CANAL 1


Desordem: emissoras de rádio e TV funcionam na mais completa irregularidade




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery
No Brasil existe uma determinação constitucional que limita a 30% a participação de capital estrangeiro em empresas de comunicação, assim como reserva a brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos as suas responsabilidades administrativa e editorial. Isso é lei. Até prova em contrário, há um total obedecimento a ela. No entanto, o que se conhece como subconcessão ou venda de horários em emissoras de rádio e televisão é uma prática que se choca frontalmente com o que estabelece o Código Nacional de Comunicações. E quanto a isto o descumprimento é indecoroso. Já se tornou impossível saber quantas emissoras já estão nas mãos de terceiros, tamanho o caos instalado. O Ministério das Comunicações, a quem caberia estabelecer a ordem e a acabar com verdadeira bagunça que só se multiplica em todo o rádio, nas suas faixas AM e FM, e em uma boa maioria de TVs, simplesmente faz vistas grossas para o assunto. A fiscalização é nenhuma. Não tem outra: ou se regulamenta a questão ou se coloca ordem no poleiro.
 


 - RAQUEL CUNHA / GLOBO / DIVULGAÇÃO - RAQUEL CUNHA / GLOBO / DIVULGAÇÃO

Comédia

"O outro lado do paraíso" tem revelado que passa longe da cabeça do Walcyr Carrasco, seu autor, abrir mão de determinadas nuances na sua novela. O lado chanchada continuará sendo representado em vários momentos, especialmente por meio dos personagens de Eriberto Leão e Eliane Giardini (foto).


Cada vez mais

Além da troca do noticiário de cada uma, está se intensificando ainda mais a participação de jornalistas da GloboNews na Globo e da Globo na GloboNews. Especialmente repórteres. Nem tem porque ser diferente. São todos da mesma casa.

Olha que situação


Na quinta-feira, no programa "Gol, o grande momento do futebol", no BandSports, um fato dos mais desagradáveis. No quadro "Que fim levou?", nas brincadeiras que sempre faz, Milton Neves disse "taí o Ado, ex-Corinthians, e que o nosso repórter Gustavo Berton diz ser o goleiro mais bonito do mundo". Berton foi demitido na terça. Programa gravado. Alguém poderia ter tirado na edição.

E o pior


Ainda em se tratando do mesmo repórter, Gustavo Berton, na terça-feira, ele participou de "Os donos da bola". Ao término do programa, foi informado da sua demissão na porta do estúdio. Legal, né?

Já com novo caminho


Mas Gustavo Berton já apostou em outro caminho. Em parceria com a mulher, a repórter e apresentadora Carol Aguaidas, do SBT, ele está com um canal de crossfit na internet.

Desagradável


A questão dos figurinos não figura e nem pode figurar entre as principais qualidades de "O outro lado do paraíso". São muitos os erros apresentados e, todos, os mais desagradáveis. Na boate, por exemplo, mesmo com uma costureira de plantão, a variação de roupas é quase nenhuma. Bianca Bin, como outro caso, está pronta pro baile em toda cena. E, assim, como uma boa maioria.

Ainda não dá

Copiar notícias desta coluna, deitar e rolar sobre elas, inclusive dar asas à imaginação, é uma prática que há muito tempo deixou de incomodar. O tempo nos ensinou a conviver com isso. Porém, Ctrl C e Ctrl V, chupinhar inteira e colocar o próprio nome embaixo não dá. É um pouco demais.

Ir e vir

Bem ao contrário do passado, quando prevaleciam impedimentos de parte a parte, hoje Record e Globo, principalmente, não fazem mais restrições em contratar atores que trabalharam na concorrente. O profissionalismo, felizmente, se sobrepôs às questões menores.

Duas opções

A Jovem Pan trabalha com duas alternativas caso venha a acertar a contratação de William Waack. Uma, colocá-lo em "Os pingos nos is", ou outra como novo âncora do "Jornal da manhã". O problema é que a conversa está meio travada.

Jeito diferente


Ao contrário de outros carnavais, desta vez, em Salvador, Claudia Leitte vai trocar o salto alto por tênis. É a primeira vez que isto vai acontecer. Para ficar mais de seis horas se apresentando, sentiu como necessário incorporar novo tipo de calçado ao figurino.

Desfalque

A grande expectativa, em se tratando do Carnaval de Salvador, é que este será, depois de muitos anos, o primeiro sem a presença de Ivete Sangalo. Há uma grande expectativa em torno disso, até porque ela sempre foi responsável pelos picos de audiência, na Band ou SBT, durante suas passagens.

Baixa de audiência


Discretamente o SBT parece que sumiu com o "Caldeirão da sorte". Foi verificado que as suas entradas, muitas vezes de até 2 minutos, faziam a audiência cair de bico.

Gugu e Record


Gugu Liberato passou toda essa semana no Brasil e o que se tem como notícia é que houve uma aproximação importante com a Record. Um novo compromisso está em vias de ser assinado, para além do "Power couple", ele ser o apresentador de um outro programa.


Coisas da vida: Band vai colocar no ar reality de empresas em dificuldades




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery
Se contar ninguém acredita, mas sabe qual é o programa que a Band vai colocar no ar? Se não sabe, fique sabendo: "O sócio". Trata-se de um reality show da TV americana, que em cada episódio o bilionário Marcus Lemonis empresta seus conhecimentos e até oferece investimentos a empresas com problemas, em vias de fechar as portas. Em alguns casos, quando sente que o negócio é bom, ele até entra como sócio. Aqui no Brasil, diariamente, é exibido no History Channel. Poderíamos considerar que, no caso de quem se trata, a Band, não existe nada mais curioso ou oportuno, porém também é de uma falta de sensibilidade absoluta. Vamos combinar? Não tinha outra hora exibir um programa desses? Com as suas dificuldades tão conhecidas e espalhadas, por que se expor a uma coisa dessas? É lata fechada. Programa pronto e já vem dublado. 


 - JOÃO COTTA / GLOBO / DIVULGAÇÃO - JOÃO COTTA / GLOBO / DIVULGAÇÃO

 No cenário

Camila Morgado caracterizada como a professora Gabriela Fortes de "Malhação: vidas brasileiras". Na história, que estreia em 6 de março, ela trabalha na Escola Sapiência, é casada com Paulo (Felipe Rocha) e mãe de três filhos, os gêmeos Alex (Daniel Rangel) e Flora (Jeniffer Oliveira), e a caçula Mel (Maria Rita). Ao longo da trama, irá reencontrar Rafael (Carmo Dalla Vecchia), seu namorado na adolescência. As gravações já começaram, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro.

Não tem mais essa

A crise em curso afetou também a ida dos artistas mais famosos da música em programas de TV. As emissoras, que antes se responsabilizavam por isso, não estão mais arcando com despesas de jatinho. Aluguel ou combustível. Agora, quem quiser, só na base do voo comercial.

A volta dos que sumiram

Bárbara Paz e Emílio de Melo, desaparecidos em "O outro lado do paraíso", voltaram, ontem, a participar das gravações. Os dois agora irão se fixar em Palmas e dar apoio a Adriana (Julia Dalavia), já às voltas com um trabalho para tirar Duda (Glória Pires) da cadeia.

Assinatura própria


Termina hoje a primeira semana da Regina Volpato como apresentadora do "Mulheres". Experiente, nesses poucos dias, ela fez seu o programa que durante muitos anos foi da Cátia Fonseca. Resta a Gazeta acertar com ela um contrato definitivo. Por enquanto, o que vale, tem duração só de um mês.

Existe um porém


Em se tratando do Gazeta e do "Mulheres", além de apresentar, caberá também a Regina, ou qualquer outra na função, a obrigatoriedade de vender muito bem. É fundamental para o programa ter alguém com capacidade e força nos merchandisings. Condição sine qua non para o posto.

Tá na mão (1)


Demorou, e demorou até mais da conta, mais de meio ano, mas, enfim, entregaram o carro que o dançarino Paulo Victor fez por merecer como ganhador, acompanhante da Maytê Piragibe, no primeiro "Dancing Brasil". Todo feliz, ele fez até algumas postagens na internet.

Tá na mão (2)

Demorou nada e o médico Marcos Harter, mês e pouquinho, já pegou o prêmio que tinha direito pelo segundo lugar em "A fazenda". A Record já fez a entrega do carro que ele ganhou.

Segurou a onda

Já são 10 meses do Luiz Bacci à frente do "Cidade alerta" e poucos reconhecem as dificuldades, ao longo de todo este tempo, que ele foi obrigado a superar, ao substituir alguém na altura do Marcelo Rezende e com personalidade tão marcante. Quando não é primeiro, o "CA" se coloca entre os dois mais vistos da Record todas as semanas.

Bons índices e críticas

"Malhação -- Viva a diferença", em cartaz, tem alcançado bons índices e críticas, mas Cao Hamburger e a Globo ainda não sentaram para falar sobre o futuro. Tudo indica, pelo bom momento na casa, que ele vá renovar contrato. Porém "ainda não tem nada acertado".

Superliga de Vôlei

Amanhã, a partir das 15h, a Rede TV! retoma as transmissões da Superliga de Vôlei. O jogo é Minas Tênis Clube e Corinthians/Guarulhos, com narração de Marcelo de Ó e comentários de William Carvalho.

Sem novidade

Gugu voltou dos Estados Unidos, mas sem nenhuma novidade ainda sobre seu futuro na TV.

Passe valorizado

"Pega pega" e "Entre irmãs" valorizaram ainda mais o passe da Nanda Costa na Globo. Ela se destacou nos dois e melhorou sua boa sequência de trabalhos.

Mandou bem

A Band foi muito bem quarta-feira, entre 18h e 24h. Nesta faixa, ficou em terceiro lugar no Ibope, em SP, com 5,9% de média, atrás de Globo e SBT. Resultado atribuído a três produtos: "Brasil urgente", que teve média de 8,7 pontos (segundo lugar no horário), "Jornal da Band" ( 6,8 de média e vice-líder também ) e o jogo Corinthians x PSV, pela Florida Cup (pico de 9,1 e média de 7,6).


Fim do mundo: reality da TV paga ensina como matar




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery
Se era isso que faltava não está faltando mais nada: todos os dias e noites, em horários dos mais diferentes, o canal History tem um programa de nome "Desafio sob fogo", que desafia os seus participantes a criar em aço as armas mais poderosas de matar. É isso mesmo, não tem engano. Para os testes são apresentados porcos pendurados, que são decepados pelos cortes precisos das lâminas e bonecos de silicone, na forma de corpo humano, que têm a cabeça decepada com um único golpe. Ao final, o festivo apresentador dá os parabéns aos ferreiros, vencedores ou não, destacando o poder de criatividade de cada um. Sinal dos tempos ou fim do mundo mesmo? A boa notícia é que a chance de um programa desses ser produzido no Brasil é nenhuma. Não resistiria nem um dia à ação do Ministério Público.



No "Altas horas"

A jornalista Patrícia Poeta será uma das atrações do "Altas horas", do Serginho Groisman, neste sábado, na Globo.
Nova edição 
O Masterchef não terá sua rotina de produção alterada, mesmo diante desse momento de turbulência na Band. Aliás, nem teria como ser diferente. Com limitações ou não, a vida não pode parar e já se anuncia para 6 de fevereiro o início de gravações da próxima temporada. Será o primeiro sem o olhar de Diego Guebel, que deixou a casa no final do ano passado.

Diante disso...

Sem o Guebel, a receita do Masterchef que vem aí já apresentará algumas diferenças, a começar pelos primeiros episódios da temporada. Em vez das "peneiras", agora os trabalhos vão começar com duelos diretos entre os candidatos, em dois cenários simultâneos. Essa "pimenta" indica que outras novidades poderão surgir, a fim de evitar o esgotamento do formato.

Está marcado


O SBT marcou para 3 de maio, uma quinta-feira, 10h, a gravação do "Troféu imprensa". Um pequeno atraso em relação às edições anteriores, até pela transferência das férias de Silvio Santos. A exibição será no domingo imediatamente seguinte.

Estreia


O Mais Globosat tem na noite de hoje a estreia de "Os casos de Cedar Cove", protagonizada por Andie MacDowell. A atriz é mundialmente conhecida pelos seus trabalhos no cinema -- "Magic Mike XXL", "Feitiço do tempo" e "Short Cuts -- cenas da vida", entre outros. A série é baseada nos best-sellers da autora americana Debbie Macomber.

Divulgação


Figuras as mais importantes e representantes de diversos setores, inclusive contratados de outras emissoras, estão sendo procurados pela produção do Amaury Junior para depoimentos sobre a sua estreia na Band. Gugu, Carioca, Carlos Alberto de Nóbrega e Ratinho foram só alguns.

Confraria

Tudo certo entre Globo, Walcyr Carrasco e... Aguinaldo Silva para Mateus Solano reviver o Félix, de "Amor à vida", nas filmagens de "Crô -- Parte 2", com Marcelo Serrado. E já tem quem também se lembrou da possibilidade do Paulo Betti, com o Téo Pereira, entrar no meio disso.

Está voltando

A competente Sonia Blota, que por muitos anos serviu como correspondente da Band na Europa, com base em Paris, está voltando para o Brasil. E irá se integrar imediatamente a equipe daqui.

Consequência

Com a volta de Sonia Blota, o jornalismo da Band passará a contar com Felipe Kieling, como seu único correspondente europeu. Ele também, fixado em Londres, já há algum tempo está por lá.

Mesmo caso

Murilo Borges, correspondente da Band nos Estados Unidos, como outro caso, já foi informado para retornar imediatamente ao Brasil. A exemplo da Sonia, ele também tem promessas de ser aproveitado no jornalismo em São Paulo. O Murilo, no entanto, está estudando outras possibilidades.

Nova temporada

A nova temporada do "Tá no ar" terá início dia 23 na Globo. Mas, como manda a nova regra, chegará uma semana antes para os assinantes da sua plataforma digital.


Decisão do campeonato francês será amanhã




Amanhã, entram em jogo os direitos da Liga Francesa. Globosat, Fox, ESPN e Esporte Interativo na parada. Mesmo com o mercado não muito receptivo, a briga promete fortes emoções. A presença do brasileiro Neymar em campo, defendendo as cores do PSG, fez crescer o interesse dos brasileiros e de todas as TVs. Como não poderia deixar de ser. E, pela frente, depois do francês, ainda teremos ao longo do ano, disputas pela Libertadores, Sul-Americana e Champions League. Com relação a esta última, nos bastidores esportivos, existe a quase certeza que tudo vai continuar como está. Globo (aberta) e Turner (fechada) devem vencer essa parada, porque o panorama das corridas não indica outro resultado. A Globo nunca se interessou em perder e a Turner está com os seus pés, a cada dia, mais plantados no esporte da América Latina. No Brasil, a partir do ano que vem, já terá os direitos de alguns clubes, pegou metade do argentino e o chileno é só dela. Os planos são de absoluto crescimento. Não será uma Liga dos Campões, via Esporte Interativo, com a importância que tem, que ela irá abrir mão agora.

 

 - RAQUEL CUNHA / GLOBO / DIVULGAÇÃO - RAQUEL CUNHA / GLOBO / DIVULGAÇÃO

Flagra 
Em "O outro lado do paraíso", na Globo, depois de pegar Samuel (Eriberto Leão) com o namorado, Cido (Rafael Zulu), Suzy (Ellen Rocche) fica inconformada com a situação e faz questão de espalhar em todo hospital que o marido é gay. As cenas irão ao ar entre quinta e sexta-feira.


Novidades na trama


Carlos Bonow entra em "O outro lado do paraíso" para viver um ginecologista, Elder. Começou a gravar ontem. Será o médico da Suzy (Ellen Rocche). Já Daniela Fontan volta à novela, em fevereiro, agora como empregada de Clara (Bianca Bin). Antes, trabalhava para Fabiana (Fernanda Rodrigues).

É isso


A Rede TV! só vai anunciar após o Carnaval o formato de programa diário que será apresentado no fim de noite. Na semana que vem, com o retorno de alguns de seus principais executivos ao trabalho, este e outros assuntos serão retomados.

Por outros assuntos


Há também o desejo de acelerar os planos voltados para a teledramaturgia na Rede TV!. Novelas, nem pensar. O objetivo é apostar em séries, segmento em alta nas principais TVs do planeta. Por meio de parcerias e produção própria.

Está forte


E ganha força na Rede TV! a ideia de um programa de culinária comandado por Edu Guedes. Dizem, nos corredores da casa, que esse produto poderá vingar a partir de abril.

Munição


A Globo promete duas primeiras semanas muito fortes para "Deus salve o rei", estreia na faixa das sete. É o que se pretende apresentar como "cartão de visita" da novela protagonizada por Bruna Marquezine e Marina Ruy Barbosa.

Cauã bloqueado


Mesmo gravando como protagonista da minissérie "Ilha de Ferro", que vai para um serviço de streaming da Globo, Cauã Reymond não deixa de ser procurado por outras produções. Nesta semana, não foi diferente, mas o que se tem como oficial é que ele está reservado para a nova novela de Aguinaldo Silva.

Saída do Joaquim

Joaquim Lopes deixa definitivamente o "Vídeo show", nesta sexta-feira, para se dedicar aos trabalhos da novela "Orgulho e paixão", substituta de "Tempo de amar", na faixa das 18h. A partir da próxima semana, Otaviano Costa, formando dupla com Sophia Abrahão, irá reassumir o comando do programa.

Em busca de inovação

Sabrina Sato grava primeira externa do seu programa, este ano, no dia 23. Já existe um trabalho para se buscar ao menos um formato novo neste primeiro semestre. E o que vale para a Sabrina serve para outros programas do entretenimento na Record. Todos continuam muito iguais, mudando apenas o apresentador. É preciso dar liberdade para as produções criarem algo diferente ou tentarem se diferenciar uma das outras.

Florida Cup

A partir da noite de hoje, a Band começa a transmitir os jogos da Florida Cup. Na noite de hoje, 22h, tem Corinthians x PSV Eindhoven, direto de Orlando. Narração do Oliveira Andrade, comentários do Neto e reportagens do Fernando Fernandes.

Cutucando


Parte de texto disparado ontem pela assessoria do SBT, a respeito do desempenho de "Carinha de anjo", na segunda, em São Paulo: "durante o confronto com a novela bíblica, das 20h45 às 21h28, a atração do SBT registrou 11,8 pontos de média contra 6,2 da concorrente e garantiu a segunda colocação com 90% de vantagem". Primeiro que as duas, amigas por fora, se odeiam por dentro. Quando pode, uma sempre fala mal ou tenta desprestigiar a concorrente. E "Apocalipse" está indo mesmo de mal a pior.


Ordem no jornalismo da Band: melhor defesa é o ataque




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery
 
Em meio a toda essa turbulência no Grupo Band, com o anúncio de uma nova onda de demissões, fica a expectativa de como a televisão irá tratar vários assuntos importantes daqui pra frente. Qual atenção será dada a todos eles? É uma lista das mais extensas, onde se incluem o Carnaval de Salvador, estreias, como a da Cátia Fonseca, eleições e Copa do Mundo. Fora isso, a ordem, no seu jornalismo, ao que parece, é não baixar a guarda. Armas apontadas. Na manhã de ontem, por exemplo, via rádio Bandeirantes, a Crefisa foi alvo de uma grande reportagem. E não foi a primeira vez que isso aconteceu. Não faltaram críticas ao comportamento da financiadora, movimentando autoridades, pessoas que se diziam lesadas e constrangidas etc. "Estão cobrando até os mortos", destacava a reportagem. 

Até segunda ordem

A Band, às voltas com os problemas dela, decidiu exibir filmes nas noites de domingos, no horário que era do "Pânico". No final de semana que passou já foi assim. Existem até planos de um programa diferente, em condições de ser opção ao "Fantástico", Silvio Santos e companhia bela, mas não tão imediatamente. É só um plano, por enquanto. 


 - MAURÍCIO FIDALGO / GLOBO / DIVULGAÇÃO - MAURÍCIO FIDALGO / GLOBO / DIVULGAÇÃO

Tem festa

Sabrina Petraglia, a Olímpia, e Vitória Strada, como Maria Vitória, em "Tempo de amar". Na novela de Alcides Nogueira, as duas se tornarão cunhadas, uma vez que Maria Vitória se casará com Vicente (Bruno Ferrari), irmão de Olímpia.


Por que não?


Já de muitos anos, a cerimônia do Globo de Ouro chama atenção de um número muito grande de pessoas e a tendência é que venha a chamar ainda mais nos próximos anos. Considerando que a Globo já tem o Oscar, por que nenhuma outra rede aberta até agora se interessou pela sua transmissão?

E o detalhe


Evidente que até o momento não existem números confirmados, mas com toda certeza o canal fechado TNT, uma vez mais, se deu muito bem com a transmissão do Globo de Ouro. A repercussão, positiva, nos meios sociais foi a melhor das aprovações. E, para ser justo, com um trabalho bem à altura.

Caô


Domingo, reportagem bem feita do "Fantástico", escancarou o procedimento de médicos que batem o ponto, mas não trabalham num hospital de Sorocaba. Vamos combinar: esse nosso Brasilzinho está muito bagunçado. Que novas matérias venham a denunciar o mau comportamento e a desonestidade em outros tantos setores.

Mudou tudo

Luiz Bacci não será o substituto do Reinaldo Gottino no "Balanço", da Record, em São Paulo, ao contrário do que já estava ajustado. Matheus Furlan foi designado para as funções. Bacci vai seguir com o "Cidade alerta" e a missão de alavancar a programação da noite.

BBB

A nova edição do "Big brother Brasil" vai de 22 de janeiro a 19 de abril. Total de 88 programas. Equipe a postos. Mas, como sempre, a Globo não descarta uma mudança ou outra nesse calendário.

Próxima religiosa 1

Conforme antecipado por aqui, já estão em curso os preparativos da substituta de "Apocalipse". O roteiro é da Paula Richard, cujo trabalho tem agradado muito a alta direção da Record. A história vai falar sobre a vida de Jesus, com direção-geral de Edgard Miranda.

Próxima religiosa - 2

"Jesus", título de trabalho, terá seu elenco completamente escalado até o final de fevereiro, para dar início aos trabalhos entre março e abril. Estreia prevista para junho. Além de nomes recém-saídos da Globo, a novela também deverá contar com atores que estavam cotados para "Topíssima", produção que foi interrompida.

Arremate

Trabalhando rápido, a Record já fechou o time de colaboradores de Paula Richard neste seu novo trabalho. Joaquim Assis, Natalia Piserni, Natalia Sambrini, Rodrigo Ribeiro e Vitor de Oliveira foram os escolhidos, com todos eles contando com o apoio da pesquisadora Irene Bosisio.

Série do Falabella

O "Brasil a bordo", série do Miguel Falabella, irá ao ar na Globo entre 25 de janeiro e 12 de abril. Noites de quinta, após o "BBB". E no dia 29, a Globo reprisa, após o "Jornal da Globo", a quinta temporada de "Homeland -- segurança nacional".