CANAL 1


Celular é uma arma que a TV ainda não sabe se pode usar




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Até que ponto o celular pode ser usado e considerado como uma ferramenta a mais no jornalismo dos tempos modernos? A questão está colocada e sendo submetida a estudos nos jurídicos das principais emissoras, especialmente Globo, SBT e Record, as mais envolvidas com a questão. A maior preocupação é saber se existe o embasamento legal para isso. Se o que foi gravado e distribuído na internet, por meio das redes sociais, passa a ser de domínio público ou se faz necessária autorização para colocar no ar? O que, no começo, se imaginou ter vindo para facilitar, virou um complicador, sem ainda uma definição segura por parte dessas emissoras. Uma questão que tem incomodado a todos: vale a pena, em nome da boa informação, correr o risco de usar um material sem o devido acordo do seu ator? Esta é a pergunta que nenhuma delas até agora encontrou a resposta mais segura. 


 - ESTEVAM AVELLAR / DIVULGAÇÃO - ESTEVAM AVELLAR / DIVULGAÇÃO

Em nome do filho 
Patrícia Pillar vive uma das protagonistas de "Onde nascem os fortes", supersérie da Globo em gravação e com estreia marcada para abril. Papel intenso. Uma engenheira química que se vê obrigada a voltar à sua cidade natal depois de muitos anos após o misterioso desaparecimento de seu filho, Nonato (Marco Pigossi).

Organização

Globo e Sportv terão 21 equipes espalhadas e dois estúdios panorâmicos em Moscou, durante a realização da Copa do Mundo. Conforme antecipado neste espaço, o Grupo Globo movimentará cerca de 200 profissionais em solo russo.

Oficializado

O empresário Rinaldi Faria assinou contrato com a TV Gazeta para apresentar um programa diário, da meia-noite à uma, com vários quadros e distribuição de prêmios. Algo que, guardadas as proporções, em quase tudo irá lembrar o Silvio Santos do passado.

Velocidade


Os últimos movimentos na Bandeirantes a fim de conter gastos não tiveram reflexo na Fórmula Indy. As suas transmissões irão continuar normalmente na temporada de 2018, em 11 de março, a partir do GP de São Petersburgo.

Programação

A Record vai mexer na sua programação das manhãs, provavelmente já na próxima semana. Com o "Balanço geral" encurtado em 30 minutos, o "Fala Brasil" passará a ir ao ar a partir das 8h30.

Fim da folia


Após movimentar a mídia nos últimos dias, por causa da viagem a Paris para participar do aniversário de Neymar, Bruna Marquezine volta a gravar "Deus salve o rei" nesta quarta-feira. Resta saber, no entanto, se já estará em condições de responder às mudanças previstas para Catarina, sua personagem.

Cisma com ele

Mesmo com toda repercussão e os altos índices costumeiramente registrados, o "Domingo Show" é um programa que a direção da Record tem problemas com ele. Quase antipatia. E ainda não tem definido o que fazer, se será diminuído ou até extinto, porque seu faturamento não cobre o custo da produção.

Depois do Carnaval

Segundo a assessoria da Globo, ainda não existe a definição de data sobre estreia do Heraldo Pereira no "Jornal das dez", da GloboNews. Oficiosamente fala-se em 5 de março. Além das novidades na identidade visual, a grande mudança é que passará a ser ancorado de Brasília, onde o Heraldo mora, mas como parte da estratégia que envolve a cobertura das eleições deste ano.

Destaque

Sempre com bons resultados, o quadro "Voltando pra casa", do Fábio Marcos, no Ratinho foi o pico do programa e do SBT na sexta-feira. Bateu na casa dos 13 pontos.

Encomenda do rei


A cinebiografia de Roberto Carlos, sob direção de Breno Silveira("2 filhos de Francisco"), deverá ganhar as salas de cinema somente no primeiro semestre de 2019. O elenco ainda está sendo formado. O projeto, encomendado pelo próprio rei, vai ter início com o acidente que ele sofreu quando tinha 6 anos.


Com Marina no elenco, Globo marca início de gravações de "O sétimo guardião"




Flávio Ricco, com colaboração de José Calros Nery


 - MARÍLIA CABRAL / GLOBO / DIVULGAÇÃO - MARÍLIA CABRAL / GLOBO / DIVULGAÇÃO

Se ainda havia alguma dúvida em relação à próxima novela de Aguinaldo Silva na Globo, "O sétimo guardião", por tudo o que se noticiou, agora não existe mais. Os atores reservados para o elenco estão sendo avisados oficialmente que as gravações terão início em 6 de agosto. Um alerta necessário, até para evitar que se envolvam em outros trabalhos, como cinema e teatro, ou mesmo viagens no período. A estreia está prevista para 12 de novembro, após "Segundo sol", de João Emanuel Carneiro, que é a substituta de "O outro lado do paraíso". Neste projeto, Aguinaldo voltará a trabalhar com o diretor Rogério Gomes, repetindo a parceria vitoriosa de "Império" -- eles conquistaram o Emmy Internacional na categoria melhor novela. Cauã Reymond, Marina Ruy Barbosa, Lilia Cabral, Marcello Serrado, Renata Sorrah, Luana Piovani e Viviane Araújo são alguns nomes convidados para o elenco, e existe ainda a expectativa de contar com Caio Castro, caso ele interrompa seu projeto de férias. As gravações acontecerão no Rio e em Minas Gerais, retratando uma fictícia cidade onde tudo pode acontecer e a eterna luta entre o bem e o mal. Será a volta do autor ao gênero realismo fantástico que ele domina como ninguém. Por fim, a Globo deverá montar um esquema especial para Marina Ruy Barbosa, porque o fim de uma, "Deus salve o rei" estará praticamente colado no início de preparação de outra. A atriz quer muito estar nesse projeto.


Primeira etapa


 - ALINE ARÁ / DIVULGAÇÃO - ALINE ARÁ / DIVULGAÇÃO


Bianca Paiva foi a escolhida para fazer a fase adolescente de Edna Macedo, irmã de Edir Macedo, no filme "Nada a perder" que chega aos cinemas em 29 de março. A jovem tem passagens por "Patrulha salvadora" e "Chiquititas", no SBT, e "Escrava mãe", na Record. Logo depois, quem assume o papel é a atriz Larissa Ferrara.

"Campo de batalha"

A ESPN iniciou as gravações da série especial "Campo de batalha", que vai mostrar a relação das Copas do Mundo com a Guerra Fria e o choque ideológico entre capitalismo e socialismo. O programa, ainda sem data de estreia, terá apresentação de João Barone, baterista dos Paralamas do Sucesso e especialista em guerras. O roteiro é de Wagner Patti, direção de Fabiano Maciel e produção da Ocean Films. Serão quatro episódios que exibirão os reflexos da batalha ideológica dentro dos campos de futebol, passando pelas Copas de 1950 (Guerra da Coreia), 1962 (Crise dos Mísseis de Cuba), 1970 (Guerra do Vietnã) e 1982 (Guerra das Malvinas).

Rumores

Até pouco tempo, rolou forte comentário no mercado sobre desejo do Grupo Fox em deixar a série "The walking dead" somente no premium, a fim de aumentar sua base de assinantes. Um assunto novamente em questão... Oficialmente, a informação é que a série retomará exibição, simultaneamente, tanto no Fox quanto no premium, em 25 de fevereiro. Vamos ver o que acontece a partir daí.

Bandidão


Moacyr Franco vai fazer o Amorim, chefe de uma quadrilha que rouba petróleo, na minissérie "Ilha de ferro".

Reta final


O diretor Jayme Monjardim até cogitou a possibilidade de gravar cenas finais de "Tempo de Amar" em Portugal. Porém, tudo indica que o trabalho será feito por aqui mesmo, usando planos que foram enviados pela cinemateca portuguesa. A novela se prepara para receber novas participações especiais: Claudia Matarazzo (especialista em etiqueta) e Luiz Guilherme. No caso do ator, seu último trabalho na Globo foi "A lua me disse" (2005).

Pronta pra outra


Depois de "Pega pega", Nanda Costa circula pelos Estúdios Globo com novo cabelo, mais curto. Está fazendo prova de roupa para iniciar trabalho em "Segundo sol", a próxima das 21h.

Novo horário

Existe um desejo na Record em fixar o Robson Bailarino, ex-Mion, no programa da Sabrina. Por enquanto, ele tem feito apenas participações. Sabrina que estará em novo horário, 22h15, a partir do dia 17.

"Que marravilha"

GNT confirma para março a estreia do "Que marravilha", com participação de dez celebridades. Entre elas, Felipe Folgosi, Duda Nagle e Silvia Pfeifer.


Band tem armado um conjunto de estreias para os próximos meses




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Não tem como ignorar a existência de um trabalho na Band com vistas a alterar o atual panorama das corridas. Isoladamente, Amaury Júnior, no ar desde o último sábado, pode até não fazer grande diferença, mas a sua boa estreia acompanhada de outras, já anunciadas como próximas atrações, têm todas as condições de alterar o letárgico quadro de algum tempo. Os já confirmados lançamentos do novo feminino da manhã, "Superpoderosas", a chegada de Catia Fonseca e a entrada do Datena aos domingos formam um conjunto de movimentos, que, com a maior das certezas, irão colocar a Band novamente em condições de disputa pela preferência do telespectador. E se a estes seguirem outros, como encontrar um novo apresentador para o "Jornal da Band" e tornar possível o deslocamento do Boechat, junto com o Zé Simão, para o fim de noite, repetindo na TV o sucesso diário dos dois na BandNews rádio, o caminho estará ainda mais pavimentado. Nota-se, enfim, que um trabalho está sendo feito e ao encontro do que o público espera encontrar. É bem por aí.


 - PAULO BELOTE / GLOBO / DIVULGAÇÃO - PAULO BELOTE / GLOBO / DIVULGAÇÃO

Repique

Assim como as anteriores, a nova temporada do "Tá no ar" tem se destacado como uma das principais atrações em cartaz. Tem uma linha de trabalho imbatível. E divertida. Em um dos clipes desta temporada, Marcelo Adnet, como um rapper, fará uma declaração de amor para sua mãe.

Aliviar um pouco

Agora, com as suas três horas de volta, o "Cidade alerta", da Record, irá retomar um pouco do entretenimento que existia nos tempos do Marcelo Rezende e deixou de apresentar no instante em que sua duração foi reduzida. A ordem é continuar com o noticiário policial de sempre, mas temperar até com algumas brincadeiras.

Fácil, fácil

O SBT ainda não bateu o martelo quanto à data, mas já definiu que a estreia da sua nova novela, "Poliana", será no decorrer de maio. Noves fora, isso significa que "Carinha de anjo", hoje em cartaz, caminha para superar a marca dos 350 capítulos.

Novas edições

No próximo dia 19, Celso Portiolli inicia as gravações da segunda temporada do quadro "Comprar é bom, levar é melhor". Estreia em março, no "Domingo legal". Serão duas semanas de trabalho em Brusque, Santa Catarina, num estúdio maior e com novo cenário. Detalhe: o quadro já tem uma terceira temporada garantida além de dois especiais de fim de ano.

Moço do bem

O SBT tem no Portiolli um profissional exemplar, um alguém que sempre se dedica demais naquilo tudo que é chamado a fazer. Isso de muito tempo. Não por acaso, é um contratado que tem da casa e, especialmente do dono Silvio Santos, todo este reconhecimento.

Reserva

Logo depois de "Ilha de ferro", Sophie Charlotte voltará para as novelas da Globo. A diretora Amora Mautner pediu sua presença em "Travessia", de Thelma Guedes e Duca Rachid, na fila das 18h.

Se alguém não sabe

A entrevista do presidente Michel Temer no "Programa Silvio Santos" foi costurada ao longo de seis meses, entre pentes e tesouras, no salão do cabeleireiro Jassa. Os dois, de muito tempo, estão entre os seus frequentadores mais famosos.

Desdobra interessante

Curioso é que Silvio Santos, desde o seu começo na televisão, raramente aceitou fazer propaganda de alguma coisa ou encabeçar campanhas. A do discutido Simba, que ele tinha interesse direto, foi uma das raras. Agora, porém, trechos das suas falas são apresentados pelo governo nas redes sociais, destacando a importância da reforma da Previdência.

Ritmo de festa

Zeca Pagodinho é só festa na comemoração dos seus 59 anos de vida. Além de hoje, no Serginho Groisman, amanhã o Multishow irá exibir "Samba do Zeca ao vivo", diretamente do Rio de Janeiro, às 19h30. E com toda uma mistura de samba e pagode.

Youtube

A Rede TV! informa que alcançou a marca de 1 milhão de assinantes no YouTube. E que, em se tratando de TV aberta, agora só fica atrás apenas de SBT e Globo.

Política

Marina Silva será a entrevistada do "Canal livre", amanhã, meia-noite, na Band. Apresentação de Ricardo Boechat.

Jogos de Inverno

O SporTV inaugura no dia 9 um estúdio especial para a transmissão dos Jogos Olímpicos de Inverno. Os repórteres Carol Barcellos, Marina Izidro e Guilherme Roseguini já estão a caminho de PyeongChang. Enquanto os apresentadores Fred Ring e Glenda Kozlowski irão comandar todos os programas especiais do novo estúdio do esporte, aqui no Brasil. A cerimônia de abertura dos jogos vai acontecer no próximo dia 9.


Record promete renovação de elenco em nova novela religiosa




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Faltando 4 meses para a estreia, a Record ainda não acelerou os processos de trabalho da sua próxima novela religiosa, "Jesus", escrita por Paula Richard, que terá direção de Edgard Miranda. Já são muitas as reuniões, mas, por enquanto, tudo está girando em torno da finalização dos primeiros capítulos e sinopse. Constatada a dificuldade de se buscar um ator renomado para o papel, a casa já decidiu que o protagonista será "uma cara nova". Os testes ainda não começaram. E mais: a Record terá, sim, nomes conhecidos em "Jesus", mas poucos e aqueles que possam fazer a diferença. A ordem é apostar em uma grande renovação. Dentro de duas semanas, acredita-se, as contratações serão anunciadas como também a definição das locações no Brasil e exterior. Com estreia em junho, "Jesus" terá a missão de salvar ou, no mínimo, apresentar melhores índices em uma faixa derrubada por "Apocalipse".


 - ROGÉRIO FERNANDES/ GLOBO / DIVULGAÇÃO - ROGÉRIO FERNANDES/ GLOBO / DIVULGAÇÃO

Tietagem

Marco Luque tieta Galvão Bueno nos bastidores do "Altas horas" que a Globo exibe neste sábado.

Foi mal

Walcyr Carrasco tem todo direito de falar o que pensa e criticar uma imprensa que, segundo ele, chuta inconsequentemente. Sobrevive de notícias que nunca existiram. Nada contra a sua opinião. Ao contrário. Mas diante de uma pergunta do Serginho Groisman, no último "Altas horas", errou ao generalizar. Colocou todos numa baciada só. Uma pena, até porque ele tem o respeito da maioria. Daqueles que trabalham sério, principalmente.

Passando a limpo (1)

Outro dia se falou aqui que no final de "Malhação: viva a diferença" os pais do personagem MB, Vinícius Wester, estariam envolvidos com a Lava Jato e por aí afora. Nada disso. A notícia não é correta. O certo é que os pais do personagem irão passar propriedades para o nome do filho, que é menor de idade e não poderá ser preso. Depois disso, fogem para a Venezuela. Mas este será um crime comum, sem nenhuma conotação com a Lava Jato.

Bom deixar claro

Tal esclarecimento se torna importante, porque no primeiro capítulo de "Malhação: vidas brasileiras" que ainda vai chegar, o personagem interpretado por Edson Celulari é preso pela operação Lava Jato. Ele sim, por ser um político corrupto, com várias consequências no decorrer da história.

Importante esclarecer

Na edição de ontem, com todos os detalhes possíveis, foi colocada a ideia do novo programa feminino da Band, "Superpoderosas", baseado na "Escola de Você", curso on-line desenvolvido pela Ana Paula Padrão e Natália Leite. A Ana, embora com participação direta na formatação de todo projeto, não terá envolvimento maior com o programa.

Semana baiana


A partir de segunda-feira, e na semana que vem toda, Leo Dias vai entrar direto de Salvador, ao vivo, em todas as edições do "Fofocalizando". Cada dia de um ponto diferente da cidade e, na sexta, nos estúdios do SBT no circuito.

Bem preparada fisicamente

Lívia Andrade também foi escalada para os trabalhos na Bahia. Depois do desfile pela Unidos da Casa Verde, na sexta-feira, em São Paulo, ela embarca no sábado ou domingo para se juntar a Helen Ganzarolli e Nadja Haddad.

Cobertura encolhida

No que diz respeito à transmissão do Carnaval na Bahia, tudo ok. Uma vez mais, a Band vai com tudo, ao vivo e o tempo todo. Já em relação à cobertura em outras praças tão importantes como, entre elas Rio e São Paulo, as entradas serão sempre pré-gravadas.

Mesmo discurso

No dia de ontem, de forma oficial, foi anunciada a saída de Téo José da Band, após 12 anos de casa. Outro sério desfalque no seu departamento de esportes. Para todos -- especialmente comerciais -- os efeitos, a direção da Band informa que a transmissão da Copa da Rússia não é uma luta perdida. Que as negociações continuam em curso.

Geraldo Luís descobre Leila Cravo

O "Domingo show", no próximo final de semana, terá como reportagem principal uma matéria do Geraldo Luís com a atriz Leila Cravo, símbolo sexual dos anos 1970, que foi encontrada desacordada no canteiro lateral da avenida Niemeyer, no Rio, depois de supostamente ter despencado da suíte presidencial do motel Vip. História de arrepiar, que inclusive envolve conhecidos políticos do passado. Foram mais de 40 anos de silêncio

Em Moscou

O amistoso Rússia e Brasil foi confirmado para o dia 23 de março, uma sexta-feira, no estádio Luzhniki, em Moscou. Será o primeiro jogo do time de Tite em 2018 e também ocasião única de um teste bem essencial para Globo, SporTV e Fox no país sede da Copa do Mundo.

Se deu bem

O canal Fox Sports se deu bem com a quantidade de confrontos entre Brasil e Argentina na "Libertadores". Só agora, pela frente, Palmeiras e Boca, Flamengo e River, Corinthians e Independente. Isso, por tabela, fez crescer também o interesse pelas transmissões do campeonato argentino.


"Superpoderosas" é o novo programa da Band nas manhãs




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

É preciso passar a limpo algumas informações, e acrescentar outras, ao projeto do novo programa feminino que a Band vai lançar nas suas manhãs, das 9h30 às 11h, com estreia em abril. A ideia tem como princípio a "Escola de você", uma plataforma de empoderamento da mulher, desenvolvida pelas jornalistas Ana Paula Padrão e Natalia Leite, que tem buscado despertar e aperfeiçoar esse público para assuntos como empreendedorismo, relação no mercado de trabalho, autoestima, entre tantos outros. Nos seus três anos de existência, mais de 350 mil alunas passaram por ela. Na televisão, sob o título de "Superpoderosas", a base de trabalho terá como princípio as mesmas ações e objetivos da "Escola de você". O formato já está em fase de finalização, até com um piloto gravado. A apresentação será da Natalia Leite.

Processo de ajuste


Mal ou bem, com todas as suas dificuldades e não considerando a Globo, a Band é a que mais está se mexendo para apresentar alguma coisa nova na sua grade de programação. São vários produtos em fase de execução e outros sendo pensados.

Situação inversa


O mundo parece que parou, em se tratando de SBT, Record e Rede TV!. As três, já de um bom tempo e sem se esforçar em produzir algo de novo, só estão tocando de ladinho. E, ao contrário, só se preocupam em cortar.

Por acaso


O jornalismo da Record está em vias de sofrer nova redução em seus quadros. A informação é que um novo corte deve atingir outros 24 profissionais.


 - MARÍLIA CABRAL / GLOBO / DIVULGAÇÃO - MARÍLIA CABRAL / GLOBO / DIVULGAÇÃO

Gerações 
Luis Gustavo, de tantos bons trabalhos na Globo, será uma das atrações de "Malhação -- vidas brasileiras", com estreia em março. Escalado, ele vai interpretar um ex-maestro, Heitor. Tom Karabachian viverá Tito, seu neto. Após a morte dos pais, o rapaz passa a viver com o avô.

A próxima vítima

A tesoura implacável da Marieta Severo vai continuar fazendo suas vítimas em "O outro lado do paraíso". O próximo da fila é o Rato, um dos capangas dela, personagem do César Ferrario. A cena ainda vai demorar um pouco para ser gravada.

Na mesma


Ainda não há uma definição sobre o "Mulheres", da Gazeta, se a Regina Volpato irá ou não continuar na apresentação do programa após um mês do acertado em contrato. Pelo sim, pelo não, neste sábado ela vai gravar os programas do Carnaval que já serão exibidos além do prazo combinado.

Esquema armado (1)

Globo já está com tudo pronto para a cobertura da Olimpíada de Inverno, na Coreia do Sul. De 13 a 25, as madrugadas serão dedicadas a PyeongChang 2018, com destaque para competições e boletins com os principais acontecimentos do dia.

Esquema armado (2)


Entre o "Jornal da Globo" e o "Hora 1", Glenda Kozlowski fará a apresentação dos boletins e irá se juntar a Sérgio Maurício nas transmissões das provas. Porém, antes do começo da competição, no dia 8, a cobertura terá início com janelas em todos os telejornais.

Espaço

Catia Fonseca fez um tour pela Band na terça-feira e é bem provável que o seu programa diário, com estreia em março, tenha seus cenários fixados no Estúdio 1. Um espaço que será dividido entre ela e a equipe do "Jogo aberto", programa da Renata Fan.

Imexível


A propósito de estúdio, na Band, o "2", a partir da próxima semana, já estará sob domínio de mais uma edição do "Masterchef", versão amadores. A estreia da nova temporada também está confirmada para março.

Forte alavancada


Os números de audiência têm comprovado o acerto da Record nas mudanças realizadas na faixa da noite. A forte alavanca do "Cidade alerta" impulsionou a reprise de "Os dez mandamentos". Ao contrário dos tristes 3 ou 4 pontos de tempos até recentes, está chegando a bater nos 10, nesses últimos dias. Se era algo tão na cara e tão errado, por que demoraram tanto enxergar e consertar? O fato é que, neste seu crescimento de agora, a Record está tirando pontos das concorrentes diretas. Globo e SBT, especialmente. Aliás, uma covardia a audiência de "O outro lado do paraíso". Está sempre acima dos 40.