CANAL 1


Band foi na contramão do bom senso nas estreias de Datena e Milton Neves




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Responsabilizar este ou aquele pelas estreias malsucedidas do Datena e Milton Neves, no último domingo, seria uma enorme injustiça. Não cabe a ninguém fazer isso. Os erros verificados se devem a uma série de fatores, em nenhum momento observados ou respeitados, mas originados de um só: a Band, em sua atual fase, cometer o atrevimento de duas estreias, ao vivo, num único dia, emendadas uma na outra e que consumiram quase metade da sua grade. Deu no que deu. Tragédia anunciada. E mais: na televisão que conheço e trabalhei por tanto tempo, a véspera de qualquer estreia sempre foi de muito trabalho. Dia inteiramente reservado para a gravação do último piloto, revisão dos vetês, afinação de detalhes, reunião final com a equipe, enfim, os sempre necessários ajustes de última hora. Tudo que a Band não fez nos lançamentos dos novos programas do Datena e Milton Neves. Repito: jogar, individualmente, na conta ou costas de um só o estrago cometido será sempre a maior das sacanagens, mas em toda e qualquer estreia, concentração e soma de esforços é o mínimo que se exige. Não é dia de ir a shopping nem parque, passear, namorar ou pegar praia... Mas um dia de trabalho normal. Pelo menos foi o que aprendi com os diretores que trabalhei ou nas TVs por onde passei.


 - JOÃO MIGUEL JÚNIOR / GLOBO / DIVULGAÇÃO - JOÃO MIGUEL JÚNIOR / GLOBO / DIVULGAÇÃO

A ordem é chocar

Pela primeira vez o clipe de abertura da série "Mister Brau", que volta ao ar nesta terça-feira na Globo, contará com a participação de Taís Araújo. Esta quarta temporada do programa será inteiramente "dominada" pela senhora Brau. "Esse ano a Michele vem bombando", diz Taís. Não por acaso o tanto de azul, vermelho, Pink e outras que tais.

Amaury recebe Porchat

Fábio Porchat será o convidado especial do Amaury Junior no seu programa, na Band, neste próximo sábado. O combinado é dos dois inverterem os papéis, como se o Porchat fosse entrevistar o Amaury. Gravação é hoje.

Tirou daqui...

A Globo, considerando algumas situações, tirou Vanessa Giácomo de "O tempo não para", do Mário Teixeira, próxima das 19h. Só que ainda não definiu ninguém para o lugar dela.

... E colocou ali

Vanessa, por opção da Globo, agora será uma das protagonistas de "O sétimo guardião", novela de Aguinaldo Silva que entrará no lugar de "Segundo sol", a partir de novembro. Portanto, Vanessa volta à faixa das 21h da Globo. Seu último trabalho por ali foi "A regra do jogo".

Mãe da Vivi

Ainda a propósito da novela do Aguinaldo, Guida Vianna, de tantos sucessos na Globo, é outra quase certa no elenco, para ser mãe da Viviane Araújo. Antes dela, Joana Fomm e Betty Faria estiveram cotadas para o papel.

Paquera

Carolina Ferraz, após participar do "Superpoderosas" na estreia, tem conversado com a Bandeirantes. E parece que todo esse papo vai na direção de um novo programa de culinária. Mas já não tem o do Daniel Bork, cunhado do Johnny? Outro?

Um pé dentro

Cátia Fonseca, além da TV, está bem próxima de estrear um programa diário na Band FM. Amanhã, por acaso, ela já vai fazer uma participação especial no "Estação Band FM", que vai ao ar às 19h.

Intervalo

Por causa da Copa do Mundo, já está certo que alguns programas da Globo praticamente não irão ao ar no período. É o caso, por exemplo, do "Vídeo show". Mas também serão afetados o "Mais você", da Ana Maria Braga e o "Bem estar" de Fernando Rocha e Mariana Ferrão.

"Miss Brasil"

O próximo "Miss Brasil", transmissão da Band, será no Rio, dia 26 de maio. Mais uma vez, apresentação do Cássio Reis e a promessa de uma grande festa, com convidados especiais e números musicais. Prevista também uma homenagem a Martha Vasconcelos que, em 1968, nos Estados Unidos, conquistou o Miss Universo, repetindo o feito de Ieda Maria Vargas em 1963.


'Maior desafio da minha carreira', diz Jesuíta Barbosa sobre nova série




Após sua estreia em "Amores roubados", série exibida com muito sucesso na Globo em 2014, Jesuíta Barbosa veio a se tornar um dos jovens valores mais disputados do mercado. Alguém sempre presente no radar dos principais autores e diretores. Em "Onde nascem os fortes", estreia desta segunda-feira e seu sétimo trabalho na emissora, ele vai fazer dois personagens. Um deles, Ramirinho - filho do juiz Ramiro (Fabio Assunção), que à noite se transforma na popular drag queen Shakira do Sertão, com direito a juras de pés juntos de não ser inspirada em Pabllo Vittar. "É o maior desafio da minha vida, da minha carreira", diz o ator sobre a oportunidade de viver a personagem. Para dar vida à cantora, ele passou meses se dedicando a aulas de canto e dança, além de todo um processo de preparação com o professor Chico Accioly. Mas "tô afinadinho", avisa Jesuíta, que define a sua Shakira como "uma vontade de transformação", alguém que procura encontrar seu lugar no mundo e que, em alguns momentos, sofrerá um conflito de personalidades. Ao acordar, Ramirinho não saberá se é ele ou ela. E o ator está muito feliz pela chance de ter ao seu lado Fábio Assunção, "um amigo generoso, parceiro, que sabe dividir e trocar cenas. A televisão precisa de pessoas assim", destaca.


 - DIVULGAÇÃO - DIVULGAÇÃO

Show do Esporte

Juju Salimeni, ex-"Legendários" da Record, vai comandar o "Desafios da Juju", quadro de gincanas com os convidados, dentro do "Show do esporte", estreia de hoje na Band. Além das brincadeiras no palco, ela também foi escalada para fazer reportagens para o programa.

Ação - 1

A Globo tem comemorado os índices de "O outro lado do paraíso", até aqui, tão bons quanto os registrados por "Avenida Brasil", em 2012. Mas é importante lembrar que isso só foi possível porque, ao detectar problemas na estrutura da novela, sua direção de Teledramaturgia soube agir com a rapidez que deveria.

Ação - 2

Houve uma cobrança muito forte em cima de toda a equipe, e as mudanças surtiram o efeito desejado. Após antecipar o "retorno triunfal" de Clara (Bianca Bin) e realizar outros ajustes, a novela do Walcyr se encontrou e deslanchou de vez. Pelo menos em audiência.

Sem data

A série "Cine Holliúdy", gravada pela Globo na cidade de Areias, em São Paulo, já está inteiramente pronta, mas não se tem uma data para o seu lançamento. Como outra dúvida, se será mais uma produção para o novo serviço de streaming ou TV aberta. Nem a assessoria da casa tem ainda a resposta. Serão 10 episódios, com participação de Matheus Nachtergaele, Heloísa Périssé, Edmilson Filho, Letícia Colin, entre outros.

Mais um sucesso?

Chama atenção o desempenho de Jonathan Azevedo nas gravações da série "Ilha de Ferro", ainda sem data de estreia. Ele faz o Fiapo, trabalhador de uma plataforma de extração de petróleo e melhor amigo do protagonista, Dante, papel de Cauã Reymond. Azevedo, anteriormente, foi o Sabiá de "A força do querer".

Fome no Brasil

Um trabalho de Luiz Carlos Azenha, "A dor da fome" é a nova série do Jornal da Record, com estreia amanhã. Na reportagem, a informação, baseada em dados do IBGE, que mais de 13 milhões de pessoas passam fome no Brasil. Um problema com endereço certo: negros, nordestinos, pessoas da zona rural ou das periferias das grandes cidades, com baixo nível escolar.

Do ramo

Um dos nomes mais requisitados para musicais no país, Ivan Parente também integra o elenco da nova novela infantil do SBT, "As aventuras de Poliana", como Lindomar. "As crianças dessa novela são realmente muito especiais. Elas são muito estudiosas e às vezes nos dão o maior banho na hora da gravação", diz Parente, ganhador do "Prêmio Bibi Ferreira" como melhor ator coadjuvante por "Les Miserables", ano passado.

O detalhe

"Poliana", estrelada por Sophia Valverde, será a novela mais musical já produzida pelo SBT. Daí a presença no elenco de profissionais que se destacam também nessa área. A estreia vai acontecer em maio.

Não para

Encerrada outra edição do "BBB" na Globo, Tiago Leifert não para. O apresentador continua envolvido nos trabalhos do "Zero 1", aos sábados. E já de olho também no "The voice" que, este ano, entrará no ar mais cedo, em julho, com programas às terças e quintas.

Mínimos detalhes

A cidade cenográfica de "Segundo sol", substituta de "O outro lado do paraíso", representa Santo Antônio Além do Carmo, tradicional bairro de Salvador. Para recriar a atmosfera do lugar, a equipe de cenografia da Globo reproduziu no Rio de Janeiro a famosa Cruz do Pascoal no tamanho original, com os mesmos azulejos portugueses seculares e pretende mostrar a religiosidade local sem copiar exatamente o que existe em Salvador. A cidade cenográfica também terá lojas de artesanatos para turistas, de instrumentos musicais, e de roupas usadas nos terreiros de Candomblé.


Programas populares da TV ganham importância comercial que antes não tinham




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Um dos mais antigos tabus da TV brasileira, a resistência do mercado publicitário aos programas considerados populares, aos poucos vai sendo quebrado. Guardadas, evidentemente, as diferenças do popular com o popularesco, o de conteúdo banal e apelativo. E é curioso verificar a velocidade com que isso vem acontecendo. Ratinho, como exemplo mais significativo, hoje é um dos maiores faturamentos do SBT, trabalhando em contrato de sociedade ou em uma combinação de negócios altamente interessante para as duas partes. Já de muito tempo, sem considerar intervalos ou eventuais anunciantes, ele abre todo mês com as ações de merchandising completamente vendidas. Assim como ele, as várias atrações femininas, até chegar agora aos programas jornalísticos policiais, o "Brasil urgente" e "Cidade alerta" como casos mais acentuados. Tais veiculações, tamanho o espaço que conquistaram e a importância que passaram a representar, estão se tornando cada dia mais imprescindíveis na vida de muitas TVs.


 - GABRIEL CARDOSO / DIVULGAÇÃO - GABRIEL CARDOSO / DIVULGAÇÃO

No domingo

No programa da Eliana, neste domingo, no SBT, Jojo Todynho vai ganhar no palco uma roupa especialmente feita pelo seu estilista preferido, Amir Slama. Além dela, as presenças de Léo Santana, Silvia Abravanel e do astronauta Marcos Pontes.

Foi que foi

Em televisão, nem sempre a lógica prevalece. No SBT, por acaso, temos algumas dessas situações. Quem, por exemplo, acreditava em vida tão longa para o "Fofocalizando"? Pois bem, mais três meses e o programa vai completar dois anos de exibição.

Muito na dele

Marvio Lúcio, o Carioca, na parte que diz respeito a televisão, não tem pressa nenhuma em definir seu futuro. Tem conversado com muita gente, admite que são várias as possibilidades, mas acha que ainda não é hora de tomar nenhuma decisão. Ao contrário, continua com seus shows e o "Pânico" na rádio Jovem Pan. Isso, por enquanto.

Expectativa

As estreias do Datena e Milton Neves, na Band, pelo que representam, devem mexer com a audiência no domingo. Isso no geral. Mas na Rede TV! a expectativa é que o "Encrenca", até então em uma quase inalterada zona de conforto, terá que se mexer muito mais. Corre o risco de ser o principal atingido.

Parceria

O novo programa do Gugu, na Record, com estreia em agosto, noites de quarta-feira, será realizado em parceria com a Endemol. O formato é da BBC Worldwide.

Forte favorito

Neymar parece imbatível, mas se existe um segundo lugar em jogo em matéria de exposição, em veiculação de comerciais, o treinador Tite parece que vai levar com sobras. Na TV, está difícil passar um intervalo sem ele.

Acerto de grade

Na Globo, a colocação dos programas de temporada no começo das tardes de domingo é considerada um grande acerto. "The voice kids", "Escolinha", "Tamanho família" e "Popstar", entre outros, têm apresentado resultados muito bons.

Diante disso...

Não será nenhuma surpresa se, muito em breve, surgirem novas iniciativas do tipo para outros dias da semana. O sábado, por exemplo. Luan Santana é um dos que vem por aí.

"Caldeirão"

Anitta e Wesley Safadão se juntam, hoje, no palco do "Caldeirão".

Transformações

Bastidores de "Deus Salve o Rei" já acompanham as transformações que a novela vai sofrer nos seus próximos capítulos. Mudanças que irão culminar com o desaparecimento de vários personagens. E, com toda certeza, o aparecimento de outros. Já como parte dos resultados do trabalho que o supervisor Ricardo Linhares vem fazendo na novela.


Presença da mulher nos programas esportivos é imprescindível




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

O que até bem pouco tempo via-se ou se considerava exceção à regra, a presença da mulher no noticiário e transmissões esportivas veio a se tornar absolutamente imprescindível. As experiências da rádio Mulher, isso ainda nos idos dos anos 70, com uma equipe inteira transmitindo jogos do campeonato paulista ou o pioneirismo e atrevimento da desbravadora Regiane Ritter, foram importantes para o surgimento e aperfeiçoamento de profissionais inteiramente dedicadas a este ofício. Uma realidade, ao mesmo tempo agradável e relevante, e que não tem volta. É daí para muito mais, para funções que não se restringem apenas a apresentação de programas, reportagens ou participações especiais, mas até no ofício da narração e comentários, experiências que Globo, Band, ESPN e Fox Sports têm procurado ampliar na medida do possível. Elas passaram a ser muitas. Mais que quebra de preconceito, uma realidade que a imprensa no geral não consegue mais renunciar.

Em cima disso

É curioso observar como antes, até bem poucos anos, as mulheres não valorizavam a possibilidade de seguirem carreira no jornalismo esportivo. Hoje sim. São muitas, em quase todas as emissoras, batalhando seu espaço.


 - JOÃO MIGUEL JÚNIOR / GLOBO / DIVULGAÇÃO - JOÃO MIGUEL JÚNIOR / GLOBO / DIVULGAÇÃO

Cenas dos próximos capítulos

Em "Deus salve o rei", capítulo da próxima terça-feira, Afonso (Romulo Estrela) é traído pelo rei Otávio (Alexandre Borges) e levado para uma pedreira.


 - DIVULGAÇÃO - DIVULGAÇÃO

Espelho da vez
Rita Guedes está no elenco da terceira temporada da série "1 contra todos", estreia do Fox Premium, na próxima segunda, às 22h30. É o seu trabalho de volta ao Brasil depois de 10 anos nos Estados Unidos. A personagem, Telma, uma mulher casada com político, que vivia no luxo e troca de favores. Lembra quem?

"Sexo" garantido

A produção do "Amor & sexo", na Globo, já vai dar início aos trabalhos da nova temporada do programa. Gravações entre junho e julho e lançamento previsto para outubro ou novembro. Em meio a isso, ainda na parte que toca a Fernanda Lima, existe a questão da segunda temporada do "Popstar", que vai estrear em setembro.

No limite

Em medida combinada com a Globo, Walcyr Carrasco vai atrasar a entrega dos momentos finais de "O outro lado do paraíso". Só vai fazer isso na véspera do último capítulo. Ladainha de todo final de novela. O discurso nunca é diferente.

Vamos combinar

Se existe mesmo o desejo de não deixar vazar final de novela, por que a Globo nunca foi fundo no assunto e agiu com maior severidade em cima disso? Não tem outra: ou não existe como evitar ou, apesar do cineminha, jamais se deu ao caso a importância que deveria.

Valeu por tudo

A presença do Jô, na noite de quarta e ontem, foi muito mais que um momento especial no programa do Porchat. Fez bem a Record em dividir o programa em duas partes, para não perder nada do que foi gravado. Valeu por tudo. A única crítica, o excesso de "pi" na edição, algo absolutamente desnecessário e dispensável naquela altura da noite. No mais, 10.

É por aí

Hoje, com Porchat, Pedro Bial e Danilo Gentili, o crescimento da qualidade no fim de noite da TV, acaba por se tornar incontestável. Todos eles, a seu jeito e maneira. Bial, por exemplo, hoje, até vai cantar, plenos pulmões, com a dupla Chitãozinho e Xororó.

Pode disparar

Depois de todos os detalhes conferidos, a Sony recebeu de Roberto Carlos sinal verde para lançar, ainda este mês, o primeiro DVD da banda "RC na veia", reunindo músicas dele com novos arranjos e identidade rock"n roll. O projeto foi gravado em outubro e tem participação de Digão, Toni Garrido, Andreas Kisser e Rogério Flausino, além do próprio Roberto, em duas músicas. Dudu Braga, filho do artista, é baterista da banda.

Justus na Band

Band e Roberto Justus fecharam contrato de parceria, no início da noite de quarta-feira, para a produção de três temporadas de "O aprendiz". O próprio Justus, satisfeito, admite: "É um formato que tem tudo a ver comigo. Serão muitas as novidades na sua volta".

Segue normalmente

Apesar de todos os problemas que tem apresentado, o planejamento de "Deus salve o rei" será mantido. A dramaturgia da Globo não trabalha com a possibilidade de antecipar o final da novela.


Record aposta alto no Pan-Americano do ano que vem




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

A Record, que detêm os direitos para todas as plataformas, está apostando alto na transmissão dos Jogos Pan-Americanos do ano que vem, em Lima, no Peru, entre os dias 26 de junho e 11 de agosto. Não bastassem os atrativos que toda e qualquer competição internacional sempre oferece, no caso de algumas modalidades haverá um interesse ainda maior por serem classificatórias para a Olimpíada de 2020, no Japão. Diferentemente do que aconteceu em 2015, no Canadá, quando não foi dispensada ao evento a atenção que merecia, desta vez existe a promessa de uma cobertura jornalística e esportiva muito mais intensas. Várias providências serão tomadas já a partir de agora. Além do Brasil, outros 40 países estarão envolvidos em 38 diferentes disputas, entre elas, como novidade, a inclusão do surf.


 - MARILIA CABRAL / GLOBO / DIVULGAÇÃO - MARILIA CABRAL / GLOBO / DIVULGAÇÃO

"O outro lado do paraíso"

Julia Dalavia e Alejandro Claveaux nos bastidores de "O outro lado do paraíso". A advogada Adriana e o policial Nicolau engatam namoro. 


 - DIVULGAÇÃO - DIVULGAÇÃO

Espaço

A partir de hoje, Rafael Dib ganha mais espaço em "Rua Augusta", série do TNT estrelada por Fiorella Mattheis. Vivem os irmãos Lucas e Mika, que desde pequenos mantêm uma relação incestuosa. É o primeiro grande papel dele na televisão, já conhecido do teatro alternativo de São Paulo.

Investimento

Miguel Athayde, substituto de Eugênia Moreyra na direção da GloboNews, planeja para maio o lançamento de novo jornal na faixa da manhã. Já o "Edição das 10h" e o "Estúdio i", também a partir do mês que vem, terão uma hora a mais de duração.

Tornozeleira eletrônica

Vai ser com uma tornozeleira eletrônica, tão em cartaz nos dias atuais, que Fernanda de Freitas aparecerá na volta do "Mister Brau", da Globo, na semana que vem. Laranja do pai, envolvido num caso de corrupção, ela acaba sendo presa.

Reclamação

Profissionais de rádio, que trabalham em emissoras de médio e pequeno porte, não sabem mais como proceder para transmitir jogos da Libertadores da América, em estádios de São Paulo, principalmente. Além das dificuldades no credenciamento, sempre perdem posições nos estádios para as rádios de fora.

Um nome

Rick Bonadio, respeitado produtor musical e figura de grande influência no meio, é outro nome em pauta para assumir funções no artístico da Band. Existem conversas.

É segredo

A única informação, conforme notícia de ontem, é que o Gugu terá novo programa na Record, com estreia em agosto, nas noites de quarta-feira. Por enquanto, nada mais que isso. Trata-se de um formato, cuja compra ainda não foi finalizada. Daí o cuidado.

Misterioso

Agostinho Teixeira, da rádio Bandeirantes, será "repórter secreto" do Datena no seu novo programa da Band que estreia neste domingo. Nessas condições, sem nunca mostrar a cara, terá na estreia uma reportagem sobre venda de pessoas na Venezuela.

BBB

Final do "Big brother Brasil", hoje, está programada para ir ao ar a partir das 22h29. A programação da Globo vai trabalhar com margem de segurança. Poderá até estourar um pouquinho. Mas inicialmente serão 85 minutos no ar.