouco tempo existia.

Questão de tempo

Em "O outro lado do paraíso", na Globo, Renato, personagem de Rafael Cardoso, mais alguns capítulos, vai se revelar como principal mau-caráter da novela. Também com histórico de vingança, algo relacionado às minas de esmeraldas. Como parte desse plano, vai pedir Clara (Bianca Bin) em casamento.

Retrocesso

Assunto já meio malhado, mas que ainda causa inconformismo, o veto ao árbitro de vídeo no Brasileirão. Decisão tomada pelos clubes que não aceitaram pagar a conta. Compreensível até, porque a maioria vive com as calças na mão, mas e a CBF, conhecida pelo seu histórico de abundância, por que não?

Viu só?


Curioso como algumas emissoras são rápidas para errar, mas tão morosas para acertar. Só depois de muito tempo a Record reajustou, como já devia ter feito, a sua grade da noite e os resultados foram imediatos. A reprise de "Os dez mandamentos" está batendo seus próprios recordes, dia após dia.

Dois tempos

Lázaro Ramos vai reviver a personagem Priscila, da novela "Sexo frágil", na nova temporada do "Mister Brau" na Globo. Isso sem abandonar seu tipo principal, o cantor Brau.

Jornalismo

O que era dado como certo agora é confirmado pela Record sobre lançamento do novo projeto jornalístico para as manhãs, das 6h às 8h30, a partir de março, sob o comando de Bruno de Abreu. Ou Bruno Peruca como preferia Marcelo Rezende, criador do apelido. O programa, com apoio de novos reforços, terá uma pegada mais leve. Mais humor até.

"Porta dos fundos"

O Comedy Central, canal da Viacom, marcou para 13 de março, às 21h30, a estreia de "Borges importadora", a nova série do "Porta dos fundos". O programa é sobre uma importadora cheia de dívidas e pessimamente administrada por seu dono, Borges -- que é apenas mencionado na história. No elenco, Antonio Tabet, Thati Lopes, Karina Ramil e Rafael Portugal.


Band trabalha na volta do "Chacrinha" para sua programação semanal




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

É uma conversa ainda no começo, porém a disposição das partes revela que são amplas as possibilidades de um entendimento entre Band e Leleco Barbosa para uma série de apresentações regulares da "Discoteca do Chacrinha". Ou do programa vir a ser, ainda neste primeiro semestre do ano, mais um produto fixo de grade. Uma ideia que surgiu a partir do espetáculo "Chacrinha, o musical", apresentado com sucesso no ano passado, que depois veio abrir caminho para especiais na Globo e Rede TV!, também com registros de audiência dos mais interessantes. O plano de agora vai muito por aí. Transformar a "Discoteca" em uma atração semanal, com um grupo de jurados fixos, apresentações musicais e em cima daquilo tudo que o Velho Guerreiro fez na TV do passado, inclusive na própria Bandeirantes entre o fim dos anos 70 e começo dos 80. Só que agora representado e sempre muito bem pelo ator Stepan Nercessian.

Ainda sobre o assunto

Leleco Barbosa, filho do saudoso Chacrinha, confirmou que existe mesmo uma conversa com a Band, "mas não tem nada resolvido ainda". As partes deverão retomar o assunto logo depois do Carnaval. "Agora, estou com a cabeça na Grande Rio", avisa. O Velho Guerreiro será enredo da agremiação este ano.

E mais


O mesmo Leleco, após o especial exibido em dezembro, também deixou as portas abertas na Rede TV! para novas gravações. Portanto, esclarece, está em contato com as duas emissoras e acredita que na próxima semana já haverá uma definição. Se fechar com a Band, a ideia é ter o Stepan à frente do programa. Já em se tratando de Rede TV!, o João Kleber.


 - GILVAN GUIMARÃES / SBT / DIVULGAÇÃO - GILVAN GUIMARÃES / SBT / DIVULGAÇÃO

Em duas canoas 
O SBT exibe a partir de amanhã sequência de cenas da lua de mel do casal protagonista de "Carinha de anjo", Gustavo (Carlo Porto) e Cecília (Bia Arantes), gravada em Bariloche. Bia que também já está em outra, a sedutora Brice de "Deus salve o rei", na Globo.

Agora vai

A Globo deu início às gravações de "Segundo sol", próxima das 21h, do João Emanuel Carneiro. Por enquanto, nada de estúdios. Só externas. Tudo ainda muito no começo até porque a estreia só será em maio.

Assim...


A cada momento surge uma notícia diferente sobre a presença ou não da Band no mundial da Rússia. A penúltima informação, porque não se deve considerar como última, é que existe a chance de ser feita uma mini Copa. Este seria o "Plano B". Só os jogos do Brasil e mais uma coisinha ou outra.

... Ou assado

E como "Plano C", só ter as imagens e com elas produzir um programa diário, todas as noites, tipo "Apito final", uma marca da própria Band, consagrada nos tempos do Luciano do Valle ou enquanto foi o "canal do esporte".

Indo assim

Em meio a idas e vindas, o que se sabe é que em um almoço, como acontece em todo começo de ano e que deve ser confirmado para a metade deste mês, a Band irá anunciar a sua grade de 2018. Até lá, acredita-se, além dos novos programas da manhã, da Cátia e do Datena também será anunciada a posição oficial sobre a Copa do Mundo. Antes disso, difícil.

Regressiva

A nova temporada de "Mister Brau", série de Lázaro Ramos e Taís Araújo, com estreia em abril é tratada internamente, inclusive entre o seu próprio elenco, como a última. Não se trata, no entanto, de uma informação oficial da Globo.

África

Ainda em se tratando do "Mister Brau", Lázaro Ramos e Taís Araújo estão com viagem marcada para a África, ainda em fevereiro, logo depois do Carnaval. Em Luanda, capital de Angola, serão gravadas cenas desta nova temporada.

Não sei de nada

As notícias sobre mudanças no "Domingo show", por enquanto, estão partindo da Record para o lado de fora, mas sem ainda chegar aos principais envolvidos. O apresentador Geraldo Luís, por exemplo e por enquanto, não foi informado de nada.

Ibope (1)

Após um ano de ótimos resultados em 2017, quando registrou a média mais alta dos últimos cinco anos no PNT -- Painel Nacional de Televisão (24h), a Globo fechou o primeiro mês de 2018 com números ainda mais expressivos. Em janeiro, foram 14 pontos com 40% de participação na audiência nacional/dia, a melhor desde 2012, fazendo dela a única da TV aberta a crescer 8% em relação a janeiro do ano passado.

Ibope (2)

Impulsionado pelas estreias, o horário nobre da Globo, 18h às 24h, também chegou a sua melhor marca em seis anos: 26 de média com 46% de participação, crescimento de 13% em relação a janeiro de 2017. Simples consequência de enxergar o ano como um todo, não apenas depois do Carnaval.

A qualquer momento


Já existe certa disputa de Record e Band pelo passe do William Waack. Nos bastidores, acredita-se, uma decisão dele sobre seu próximo destino está para sair a qualquer momento.