CANAL 1


Os caros campeonatos europeus não empolgam as TVs brasileiras




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

A quem interessar possa: está aberta a disputa pelos direitos do campeonato italiano, temporada 2018-2019. Não bastassem outros encantos, a simples presença do CR7 já faz toda uma diferença. O apelo, até a página dois, pode ser dos mais interessantes. Só que tem um porém: nada, em se tratando das suas transmissões, será possível por menos de 25 milhões de dólares. Isso aí. Muita bala. No que diz respeito à TV aberta, mantidos esses valores, a chance é nenhuma de alguma emissora fechar. Globo não se interessou e Band já disse não, resumindo a briga para os canais fechados. O agravante, além do tamanho do dinheiro, é o tempo jogando contra. A primeira rodada está confirmada para 19 de agosto, com os jogos se estendendo até 26 de maio do ano que vem. Tudo muito em cima do laço. Mas se ainda existe a chance de sair negócio com o italiano, o silêncio em relação ao francês chega a ser no mínimo estranho. Nada se fala sobre ele, apesar de estrelas como Mbappe, Cavani e o nosso Neymar continuarem como atrativos bem respeitáveis. Ou será que não?

Confissão



 - FÁBIO ROCHA / GLOBO / DIVULGAÇÃO - FÁBIO ROCHA / GLOBO / DIVULGAÇÃO


O "Altas horas", do Serginho Groisman, promete para hoje mais uma noite especial. Bruna Marquezine, Erasmo Carlos, Giovanna Ewbank e Nação Zumbi são os seus convidados. No ar logo depois do "Zorra". Aliás, Bruna Marquezine usou o "Altas horas" para uma revelação: "Choro muito fácil, descobri isso numa cena dessa novela -- referindo-se a "Mulheres apaixonadas"", dizendo ainda que os diretores acabaram se aproveitando disso. Afirmou que não tem técnica nenhuma. Chega fácil na emoção.

Cena do último

<foto=263427;2;1>

A guerreira Selena, personagem de Marina Moschen, termina "Deus salve o rei" como rainha de Lastrilha, após revelação de que é filha de Otávio (Alexandre Borges). Marina cresceu na trama, após a entrada do supervisor Ricardo Linhares.

Vem aí

A Globo confirma para 16 de setembro a estreia do novo "Popstar", agora com apresentação de Taís Araújo. Serão 10 programas. O último em 18 de novembro. Tiago Abravanel vai seguir fazendo os bastidores.

Deu certo

Gugu Liberato está com todo "Canta comigo" pronto, menos a final, ao vivo, dia 12 de setembro. E uma nova temporada já foi definida pela Record para o ano que vem. O programa, com boa audiência, tem alcançado resultados bem interessantes também na parte comercial.

Vai sair

A produção está na ativa para dar início aos trabalhos do filme da Suzane Von Richthofen, "A menina que matou os pais". Não sei o que é pior: o título ou levar para os cinemas uma história como essa.

Botando terror

Nos bastidores da Rede TV!, até nos interiores do próprio programa, a situação do "Superpop" é colocada de forma delicada. O falatório é que, se os seus resultados não melhorarem, o programa corre sério risco de sair do ar.

Posição da casa

A Rede TV!, consultada, informa que a situação do "Superpop" é absolutamente tranquila, estável na grade de programação: "trata-se de uma das mais tradicionais atrações da casa. O Superpop apresenta boa performance de audiência e figura entre os maiores faturamentos do canal". A propósito, depois de rápidas férias na Espanha, quase que inteiramente registrada nas redes sociais, Luciana Gimenez, voltará ao ar, ao vivo, na segunda-feira.

Interrogação

Podem existir zilhões de motivos para explicar os problemas das novelas na Record, mas nunca a falta de bons atores. É extensa a lista dos tantos craques já escalados em suas produções. Sem contabilizar os mais rodados, são inúmeros os que saíram de lá, como Sophia Abrahão, Chay Suede, Letícia Colin, Mel Fronckowiak e Juliane Trevisol, entre tantos outros. Todos fazendo sucesso.

"Tomorrowland Bélgica"

A MTV vai exibir hoje e amanhã, a partir das 18h, o maior festival de eletronic dance music do mundo, o "Tomorrowland Bélgica". Exclusividade na TV paga.


Globo coloca "Deus salve o Rei" como mais uma das suas grandes vitórias




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

De acordo com Silvio de Abreu, número 1 da Teledramaturgia da Globo, "Deus salve o rei" vai chegando ao fim depois de cumprir seu objetivo e superar vários desafios, entre os principais, cair nas graças de um público acostumado a encontrar no horário das 19h, tramas mais leves e bem-humoradas, casos de "Alto astral", "I love Paraisópolis", "Totalmente demais", "Rock story", "Haja coração" e "Pega pega", todas grandes sucessos de audiência -- "mudar radicalmente para uma novela que não tinha no humor o seu foco principal, foi contra todo esse quadro". As críticas no meio do caminho existiram, muitas delas em cima da discutível interpretação de alguns, mas os cuidados na sua produção extrapolaram os normalmente adotados em realizações do tipo. Além de toda preparação do elenco em postura e prosódia, foi maior a exigência em efeitos especiais, muito complicados e custosos. Tudo e mais um pouco podendo comprometer os resultados. E em nenhum momento, vale ressaltar, existiu a intenção de aproximar sua trama à comédia crítica que existiu em "Que rei sou eu?": "a farsa deveria entrar em "Deus salve o rei" como um dos elementos da narrativa, nunca como seu conteúdo principal. Felizmente esse erro conseguimos corrigir a tempo", admite Silvio. Assim como existe, conclui ele, o desejo de "diferenciar cada vez mais os assuntos, ambientes, épocas, temas, discussões, modismos e elencos em todos os trabalhos, para que possamos dar ao público sempre uma novidade, sem fugir da essência e da relevância que queremos ter em nossas novelas, séries e minisséries".

Triângulo



 - JOÃO MIGUEL JUNIOR / GLOBO / DIVULGAÇÃO - JOÃO MIGUEL JUNIOR / GLOBO / DIVULGAÇÃO


Sempre muito requisitado para séries e programas de humor na Globo, Kiko Mascarenhas (foto) volta às novelas após oito anos, como Teófilo, em "O tempo não para". Faz o braço-direito de Dom Sabino (Edson Celulari) e, como detalhe, será disputado por Coronela (Solange Couto) e Januza (Bia Montez).

Vale observar


O novo "The voice" está seguindo em frente, prometendo repetir o sucesso das temporadas passadas. Mas vai um, vem outro e os jurados de plantão parecem conservar o comportamento de sempre. Mostram adorar todas as apresentações, revelam entusiasmos, dançam, cantam, mas resistem na hora de virar as cadeiras. Ivete e Teló principalmente. Fazem o simpático, mas sempre são os mais econômicos.

Toma lá, dá cá

Dona Iris e Patrícia Abravanel visitaram este mês o Instituto Neymar, em Santos, e a família toda teve participação importante no evento dele, com direito até um encontro com o Silvio entrar no leilão pela Glória Maria. Por tudo isso, acredita-se que Neymar terá uma participação importante no próximo Teleton, dias 9 e 10 de novembro. Se, claro, na ocasião os seus compromissos futebolísticos também permitirem.

Esquece

O projeto "Topíssima", desenvolvido por Cristianne Fridman para o horário das sete, na Record, caiu mesmo no "esquecimento". Era para acontecer algum momento neste segundo semestre, só que até agora nada foi dito ou comunicado à parceira Casablanca.

Fumaça

O fato de Gustavo Reiz ter se tornado agora autor de novelas religiosas -- ele escreve "Gênesis" -- é outro indicativo que não haverá mais faixa inédita das sete. Ou um segundo horário na Record. A ordem é seguir do jeito que está.

Parcerias

Por seguir do jeito que está, entenda-se uma só, as religiosas. A aposta em séries será mantida, mas desde que sejam realizadas por produtoras independentes e permitam captação de recursos -- hoje um hábito no mercado.

Duas questões

Sula Miranda, por conta do uso de ponto, já tinha perdido 30% da audição no ouvido direito. Meio que normal no meio. O outro quadro foi surdez súbita, chegando a uma perda de 70%. Nada tão sério, que possa prejudicar seu trabalho, porque o direito está 100%. E não tem nenhum problema em falar sobre isso. A outra é que não existe possibilidade nenhuma dela participar da "Fazenda", porque nem no Brasil ela estará. Está com uma viagem a Israel, no dia 6 de setembro, marcada há muito tempo.

Mais um

A Globo bateu o martelo com a Endemol para uma segunda temporada do "The wall", reality do "Caldeirão". E com calendário já estabelecido: início da pré-produção em setembro, gravações em outubro e exibição no ano que vem.

Calendário da "Fazenda"

A produção da Record já tem estabelecido o calendário de trabalhos da próxima "Fazenda": às segundas-feiras, roça; terça, fazendeiro; quarta, programa de expectativa da eliminação; quinta, eliminação; sexta, provas que irão definir privilégios; sábado, festa e domingo, expectativa da formação da roça.

Mudança de planos

O SBT deixou para o início de 2019 a exibição da série "A garota da moto", em sua segunda temporada. Parceria com a Mixer. Não teve como encaixar no apertado calendário deste ano.

Dividida

Amaury Junior, também retornando ao Brasil, depois de um período em Orlando, vai definir agora sua situação no Band. Entre os assuntos em pauta, se seu programa será diário ou continuará uma vez por semana. Tem uma dividida bem complicada em cima disso.

"Superbonita"

Giovanna Ewbank já está completamente envolvida com as gravações do novo "Superbonita" do GNT. Que ela passa a apresentar, ao lado de Karol Konka, a partir do dia 8.


Rede TV! muda tudo no seu departamento de esportes




Flávio Ricco, com colaborção de José Carlos Nery

Com a saída de Ari Borges para dirigir o programa "Agora é domingo", do Datena, na Band, a Rede TV! se viu obrigada a reorganizar toda a sua redação. O cargo que ele ocupava, o de diretor de esportes, entre outras ações, deixa de existir. Franz Vacek irá acumular mais esta atividade, continuando como Superintendente de Jornalismo, mas assumindo também a Superintendência do departamento de esportes. Entendeu que era melhor assim. Abaixo dele, Élcio Mendonça passa a desempenhar as funções de coordenador executivo, enquanto Alex Fogaça foi designado para a coordenação geral de conteúdo, e César Filho, que não é aquele, para a área de produção. Isto é o que diz respeito ao esporte, com planos de aumentar seus espaços na grade, inclusive a transmissão da Premier League, já em estágio de entendimentos bem avançado. Quanto ao jornalismo, para arrematar o papo, Matheus Carvalho passa de editor executivo a editor chefe do "Mariana Godoy entrevista". E é isso.

Abertura dos trabalho


 - JOÃO COTTA / GLOBO / DIVULGAÇÃO - JOÃO COTTA / GLOBO / DIVULGAÇÃO


Camila Pitanga e Flavio Canto, dois dos mobilizadores do "Criança esperança", participam do "Caldeirão do Huck" que vai ao ar neste sábado. Na oportunidade, eles vão abrir oficialmente as doações por telefone para a campanha deste ano.

Construção

Além da chegada dos dois finalistas em limusines e dois estúdios colocados à disposição do elenco e convidados, a Band ainda vai erguer uma arquibancada, com capacidade para 400 pessoas, na sua sede, para a final do "Masterchef", dia 31. É um produto sempre muito bem tratado por sua direção, com crise ou não.

Sentença

Celso Frateschi fará participação nos últimos capítulos de "Deus salve o rei" como um juiz. Um alguém com envolvimento direto no desfecho de Catarina, personagem de Bruna Marquezine.

Dizer o quê?

"Jesus" estreou, mas não deixou boa impressão. Ao contrário, uma vez mais, se escancara o desejo da Record em transformar suas novelas em um outro simples templo da Universal. A interferência da igreja é, ao mesmo tempo, plena e desastrada.

Não bastasse

Por mais que a Record gaste nas suas produções, é preciso avaliar até que ponto está valendo insistir com temas religiosos. Será que não está havendo um desgaste? Alguém já se preocupou em pesquisar junto ao público? E perguntar, claro, também fora das igrejas?

Nada ainda 1

Sábado, no "Altas horas" do Serginho, Sandro Meira Ricci anunciou sua aposentadoria do apito, decisão que ele começou a amadurecer há um ano. E há um ano que, junto com sua noiva e futura esposa Fernanda Colombo, vem preparando o seu próximo passo. Juntos, fizeram curso de especialização em jornalismo esportivo, outro para comentarista e agora de apresentador.

Nada ainda 2

Sandro não tem proposta de nenhuma emissora para vir a se tornar comentarista de arbitragem. Pelo menos até agora. Mas admite que existem alguns contatos e convites para participações em programas da Globo e Fox Sports. Por enquanto isso, além de uma conversa, que está em um estágio mais avançado, para desenvolver a arbitragem em um outro país, que ele ainda não revela qual.

Audiência

Ontem foi anunciada a renovação de contrato do comentarista Neto com a Band. Nem tinha como ser de outra maneira. "Os donos da bola", programa dele, tem se colocado entre as maiores audiências da grade diária. Se não bastasse o bom faturamento, principalmente em ações de merchandising.

Eleições

Na Rede TV!, a mediação do debate presidencial ficará sob a responsabilidade dos jornalistas Amanda Klein, Boris Casoy e Mariana Godoy. Todos já envolvidos com gravação de pilotos.

Atarefado

Ricardo Pereira vai continuar na ponte aérea de sempre. Terminando "Deus salve o rei" já vai engatar novo trabalho na portuguesa SIC.


Jornalismo na madrugada foi um grande acerto do SBT




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Desde que começou a existir, o SBT sempre foi alvo de críticas pela instabilidade da sua programação. As muitas mudanças, algumas até num mesmo dia, foram frequentes, sem nunca considerar o hábito como sucesso de qualquer televisão. Mas já existiram tempos muito piores, a ponto de uma determinada manhã, no Estúdio 6 da Anhanguera, ao ser questionado pelos publicitários presentes das tantas e tamanhas alterações, Silvio Santos foi curto e grosso: como dono da televisão fazia o que bem entendia. E ninguém tinha nada com isso. Quem não concordasse que comprasse a sua. Vi tudo com esses olhinhos. E assim continua sendo ao longo dos seus quase 37 anos. Entre tantas quebradas de cara, também existiram acertos e um dos mais recentes foi implantar uma programação jornalística durante toda a madrugada. Ainda que sem grandes recursos ou maiores investimentos, os resultados do "SBT notícias" continuam muito além dos esperados, provando que todos os espaços de grade devem ser convenientemente tratados e valorizados. Em televisão, hoje, mais do que nunca se prova, toda hora é hora.

Também tem isso

Muitas vezes, nas tantas mexidas que faz na sua grade, a Record acaba colaborando e trabalhando pelo Silvio Santos. O último exemplo é o da tarde. Na rede, o "Cidade alerta" continua entrando 16h55, mas em São Paulo, agora, só vai ao ar a partir das 17h15. A distância que antes era de 12 a 7, caiu para 10 a 8, até 9.

Traficantes



 - RAQUEL CUNHA / GLOBO / DIVULGAÇÃO - RAQUEL CUNHA / GLOBO / DIVULGAÇÃO


Ingra Lyberato começa a aparecer em "Segundo sol" no capítulo desta sexta-feira. Faz Fátima Garcia, mãe de Narciso (Osmar Silveira) e mulher de Juarez (Tuca Andrada). Uma família de traficantes, que passa a "adotar" Manu, Luísa Arraes, cada vez mais entregue às drogas.

Vem aí

<foto=263139;2;1>

GloboNews confirma para esta próxima segunda-feira, dia 30, a estreia do informativo diário matutino "Em ponto", com José Roberto Burnier. No ar das 6h às 9h.

Voltando ao caso

Sobre a nota Luís Roberto x Edson Callegares, a coluna apenas reportou um fato, no caso o post do jornalista de Santos. Em nenhum momento houve a tentativa de julgar ou defender causa de ninguém, até porque essa nunca foi a nossa. Recado dado.

E a bem da verdade

Em entrevista gravada ao jornalista Thiago Franklin, no ano passado, Luís Roberto cita nominalmente o Callegares como criador do "Sabe de quem?". Talvez tenha faltado, antes de tudo, uma conversa direta entre os dois. E só. Esse é outro assunto que também já deu.

Duro de entender

O jornalismo da Record encontrou dificuldades na produção de uma matéria para o lançamento da novela "Jesus". O trabalho foi tremendamente dificultado nos bastidores. Dificuldades, dizem, que partiram de setores da igreja.

Protocolo

O elenco e a direção de "Deus salve o rei", amanhã, serão recebidos pelo comando da Globo para o já tradicional evento de confraternização. Na sexta, estão previstas as últimas gravações da novela.

Volta marcada

Ausente da programação devido ao período da Copa do Mundo, o "Zero 1", do Tiago Leifert, tem sua volta ao ar confirmada para 4 de agosto e vai até 27 de outubro, sempre na sequência do "Altas horas". Produto fixo da grade, aborda o mundo dos games, filmes, séries, lançamentos tecnológicos, eletrônicos, animes, entre outros.

É assim

A próxima "Fazenda" da Record, a de número 10, vai distribuir os mesmos R$ 2 milhões em prêmios, sendo R$ 1,5 mi para o vencedor. A novidade é que agora, com o perfil de "mais conectado", o público terá forte influência em todas as principais decisões do programa, e não só na eliminação. Os preparativos nas instalações de Itapecerica da Serra foram acelerados.


Derrota da Globo no "Vídeo show" escancara comodismo da concorrência




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Esse assunto do "Vídeo show" já deu... O programa continua em dificuldades e só Deus sabe até quando as mudanças mais recentes irão resistir. Mas meio que deixando ele de lado, fazendo valer apenas as suas consequências, é interessante ver uma Globo insatisfeita, tentando a todo custo virar esse jogo. E, de tanto errar, correndo até o risco de um dia vir a acertar. Um inconformismo inteiramente salutar, que passa longe das outras emissoras, já inteiramente adaptadas à condição de derrotadas. Um estado de tão absoluto comodismo, que se estabeleceu a vice-liderança como o limite máximo a ser alcançado. Não existe nunca a determinação de ganhar, mas só e o sempre presente medo de perder. Tudo bem diferente do que acontecia lá atrás, quando Tupi, Record e Excelsior se engalfinhavam pelo primeiro lugar. E não há nem por parte das suas lideranças qualquer cobrança maior. O comodismo é absoluto. Henry Ford, quando cismou com a construção do motor V8 numa peça só, indo contra os pareceres dos seus engenheiros, determinou que eles não se dedicassem a outra coisa na vida a não ser isso. Ficou em cima deles por muito tempo. Um dia o motor surgiu.

Nova série



 - RAMÓN VASCONCELOS / GLOBO / DIVULGAÇÃO - RAMÓN VASCONCELOS / GLOBO / DIVULGAÇÃO


O "Jornal GloboNews -- Edição das 16h", no mesmo dia 30, apresentará seu novo cenário e iniciará a exibição da série "Inovação na saúde". Trabalho da própria Christiane Pelajo. O primeiro episódio mostra as cirurgias robóticas realizadas no Icesp (Instituto do Câncer do Estado de SP), um dos poucos hospitais públicos no Brasil com esta capacidade de trabalho.

Primeiro capítulo

<foto=263034;2;1>

A Record promove nesta terça-feira, às 20h45, a estreia de "Jesus", sua nova novela religiosa. Guilherme Dellorto, como José, e Juliana Xavier, fazendo Maria, participam dos primeiros capítulos.

Vira bagunça

O "Fofocalizando", percebe-se, resolveu assumir o lado de "Casa dos artistas". Todo mundo fala ao mesmo tempo e o telespectador, coitado, fica sem entender coisa nenhuma. Faz falta um apresentador, alguém pra botar um pouco de ordem.

E outra

Está na hora de parar o conflito Mara versus Lívia Andrade. Pode até não existir maior afinidade ou nenhuma simpatia entre as duas, mas é um assunto que já deu. Passa a sensação de desordem ou incapacidade de inventar outra coisa.

Homens trabalhando

A Globo deu o start na construção da cidade cenográfica de "O sétimo guardião", a fictícia Serro Azul, que a novela vai situar como um localidade do interior de Minas Gerais. Tudo ainda no começo, sem uma data para receber gravações. Por enquanto, as externas continuam restritas ao Rio de Janeiro.

Juba e Lula

O cineasta Pedro Amorim foi convidado para dirigir "A última aventura", com Kadu Moliterno e André di Biasi resgatando os personagens Juba e Lula. Tudo providenciado e combinado. Agora só está faltando o principal: dinheiro. A tal captação de recursos.

Retomada

A Globo marcou para 13 de agosto o início de gravações da segunda temporada da série "Ilha de Ferro", com direção do cineasta Afonso Poyart. Trabalho sob encomenda para o novo serviço de streaming, o "GloboFlix".

Segredo em cima

Ainda é difícil calcular o número de trabalhos em produção para o GloboFlix, porque o Grupo Globo pretende fazer um grande lançamento. Mas a maioria das séries está entregue a produtoras independentes, incluindo a antecipada neste espaço, "As mulheres de Gaya", que será tocada pela Maria Farinha Filmes.

Tem mágoa

O locutor esportivo de Santos, Edson Callegares, em um post indignado no Facebook, acusa o narrador da Globo, Luís Roberto, de ter tomado dele o bordão "Sabe de quem?". Diz que os dois já foram concorrentes em diferentes emissoras da Baixada, Cultura e Atlântica, mas que sempre existiu respeito entre eles. Está decepcionado.