CANAL 1


Medição do Kantar/Ibope está longe de refletir a verdade da TV




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Valendo-se dos números do "Roda Viva", entrevista com Jair Bolsonaro, segunda-feira (30), é possível chegar a algumas conclusões bem interessantes. Nada de política, por favor. Mas um simples dado para estabelecer o raciocínio que se segue.

O programa, de acordo com o Kantar/Ibope, registrou 2,4 pontos de média em São Paulo, o que equivale a algo muito próximo a 173 mil domicílios. Só que o mesmo programa foi assistido, via internet, em computadores, celulares ou outros do gênero, em 200 mil aparelhos. A diferença, além de um número bem significativo, é que a única medição que vale, para todos os fins e efeitos comerciais, é a do Kantar/Ibope.

O mundo mudou, e diante de avanços tão inevitáveis, torna-se imprescindível que a aferição da TV hoje se estenda a todos os outros meios onde ela está presente. Assim não sendo continuaremos trabalhando com números que não expressam a realidade por inteiro. Não só a forma convencional de assistir TV deve ser considerada, mas todas as outras, para que se tenha o real desempenho das emissoras e de seus conteúdos. Trabalhar só com meia verdade não dá mais.

Importante considerar

Hoje existem meios dos mais diferentes para assistir televisão. Limitar a verificação da audiência apenas aos padrões tradicionais deixou de ser suficiente. Por exemplo: e o que é visto através das plataformas de streaming, após 3, 4 até mais dias da sua primeira exibição?

Novo trabalho



 - GLOBO/RAQUEL CUNHA - GLOBO/RAQUEL CUNHA


Bella Piero vai aparecer em "Malhação: Vidas Brasileiras", a partir do próximo dia 9. Sofia é a personagem, que vai se envolver com Garoto (Pedro Maya). O último trabalho da atriz foi em "O Outro Lado do Paraíso", no qual se destacou como a personagem Laura, que foi violentada pelo padrasto na infância.

Trabalho de agora

"Filhos da terra", novela de Thelma Guedes e Duca Rachid, na fila das 6, já entrou em processo de escalação. Um trabalho que as autoras e o diretor Gustavo Fernandez pretendem concluir até meados de setembro. Alguns nomes, como Paula Burlamaqui e Julia Dalavia, já estão confirmados.

Mais que suficiente

Não há necessidade de comparar o número de câmeras usadas no VAR da Copa da Rússia, com as de agora na Copa do Brasil. O problema não é quantidade. Três ou quatro no máximo podem fazer o serviço muito bem. Quem tem um pouco de noção de TV sabe disso.

Volta dele

Na segunda que vem, o "Jornal da Band" já terá a volta de um dos seus titulares. Após férias, Ricardo Boechat vai reassumir seu lugar na bancada, assim como retornar ao seu trabalho de todos os dias na rádio BandNews.

Passo atrás

No instante em que SBT fica com jornalismo a noite inteira, Globo mantém cinco horas de informação entre "Hora 1" e "Bom Dia", e a Record já tem uma programação noticiosa estabelecida, a Band precisa se ajustar a esta nova realidade. Cozinhar pela manhã o que foi notícia no dia anterior não dá mais. O público não merece.

Sabatina

A Record News, com Heródoto Barbeiro e Domingos Fraga, vai realizar sabatinas com os candidatos à Presidência da República. Começa no dia 20.

Descanso

O autor Daniel Adjafre e o diretor Fabricio Mamberti, recém-saídos de "Deus Salve o Rei", já estão com um novo projeto na mira. Um negócio muito no começo, tanto assim que nem foi levado ainda para a direção da Globo. Agora, férias para a "companhia". Na volta, eles darão sequência nesse trabalho.

Requisitado

De férias na Globo após "O Outro Lado do Paraíso", Lima Duarte não para. Neste momento, está estudando dois convites para o cinema e poderá, ainda, embarcar em um trabalho na Europa.

Cochicho

Parece que "Segundo Sol" também foi atingida pelo mal do falar bem baixinho, do quase cochichar nas novelas da Globo.

Pausa

Depois de emendar um reality no outro "Power Couple" e "Canta Comigo", Gugu Liberato, a partir de setembro, para com tudo. O seu plano é passar pelo menos quatro meses direto com os filhos nos Estados Unidos.


Por causa do "Masterchef", programa da Renata Fan foi parar na cozinha




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Todo encerramento de "Masterchef" deixa a Band meio maluca. Não por outras razões, mas até por ser o seu principal produto no entretenimento.

Todo carinho e atenção, entende-se, são perfeitamente justificados. As consequências é que não são lá das mais interessantes. Porque dois estúdios foram disponibilizados para a final de terça-feira. Também foram necessárias algumas acomodações. Algumas meio que daquele jeito, ou naquela de vestir um e desvestir o outro.

Por exemplo: o "Jogo Aberto", da Renata Fan, por falta de um local mais adequado, foi parar na cozinha do Daniel Bork. Por mais maluco que possa parecer, acabou sendo isso. Não encontraram outra maneira.

Ali, num puxadinho, no meio de panelas, fogão e geladeira, fizeram uso do chroma-key para dar o velho e bom jeitinho. Velho até que sim, mas bom não ficou não. O resultado foi horroroso.

Por que não, em caráter excepcional, a transferência para outra praça? Rio, por exemplo? Foi numa dessas, depois de tantas, que um belo dia, Danilo Gentili pegou as suas coisinhas e deixou a Band falando sozinha. Foi embora pro SBT. E está lá até hoje.
Atire a primeira pedra


 - BLAD MENEGUEL/DIVULGAÇÃO - BLAD MENEGUEL/DIVULGAÇÃO


Manuela do Monte integra o time da segunda fase de "Jesus", na Record, fazendo a personagem Laila, que vai até o fim da história. No decorrer da novela, sofrerá acusação de adultério, com risco de apedrejamento.

Congelado

A Globo não vai mexer no valor do prêmio destinado ao campeão do reality "Popstar", que estreia segunda temporada em 16 de setembro. Quem vencer, vai levar R$ 250 mil.

Na agulha

O piloto do programa da Maisa, Maisa Silva, no SBT, já foi feito, refeito e submetido a duas avaliações internas. As considerações são as mais positivas, a ponto de agora existir uma dúvida: se será exibido mesmo no canal da internet ou na própria TV.

Duas coisas


No palco, a Maisa ainda apresenta certo nervosismo, nervosismo de quem quer acertar. Mas nas externas, o seu desempenho é mais solto. A conversa com a Chris Flores, sobre os mais diferentes assuntos, gravada dentro de um carro, apresentou um resultado bem interessante.

Caiu no colo


Além do talento, o destino jogou a favor de Sophie Charlotte, na escolha para protagonista da série "O Anjo de Hamburgo", na Globo. Isso porque ela fala alemão e inglês fluentemente, línguas que também serão obrigatórias nesse trabalho.

Falta isso

Discovery e Academia de Filmes ainda não definiram título para o programa de Marcelo Tas, com estreia em 2019. Está em aprovação. As gravações, porém, vão começar em São Paulo na próxima semana.

Tem tempo

No começo de 2019, a Record vai começar a definir o grupo de cobertura dos Jogos Pan-Americanos, com transmissão exclusiva na TV aberta, Record News e internet. O evento acontecerá entre 26 de julho e 11 de agosto, em Lima, no Peru.

Espaço reservado

Os três novos estúdios da Globo, em construção no antigo Projac, devem ter suas obras concluídas até meados do ano que vem, para, em seguida, receber necessário tratamento acústico e equipamentos de luz e captação de áudio. Só serão colocados à disposição da dramaturgia no início de 2020.

Exagero

Deborah Secco está no limite do exagero, na sua interpretação em "Segundo Sol". Se não segurar um pouco a onda, entre tanto choro e desespero, a sua Karola corre o risco de cair do ridículo. A direção da novela pode ajudar.

Bom dia

O "Bom Dia & Cia.", do SBT, completa 25 anos de exibição hoje. Formatado por Nilton Travesso, o programa teve Eliana como sua primeira apresentadora. Silvinha Abravanel assumiu seu comando em 2015.


Contribuição do jornalismo é determinante no crescimento da TV aberta




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Ao contrário de antes, quando só prime time era objeto de investimentos, a televisão dos tempos atuais, com a concorrência de outros meios, passou considerar todos os horários merecedores do maior carinho e consideração. Olha a Globo. Dia 13 agora, o "Hora 1", das madrugadas, terá a sua duração duplicada, em uma prova provada que existe público para ele: os que acordam bem cedo ou que ainda não dormiram. Serão cinco horas diretas de jornalismo ao vivo. Outro exemplo, o jornal das manhãs do "GloboNews", apresentação do José Roberto Burnier, exibição das 6h às 9h, com espaço suficiente para se aprofundar nos mais diversos assuntos. Aliás, sobre ele, um exemplo, muito mais que observação, de como a meteorologia, com o decorrer dos tempos, passou a merecer olhar mais cuidadoso. Os boletins da Izabella Camargo, interagindo com Burnier, nunca são inferiores a 10 minutos, algo inédito, com colocações que passam a ser imprescindíveis até sobre as consequências dessas condições. A crise hídrica por exemplo. O Complexo da Cantareira, em São Paulo, foi explicado lá, está com 20% a menos da sua capacidade em relação ao ano passado. Informações que também são importantes para agricultura, construção civil, até fábricas de bebidas. Foi-se a época que todo telejornal tinha a sua "moça do tempo". No lugar delas, surgiram especialistas, com informações imprescindíveis para a vida de todos.

Família Abravanel



 - RAPHAEL DIAS / GLOBO / DIVULGAÇÃO - RAPHAEL DIAS / GLOBO / DIVULGAÇÃO


Márcio Garcia vai receber domingo no seu "Tamanho família", na Globo, após o "Esporte espetacular", Preta Gil e Tiago Abravanel. A cantora, acompanhada do marido, o irmão e o filho. Já o neto de Silvio Santos, levou a mãe e as irmãs.

Vem aí

Está confirmada para o dia 19 a estreia de mais uma "Dança dos famosos", outro quadro de sucesso do "Domingão do Faustão", como de hábito, despertando interesse sobre aqueles que serão chamados a participar. O anúncio será no dia 12. A produção sempre trabalha com enorme capricho na seleção desses nomes.

Dois escolhidos

Mais uma vez serão 12 participantes, elenco dividido entre homens e mulheres. Para não deixar barato, aí vão dois, um de cada lado: Deborah Evelyn e Danton Mello.

Vai daí que...

Lógico que não chegou a se concretizar, mas a produção do "Domingão", em se tratando da nova "Dança", pensou no Seedorf, jogador holandês, aposentado, com passagem pelo Botafogo. Só que não deu. E não deu porque, para fazer quatro meses de programa, ele pediu um milhão de euros. Vou repetir, um milhão de euros. É mole? Caso de perguntar: que mundo ele, o Seedorf, vive?

De um lado...

A ESPN já está anunciando para o dia 10 de agosto, o início de mais um campeonato inglês, a Premier League, com a transmissão de Manchester United e Leicester. Exclusivo na TV fechada.

... Mas do outro

Ainda não há uma definição, em se tratando da TV aberta, sobre a Premier League. Rede TV!, com certa prioridade, e Band continuam na disputa. A ESPN, como dona do brinquedo, tem pressa para resolver a questão. Sexta-feira agora, dia 3, foi dada como data limite.

Nova realidade

As gigantes da tecnologia não estão para brincadeira. A Amazon, rival do Netflix e depois do Facebook com a Champions League, comprou uma parte dos direitos do campeonato inglês.

Mais uma

Devidamente registrada pela Globo a marca "Bom sucesso", para a próxima novela da dupla Rosane Svartman e Paulo Halm. Outra na fila das 19h, para exibição em 2019.

Segunda edição

Uma parceria do UFC, canal Combate e Mixer, a segunda temporada da série "Viver para lutar" tem estreia marcada para o dia 6, às 20h. Na produção, Rodrigo Minotauro viaja o mundo para conhecer lugares diferentes e revelar as artes marciais que ajudaram a moldar o MMA atual. Nesta, visitou China, Israel, Holanda, Japão, Brasil e Cuba.

Redução

Chegou a 27 o número de demitidos na Band -- Rio com a extinção do "Vídeo news". Depois de mandar embora todo esse pessoal, a emissora passou a funcionar com exatos 15 funcionários. Será que numa praça tão importante como o Rio de Janeiro, é possível fazer televisão com apenas 15 pessoas?

Destaque

A convite de Silvio de Abreu e Glória Perez, Marcius Melhem vai escrever um dos episódios da nova temporada da série "Os experientes". Melhem é hoje um dos roteiristas mais festejados da Globo.

Dentro e fora da programação

Igreja, na Rede TV!, tem dentro e fora da sua programação. Fora os conhecidos, frequentemente em cartaz, nos seus bastidores, toda quinta-feira, um grupo de funcionários se reúne para receber a palavra de um "pastor-profeta". A igreja dele, mais pobrezinha, não compra horários na casa. Faz na boa. Certa vez, alguém o levou até lá e ele foi ficando. E o detalhe: ao final das suas orações, ele "coloca" na mão dos seguidores uma pedra que não existe. Algo simbólico. Só no imaginário.


Neymar e o pai estão morrendo de rir de todos nós




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Entre prós e contras, parece que no Brasil e no mundo, nada mais importante aconteceu nas últimas horas a não ser o comercial do Neymar, veiculado em um dos intervalos do "Fantástico". Parece que todos, usando os meios que dispõem, se sentiram no dever e cívica obrigação de dar o seu pitaco, alguns já com teses comportamentais e jurídicas montadas. Pra morrer de rir falta pouco. Deve ser exatamente isso, gargalhadas aos montes, que os inventores daquela ação e o próprio jogador, o pai ou o estafe que o cerca, estão fazendo nessa altura. Se existia um objetivo a ser alcançado, ele foi e foi além dos limites, e continuará sendo assim até que outro assunto, com tamanha importância e impacto tome o seu lugar. Perdemos todos. Ah, esqueci de dizer: no mesmo domingo do comercial, Neymar e Bruna comemoraram o aniversário dela. A festa durou 12 horas.

Resumo de tudo

De tudo que li e ouvi, fico com o Xico Sá: "Neymar não pediu desculpas, não reconheceu nada, não foi à terapia, não foi ao divã, simplesmente dirigiu-se à caixa registradora em mais um oportuno anúncio publicitário. Não deu a cara a tapa, deu a cara a uma lâmina de barbear em um texto competente de autoajuda".
Dia de estreia



 - JOÃO COTTA/ GLOBO / DIVULGAÇÃO - JOÃO COTTA/ GLOBO / DIVULGAÇÃO


A Globo promove na noite desta terça-feira a estreia de "O tempo não para", sua nova novela das sete, escrita por Mario Teixeira. Christiane Torloni é uma das atrações, fazendo a Carmen, uma mulher moderna e independente que vai se apaixonar por Dom Sabino (Edson Celulari).

É o futuro

Todo o trabalho que vem fazendo, desde o GloboNews até o "Hoje", com passagens no "Fantástico", colocam Dony de Nuccio hoje como nome relevante no jornalismo da Globo. Uma aposta, com todas as fichas, na certeza.

Tem história

Poliana Abritta fez o anúncio no encerramento da edição de anteontem. O "Fantástico", que estreou em 5 de agosto de 1973, comemora domingo que vem os seus 45 anos em uma edição especial.

Modelo light

Desde o início, início mesmo, nunca apareceu ninguém no "The voice Brasil" na linha do mal. E nem vai aparecer. O negócio do programa, naquilo que diz respeito aos seus jurados, é seguir com uma linha de respeito aos participantes, a maioria, profissionais. Praticamente não tem calouro. Então, segue o jogo.

Nova grade

Mesmo com um resto de ano complicado, horário político e eleições pela frente, a Band já tem um novo desenho de grade pronto. Trabalho que nesses próximos dias será submetido ao dono, Johnny Saad, para sua devida e necessária aprovação.

Pela ordem

De 11 de outubro a 20 de dezembro, a Globo exibirá a segunda temporada de "Carcereiros". Lembrando que, em junho passado, já foi concluída a gravação da terceira e cujos trabalhos correram na paralela do filme. Tudo, em se tratando de um e outro, prometido para o ano que vem.

"A louca das plantas"

A produtora Moonshot se prepara para dar início às gravações de "A louca das plantas", que o GNT vai estrear no próximo verão. A série tem como proposta transformar a casa de pessoas que possuem as mais diversas motivações para terem plantas, flores e hortas. No meio delas, um cantinho para descansar, receber amigos, ler ou até cozinhar.

Atribulado

Paulo Goulart Filho, uma vez mais, irá compor o júri do programa "Dancing Brasil" na Record, entre setembro e dezembro. O período vai coincidir com os trabalhos do filme "Lampião", no qual é protagonista e que será inteiramente rodado na Bahia. Por causa disso, o longa sofrerá mudanças no cronograma e um outro ator o substituirá em algumas sequências.


Globo vai escalar atores internacionais em série sobre Alemanha Nazista




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

A minissérie "O Anjo de Hamburgo", em dez capítulos, escrita por Mário Teixeira e direção de Jayme Monjardim, sobre a brasileira que arriscou a vida ajudando judeus a virem da Alemanha Nazista para o Brasil, vai reunir no elenco vários nomes internacionais. Atores alemães e norte-americanos, que a produção já saiu atrás, serão convidados para trabalhar ao lado de Sophie Charlotte, Mateus Solano, Tony Ramos, Fernanda Montenegro, entre outros. Em outubro, começa o processo de preparação do elenco, e as gravações acontecerão entre novembro e fevereiro, com locações e estúdios no Brasil e também na Argentina. Aracy de Carvalho Guimarães Rosa, segunda esposa do escritor Guimarães Rosa, uma funcionária do departamento de vistos na embaixada brasileira em Hamburgo, usou sua posição como chefe da seção de passaportes -- e contrariou ordens -- para conceder vistos a judeus entre os anos de 1938 até 1942. O chamado Anjo de Hamburgo não só fornecia vistos, como também ajudava os refugiados financeiramente e com suprimentos para a viagem ao Brasil comprados com o dinheiro de seu próprio bolso. Ela ainda abrigava alguns deles, livrando-os da prisão e da morte. Nesta altura do campeonato, muita gente deve saber que Sophie Charlotte, a protagonista da série, nasceu na Alemanha e, aos sete anos, veio viver no Brasil. É, reconhecidamente, uma de nossas melhores atrizes.

Capricho

A Globo não vai importar apenas atores para o elenco da minissérie "O Anjo de Hamburgo". Uma grande parte dos figurinos também virá de fora.

Sr. Barriga



 - JULIANA COUTINHO / DIVULGAÇÃO - JULIANA COUTINHO / DIVULGAÇÃO


O ator mexicano Édgar Vivar, o popular Sr.Barriga, em recente passagem pelo Brasil, gravou participação especial na nova temporada do "Vai que cola", do Multishow. O programa fará uma homenagem ao "Chaves", no qual os moradores da pensão, que agora passam férias na Praia Grande, participam de uma festa com a temática do seriado, caracterizados como os personagens. A nova temporada do "Vai que cola" reúne 40 episódios e trará várias participações. A estreia está marcada para o dia 13 de agosto, com exibição de segunda a sexta, às 22h30.

Cinema

<foto=263533;2;1>

O diretor Roly Santos encerra dia 15 de agosto, no Paraná, as filmagens de "Águas selvagens", sobre uma teia de crimes e assassinatos na Tríplice Fronteira -- Brasil, Argentina e Paraguai. Todo falado em espanhol, reúne no elenco Juan Manuel Tellategui e Mayana Neiva. O lançamento comercial está previsto para 2020.

Esquece isso

Pessoas próximas ao craque Neymar garantem que nunca passou pela cabeça dele ou do seu staff contratar uma empresa exclusivamente para trabalhar sua imagem por causa dos episódios ocorridos na Copa do Mundo. O jogador entende que o melhor lugar para virar esse jogo é dentro de campo.

Game dos grávidos

Será que foi ideia da Sabrina? O fato é que a partir de 20 de agosto, um novo game será gravado para o seu programa na Record. No palco, sempre dois casais (uma gestante e seu marido/namorado) envolvidos na disputa por diversos prêmios. As futuras mamães ficarão na torcida, incentivando, enquanto os futuros papais vão encarar os desafios propostos pela produção. Detalhe: todos sairão ganhando.

Deu entrada

A Record solicitou o registro da marca "Gênesis", para colocar na substituta de "Jesus". Quer tornar o que agora é provisório em definitivo como título da novela de Gustavo Reiz.

Palavra do autor

À coluna, Daniel Adjafre, de "Deus salve o rei", comenta sua primeira novela como titular na Globo. "Foi uma experiência muito rica. Eu imaginava o quanto seria difícil... e foi ainda mais. Felizmente pude contar com pessoas muito bacanas e talentosas -- tanto na minha equipe como na direção. Tenho certeza que chego ao fim dessa trajetória bem mais maduro como autor do que quando comecei", avalia.

Próxima Malhação

Emanuel Jacobina entrou na briga para escrever a substituta de "Vidas brasileiras" na Globo. Se isso acontecer, o projeto dele para a faixa das 19h ficará para uma próxima vez.

Promete

Ivete Sangalo está mexendo com os bastidores de todas as TVs e rádios. Tudo por causa da gravação de um DVD no estádio do Palmeiras, o Allianz Parque, em São Paulo, no dia 8 de dezembro. O show celebrará os seus 25 anos de carreira.

Indefinido

Jesuita Barbosa ainda não tem um próximo trabalho definido na Globo, após "Onde nascem os fortes". Falou-se, a princípio, que ele faria um vilão em "Verão 90 graus", na fila das 19h, mas o ator não bateu o martelo.