CANAL 1


Concorrência se curva à liderança da Globo




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

O protagonismo da Globo chegou a tal ponto, dela não ser mais considerada concorrente por nenhuma outra TV, tanto em resultados, como no volume e qualidade de produção. E uma situação colocada tão como definitiva, ruim no geral, inclusive para a própria Globo. A disputa, em todos os níveis, é sempre saudável, porque acaba levando os diversos competidores a se empenhar, cada vez mais, por melhores resultados. Mas foi-se o tempo que na televisão isto também acontecia. Já de muitos anos a Globo reina com tamanho absolutismo, que todas as demais não se atrevem nem mais mencionar o seu nome nos informes de audiência. É como se o primeiro lugar, de tão inatingível, tivesse deixado de existir. A citação de SBT, Record e companhia bela passou a ser feita do segundo para baixo, como se a vice-liderança, no mundo delas, pudesse ser o máximo a ser conquistado. Triste, hein?


 - DIVULGAÇÃO - DIVULGAÇÃO

Entrevista

Fernando Caruso, Dani Calabresa e Bruno Motta conversam com Pedro Bial amanhã sobre o momento atual do humor, relembram como se conheceram e falam sobre seus personagens mais conhecido. Motta ainda apresenta um trecho do seu espetáculo "1 milhão de anos em 1 hora", que estreia neste fim de semana no Teatro Gazeta, em SP.

Fim do curso

Luciana Gimenez retorna neste final de semana ao Brasil, ainda a tempo do Dia das Mães, depois de 15 dias na Califórnia. Termina hoje, sexta-feira, o curso que ela está participando na Singularity University, no Vale do Silício, que reúne líderes preocupados com o futuro do planeta. Há algum tempo ela se dedica à causa.

Calma nessa hora

Existe a informação de um plano na GloboNews, que poderá culminar com a extinção de vários programas. Que esta seria uma das propostas de trabalho do diretor Miguel Athayde.

Uma pena

De se lamentar se isto, realmente, vier a acontecer. Os programas, na GloboNews, intercalados entre os vários jornais, sempre se mostraram e continuam se mostrando muito úteis. Um respiro em meio ao volume de informação. Justificam a razão de existirem até pela oportunidade de poderem se aprofundar em determinadas questões.

Nova temporada

Exibido pela TV Brasil, o programa "Estação plural" inicia, dia 21, as gravações da sua terceira temporada. Entre os convidados, estão confirmadas as presenças de Marina Lima, Elisa Lucinda, Sonia Abrão e Maria Clara Spinelli. Comando do Fefito, Ellen Oleria e Mel Gonçalves.

Reeleição

O conselho da Conmebol, responsável pelo futebol sul-americano e organização de competições como Libertadores, Sul-Americana e Copa América, irá reeleger Alejandro Dominguez como seu presidente hoje. Além de um trabalho dos mais elogiados, de alguém que colocou ordem na casa, ele tem se posicionado como um dos principais defensores da utilização do árbitro de vídeo.

Desengaveta

Fernanda Paes Leme deu a largada nas gravações da terceira temporada do "Desengaveta", que volta ao ar em agosto no GNT. Isabeli Fontana, Thaynara OG e Thássia Naves serão algumas das suas convidadas.

Internacional

Fátima Bernardes será homenageada na "21ª edição do Brazilian International Press Awards", neste sábado em Fort Lauderdale, na Flórida. O prêmio Lifetime Achievement Award irá celebrar os seus mais de 30 anos de carreira na TV.

Patrícia volta

Patrícia Abravanel, depois de meses afastada por causa da licença-maternidade, voltará aos estúdios do SBT neste sábado. Ela vai retomar seu trabalho no "Jogo dos pontinhos", ao lado de Lívia Andrade, Carlinhos Aguiar, Flor, Helen Ganzarolli e Cabrito "Porpetone" Tevez. Acabou o rodízio Mara -- Maísa Silva.

Estreia

Dia 10, às 23h30, o canal Futura vai estrear a série "Diz aí afro e indígenas". O programa acompanha a vivência de jovens que enfrentam o preconceito, a dificuldade de inserção e a falta de representatividade, em diferentes cidades e contextos.

Último capítulo

Programação da Globo trabalha com uma grade diferente hoje, por causa do último capítulo de "O outro lado do paraíso". A sua exibição está prevista para acontecer entre 21h17 e 23h03. O tempo de arte será muito maior do que normalmente acontece, assim como seus recheados intervalos. Nada que fuja à rotina de um último capítulo de novela das 21h. A expectativa maior será mesmo em torno da audiência. Se os resultados de hoje serão suficientes para superar "Avenida Brasil" na média geral.

Competência

Sem citar nomes, até porque não caberia, é muito bom verificar como tem aumentado a presença da mulher no jornalismo da TV. Especialmente na cobertura dos assuntos políticos. Competência sobrando.


Depois da novela, Eriberto Leão vai virar estrela de um grande musical




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Olha só como são as coisas: Eriberto Leão participou da primeira temporada do "Show dos famosos" e no entender da Claudia Raia não se saiu bem quando interpretou Belchior -- "Quero que você me surpreenda", foi a sentença dela no momento de julgar a apresentação. Vira a folhinha e chegamos a quase metade de 2018. Com trabalho concluído em "O outro lado do paraíso" e em consequência direta da sua participação no "Domingão", no ano passado, Eriberto irá se dedicar imediatamente aos ensaios de um grande espetáculo musical. Que inicialmente, por iniciativa da família do Belchior, seria em cima da vida dele, mas que por ideia do Robertinho do Recife irá se ampliar por todos os grandes sucessos da música nordestina. Por acaso, partindo do Ceará. Como é a vida. Sempre nos surpreendendo.


 - ESTEVAM AVELLAR / GLOBO / DIVULGAÇÃO - ESTEVAM AVELLAR / GLOBO / DIVULGAÇÃO

Público na disputa

No "Show dos famosos", a partir deste domingo, além das notas dos jurados Cláudia Raia, Boninho e Miguel Falabella, o público também poderá votar nas apresentações. Alessandra Maestrini (foto), Mumuzinho, Naiara Azevedo e Tiago Abravanel voltam ao programa neste fim de semana. 


 - REPRODUÇÃO - REPRODUÇÃO

Festa de lançamento

Número 1 do jornalismo da Record, Douglas Tavolaro esteve em Angola terça-feira acompanhando o evento de lançamento do "Jornal da Record -- África", que contou com a presença de autoridades e artistas. No destaque, Raissa Caroline Tavolaro, mulher do executivo, e o âncora Simeão Mundula.

Nome novo

Adriana Birolli também acaba de ser confirmada no elenco de "Jesus", a próxima religiosa da Record. Foi chamada para o papel de Cívia, mãe de Barrabás.

Além dela

Para a mesma novela, Bárbara Borges e Fernando Pavão são outros que acertaram com a Record nas últimas horas. Ela para Elza, serva de Izabel, e o Pavão como Petronius, o centurião de Pôncio Pilatos.

Pelados no Brasil

O Jalapão, cenário de "O outro lado do paraíso", se transformou em locação do "Largados e pelados" ("Naked and afraid"), produção do Discovery. A nova temporada começa dia 29, com os norte-americanos Garry, um ambientalista, e Karra, atleta de provas de resistência, tentando superar os desafios da região.

Cuidados especiais

Na noite de terça-feira, a Globo usou um break inteirinho do "Jornal Nacional" para uma chamada de "Segundo sol", novela com estreia na segunda. O SBT, com "Poliana", fez o mesmo num intervalo do "Cine espetacular".

Renovou

Daphne Bozaski, que fez a Benê em "Malhação: viva a diferença", acaba de renovar contrato com a Globo, mas ainda sem um próximo trabalho definido.

Humor

"Dra. Darci", nova sitcom do Tom Cavalcante para o Multishow, já está com chamadas prontas. O elenco, além dele e muitos outros, vai contar com as presenças de Fabiana Karla e João Guilherme.

Vazamento

Na Globo, o assunto já é de conhecimento de muita gente. Paolla Oliveira decidiu zerar aquela confusão sobre vazamento ocorrida durante as gravações da minissérie "Assédio" em São Paulo. O responsável pelo crime pediu mil desculpas à atriz, ela aceitou, preferiu não dar sequência no caso e vida que segue. Por parte dela, página virada. Já em relação à Globo, não se sabe ainda como isso vai terminar.


Em menos de um mês, Oscar Schmidt é duas vezes homenageado na Band




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

O Milton Neves é bom naquilo que sempre fez. O "Terceiro tempo", na praia dele, faturava e tinha lá seus números de audiência. Então, por que resolveram inventar? Mas não é só isso. O "Show do esporte" do último domingo foi um fiasco, claro, todo mundo sabe. Não deu 1 ponto de média. Perdeu para a Rede TV! e empatou em 0,9 no confronto direto com o "Mesa redonda", da Gazeta, com custo de produção infinitamente menor. Porém, por qual motivo o resultado é tão ruim? Um indício pode ser percebido na homenagem que o programa fez ao Oscar Schmidt no segundo bloco. O Oscar, claro, merece todas as reverências pela história que tem, no entanto, o ex-jogador já havia sido protagonista do quadro "Deu o que falar", do Amaury Junior, no dia 14 de abril. Ou seja, o Oscar foi o destaque em programas da Band por duas vezes em 22 dias! E a situação fica mais grave ao saber que a produção do "Show do esporte" é imediatamente vizinha ao pessoal do Amaury. Custava bater no vidro e trocar uma ideia?

Olha só

Não tem nada tão ruim que não possa ficar pior. Corre o risco do "Band esporte clube", que é um programa bem feitinho aos domingos, ser trocado por outro. Para o lugar dele pretende-se lançar um outro, com o pessoal do "Resenha, futebol e humor", da rádio Bandeirantes. Gravaram piloto.

Ganhando jeito


Aos poucos vão surgindo mais detalhes sobre um novo projeto do jornalismo da Band, para ser levado ao ar no começo das manhãs. Sheila Magalhães e Pedro Campos são os nomes mais prováveis para sua apresentação.

Formatando

Este novo jornal, ainda sem título, será transmitido simultaneamente na TV e por uma das rádios da Band. O conceito é que a pessoa comece assistindo na TV, enquanto se arruma e toma seu café, e continue ouvindo no rádio quando sai de casa para o trabalho. É uma.


 - PAULO BELOTE / GLOBO / DIVULGAÇÃO - PAULO BELOTE / GLOBO / DIVULGAÇÃO

Mistério
Ana Beatriz Nogueira, Carmo Dalla Vecchia e Vanessa Bueno nos bastidores de "Malhação: vidas brasileiras". No capítulo de amanhã, Rafael (Vecchia) pedirá para que Isadora (Nogueira) mantenha segredo sobre o seu passado.


 - JOÃO MIGUEL JUNIOR/ GLOBO / DIVULGAÇÃO - JOÃO MIGUEL JUNIOR/ GLOBO / DIVULGAÇÃO

Vip

Gleici, campeã do "BBB", será um dos destaques do último capítulo de "O outro lado do paraíso". Assim como Ana Furtado e Fernanda Motta, ela surgirá como uma das convidadas vip do desfile de lançamento da personagem de Glória Pires. Na foto, Gleice entre Glória Pires e Bianca Bin.

Streaming 1

Alguns trabalhos da produtora brasileira Medialand chegaram ao Netflix. Casos, por exemplo, das séries policiais "Anatomia do crime", exibida no Investigação Discovery, com especialistas desvendando a mente de criminosos, e "Investigação criminal", que acompanha os bastidores de como a polícia conseguiu chegar aos autores de crimes como Isabella Nardoni, Mercia Nakashima e Ives Ota.

Streaming 2

Também da Medialand, disponível no mesmo serviço, a série "Velhas amigas" conta a história de três amigas que viveram a vida toda em Higienópolis. A produção é uma homenagem ao ex-diretor da Central Globo de Esportes, Marco Antonio Mora, morto em janeiro, que acompanhou a execução dos roteiros após sua saída da emissora.

Em questão

O Canal Brasil exibe sexta-feira, a partir das 18h, o especial "Pauliceia ocupada", reunindo duas obras, uma ficção e um documentário. Abordagens sobre o direito à moradia, políticas habitacionais e a atuação de movimentos sociais em locais inabitados -- temas tão em destaque, após o recente desabamento no centro de São Paulo. Primeiro será exibido "Era o Hotel Cambridge", produzido em 2017, trabalho de direção de Eliane Caffé com elenco totalmente formado por habitantes de uma hospedaria abandonada. E o inédito "Limpam com fogo", de 2016, que denuncia o interesse de grandes empreiteiras em espaços nobres do maior município do país e incêndios criminosos.

Empate técnico

"O outro lado do paraíso" já é o maior sucesso de audiência da Globo desde "Avenida Brasil", em 2012. Os números estão muito próximos e o capítulo de amanhã, o último, será determinante para saber se a novela de Walcyr Carrasco poderá destronar a de João Emanuel Carneiro.


Venda de horários em rádios e TVs está completamente fora de controle




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

A compra de horários em emissoras de rádio e TV, por absoluto descaso das autoridades, veio a se tornar algo absolutamente fora de controle. Por incompetência e pelos tantos, como também escusos, interesses envolvidos, a conclusão que se chega é que não tem mais como frear. É crime a céu aberto e é daí para muito pior, por ser nenhuma a perspectiva de alguém, com coragem e desapreço suficientes, se colocar frente dessa situação e, ao menos, tentar normatizar a verdadeira bagunça estabelecida. Como caso de agora, a Rede Brasil, que vinha ensaiando se colocar no mercado, inclusive por meio de várias figuras conhecidas do meio, acaba de ceder aos encantos da Igreja Apostólica Plenitude do Trono de Deus. Doze horas da grade diária. É só mais uma, com início de ocupação confirmado para o próximo dia 1º de junho.

Panorama geral

Hoje existe até uma disputa entre as igrejas, uma contra as outras, na conquista de mais espaços. E, como a cada dia elas são cada vez mais ou em maior número, corre até o risco de não haver televisão e rádio para tanto.


 - BETO BRANT / GLOBO / DIVULGAÇÃO - BETO BRANT / GLOBO / DIVULGAÇÃO

Em alta

Tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro, a série "Carcereiros", da Globo, tem apresentado crescimento de audiência, de acordo com o Ibope. No dia 17, Carol Castro fará uma participação como a mulher de um detento (Jonathan Haagensen). Na foto, Carol Castro e Rodrigo Lombardi nos bastidores.

Pendurado

Desde o começo do ano a Rede TV! vinha batalhando a transmissão da Premier League, campeonato de futebol da Inglaterra. Tudo conversado e combinado. Só não fechado porque o comercial não conseguiu vender. Quem sabe o próximo.

Gaveta

Ainda sobre o esporte da Rede TV!: não avançou a ideia de um programa especial para a Copa do Mundo, inclusive com a participação do pessoal do "Encrenca". Ao que parece, pelo mesmo motivo do inglês: o comercial não fez a parte dele.

Herói da história

Depois de "Amor à vida"(2013), Kiko Pissolato volta a trabalhar com Walcyr Carrasco, como marido agressor de Taís (Vanessa Giácomo), nesses últimos capítulos de "O outro lado do paraíso". Vítima de violência doméstica, ela será salva por Gael (Sérgio Guizé) e terminará a novela com ele. Giácomo que já está reservada para "O sétimo guardião".

Vem aí

A Formata, produtora, tem confirmada para a segunda quinzena de julho, a gravação do piloto de uma sitcom com Whindersson Nunes. Carlinhos Silva (ex-"Pânico na Band") e Tirullipa também estão no esquema.

Bela sacada

Foi muito boa a estreia de "As matrioskas", novo programa da Glenda Kozlowski, nos sábados da Globo, levando as mães de Gabriel Jesus, Neymar e Fernandinho -- Vera Lúcia, Nadine e Ane Machado de Oliveira -- em viagem na Rússia. Um programa bonito, divertido e com emoção.

Constância

O TNT Séries, do grupo Turner, foi o canal com maior ATS (Average Time Spend) -- tempo médio que uma pessoa passa assistindo determinado canal -- da televisão paga em abril, segundo o Ibope. Dentre os destaques, as maratonas de CSI.

Entrevista

Joyce Ribeiro, da Cultura, será entrevistada hoje por Fábio Porchat na Record. O programa terá ainda a cantora Iza como outra convidada. Entre os assuntos, racismo e fake news.

Confirmadas

Zezé Polessa também teve seu nome confirmado em "O sétimo guardião", do Aguinaldo Silva. Bianca Rinaldi, por sua vez, é a próxima novidade no elenco de "Malhação: vidas brasileiras".

Piloto

No próximo dia 21, Lucélia Santos e Rita Cadilac gravarão piloto da comédia "Salve-se quem puder", escrita por Julio Kadetti e dirigida por José Paiva. A primeira temporada terá um total de 13 episódios e tudo caminha para o projeto ir ao ar na Fox.


"Jesus" conseguirá salvar a dramaturgia religiosa da Record?




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

"Jesus", próxima novela da Record, adaptada por Paula Richard e prevista para estrear entre julho e agosto, terá fundamental importância no futuro da sua teledramaturgia religiosa. Os resultados irão apontar se vale a pena continuar investindo fortunas em novas produções do gênero ou buscar outro caminho, o que muitos consideram mais viável. Isso porque, data hoje, são escancarados os sinais de desgaste, e é evidente que algo precisa ser feito para manter ativo o único horário que restou, após o cancelamento da faixa de dramaturgia inédita às 19h. A hipótese de um rodízio entre roteiros bíblicos e não-bíblicos já é vista internamente como uma possível solução para o problema. O de testar esse modelo e ver no que dá, independentemente dos resultados que "Jesus" possa vir a alcançar. Mesmo considerando os interesses da igreja e ainda o sucesso que algumas dessas realizações alcançaram -- especialmente "Os Dez Mandamentos" --, não se pode descartar os riscos que passarão a existir a partir da sequência desse atual modelo. É preciso abrir o leque.

Tiros no escuro

Para quem vive o dia a dia da Record, não há dúvidas que o grande problema da sua dramaturgia é a falta de planejamento. Não há projetos definidos dentro do espaço de um ano, por exemplo, daí os muitos imprevistos. Essa mentalidade precisa mudar.


 - PAULO BELOTE / DIVULGAÇÃO - PAULO BELOTE / DIVULGAÇÃO

Vai até o fim

Tony Correia começou a gravar "Orgulho e paixão" na Globo e vai até o fim da novela vivendo Manoel, dono de um bar que recebe intelectuais e escritores da boemia paulistana da época. Tony foi considerado o primeiro galã português a trabalhar em produções brasileiras e é conhecido do público por interpretar o Machadinho de "Locomotivas" (1977), na qual fazia par com Lucélia Santos. As primeiras cenas serão exibidas no dia 10.


 - DIVULGAÇÃO - DIVULGAÇÃO

Nova série
A partir de amanhã, o "Jornal da Band" exibe a série "Corais, joias do mar". Repleta de imagens subaquáticas, foi gravada em vários pontos do litoral brasileiro. A repórter Michelle Trombelli viajou para o Nordeste para revelar a luta dos ativistas e os projetos de preservação dos corais. A série vai mostrar também como é importante que a população local seja conscientizada para ajudar na luta contra a destruição.

Vai voltar

Depois de Thiaguinho e Anitta, a cantora Iza, do sucesso "Pesadão", está confirmada na apresentação da nova temporada do "Música boa ao vivo" no Multishow. Estreia dia 5 de junho, às 20h30.

Pé na estrada

Silvia Poppovic, contratada pela Natura, tem viajado o país para fazer palestras sobre protagonismo feminino e tem apresentado também um programa da empresa que vai para 1,3 milhão de consultoras por streaming. "Estou adorando esse contato direto com o público", comemora a jornalista.

Base carioca

A equipe de "Onde nascem os fortes" disse adeus à Região Nordeste e agora concentra suas ações nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. Os trabalhos de gravações da supersérie estão muito adiantados.

Camaleônico


A propósito de "Onde nascem os fortes", Gabriel Leone mais uma vez se destaca em um trabalho na Globo, vivendo o paleontólogo Hermano. Trata-se de um jovem ator que talvez tenha como principal característica o fato de sempre dar uma cara diferente aos seus personagens. Leone deve ser anunciado em breve numa nova novela fará um filme com Alice Braga, "Eduardo e Mônica".

Até natural 1

Em várias entrevistas, Deborah Secco tem afirmado que se inspirou em Ivete Sangalo para compor o visual da sua Karola em "Segundo sol". E é claro que em algum momento elas irão se encontrar na novela. Não tenha dúvida disso.

Até natural 2

E anote: também nos planos da novela uma participação de Luiz Caldas. Até porque o Axé Music deve tudo e mais um pouco a esse artista.

E a "Fazenda"?

Logo depois do "Power couple" a locação do programa, em Itapecerica da Serra/SP, será alvo de uma nova mudança, desta vez para receber os cenários de "A fazenda". Porém, permanece a dúvida: quem será o novo apresentador? O Justus, como se sabe, foi para a Band fazer "O aprendiz".

Angola

Estreia dia 8, com apresentação de Simeão Mundula, o "Jornal da Record -- África ". Um telejornal feito em Angola por jornalistas africanos, com a integração do Jornalismo da Record Brasil.

Apaga

Samantha Schmütz não está escalada em "O sétimo guardião". Seu nome circulou na produção, mas não passou disso.