CANAL 1


As várias funções envolvidas no processo de uma novela




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery
 


Vacinação será ampliada a partir de hoje em vários pontos - EMIDIO MARQUES / ARQUIVO JCS (13/1/2018) Vacinação será ampliada a partir de hoje em vários pontos - EMIDIO MARQUES / ARQUIVO JCS (13/1/2018)

Para uma novela chegar na televisão ou em outra mídia qualquer, não basta apenas o desempenho de figuras mais conhecidas, como autor, diretor e produtores, por exemplo. Outras funções, no decorrer dos tempos, vieram a se tornar imprescindíveis, dentre elas, o trabalho do instrutor de dramaturgia. Além de participar diretamente de todo o processo, desde o começo, a ele é destinada a função de preparar convenientemente cada um dos convocados, independentemente de nome ou tempo de estrada. Em "O outro lado do paraíso", na Globo, esta tarefa é executada pelo também ator João Cunha (foto), repetindo com Walcyr Carrasco e Mauro Mendonça Filho parceria iniciada em "Gabriela"(2012). Seu trabalho é auxiliar cada um na técnica de construção do personagem e acompanhar, até por questão de uniformidade de conduta, seu desempenho da primeira à última gravação. Daí não surpreender, por exemplo, a regularidade alcançada na atuação de todos. Exemplo do bem, a jovem atriz Fernanda Nizzato na altura de Marieta Severo no capítulo de terça-feira. O instrutor acaba sendo uma espécie de olho do ator, porque assiste aos seus ensaios, interage com ele e precisa estar atento a tudo o tempo todo, porque, ao contrário do teatro, onde se tem o texto completo da primeira à última cena, novela é uma obra aberta. João Cunha já foi stand-in de Selton Mello na série "A mulher invisível", e apesar de exercer a função de instrutor de dramaturgia há tempos, é a primeira vez que assina como tal, em "O outro lado do paraíso".

Loura má
Bárbara Paz retomou a personagem Jô, em "O outro lado do paraíso". Durante o período fora, a atriz aproveitou para se dedicar a projetos de cinema. Agora, de volta à novela, a ordem é não permitir qualquer aproximação de Henrique (Emilio de Melo) e Elizabeth (Gloria Pires).

Reality

Thais Fersoza, agora fora da Record, foi escolhida para comandar o reality show "Procura-se: um apresentador", do Shoptime. O programa estreia em março e terá nove episódios, transmitidos sempre às terças e quintas. O vencedor, escolhido pelo público, se tornará o novo contratado do canal.

Bloqueio


A modelo Fernanda Lacerda será ela mesma na cobertura do "Band folia". Ou seja, não usará a marca e nem os "adereços" da Mendigata, nascida no extinto "Pânico".

Turma toda

Além da Fernanda Lacerda, outros nomes que trabalharam no "Pânico" fecharam com a Band para a cobertura do Carnaval. São os casos de Amanda Ramalho, Lucas Selfie e Aline Mineiro.

Tem mais

Este ano, dentro da sua programação do Carnaval, a Band também dará uma atenção especial aos blocos de rua. A ordem é movimentar suas principais emissoras em busca de material.

Multi-homem

Tiago Leifert está se desdobrando na Globo por causa dos compromissos atuais com "BBB", "Zero 1" e "Copa do mundo". Como antecipado por aqui, ele, uma vez mais, estará na "Central da copa".

Alvo


Marjorie Estiano, uma das estrelas da série "Sob pressão", é outra que está sempre na mira dos autores de novelas da Globo. Aguinaldo Silva pretende contar com seu trabalho em "O sétimo guardião", prevista para estrear em 12 de novembro.

Segue o jogo

Angélica ainda não encerrou seu trabalho nas gravações do "Estrelas", mas está muito próxima disso. Como se sabe, o programa vai acabar, mas já existe todo um trabalho em cima de um novo projeto.

Trabalho de campo


Giovanna Lancellotti vai passar uma temporada na Bahia por causa de Rochelle, sua personagem em "Segundo sol", substituta de "O outro lado do paraíso". A ideia é vivenciar o local, o sotaque, a rotina das pessoas, antes de começar a preparação oficial da novela.

Intervalo


Démick Lopes, intérprete de Zica em "13 dias longe do sol" e já às voltas com o Mudinho da supersérie "Onde nascem os fortes", dará uma pausa nas gravações para participar do lançamento do longa-metragem "Inferninho", de Pedro Diógenes e Guto Parente, na mostra Bright Future, do Festival Internacional de Roterdã. O ator viaja nesta sexta-feira.

Web

Juliana Valcézia, devidamente capacitada como apresentadora pelo Sindicato dos Radialistas de São Paulo, dá início hoje a uma outra etapa de sua carreira, após passagem pelo "Domingão". Agora na internet, ela comanda o programa "A3 com Ju Valcézia", falando sobre as mais recentes formas de casais, independentemente de gênero e de formatos ortodoxos. A ideia é levar o projeto também para a TV.

Reformas


A locação de "A fazenda" em Itapecerica da Serra-SP passa por uma nova reforma. Agora para receber Gugu Liberato e os casais participantes do novo "Power couple".

O mosquito


Importante: na próxima segunda, às 23h10, o Discovery reexibirá o documentário "Mosquito: uma ameaça no ar", narrado pelo infectologista Jean Carlo Gorinchteyn, do hospital Emílio Ribas, em São Paulo. O especial chama atenção para o principal agente causador de mortes na história moderna: o mosquito. Não apenas no Brasil, que enfrenta o problema com a febre amarela, mas diversos outros países relatam surtos de doenças como zika, malária, vírus do Nilo Ocidental, chikungunya e dengue.

Sondado

Luis Ernesto Lacombe, de férias na Europa, já tem uma reunião marcada com a direção da Bandeirantes em fevereiro. Aprovado pelo seu trabalho no "Exathlon", existem agora boas possibilidades de ser aproveitado em novos projetos.


Record vai mudar horário do programa da Sabrina




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

A Record estuda modificações na sua grade, já a partir de fevereiro, de forma não tão acentuada de segunda a sexta, além das já anunciadas ao término de "Belaventura", mas de maneira extensa nos finais de semana. Aos sábados, por exemplo. O programa da Sabrina Sato, com a preocupação que será ainda mais frequente de alterar seu conteúdo, passará a ser exibido às 22h30, em vez das 20h30 como acontece atualmente. Antes dela, além do "Jornal da Record", irão ao ar reprises das várias séries bíblicas produzidas, compondo uma grade que deverá vigorar pelo menos até o final de julho. De agosto em diante, existe a chance de uma outra mudança, aí sim com a entrada do novo programa do Gugu, formato de fora, calçado em cima de pegadinhas -- daqui e do mundo, animadas por ele. São alterações que já estão decididas e que poderão se estender, também, para o domingo.


 - JOÃO COTTA / GLOBO / DIVULGAÇÃO - JOÃO COTTA / GLOBO / DIVULGAÇÃO

Turbulência

Maria Eduarda Carvalho faz a Caravelle em "Brasil a bordo", série de Miguel Falabella que estreia amanhã. A sua família se afunda em dívidas, por conta das falcatruas praticadas na Piorá Linhas Aéreas e da crise econômica.

Desfalque


Kalinka Schutel, apresentadora e repórter, acaba de trocar a Band pela Globo. Vai trabalhar no "Auto esporte". A saída da Kalinka perigas de ser somente a primeira de uma debandada no esporte da Band. Os que sobraram, ou saíram ilesos do corte recente, preocupados com a inércia do departamento, já estão em busca de novos caminhos para suas carreiras.

Sem fronteiras

Vai aumentar a convergência dos canais Globosat -- SporTV, Multishow, GNT, Universal -- com outras plataformas. Programas que estão alcançando boas repercussões em seus canais na internet, por exemplo, terão oportunidades na TV. Thaynara OG é um desses casos. Há toda uma série de movimentos nesse sentido.

Exportação (1)


Durante a recente edição da feira NATPE, em Miami, a Globo fechou o licenciamento de "Rock story" para o grupo Dori Media, de Israel. A novela, com Vladimir Brichta, Alinne Moraes e Nathalia Dill, será exibida nos canais pagos Viva e Viva Plus, legendada em hebraico e russo. Estreia nos próximos dias.

Exportação (2)


O grupo de mídia israelense Dori Media, antigo parceiro da Globo, já apostou em produções como "Avenida Brasil", "Salve Jorge" e "Império". Em tempo, os canais pagos Viva e Viva Plus, do Dori, são apenas homônimos aos da Globosat. Só coincidência.

Lugar garantido


Walter Breda continua nos planos de "Deus salve o rei", em cartaz na Globo. Impedido de ser o pai de Marina Ruy Barbosa, conforme escalação inicial, ele agora, recuperado de um problema de saúde, será chamado para outro personagem. Mas voltado para o lado comédia.

Pela ordem

A partir de 17 de fevereiro, o Viva passará a exibir reprises do "Esquenta!", da Regina Casé, desde a estreia na Globo, em 2011. Aos sábados, às 19h. E em março, também aos sábados, 22h45, será a vez do "Amor & sexo", da Fernanda Lima, a partir dos seus programas de 2009.

Lula


Apenas os canais fechados GloboNews e BandNews darão cobertura integral ao julgamento do recurso do ex-presidente Lula, hoje, em Porto Alegre. SBT, Globo, Band e Record, a princípio, devem seguir com suas programações normais, preocupando-se apenas com a cobertura jornalística. A Rede TV! optou por usar seus canais na internet para transmissão em tempo integral, valendo-se para isso dos trabalhos de Amanda Klein e Boris Casoy. Os repórteres Mauro Tagliaferri e Teo Taveira, em Porto Alegre, serão acionados ao longo da programação e no "Rede TV News".

Inscrições


O canal Sony já está com inscrições abertas para a 3ª temporada do "Shark tank Brasil". A produção é da Floresta e a estreia prevista para o segundo semestre.

Versão da Gazeta

Rebatendo o que aqui foi colocado, a Gazeta informa que não será armado nenhum esquema especial para enfrentar Cátia Fonseca a partir da sua estreia na Band. Todo trabalho, segundo a sua direção, continuará exatamente do jeito que está.

"Anota aí"

Titi Muller vai estrear a nova temporada do "Anota aí", no Multishow, em maio. Desta vez com a proposta de apresentar particularidades das cidades do Sul e Sudeste do país.


Datena vai estrear novo programa na Band aos domingos




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Já de alguns dias, procurando se cercar do mais completo silêncio, a alta direção da Band vem trabalhando no projeto de um novo programa para os domingos. A ideia do dono Johnny Saad passou a ser desenvolvida pelo vice André Aguera, que tem se encarregado de tocar pessoalmente todas as providências. O programa, com 4 ou 5 horas de duração, terá apresentação de José Luiz Datena, que a Band pretende transformar no seu Silvio Santos. Será composto de vários quadros, inclusive com um pouco de jornalismo e todas as forças voltadas para estrear em março, na segunda ou terceira semana. Ao vivo. Duas questões ainda estão em estudos, sujeitas a melhor análise: o horário de exibição, e se após a estreia, Datena continuará à frente do diário "Brasil urgente" ou passará o seu comando em definitivo para o filho Joel. Plano comercial nas ruas. 


Datena vai conduzir a filha Letícia ao altar - DIVULGAÇÃO Datena vai conduzir a filha Letícia ao altar - DIVULGAÇÃO

Casamento na praia 
Letícia Datena vai se casar em maio em um mini wedding, que reunirá as duas famílias e amigos próximos. A cerimônia será na praia, no litoral de São Paulo, dentro de um resort, ao ar livre. O noivo dela é o Vice-Presidente Senior da Fox Chile, Rodrigo Norambuena.
 
Ganhou a casa

O que se observa na Gazeta, em todo o seu interior, mas muito mais no 8º andar, onde ficam os estúdios e produção, é que há um desejo enorme de fazer com que Regina Volpato continue à frente do "Mulheres". Existe até o esforço para que ela se adapte o mais rapidamente possível às ações de merchandising do programa.

Pensando na frente

A Gazeta, por outro lado, prepara uma série de investimentos no "Mulheres", considerando o enfrentamento com Cátia Fonseca, a partir da sua estreia na Band em março. Por aí se entenda, novos quadros, cenários, vinhetas etc.

Tira lá

Pelo lado da Band, foi acertada a contratação de Neri Szimanski, que estava na direção do "Revista da cidade", na Gazeta. É a primeira peça que passa a integrar a equipe do novo programa da Cátia Fonseca. Ele será o assistente de direção do Rodrigo Riccó.

Bem vendido


O SBT Folia, mesmo com todas as dificuldades do mercado, vai sair com oito cotas vendidas, mais que o dobro do ano passado. Entre outras, as marcas Carrefour, Havaianas e Buscofem.

Formação de elenco

A Formata, via Daniela Busoli, está acelerando a produção da série "Z4", com previsão de estreia, em junho, no SBT e Disney Channel. Agora, como mais urgente, há todo um trabalho em cima da formação do elenco. A ordem, inclusive, é contar com nomes que possam atrair audiência.

Campus Party (1)

O público da Campus Party Brasil, entre 30 de janeiro e 4 de fevereiro, no Anhembi-SP, poderá vivenciar um pouco do universo do "Tá no ar", que estreia 5ª temporada na noite de amanhã. No espaço "Desafio Globo", os participantes terão 15 minutos para concluir um trajeto e se sentir dentro de algumas das esquetes e paródias do programa.

Campus Party (2)

Todos os elementos decorativos deste espaço terão referências à cenografia do programa. E as mecânicas do jogo serão desenvolvidas pela Globo em parceria com a equipe responsável pelo roteiro do "Tá no ar".

Um só


Na extensa e já conhecida lista da Globo e SporTV para a Copa da Rússia causa certa estranheza a presença de apenas um comentarista de arbitragem. Só Arnaldo Cezar Coelho foi escolhido. Gaciba, Paulo César Oliveira e Marsiglia ficaram de fora.

Passagem rápida


Milhem Cortaz vai aparecer apenas em 3 episódios de "Ilha de ferro", produção do Grupo Globo para um novo serviço de streaming. Como Astério, ele incendeia uma plataforma de petróleo, sai de cena, e fica no aguardo da novela de Aguinaldo Silva.

Novidade no ar

"Minha vida é Kiu", apresentado pela influenciadora digital Thaynara OG, a partir de amanhã será exibido no GNT, sempre às quartas, 18h30, entre o "Além da conta" e "Desengaveta". Na estreia, ela recebe Caio Braz, do programa "Marmitas e merendas". O segundo episódio será sobre Copa da Rússia.

Boato

No SBT, nem os diretamente envolvidos conseguiram descobriu até agora quem inventou que Silvio Santos teria dado uma Mercedes ao Dudu Camargo. O carro existe, mas foi, de fato, um presente do Dudu para ele mesmo. Aliás, consultado, Silvio disse que sempre sonhou em ter um carro desses. E mais: acha que um dia ainda vai conseguir. Tá certo. Essa é meio parecida com a história de um decorador, que ao aparecer com o orçamento de uma casa dele, ouviu do SS: "Tá louco? Tô duro. Não tenho todo esse dinheiro".


Manoel Carlos está às voltas com nova minissérie para Globo




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

O autor Manoel Carlos, que tanto contribuiu para a televisão, vai completar 85 anos no dia 14 de março. Seu último trabalho na Globo foi a novela "Em família", de 2014, estrelada por Julia Lemmertz, Bruna Marquezine, Gabriel Braga Nunes, Viviane Pasmanter, Giovanna Antonelli, entre outros. E como não apresentou mais nada nos últimos tempos, muitos interpretaram esse fato como aposentadoria. Mas não é nada disso. Maneco, mais firme e forte do que nunca, está escrevendo uma minissérie com o título provisório de "Castelo de areia". Só não existe ainda a data de exibição. Um trabalho "tiro curto", em 10 capítulos, que vai falar do amor entre jovens e será ambientado no Rio de Janeiro e Florianópolis. Será só mais um capítulo da sua história na Globo, iniciada em 1972, como diretor do "Fantástico", depois de ter passado por outras emissoras, como Record e Excelsior. Poucos, ainda na ativa, têm a mesma importância e igual experiência. 


 - JOÃO MIGUEL JÚNIOR / GLOBO / DIVULGAÇÃO - JOÃO MIGUEL JÚNIOR / GLOBO / DIVULGAÇÃO

Antiquado

Na "Orgulho e paixão", próxima novela das seis da Globo com estreia em 20 de março, Malvino Salvador (foto) fará o coronel Brandão, que comanda o exército na região do fictício Vale do Café. É descrito como um tipo linha dura e muito exigente com os seus soldados. Se apaixona por Mariana Benedito (Chandelly Braz), porém não é correspondido porque a jovem acredita que ele é muito antiquado.

Distante da Rússia

O sentimento na Bandeirantes, entre vários de seus funcionários, é que a Copa do Mundo foi para o espaço. De qualquer forma, ainda não há uma posição oficial. Resta esperar pelos próximos capítulos.

Guerra das calcinhas 1

Bem antes de "O outro lado do paraíso" entrar em exibição já se sabia que Milhem Cortaz viveria um personagem bastante ousado em "O sétimo guardião", que estreia em novembro na Globo. No caso, um delegado, com pinta de machão, enlouquecido por lingeries. Não pode ver uma.

Guerra das calcinhas 2

Mas após Eriberto Leão também escancarar todo o seu fascínio por lingeries na atual novela das nove, imaginou-se que Aguinaldo Silva imediatamente rifaria essa trama da sua história. Só que não. Apesar da "coincidência", o fetiche será mantido.

No mercado

Thais Pacholek encerrou seu trabalho nas gravações de "Apocalipse", novela da Record. Monique Filadélfia, uma mulher cristã de fé, era a sua personagem. Liberada, ela passa a ouvir novas propostas de trabalho.

Limite

A participação da cantora Paula Fernandes em "Deus salve o rei" se dará em 10 no mínimo ou 15 capítulos no máximo. Não passa disso. Detalhe: a personagem, uma freira atrapalhada e que também canta, inspirada no filme "Mudança de hábito", foi muito bem avaliada internamente.

Chegada da Tatá

A partir de fevereiro, "Deus salve o Rei" já terá em cena a personagem de Tatá Werneck. Uma princesa atrapalhada, Lucrécia, que se envolve com Rodolfo (Johnny Massaro).

Terceira temporada

Dedé Santana, José Santa Cruz, Roberto Guilherme e Lady Francisco farão participações especiais na próxima temporada do "Treme treme", no Multishow, com estreia prevista para junho. Gustavo Mendes, Lindsay Paulino, Caike Luna, Eros Prado, Tiago Barnabé, Alexandre Scapini, Rafael Mazzi, Patricya Travassos e Fafy Siqueira completam o elenco. Um novo pacote de 28 novos episódios, sob a direção-geral do competente Marcio Trigo.

Estratégia

Até como estratégia de audiência, o romance da Lívia (Grazi Massafera) com Mariano (Juliano Cazarré) vai demorar ainda muitos capítulos de "O outro lado do paraíso" para ser descoberto por Sofia (Marieta Severo). Outro trunfo que o autor Walcyr Carrasco tem em mãos.

Masterchef

A Bandeirantes ainda não fechou o grupo de participantes do próximo "Masterchef" -- versão com amadores. O formato, para este 2018, trará novidades.

Primeira versão

A partir do dia 29, o Viva estreia "Sinhá moça", a primeira versão, de 1986, com Lucélia Santos e Rubens de Falco. Texto de Benedito Ruy Barbosa e direção de Reynaldo Boury e Jayme Monjadim. A segunda versão, em 2006, reuniu Débora Falabella, Danton Mello, entre outros. Direção geral de Rogério Gomes.

Inéditos

O jornalístico "Documento verdade", da Rede TV!, voltará com material inédito na próxima sexta-feira. A primeira reportagem do ano relembra o incêndio na boate Kiss, que deixou 242 mortos há 5 anos. A repórter Beatriz Ferrete conversa com familiares das vítimas e também com sobreviventes do acidente que chocou o país, além de visitar o que restou da boate, palco da tragédia. O material aborda ainda os processos ligados ao caso, que estão parados na Justiça, sem nenhuma condenação até o momento.


"The voice kids" peca feio pelo exagero de suas juradas




Flávio Ricco, com colaboração de Jose Carlos Nery

O "The voice", nas suas duas versões, veio a se tornar uma das atrações mais importantes do entretenimento da Globo nas últimas temporadas. O programa, na sua essência e como um todo, é interessante, tem bons propósitos e se destaca pela qualidade da sua produção. Quanto a esses aspectos, nada contra, apenas o melhor dos reconhecimentos. O porém, e o nosso assunto é exatamente o "porém", se refere a sua versão "kids", lançada no último dia 7 e, portanto, há apenas dois domingos no ar. Mas dois domingos suficientes para observar o exagero na conduta dos seus jurados, meio sem entender que ali, em vez de principais estrelas ou protagonistas, eles são somente participantes do programa. Uma Claudia Leitte já bastava, só que a ela vieram se juntar Simone e Simaria, com todo desespero das duas de querer aparecer uma mais que a outra. Onde isso vai parar até o final da atual edição passa a ser a expectativa ou grande discussão.
Estaca zero
O projeto está pronto e o desejo de iniciar a obra está em pé, mas é só isso que existe, por enquanto, quanto ao novo prédio da Record para o seu jornalismo. A chance de ficar pronto ainda este ano, para não dizer que não existe, é muito pequena. Bem reduzida.

Fim de férias

Nessas duas próximas semanas, todas as produções do entretenimento da Globo já estarão de volta das férias regulamentares, prontas para dar início aos trabalhos de 2018. Por aí se entenda "Domingão", "Caldeirão" e "Altas horas", entre outros.

Economia

A Record, entre outras medidas, irá obrigar suas produções trabalharem com orçamentos mais reduzidos ao longo dos próximos meses. Algo que poderá implicar, inclusive, na diminuição do tempo de arte de vários programas.

Em estudos

A partir da estreia da Cátia Fonseca, em março, a Band será forçada a fazer ajustes em sua grade. Não bateram o martelo até agora, mas para dar a ela as duas horas combinadas -- uma local e outra nacional -- será necessário diminuir a duração dos programas esportivos. A hipótese mais provável é tirar um pouco de cada um.

Time novo

O SBT, para as transmissões de Salvador, desta vez irá contar com os trabalhos de Tiago Barnabé, Helen Ganzarolli, Nadja Haddad e Léo Sampaio. A cobertura irá repetir o mesmo esquema dos Carnavais do passado, começando na sexta e terminando na terça, mas sempre depois da meia-noite.

Cada vez mais

Os trabalhos da Andréia Sadi, já de alguns dias, passaram a ser usados com mais frequência no "Jornal nacional" e demais informativos da Globo. Algo que se via como inevitável ou apenas como questão de tempo, pela competência da jornalista e por ser uma das repórteres mais bem informadas de Brasília.

Transferida


A escalação de "Topíssima", para todos os efeitos, continua valendo. Na Record, a informação é que a novela foi apenas transferida, assim como são asseguradas as presenças de todos os escalados. Por aí se entenda Guilherme Winter, Beth Goulart, Camila Rodrigues, Dudu Azevedo, Juliana Baroni, Stephany Brito, Larissa Maciel, entre tantos outros.

Imprescindível

Bem antes do grupo de discussão, que ainda nem tem data para acontecer, algumas mudanças são apontadas como imprescindíveis em "Deus salve o rei". O tom da novela, seco e exageradamente interpretado, não caiu no gosto da maioria.

Ao vivo

Luciana Gimenez, depois das férias, voltou a apresentar os seus programas, ao vivo, na Rede TV!.

Muitas propostas

Carioca, o Marvio Lucio, não tem nada acertado com nenhuma televisão. Mas não por falta de convites. Está apenas no aguardo do momento certo para estudar e tocar o assunto.

O último a saber


Record deu uma enxugada na equipe do Geraldo Luís. Alguns elementos da sua produção foram demitidos na quinta-feira e serão substituídos por pessoas que estavam com o Gugu. Geraldo, em viagem pelas cidades históricas de Minas Gerais, foi o último a saber.



 - ROGÉRIO FERNANDES / GLOBO / DIVULGAÇÃO - ROGÉRIO FERNANDES / GLOBO / DIVULGAÇÃO


Gretchen no Serginho

Gretchen será uma das atrações do "Altas horas", hoje na Globo, após o "Zorra". Em um dos momentos dela no programa, a apresentação de "Falsa fada", ao lado do cantor e produtor Rody Martins, mostrando que o título "Rainha do Rebolado" continua incontestável. Como outras atrações, a dupla Fernando & Sorocaba, o comentarista Caio Ribeiro e o grupo de samba Dose Certa.