CANAL 1


Segundo lugar de audiência do SBT não faz nenhuma diferença no caixa




Flávio Ricco, com colaboraçao de José Calos Nery

Como fato absolutamente verdadeiro -- atestado e reconhecido, o SBT está na frente da Record e hoje ocupa o segundo lugar na classificação do Ibope. Situação que já vem de algum tempo, mas que de importante demonstra o seguinte: não foi o SBT quem subiu, mas a Record quem perdeu. Além do quadro trivial das madrugadas, com os seus conhecidos e naturais resultados, outros horários passaram a fazer diferença. Por exemplo, no embate novela infantil contra novela religiosa, em situação inversa a de outras ocasiões, "Carinha de anjo" se mantém na casa dos habituais 10 pontos, enquanto "Apocalipse", diferentemente das suas antecessoras, mal se sustenta entre os 6 ou 7. A Record caiu de maneira bem importante e a questão é: onde foi parar essa diferença? Para o SBT, como se vê, não foi. Resta saber, como outro ponto, qual o significado dessa vantagem, ainda que pequena, no caixa do SBT? Com toda certeza, nenhuma. A sua grade de programação, com buracos negros, não oferece condições para isso. O faturamento da faixa infantil é pouco expressivo, por conta de limitações impostas por lei, e nenhum na veiculação dos produtos e programas da Jequiti. Por aí se caracteriza a maior diferença entre as duas: ao contrário do que a Jequiti deixa de fazer no SBT, a igreja usa espaços da Record e paga convenientemente por eles.

Necessidade

Silvio Santos, na festa de final de ano com os funcionários, revelou que, em mais de uma vez, viu-se obrigado a colocar dinheiro do próprio bolso para equilibrar as finanças do SBT -- "os dois últimos anos foram muito ruins". Cabe a ele e à sua emissora criar situações que possibilitem virar este jogo. Entre as imprescindíveis, a colocação de produtos rentáveis na grade.

Audiência


A Record caminha para ter a pior audiência dos últimos três anos na Grande São Paulo, considerando as 24 horas. Os números consolidados mostram que até o dia 17 deste mês, a emissora chegou aos 4.43 de média. Maior, apenas, que os 4.25 de janeiro de 2015.




 - JOÃO MIGUEL JR/ GLOBO / DIVULGAÇÃO - JOÃO MIGUEL JR/ GLOBO / DIVULGAÇÃO

Muito trabalho

Letícia Birkheuer estreia hoje o espetáculo "Além do que os nossos olhos registram", no Teatro Alpha, em São Paulo, ao lado de Luiza Tomé e Priscila Fantin. Faz Violeta, uma mulher preconceituosa e homofóbica, de 45 anos. Depois, será um homem em "Senhora dos afogados", de Nelson Rodrigues, e emendará em outra peça, "Mercado amoroso", ainda este ano.

Tá em casa

Mais uma da série chegou, viu e venceu. Dony de Nuccio está bem demais no "Hoje", da Globo. A missão de substituir Evaristo Costa, vista como das mais complicadas, foi superada por ele com classe, elegância e competência.

Mix

Em tempos de economia, ficou decidido que o "Balanço geral especial", que a Record exibirá para São Paulo, terá apenas os melhores momentos da semana, ou seja, vai ao ar com o trio original do programa: Gottino, Fabiola e Lombardi. Começa em 3 de fevereiro.

Na espera

E a GloboNews, mesmo com chamadas no ar, ainda não tem definida data de estreia do Heraldo Pereira no "Jornal das 10". A decisão, com toda certeza, deve sair a partir de agora, na volta do William Bonner ao "Jornal nacional", a quem o Heraldo vem substituindo.

Capricho

Foi das mais interessantes a estreia do novo "Dancing Brasil". O programa, deve-se reconhecer, tem uma produção das mais caprichadas.

Em Minas

Um verdadeiro exército da Globo foi deslocado para as cidades históricas de Minas Gerais. Especialmente Mariana e Ouro Preto, entre as cidades que servem como locações de "Orgulho e paixão", próxima das seis.

Política

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, será o entrevistado do "Canal livre", neste domingo, na Band.

Preparativos


Amaury Júnior continua voando baixo nos preparativos do seu novo programa na Bandeirantes. Dentre outras providências, gravou com Michel Temer, terça-feira, em Brasília, e, neste final de semana, irá se dedicar à gravação de um clipe especialmente produzido para a estreia, no dia 27.


 - MARCOS ROSA / GLOBO / DIVULGAÇÃO - MARCOS ROSA / GLOBO / DIVULGAÇÃO

Comédia

Letícia Colin e Edmilson Filho são os protagonistas da série de comédia "Cine Holliúdy", em gravação em Areias, no interior de São Paulo, mas ainda sem estreia definida. Trabalho baseado em uma produção homônima do cinema. No interior do Ceará, a luta de Francisgleydisson para que a popularização da TV não afaste as pessoas do cinema. Em meio a isso, tenta conquistar o coração da vaidosa Marylin.


Disputa da Libertadores vai começar no campo e nos bastidores




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery
A Libertadores da América, que veio ganhar grande importância, não só para o futebol daqui mas também para a televisão no geral, terá mais uma edição disputada a partir da semana que vem. E assim como aconteceu nesses últimos anos, os canais Fox Sports e SporTV, na TV fechada, continuarão cobrindo todas as partidas, enquanto a Globo na aberta, sempre às quartas-feiras, seguirá fazendo a mesma coisa. Neste ano, muito mais à vontade para selecionar as suas transmissões porque serão 8 times brasileiros na disputa. Pela tabela, já conhecida, a competição terá abertura na próxima segunda, com Montevideo Wanderers e Olímpia, mas só nos canais fechados. A Globo, por sua vez, só deverá dar início aos seus trabalhos na quarta-feira, dia 31, com Universidad Concepción contra o Vasco da Gama e a Chapecoense recebendo Club Nacional de Football, na Arena Condá. Isto, como um todo, será o jogo no campo. Nos bastidores, entre os meses de fevereiro e março terá início a concorrência pelos direitos das próximas Libertadores e Sul Americana na televisão.

E tem outra

No campo dos direitos esportivos, as emissoras trabalham com a informação que, em março, ainda no comecinho do mês, sairá a decisão da Liga dos Campeões, 2018/2019 e 2020 e 2021. E com a promessa de fortes emoções.

Silêncio


Ainda por aí chama atenção como, de uns dias para cá, um silêncio até estranho passou a ser observado no assunto Liga Francesa. Mesmo com Neymar em campo e a promessa do PSG se reforçar ainda mais, parece que o interesse por ele não foi na altura do esperado.


 - TATA BARRETO / GLOBO / DIVULGAÇÃO - TATA BARRETO / GLOBO / DIVULGAÇÃO

Olha essa

O novo "Tá no ar", com estreia dia 23, terá um quadro chamado "Casos modernos de família", com tudo que possa lembrar o programa da Christina Rocha do SBT. Veronica Debom, como apresentadora, colocará em questão os diversos casos de desavenças, desde familiares e matrimoniais, até o caso de um cidadão que saiu de um aplicativo de mensagens sem aviso prévio.

Ano enviesado

Em meio a tudo e ao que a TV poderá oferecer nesses próximos tempos, é bom ninguém esperar por grande coisa. A chance de tudo continuar como está é muito grande. No geral, as aplicações em novos produtos estarão próximas de zero, assim como são enormes as possibilidades de diminuir os investimentos no que já existe.

Caminho natural

O fim do "SP Record", dia 26, irá reconduzir Carla Cecato para a apresentação do "Fala Brasil", voltando a formar dupla Roberta Piza. Larissa Alvarenga, hoje na bancada, também como caminho natural, deverá retornar para a reportagem.

Equipe unificada


Importante ressaltar que o fim do "SP Record" não implicará na demissão de ninguém. A equipe inteira será realocada no "Cidade alerta", que em vez da 1h30 atual voltará a ter 3h de duração. Quantos aos repórteres, estes sim, poderão ser distribuídos para outros jornais.

Lado cantora

Em "As aventuras de Poliana", substituta de "Carinha de anjo" no SBT, ao contrário do que sempre aconteceu, Larissa Manoela não será a protagonista. No entanto, no quesito trilha sonora, é a que mais vai cantar na novela. Muito em função de toda mídia que tem em cima.

A propósito


É de se destacar o sucesso do filme "Fala sério, mãe", da Ingrid Guimarães e Larissa Manoela, baseado no livro da Thalita Rebouças. Faz por merecer a quebra de todos os recordes de bilheteria, em salas de cinema de todo o país. Já superou a casa dos dois milhões de espectadores.

Dentro da "Fazenda"

E surge mais uma informação em relação à próxima temporada do "Power couple" na Record, com estreia prevista para abril. Com o objetivo de otimizar a atual locação de "A fazenda", o reality de casais deverá ser realizado em Itapecerica da Serra.

Mudou

Alteração na data de estreia da próxima novela das 18h, "Orgulho e paixão", estrelada por Nathalia Dill e Thiago Lacerda. Em vez de 27 de março, data conhecida e divulgada até aqui, o primeiro capítulo teve seu lançamento antecipado para dia 20 do mesmo mês.

De volta

"Are you the one? Brasil" volta ao ar dia 22 de fevereiro, às 22h, na MTV, com Caio Castro e episódios inéditos.

Sem pendências

Não existe mais preocupação nenhuma da direção da Record quanto a contratos. O que existia de pendência com César Filho, Ticiane Pinheiro, Rodrigo Faro e até Gugu são casos considerados como resolvidos. Quanto ao da Ana Hickmann não é agora. Ainda existe tempo para ser resolvido.


Rede CNT coloca à venda a sua sede de São Paulo




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery
A CNT, como conceito e instrumento de informação ou entretenimento, é uma rede de televisão que tentou existir apenas durante alguns anos ou quando viu fracassar o contrato de parceria com a TV Gazeta para transmitir seu sinal em São Paulo. As esporádicas tentativas que vieram a seguir ou até o começo desta década não deram em rigorosamente nada, até se render à força do dinheiro de igrejas, primeiro a do Valdemiro Santiago e, de 2014 para cá, a do adversário deste, Edir Macedo. Uma triste história de vida, que vai chegando aos seus 25 anos, a maior parte deles na mais completa agonia. E se como imagem a CNT desapareceu faz tempo, agora ela também começa a se desmanchar fisicamente. A sede de São Paulo, na alameda Santos 193, foi colocada à venda, porque os seus responsáveis entenderam que não existe mais a necessidade de manter o espaço como base de operações. Apenas uma sala, num prédio de escritórios qualquer, será suficiente. Em sua página na internet, a CNT se apresenta como uma empresa que "possui centros de produção distribuídos por todo o Brasil, que produzem conteúdo exclusivo para a rede". Relata ainda que possui "8 emissoras nacionais que garantem que o melhor da programação televisiva chegue até sua casa", em localizações como Curitiba, Rio de Janeiro, Londrina, Americana, Salvador, Caxias do Sul, São Paulo e Brasília.


 - RAQUEL CUNHA / GLOBO - RAQUEL CUNHA / GLOBO

Chegando

Juan Alba inicia, em 1º de fevereiro, participação especial em "O outro lado do paraíso". É o Norival, um fazendeiro. Ele aparece para visitar a noiva Leandra (Mayana Neiva), mas coloca ponto final na relação ao descobrir que ela trabalha no bordel.

E mais...

Ainda em "O outro lado do paraíso", após colocar Gael (Sérgio Guizé) e Sophia (Marieta Severo) na cadeia e acabar com o casamento de Samuel (Eriberto Leão), em sua jornada de vingança, Clara (Bianca Bin) tentará fazer o mesmo com o delegado Vinícius (Flávio Tolezani). Ele será denunciado por pedofilia.


Sacramentada

A nova grade da Record, a partir do dia 29, foi sacramentada no início da manhã de ontem. Fica assim: 16h40 -- "Cidade alerta" -- rede obrigatória; 18h -- "Cidade alerta" -- rede opcional; 18h50 -- "Cidade alerta" -- local; 19h45 -- "Os dez mandamentos"; 20h45 -- "Apocalipse".

Acabou o jornal

A exibição do jornal local, em São Paulo, antes prevista para acontecer entre as duas novelas, foi cancelada. Durou apenas seis meses. Vai sair do ar no dia 26.

Não mudou

O "Jornal da Record" vai passar batido em meio às mudanças decididas para acontecer a partir do dia 29. A sua exibição será mantida no horário de agora, 21h45, continuando como último telejornal diário das grandes redes a entrar no ar.

É ela


Cacau Protásio será a mãe do Mussum, na fase jovem do artista, em "Mussum, o filmis", com trabalhos previstos para o segundo semestre. Lançamento em 2019, nos 25 anos da morte do ator e sambista.

Ano Novo


Está previsto para esta quarta-feira o primeiro encontro da direção da Rede TV!. É a volta ao trabalho de todos. Em meio às inúmeras questões a serem discutidas, renovar o contrato para a transmissão da Série B do campeonato brasileiro está entre as principais.

Esperando a hora

A Record está para anunciar, a qualquer momento, a renovação de contrato do Gugu Liberato. E, tudo exatamente como esta santa coluna vinha informando, para o "Power couple" e para um outro programa, cujo formato ainda será desenvolvido.

Mudanças pensadas

A terceira temporada do "Power couple", prevista para estrear em abril, na Record, poderá ter várias novidades, a começar pela presença do Gugu e não mais a do Roberto Justus. A outra, a respeito do mesmo programa, também comentada internamente, é a possibilidade de ganhar um modelo de apresentação semelhante ao da "Fazenda", com edições diárias e ao vivo.

Escrita

Só agora a Globo Filmes bateu o martelo sobre o roteirista que tocará os trabalhos da versão da "Escolinha do professor Raimundo" para o cinema. Cláudio Torres Gonzaga ("Os parças", "Vestido pra casar", entre outros) foi o escolhido.

Premiação

Neste domingo, o TNT irá transmitir ao vivo e com exclusividade a 24ª edição do Screen Actors Guild Awards, direto do Shrine Auditorium, em Los Angeles. A cerimônia terá apresentação de Halle Berry, Dakota Fanning, Lupita Nyong"o, Emma Stone e Kelly Marie Tran.

Hebe

Pessoal do "Hebe, o musical", Débora Reis, Renata Brás e Renata Ricci, será recebido por Ronnie Von no "Todo seu" de hoje, na Gazeta.

Ressuscitando programa

Nos corredores da Band, já se fala no interesse da casa em ressuscitar o programa "Terra nativa", aquele mesmo apresentado por Guilherme & Santiago entre 2007 e 2009. No entanto, para a versão de agora, há o desejo de convidar uma outra dupla. Exibição às sextas-feiras.


Direção da Band trabalha com pressa para colocar ordem na casa




A direção da Bandeirantes, para colocar ordem na casa, está ciente que outras inúmeras ações serão necessárias, além da demissão dos duzentos e poucos funcionários ainda em fase de execução. Decisão que já estava tomada desde meados do último dezembro, mas que o bom juízo mandou transferir para depois do Natal e das festas de fim de ano. Antes assim. Aliás, foi bom verificar nas redes sociais a maneira simpática como vários desses dispensados se manifestaram, com agradecimentos educados à casa que os acolheu, independentemente do pouco ou mais tempo de vínculo. Caso do Antonio Petrin, exemplo de bom profissional. Existe, no entanto, a convicção que outras tantas intervenções terão que ser tomadas, algumas delas com reflexos diretos na grade, em todas as suas faixas. Na hora do almoço, por exemplo, a tendência é que os dois programas esportivos sejam mantidos. Não excludentes, eles se completam, cada um com seu público e, ambos, com marcas de audiência e faturamento bem razoáveis. Renata Fan e Neto parecem tranquilos quanto a isso. Além das estreias de Amaury Junior, Cátia Fonseca e do reality "O sócio".

Por outro lado


Na Band também existe a certeza que os contratos com alguns concessionários de horário não serão renovados. Todos já estão em processo de análise e negociação, muito embora não existam chances das igrejas serem atingidas. Ainda mais no momento de agora, não tem como abrir mão do dinheiro que elas pagam.

Duas questões


Ainda em se tratando de Band, há dois outros assuntos preocupantes pendurados, sem grandes perspectivas de acerto. Um, a Copa da Rússia, cada dia com indefinição mais complicada e, outro, a continuidade de transmissões da Liga dos Campeões. Nem mesmo a próxima está assegurada.



 - JOÃO MIGUEL JUNIOR / DIVULGAÇÃO - JOÃO MIGUEL JUNIOR / DIVULGAÇÃO


Olha ela!

Gabriela Duarte caracterizada como a "Rainha do Café" de "Orgulho e paixão", a próxima novela das seis da Globo, escrita por Marcos Bernstein, com estreia em 27 de março. Na história, Julieta Bittencourt é uma mulher poderosa que construiu um verdadeiro império com as próprias mãos.

Nota triste

Walter Silva, o Waltão, produtor de shows musicais, com carreira dedicada a grandes artistas, como Roberto Carlos, Elis, Agnaldo Rayol, Simonal, além de outros tantos, faleceu na noite do último sábado em Ribeirão Preto. O próprio RC se encarregou, pessoalmente, de todas as providências para o sepultamento na manhã de ontem.

Território marcado


Marcílio Moraes tem contrato com a Record até 2019 e existe, sim, a possibilidade de o autor desenvolver um novo trabalho na casa. Desde que não haja qualquer interferência da igreja ou de qualquer outra pessoa no seu trabalho. Algo que ele sempre deixou bem claro. E que jamais aceitará de maneira nenhuma.

Pegação

A nova (?) MTV ficou mesmo um tanto refém de formatos que exploram o tripé jovem, sexo e bebidas. Já há algum tempo, nada mais se destaca em sua programação. "De férias com o ex Brasil", por exemplo, figura entre as maiores audiências da TV paga. É preciso também investir em ideias um pouco diferente. Ou irão se especializar nisso?

Programação especial


A Globo terá uma grade especial voltada à cobertura do aniversário da cidade de São Paulo, 464 anos no dia 25. O "Antena paulista", do próximo domingo, foi escolhido para abrir os trabalhos.

Ação inédita

O lance é que edições extraordinárias do "Antena" serão levadas ao ar durante toda semana que vem, do dia 22 ao 26, resgatando algumas das matérias apresentadas nos últimos anos. Transmissão apenas para São Paulo, antes do "Hora um".

Até aqui...

Ainda na fase de aquecimento de "O outro lado do paraíso", Walcyr Carrasco chegou a postar em uma rede social que Grazi iria "surpreender com Lívia, fazendo uma vilã como nunca fez". Isso imediatamente criou uma grande expectativa, não justificada até aqui.

Websérie


Estreia em março a websérie "Mistérios da fazenda", com Babi Xavier e a garotinha Cléo Pinna no elenco. Direção de Willian Vita.

Ao vivo

Programa da Mariana Godoy volta a ser ao vivo na Rede TV! nesta sexta-feira.

Preparação

Apesar de os preparativos do programa estarem acontecendo desde o fim do ano, a equipe de Amaury Junior vai estrear sua sala de produção na Band nesta terça-feira.

"Onde nascem os fortes"

Titina Medeiros e Andressa Cabral começaram a gravar "Onde nascem os fortes", nova supersérie da Globo. Elas surgirão na história como detentas. Atualmente em gravação nos Estúdios Globo, a produção voltará para a Paraíba depois do Carnaval.

Busca por protagonistas

Globo trabalha para fechar o quanto antes os protagonistas de "Verão 90 graus", substituta de "Deus salve o rei". Liderando o grupo da novela, Cláudia Raia.

Para salvar

Dentro da própria Record já se admite que o problema da sua teledramaturgia bateu no teto e algo precisa ser feito logo para reverter esse triste quadro. "Apocalipse" foi pensada para ser a nova "Os dez mandamentos" em resultados de audiência, mas está muito longe disso. "Jesus", que vem aí, já entrará no ar pressionada e com a obrigação de salvar o departamento.


Record vê Rodrigo Santoro como ideal para viver Jesus em novela, mas...




De acordo com pessoas envolvidas no projeto "Jesus", próxima novela religiosa da Record, a substituta de "Apocalipse", Rodrigo Santoro cairia do céu para o papel principal, junto com tudo que representaria na mídia e poderia favorecer como resultado de audiência. Tudo a fim de fazer esquecer o fracasso de agora. Mas, também de acordo com gente de lá, trata-se de um sonho praticamente impossível, porque Santoro segue muito em alta no mercado internacional e não tem interesse nenhum em se prender a novelas ou qualquer outro trabalho do tipo. Atuou em "Velho Chico" na Globo, é verdade, mas por apenas 24 capítulos, e depois de muita negociação. O ator, que já foi sondado pela Record em outras oportunidades, viveu Jesus no cinema, em "Ben-Hur"(2016), fato que fez disparar o interesse. Só que nada mais que isso. O "não", pelo jeito, a Record já tem, por que não arriscar um convite? Numa dessas...

Outras possibilidades


Como outras vias em estudo para protagonizar sua novela, a Record poderá tentar algum nome que tenha saído da Globo recentemente, ou um lançamento, alguém em condições de chegar e dizer a que veio. Uma escolha que não deve passar de fevereiro, porque o desejo é começar as gravações imediatamente. Tanto no Brasil como no exterior.

Está fora


Ainda em relação ao protagonista de "Jesus", uma coisa já está decidida: Guilherme Winter não será chamado para esta missão. Depois do sucesso como Moisés em "Os dez mandamentos", ele será guardado para outro trabalho, que numa dessas pode ser até "Topíssima", se o projeto da novela vier a ser retomado.


Rendendo

Para os padrões do horário, as reprises do "Operação de risco", no fim de noite, até que não decepcionam. O programa, de acordo com o Ibope, tem alcançado 1 ponto de média na Rede TV!.

Apoio importante

O diretor de novelas do SBT, Ricardo Mantoanelli, dará uma colaboração nos episódios da segunda temporada do programa "Fábrica de casamentos", apresentado por Chris Flores e Carlos Bertolazzi. A direção-geral segue com Marcelo Carvalho.

Diferencial

Nesta temporada, já está combinado que haverá menos externas no "Fábrica de casamentos" e mais espaço para as festas. As gravações terão início em fevereiro.

Duração

"Malhação -- Vidas brasileiras" será apresentada ao longo de 15 meses. Inicialmente, é isso, mas não se descarta ir um pouco além. A direção da Globo está apostando muito nesta edição que estreia em março, escrita por Patrícia Moretzsohn e baseada no original canadense "30 vidas".

Imexíveis

Na lista de Aguinaldo Silva para a novela "O sétimo guardião", alguns nomes são considerados imexíveis. Casos de Marina Ruy Barbosa, Viviane Araújo, Flávia Alessandra e Milhem Cortaz.

Menos


Então tem gente criticando o sotaque carioca na Idade Média, em "Deus salve o rei"? Vamos com calma. É só mais uma novela.

Folia (1)


A GloboNews, que há quatro anos faz a maior cobertura do Carnaval de Rua do país, vai estar presente na CasaBloco, um espaço na Casa França-Brasil, no Rio, onde vão acontecer oficinas, feiras, rodas de samba, encontros de blocos, cortejos, festas e bailes.

Folia (2)


Movimentando seus principais apresentadores e repórteres, o canal de notícias da Globosat mostrará, ao vivo, as várias manifestações nacionais que se encontrarão no Rio. Haverá um posto avançado na Orla Conde, no qual blocos de outras cidades se encontrarão com os blocos cariocas, em eventos gratuitos ao ar livre. Além disso, a proposta é destacar os eventos de rua das principais cidades brasileiras.

UFC


Se no futebol existe a categoria do ex-jogador em atividade, no UFC, não é muito diferente. Tem gente lutando "com o nome". Exemplos: José Aldo e Vítor Belfort.

Sugestão


Por que a Globo não chama o Rafael Cortez para o "Tá no ar"?. A nova temporada será exibida de 23 de janeiro e 17 de abril.

Pronto pra outra

Gravações de "Onde nascem os fortes" estão aceleradas nos Estúdios Globo. Jesuíta Barbosa, por exemplo, está nesta produção, mas já arrumando bagagem para embarcar no vilão da novela "Verão 90 graus", substituta de "Deus salve o rei".

Fantasias

Eliane Giardini vai aparecer de Mulher Maravilha em "O outro lado do paraíso". E também de policial, sempre em cena com Luis Mello.

"Pânico"

Encerradas as férias, na próxima quarta-feira, os profissionais (produtores, figurinistas...) que trabalhavam no "Pânico" vão retomar expediente na Band e ouvir os planos da casa. Nada mais inoportuno para acontecer em meio a toda essa onda de demissões. A ideia é aproveitar alguns deles no programa da Cátia Fonseca.