CANAL 1


Band errou feio na troca de programas do Milton Neves




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

A Band tinha o "Terceiro tempo", até bem pouco tempo, como seu programa mais rentável de todo final de semana. Além de uma audiência acima dos padrões atuais da emissora, sempre foi muito eficaz no campo comercial. Média em torno de 3 ou 4, mas muitas vezes chegando a picos de 6, até 7 pontos, dependendo daquilo que o futebol no domingo pudesse apresentar de interessante ou como tema para discussão. Como uma coisa depende diretamente da outra, audiência versus faturamento, um a um. Mas aí, o que fizeram? Acabaram com o "Terceiro tempo" e deram ao seu apresentador Milton Neves um programa novo, "Show do esporte". O último resultado de audiência foi de um ponto. Troca desastrosa. Pior que isso: a perspectiva de melhora, mantido o formato atual, é quase nenhuma. Será que alguém consegue explicar se, além do mexer por mexer, tal mudança foi alicerçada em alguma outra lógica até agora impossível de ser captada?


 - MAURÍCIO FIDALGO/ GLOBO / DIVULGAÇÃO - MAURÍCIO FIDALGO/ GLOBO / DIVULGAÇÃO

Reforço
Humberto Carrão e Fernanda Torres serão as novidades na nova temporada da série "Sob pressão", exibição na Globo, no segundo semestre. Ele, um médico ortopedista, que aceita proposta da nova diretora do hospital, Fernanda, envolvida em esquemas de corrupção.

Parceria

Após duas semanas com trabalhos em externas, a série "Z4", parceria do SBT e Disney, começou a gravar nos estúdios da produtora Formata. A direção é do ex-Globo, Marcio Trigo. A data de exibição ainda não foi fixada.

Alvo da vez

Jojo Todynho é o mais novo alvo dos programas da TV. É certeza de audiência. A sua assessoria, diante de tamanha procura, está tentando administrar e cuidando de maneirar um pouco.

Como é a vida

Até bem poucos dias, o que mais existia nas produções das TVs eram agentes musicais insistindo, pedindo pelo amor de Deus, para conseguir encaixar seus contratados. Agora, com o considerável aumento dos programas de auditório, a disputa voltou a ser intensa, mas sempre com Eduardo Costa, Leonardo e também Jojo Todynho aparecendo entre os mais procurados.

Craque

Joanna de Assis, que levantou toda sujeira na ginástica brasileira, em matéria no último "Fantástico", é de muito tempo uma repórter de trabalhos muito bons. Sempre foi assim no SporTV e, nos últimos tempos, como correspondente nos Estados Unidos.

Vai longe

O Multishow vai estrear segunda-feira, às 22h30, a quarta temporada de "Os suburbanos", programa do Rodrigo Sant"anna, em 30 episódios, sob a direção-geral de Luciano Sabino. E o detalhe é que a quinta temporada já entrou em discussão.

Jogo bom

Barcelona e Real Madrid, no Camp Nou, neste domingo, 15h, terá transmissão exclusiva do Fox Sports. Messi e Cristiano Ronaldo em campo. Um encontro, porque o time catalão já levantou o título, que vale mais pela rivalidade. Transmissão de João Guilherme, PVC, Edmundo e Carlos Eugênio Simon.

Dado interessante

Fechados os números de audiência de abril, o canal GloboNews apareceu em 10º na classificação geral das emissoras de TV. Entre os canais fechados, perdeu apenas dos sempre insuperáveis infantis, Cartoon Network e Discovery Kids, mas ganhou de todos os esportivos.

Homenagem

O Canal Brasil, como homenagem ao Agildo Ribeiro, irá exibir na segunda-feira dois filmes estrelados por ele. O primeiro, às 18h, "Tocaia no asfalto", produzido em 1962. E, na sequência, "Casa da mãe Joana", mais recente, de 2008. Este foi também seu último trabalho para o cinema.

"Eliana"

O programa "Eliana", neste domingo, no SBT, terá a estreia do quadro "Minha mulher que manda", que mistura comportamento e culinária de uma maneira diferente. Uma competição que reúne três casais para disputar um prêmio de R$ 10 mil.


Profissionais da Globo são desafiados a fazer uma TV sempre melhor




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

A diferença da Globo em relação às demais é que, desde que ela existe, o dono se colocou na posição de dono. Roberto Marinho realizou, como todos os outros, o seu desejo de ter uma televisão, mas deu a ela uma direção profissional, via Walter Clark e Boni. A Excelsior quase chegou a ser a mesma coisa, porém se perdeu rapidamente em meio a tantos problemas. A Tupi, depois do Chateaubriand, inventou um condomínio que foi a sua desgraça. E quanto às demais, as que existiram antes e as de agora, todas sempre tiveram ou ainda têm os seus donos com senhores da situação. Silvio Santos, além de proprietário e apresentador, também sempre se apoderou de outras funções, assim como acontece na Band, Rede TV! e Record, esta com outros, diferentes e piores agravantes. Há a insistência em transformar pastores da sua igreja em especialistas em televisão. Como resultado de tudo, a Globo desde quase sempre em primeiro lugar. Uma liderança que, concorrência do lado de fora não assusta, parece desafiar os seus próprios valores a fazer uma televisão melhor. Antes assim.


 - REDE TV! / DIVULGAÇÃO - REDE TV! / DIVULGAÇÃO

Entrevista
Na noite de amanhã, Mariana Godoy recebe a cantora Gretchen em seu programa de entrevistas na Rede TV!. No bate-papo, o reality show "Os Gretchens", no Multishow, as críticas que recebe nas redes sociais, entre outros temas.

O que mudou?

A Band tinha como diretor Diego Guebel, alguém com forte oposição interna e que sempre encontrou resistências para colocar suas ideias. Ainda assim conseguiu alcançar alguns bons resultados -- "CQC", "Liga", "Masterchef" e companhia bela. Agora, sob nova direção, a Band teve aprovada uma série de lançamentos, nenhum com resultados animadores até agora.

Vale lembrar

Diego Guebel, quando passou por lá, sentiu que alguma coisa precisava ser feita para evitar que um dia os religiosos viessem a ocupar novos espaços. Além da faixa no meio da noite e madrugada, pudessem invadir outros espaços como acaba de acontecer com o "Brasil urgente".

Plano dele

Guebel deu, então, a ideia de destinar toda a faixa da manhã às igrejas das diversas bandeiras e iniciar a operação da Band ao meio-dia. Que a partir deste horário ela se transformasse numa TV de verdade. Não toparam. Pena.

Está na casa

José Mayer permanece afastado das novelas da Globo. Depois daquele acontecimento, que envolveu uma figurinista da emissora, ele nunca mais foi chamado para nenhum trabalho. Mas continua contratado.

É um craque

O "Programa Silvio Santos" tem lá as suas atrações, mas funciona única e exclusivamente em cima da figura do seu apresentador. O resultado seria trágico fosse outro em seu lugar. Resultado: em abril, pelo 13º mês seguido, o programa ocupou a vice-liderança em São Paulo, com de 32% no comparativo com abril do ano passado (a média foi de 8,7). No Rio, então, já são 55 meses atrás apenas da Globo, enquanto na audiência nacional, PNT, o "PSS" é vice-líder pelo 37º mês consecutivo.

Os velhinhos se divertem

É curiosa essa situação de audiência, em se tratando do SBT. Não bastasse apenas o caso de Silvio Santos, outro programa com resultados sempre interessantes é a "Praça", do Carlos Alberto de Nóbrega.

"Superbonita"

Giovanna Ewbank está definida como nova apresentadora do "Superbonita" do GNT. Passa a formar dupla com Karol Conka. O programa é aquele mesmo que já teve várias personalidades no seu comando, como Ivete, Luana e Grazi Massafera, entre outros.

"De pernas para o ar 3"

Ingrid Guimarães deu início, no Rio, às filmagens do "De pernas para o ar 3", que levou mais de 8 milhões de pessoas aos cinemas em suas duas versões anteriores. O elenco da vez, além dela, conta com as participações de Bruno Garcia, Denise Weinberg, Samya Pascotto, Eduardo Melo, Duda Batista, Cristina Pereira, Claudia Mauro, Stepan Nercessian, Vicent Mangado e Maria Paula. Lançamento em dezembro.


Direitos da "Libertadores da América" já têm vencedores definidos




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

O processo de licitação da "Libertadores da América", período 2019 a 2022, com pacotes para as TVs aberta e fechada, foi encerrado. Os seus vencedores serão anunciados imediatamente após a assinatura dos contratos. Diferentemente do que sempre aconteceu e dos escândalos que existiram, os trabalhos de agora estão sendo conduzidos pela FC Diez Media. É uma joint venture criada a partir da IMG e Perform para negociar os direitos comerciais das competições interclubes da Confederação Sul-Americana de Futebol, a Conmebol. Embora o resultado já exista, ele só se tornará público após a discussão de algumas cláusulas e das respectivas assinaturas. Acredita-se que isto deverá ocorrer, no máximo, nesses dez próximos dias. Por outro lado, na próxima semana, também naquilo que diz respeito à TV, terá início a disputa da Copa Sul-Americana, com a expectativa de outra grande batalha. A competição, por tudo que agora oferece, inclusive na questão de prêmios, passou a ser das mais atraentes.
Em cima disso
Fora do prazo, a Band ainda tentou entrar no jogo da "Libertadores". A ideia, atrasada, era fazer proposta para a transmissão dos jogos das terças ou quintas-feiras. Não deu.


 - MULTISHOW / DIVULGAÇÃO - MULTISHOW / DIVULGAÇÃO

Nova temporada

O Multishow estreia amanhã, às 18h, a quinta temporada do "Anota aí", programa da Titi Müller. Após um roteiro internacional, ela agora vai destacar dez cidades brasileiras e mostrar dicas de cultura, culinária e compras.


 - MARÍLIA CABRAL / GLOBO / DIVULGAÇÃO - MARÍLIA CABRAL / GLOBO / DIVULGAÇÃO

Autoestima

Movimentando Úrsula, personagem de Guilhermina Libanio, "Malhação -- vidas brasileiras" começa a abordar o tema gordofobia. Ela sofrerá preconceito por ser gorda e a professora Gabriela (Camila Morgado) se aproximará mais da aluna quando perceber que está passando por problemas relacionados à autoestima.

Letra de forma

O fato do SBT, no seu jornal de madrugada, informar e se limitar a algumas poucas imagens do incêndio em São Paulo na terça-feira, como cobertura jornalística não significou coisa nenhuma. Ficar durante toda a faixa da manhã com desenho animado no ar, isto, sim, foi um tremendo desrespeito com o seu telespectador.

Mal-estar

Diante de tantas declarações polêmicas e ataques até mesmo ao comportamento da própria imprensa, ninguém mais aposta na permanência do comentarista e ex-jogador Juninho Pernambucano no SporTV. Até por falta de ambiente, depois das críticas aos setoristas, a sua continuidade na emissora ficou bem comprometida.

Tipo definido

Sobre a personagem da Vanessa Giácomo em "O sétimo guardião", novela do Aguinaldo Silva na fila das 21h, ela vai fazer a Stella, alguém que tem sérios problemas de alcoolismo e é casada com o dr. Aranha, o médico da cidade, vivido por Paulo Rocha. A sogra dela, dona Mirtes, é descrita como uma "verdadeira megera", papel da Elisabeth Savala.

Dia normal

O feriado de 1º de Maio passou longe dos estúdios de "O outro lado do paraíso". As gravações prosseguiram normalmente, movimentando parte importante do seu elenco na morte da Caetana, personagem da Laura Cardoso. Curioso é que até ator que não estava escalado fez questão de aparecer para se despedir dela.

Visita

A presença da drag queen Pabllo Vittar, que está na trilha sonora, é aguardada nos Estúdios Globo, amanhã, para gravar uma participação especial em "O outro lado do paraíso". Participação especial relacionada ao velório-homenagem à personagem da Laura.

"Tamanho família"

Mateus Solano e Marcelo Adnet gravaram ontem o "Tamanho família". E Arlete Salles e Elizabeth Savalla também estarão em uma das próximas edições do programa comandado por Marcio Garcia nas tardes de domingo da Globo.

Olha só

O próximo "Domingo legal", ao vivo, vai mostrar um "Passa ou repassa" com o pessoal do "The noite" -- Danilo Gentile, Murilo Couto, Léo Lins e Juliana -- enfrentando o time do jornalismo do SBT, com Rachel Sheherazade, Karin Bravo, Bruno Vicari e Cassius Zeilmann. Eles já se enfrentaram há dois anos e agora vai ter a revanche.

Homenagem

Bonito ver a Isabelle Drummond falando da Nicette Bruno, terça, no "Vídeo show", dos ensinamentos que recebeu dela no seu começo de carreira. Fatos assim, hoje, são cada vez mais raros nesse meio. Isabelle, aliás, está confirmada em "Verão 90 graus", novela na fila das 19h.


Dinheiro de igreja quebra 'Brasil urgente' no meio




Por: Flávio Ricco
Colaboração: José Carlos Nery


Mesmo diante das dificuldades, que são tantas e até tornam compreensíveis alguns desesperos, é impossível encontrar qualquer razoável explicação para determinadas posições que a direção da Band vem tomando. Sem ser um dinheirinho a mais, o que outra coisa poderia justificar a interrupção de um programa jornalístico policial, caso do "Brasil urgente", para mais uma intervenção da igreja do R. R. Soares? Nem tente encontrar porque não existe. Se o desastre da colocação do mesmo religioso no prime time, desde que existe foi considerada a pior das tragédias, responsável por fazer fracassar todo e qualquer planejamento de grade, se só o estrago daquilo não bastasse, agora se permitiu uma ação em miniatura. Em troca de outro negócio mal feito, passou-se a fragmentar todo o esforço e resultados que este programa sempre se prestou como alavanca de grade. O dinheiro fácil, e mais caro, mesmo com todos os prejuízos ao patrimônio, outra vez acaba por prevalecer. Pobre Band.

Banho de loja

O elenco de "Onde nascem os fortes", após rápida pausa, está de volta aos estúdios da Globo. Foi o tempo necessário para modificações em alguns espaços, como é o caso da boate onde se apresenta Shakira do Sertão, personagem de Jesuíta Barbosa.

Nova data

A estátua de cera do Silvio Santos, que Gugu Liberato mandou fazer em Nova York, não foi entregue na segunda-feira, como estava previsto. Ficou para uma outra data, quando e onde SS desejar.

Fase de ajustes

Antes mesmo da estreia se sabia que o formato do "Superpoderosas", da Band, seria obrigado a passar por ajustes em seu formato, já em pleno período de exibição. É o que, na medida do possível, está acontecendo. Por exemplo, já são maiores os investimentos em links ao vivo.

Se todos fossem iguais a você

Com a devida licença do mestre Tom Jobim, ninguém melhor que Fernanda Montenegro para se ajustar ao título de outros dos seus grandes sucessos. Atrasada, por causa das gravações, para uma entrevista combinada nos Estúdios Globo, fez questão de chegar pedindo desculpas e se colocar inteiramente à disposição.

Saideira

A propósito da Fernanda, Walcyr Carrasco preparou uma cena muito bonita para o desfecho dos personagens dela e do Lima Duarte em "O outro lado do paraíso". Com direito a declaração de amor e até um beijinho mais prolongado.

Adiantado

O elenco de "O sétimo guardião" -- no caso, os nomes confirmados -- já recebeu mais de 40 capítulos, para os devidos estudos. Isso prova que Aguinaldo Silva está mesmo disparado no texto. A novela estreia em novembro.

"A imagem da tolerância"

No próximo domingo, às 12h30, a TV Aparecida vai exibir o filme "A imagem da tolerância", lançado em fevereiro e inédito na TV aberta. Trata-se de um filme/documentário sobre relatos de fé, também apoiado por Globo Filmes e GloboNews. Maria Bethânia e padre Fábio de Melo participam.

Sucesso

Lançado em abril, o clipe de Lucyana Villar, "Cê tá bem? Eu tô melhor!" gravado em Las Vegas já registra mais de 1 milhão de views no canal oficial da cantora, no YouTube.

Liga dos Campeões

Hoje tem Liga dos Campeões na Globo, Band e Esporte Interativo. A partir das 15h45, em Madri, o segundo jogo entre Real e Bayern. Roma e Liverpool jogam amanhã na Itália.


SBT assume produção de programa de churrasco




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

O reality show "BBQ Brasil -- churrasco na brasa" sofreu uma mudança de curso e passou a ser inteiramente produzido pelo SBT. Uma equipe da casa foi montada para tocar os trabalhos da terceira temporada, prevista para exibição no próximo semestre. As duas anteriores foram realizadas pela Formata. Versão brasileira do formato inglês "BBQ -- Champ", exibido no canal ITV, a primeira edição estreou em fevereiro de 2016, com apresentação de Ticiana Villas Boas e as participações de Carlos Bertolazzi e Rogério de Betti como jurados. Gravada no interior de São Paulo, contou com a direção de Adriana Cechetti. Em 2017, após a saída de Ticiana, o programa passou a ser conduzido por Chris Flores e reunindo Danielle Dahoui e Carlos Tossi no júri. O grupo de agora, como única mudança, não terá mais o Tossi, que será substituído por Bertolazzi. Marcelo Kestenbaum vai continuar na direção dos trabalhos.


 - GLOBO / DIVULGAÇÃO - GLOBO / DIVULGAÇÃO

O número

"Orgulho e paixão", novela das 18h na Globo, terá um total de 162 capítulos. No destaque, Lídia (Bruna Griphão) decide fugir com Uirapuru (Bruno Gissoni) e vão parar no bordel de Madame Ivete (Mônica Corazza).


 - JOÃO COTTA / GLOBO / DIVULGAÇÃO - JOÃO COTTA / GLOBO / DIVULGAÇÃO

Foi com tudo

Luisa Arraes não pensou duas vezes ao receber convite para viver Manuela, filha de Luzia (Giovanna Antonelli) e irmã de Ícaro (Chay Suede) em "Segundo sol". À época, o telefone tocou no momento em que iniciava participação nas gravações do "Tá no ar". Largou o humorístico e correu para a novela.

Duas rodas

Estão acelerados em São Paulo os trabalhos da segunda temporada de "A garota da moto", no ar a partir de 5 de novembro no SBT. Produzida pela Mixer Films, a série foi vice-líder de audiência em 2016, e volta com novidades no elenco, como são os casos de Erom Cordeiro, Ana Flavia Cavalcanti, Adriana Lessa, Magali Biff, Willians Mezzacapa, Luigi Kenzo e Adriano Petermann. "A garota da moto" conta a história de Joana (Chris Ubach), uma motogirl que vive o dia a dia perigoso das ruas, viadutos e vias expressas de São Paulo.

Empenho

Muita gente estranha a grande sequência do português Ricardo Pereira (atualmente em "Deus salve o rei") em novelas da Globo. Tem explicação: é um ator que não sabe dizer não para o trabalho e se dedica a cada um deles. Sempre se destaca pelo empenho na preparação dos seus personagens.

Agarrou a oportunidade

Se teve alguém que surpreendeu positivamente nessa reta final de "O outro lado do paraíso", esse alguém foi Fernanda Rodrigues. Soube valorizar a maioria das cenas da vilã Fabiana, a partir do seu retorno à novela.

Seleção

O diretor Rogério Gomes e o autor Aguinaldo Silva estão montando um timaço de mulheres para "O sétimo guardião", substituta de "Segundo sol". Resta saber como o Aguinaldo planeja dar texto e atenção para todas elas, sem se queimar com ninguém. Não deixa de ser mais um entre tantos desafios.

Procura-se

Além de um título definitivo para a série que será estrelada pela dupla sertaneja Sinésio e Henrique, a parceria SBT e Cygnus também procura um bom diretor para o programa. Como informado, o nome "Pé na estrada" foi descartado, porque pertence a um programa da Band.

Quantidade

O Fox Sports anuncia o envio de mais de 100 profissionais à Rússia para a cobertura da Copa do Mundo, entre eles o recém-chegado Abel Neto, ex-Globo. Além disso, o "Fox Sports Rádio", "Expediente Futebol" e "Central Fox", como principais produtos de grade, serão feitos de lá. Já o Grupo Globo terá na Rússia cerca de 200 profissionais.

Festinha

A produção do "Encontro com Fátima Bernardes" começa a rascunhar algumas ideias para sua edição comemorativa em 25 de junho. O programa vai completar seis anos no ar e a data cairá numa segunda-feira. O detalhe é que a "festinha" vai acontecer em pleno período de Copa do Mundo.