CANAL 1


Derrotado, futebol brasileiro prepara sua volta ao passado




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

A Copa vai acabar domingo. Na parte que nos toca, com o fim dela deixaremos de acompanhar toda a organização dos jogos, que ainda prevalece, assim como a maior e até indiscutível justiça nos resultados. No nosso caso, como mais amargo ou até pior que a seleção sair derrotada do jeito que foi, é saber que na semana que vem, sem qualquer perdão, o que nos espera é o atraso de sempre. Campeonato brasileiro novamente em campo, com todos os velhos e conhecidos problemas, principalmente na parte relacionada aos dirigentes e às decisões mais importantes. A CBF, depois de tudo que investiu, com fretamento de avião da AirX, viagem e hospedagem dos familiares e demais convidados na Rússia, com toda certeza deve estar com problemas de caixa. Natural entender, diante de tantos gastos, que ela não teria mesmo como implantar e querer bancar o árbitro de vídeo. E assim sendo, tudo vai voltar como dantes ao quartel de Abrantes. Nada pior do que conhecer o lado bom e justo das coisas para depois retornar à nossa velha e incorrigível realidade.

Tudo no rodo

E o que existe e se observa de pior no futebol brasileiro, se estende para toda a América do Sul. Não por acaso todos ficaram no meio do caminho. Esperar o que da Conmebol?

Bate-papo



 - REDE TV! / DIVULGAÇÃO - REDE TV! / DIVULGAÇÃO


Werner Schünemann será o entrevistado do "Sensacional", amanhã às 22h45, na Rede TV!. Durante entrevista com Daniela Albuquerque, ele disse gostar de fazer galãs na TV e que tem o desejo de viver José Bonifácio de Andrada e Silva, Patriarca da Independência: "Esse é o meu projeto para os próximos 10 anos".

Chamuscado

Convidado para o "Canta comigo", do Gugu, Fiuk alegou não ter agenda para ficar 10 dias à disposição do novo reality da Record. Para alguns, no entanto, ele já está se confirmando na próxima "Dança dos famosos", quadro do "Domingão", com duração de três meses. Por aí, com toda certeza, pesou a diferença Globo-Record.

Um pelo outro

Por causa das várias alterações que vinha causando no "Canta comigo", o antigo cover do Elvis Presley foi trocado por um novo, Renato Carlini. Este, dizem, mais maneiroso, estiloso e que só usa roupas confeccionadas pela equipe de figurino do Elvis verdadeiro. A mulherada está adorando.

Orçando

A Endemol Shine iniciou levantamento de custos de um novo reality show, totalmente realizado numa ilha deserta. O formato prevê que seus 20 participantes, deixados numa reserva florestal, construam uma ponte que dê acesso a casa da ilha. Record e Band no radar.

100 capítulos

Nesta sexta-feira, irá ao ar o centésimo capítulo de "Orgulho e paixão", novela das 18h, com promessa de algumas reviravoltas. Em cima disso, a Globo promoverá uma "live" em suas redes sociais amanhã, a partir das 17h, com o autor Marcos Bernstein, e os atores Agatha Moreira e Rodrigo Simas.

Detalhe

É bem discutível a abordagem do tema suicídio, da forma que vem sendo feita, em "Orgulho e paixão", da Globo. Um assunto tão sério como este, drama na vida de tantas famílias, pode até ser colocado, mas com a seriedade que merece. Meio que na brincadeira não é legal.

Mais um

A Netflix vai abrir os trabalhos de mais uma série nacional, com seu elenco todo composto por atrizes e atores negros. A produtora Malu Miranda está encarregada de fazer a seleção.

Streaming

O que já era falado como possibilidade, o novo serviço de streaming do Grupo Globo, com o nome de "GloboFlix", está próximo de virar certeza. O pedido de registro de marca já foi encaminhado e aguarda-se apenas o fim do prazo de apresentação de oposição.

Bater de frente

Já há vários produtos prontos, como "Ilha de ferro", "Assédio" e "Além da ilha" para o "GloboFlix", além de outros em produção. Pelo nome escolhido, não existe o menor desejo de esconder com quem se planeja concorrer.

"To de graça"

Contando com as novidades, Rita Guedes e Rafael Zulu já estão em curso as gravações da segunda temporada do "Tô de graça". Lançamento anunciado e confirmado pelo Multishow para 28 de agosto.

E tal delay

Como já inventaram de tudo nesse mundo, menos uma forma de acabar com o delay, é preciso ter cuidados com ele. Por exemplo, em tais situações evitar interrupções frequentes, lição que o sr. Galvão Bueno e dona Poliana Abritta já deveriam ter aprendido.


TVs já têm equipes escaladas para a grande final




Por: Flávio Ricco
Colaboração: José Carlos Nery


Independentemente de quem vai levantar a taça, as transmissões da Copa do Mundo com Globo, SporTV e Fox saem como vencedoras. No caso das 3, Moscou sempre ficou e continua logo ali, com seus canais, o tempo todo falando dos mais diversos lugares, driblando inclusive as dificuldades naturais do país sede, como distâncias ou seus diferentes fusos horários. Mesmo com muita bola pra rolar até lá e sem considerar quais times em campo, a Globo já tem sua equipe escalada para a final, com Galvão, Casagrande, Ronaldo e Arnaldo. O SporTV também. Sempre revezando seus dois titulares, desta vez caberá a Milton Leite transmitir o jogo decisivo, ao lado dos comentaristas Maurício Noriega e Muricy Ramalho, agora bem melhor, depois do susto nos primeiros dias. Um trio dos mais entrosados. Só a Fox vai deixar essa escolha para um pouco mais à frente, preferindo informar que Nivaldo Prieto e Luiz Guilherme farão as narrações das semifinais. De qualquer maneira, caberá a um ou outro a incumbência do jogo final.

Aliás...

Alguém mais preparado, o que não é nada complicado encontrar, poderia explicar a este que vos escreve por que em vários programas esportivos se perde tanto tempo tentando adivinhar resultados dos jogos? Não há nada mais desimportante e desinteressante que isso. E, pelo que se sabe, não existe entre os muitos competentes jornalistas da área nenhuma Mãe Dinah.


Sucesso

Após passagens por Band, SBT e Globo, Day Mesquita estreou na Record em 2015, o trabalho agradou e ela não parou mais. Ganhou inclusive pontos importantes vivendo Ester Bezerra, no filme "Nada a perder", e agora fará Maria Madalena na novela "Jesus".

Desconfiança

No SBT, há uma certa desconfiança que a recompra do formato da Endemol Shine, "Deal or no deal" -- "Topa ou não topa" também se deu para evitar o assédio da concorrência. Existia muito medo que a Globo, por exemplo, resolvesse colocar as mãos nele.

Talvez por isso

Por aí pode estar a explicação da pressa quase nenhuma do SBT em colocar o "Topa ou não topa", pelo menos até agora, em sua linha de produção. Correr pra quê? Ninguém vai pegar. Enquanto isso ainda não há também nenhuma decisão de outro formato para Patrícia Abravanel apresentar.

Mãe e filho

Edmara Barbosa e Bruno Luperi continuam tocando o texto de "O arroz de palma", outra da Globo na fila das 18h. Novela já aprovada e que terá a direção-geral de Carlos Araújo.

Na agulha

A segunda temporada de "Sob pressão", de acordo com o pessoal de sua produção, está completamente pronta, gravada, editada e sonorizada."Com os trabalhos encerrados, resta, agora, a Globo definir o dia de estreia. Júlio Andrade e Marjorie Estiano são os protagonistas, nesta nova temporada contando com a participação especial de Fernanda Torres.

Estúdio reservado

Silvio Santos deve retomar as gravações do seu programa nesta terça-feira, depois de quase uma semana proibido de falar por causa de uma forte rouquidão. Tudo causado pela desagradável alergia de sempre.

De um lado é isso...

O SBT, com muito cuidado e segredo, está preparando para este ano um novo canal na internet. Assunto ainda restrito a sua alta direção. Projeto pronto e a ideia de trabalhar com uma área específica.

... Mas de outro

Não houve nenhum progresso na ideia de um novo canal na Simba, porque o entendimento entre as emissoras componentes, SBT, Record e Rede TV!, não é mais tão próximo e harmonioso como no passado. Nenhum desentendimento ou litígio, mas um grande distanciamento.

Carisma

Joel Datena é alguém com muito futuro na Band. Além do bom profissional que é, sempre pronto para qualquer uma, ganha a todos com sua educação e simpatia.

Estreia confirmada

Agora sim... Record já tem chamada no ar confirmando a estreia de "Jesus" para o dia 24.

Inéditos

Canal Brasil está com uma programação de filmes das mais interessantes para este semestre. Além de "Quase memória", do Cony, dia 28 de agosto, também estão confirmadas as exibições de "Rio Mumbai", de Pedro Sodré e Gabriel Mellin; "Arábia", de João Dumans e Affonso Uchôa. Além do documentário "A vida extra-ordinária de Tarso de Castro", de Leo Garcia e Zeca Brito. Todos inéditos e exclusivos.

Escrevendo música

Com 2,2 milhões de livros vendidos e publicada em mais de 20 países, a escritora Thalita Rebouças investe também no ramo musical, compondo para novelas e filmes. Ela emplacou duas músicas na trilha de "As aventuras de Poliana", no SBT, com destaque para "Jogo do contente". Aliás, o vídeo com o elenco ensinando a letra já alcançou a marca de 1,3 milhão de visualizações no canal do YouTube da emissora.


Naufrágio em novela das sete movimenta vários setores da Globo




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Navio se choca com iceberg e vai parar no fundo do mar -- a cena, remete imediatamente ao caso real do Titanic, ocorrido em 14 de abril de 1912. Só que não. O navio, no caso, é "outro", o fictício Albatroz e toda a ação se passa num dia qualquer de 1886, quando a família de Dom Sabino (Edson Celulari) decide viajar para a Europa, mas tem um desvio de rota para a Patagônia e é justamente aí que tudo acontece. O naufrágio em questão será o ponto alto do primeiro capítulo da novela "O tempo não para", substituta de "Deus salve o rei", e até por isso exigiu um trabalho muito especial e o envolvimento de vários departamentos da Globo. As sequências demandaram um esforço conjunto das equipes de efeitos visuais e especiais, além da cenografia. O navio Albatroz completo foi modelado em 3D, pela equipe de efeitos visuais, mas contou com alguns cenários para as gravações, como o convés, o salão de jantar, as cabines e a sala de máquinas. Medindo 24 metros quadrados, o cenário da casa de máquinas foi construído dentro de um tanque nos Estúdios Globo com capacidade para 90 mil litros de água e ele foi inundado em apenas 20 segundos, uma vez que é a área em que a embarcação se choca com o iceberg e onde a inundação começa. Devido ao rompimento da parede, toda a embarcação treme e, durante a gravação, isso foi possível graças à instalação de motores descentralizados espalhado pelo cenário. Como se observa, a Globo foi nos detalhes. Resta saber como tudo isso chegará ao telespectador.

O tempo não para

Ainda a propósito dos primeiros momentos desta nova novela das sete, após o naufrágio e devido à baixa temperatura da água grande parte dos passageiros acaba congelando. No total, treze pessoas, ligadas à família Sabino Machado, composta por Dom Sabino (Edson Celulari), Dona Agustina (Rosi Campos), Marocas (Juliana Paiva)... além do cão fox terrier Pirata. Cento e trinta e dois anos depois, já nos dias de hoje, todos serão descongelados.

A mil



 - ROBERTO WERTMAN/ DIVULGAÇÃO - ROBERTO WERTMAN/ DIVULGAÇÃO


Paulo Reis, com trabalho que pode ser revisto em "Vale tudo", no Canal Viva, anda com agenda cheia. Acaba de gravar a minissérie "Santos Dumont - Mais leve que o ar", do canal HBO, fez uma participação em "Detetives do prédio azul", do Gloob, que vai ao ar em outubro, e aguarda a estreia de três filmes para este ano: "A divisão", de Vicente Amorim, "O paciente", de Sergio Rezende, e "Macabro", de Marcos Prado.

Filme do Leonardo


Bruno Gagliasso, protagonista em "O sétimo guardião", substituta de "Segundo sol", tem despertado cada dia mais o interesse de cineastas e de produtoras de filmes. Agora, ele aguarda um espaço na agenda para se dedicar à cinebiografia do cantor Leonardo -- "Não aprendi dizer adeus". Lançamento previsto para 2019.

Ganhando espaço

Bianca Rinaldi chegou muito na dela em "Malhação: vidas brasileiras", fazendo a Leonor, uma professora de história que arranca suspiros de Leandro (Dhonata Augusto), e logo caiu nas graças do público. A decisão de aumentar sua participação já foi tomada.

Grande fase

Jonathan Azevedo, que foi bem fazendo o Sabiá de "A força do querer", mas chamado pelos amigos como Negueba, atravessa mesmo um bom momento na carreira. Convocado para a próxima edição do reality musical "Popstar", ele também teve seu nome confirmado na segunda temporada de "Ilha de ferro", como o melhor amigo do protagonista, Dante (Cauã Reymond).

Holofote

Dos 14 participantes escalados para a segunda temporada do "PopStar", o nome que mais tem chamado atenção nos bastidores da Globo é o da jornalista Renata Capucci. Há uma grande expectativa em torno das suas apresentações.

Festival da reprise

Se já não bastasse o festival de reprises na TV paga da série "Velozes e furiosos", outro que está no mesmo caminho é "Mad Max -- Estrada da fúria". Logo também será possível decorar todos os seus diálogos.

Próxima das seis

Pedro Vasconcelos, em sua estreia como diretor artístico nas novelas da Globo, em "Espelho da vida", decidiu ter cidades mineiras como locações fixas durante toda a jornada. "Tenho uma grande preocupação com o realismo, por isso vamos gravar bastante no centro histórico de Mariana, que funcionará como a "cidade cenográfica" da trama, substituta de "Orgulho e paixão" e devemos voltar com frequência durante todo o projeto", avisa o diretor.

Inevitável

Letícia Colin, a Rosa de "Segundo sol", vê como perfeitamente normal o protagonismo feminino nas novelas e séries da Globo. "É um processo irreversível", garante a jovem atriz.

Nova série

Canal Space intensificada as chamadas da série "Pacto de sangue", com Guilherme Fontes, que estreia dia 13 de agosto.

Destaque

Não se pode negar que Giovanna Lancellotti tem realizado um bom trabalho como a vilã Rochelle em "Segundo sol". Surpreendendo.


Rede TV! tem projeto pronto de novo jornal




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

A Rede TV! está tentando envelopar o projeto de um novo telejornal, para ir ao ar no começo das manhãs ou faixa do meio-dia, dependendo de um acerto com os concessionários desses horários. A apresentação será de Rosana Jatobá e Augusto Xavier. Aos poucos, e em alguns dos seus setores mais importantes, há o desejo de fazer televisão de verdade e se sustentar mais no trabalho dela, em vez de recorrer aos eternos e nocivos compradores de horário. Alguns dos resultados alcançados, principalmente na noite de domingo, têm interferido positivamente. O lançamento deste novo telejornal, além do que irá significar como limpeza de grade, poderá preencher um dos maiores vazios da sua programação. Nos dias atuais, depois do "Leitura dinâmica", levado ao ar na faixa da meia-noite, a Rede TV! só volta a abrir espaço para o jornalismo 18 horas depois, como se neste longo intervalo de tempo o mundo parasse de existir.

Casos de família



 - JOÃO COTTA/ GLOBO / DIVULGAÇÃO - JOÃO COTTA/ GLOBO / DIVULGAÇÃO


Em "Segundo sol", capítulo da próxima segunda-feira, vai ao ar a cena em que Ícaro (Chay Suede) revela para Manu (Luisa Arraes) que a DJ Ariella é, na verdade, sua mãe, Luzia (Giovanna Antonelli). A jovem, é claro, fica transtornada e os próximos capítulos terão bastante foco na relação de Luzia com os filhos.

Garoto propaganda

Com o vento batendo a favor, audiência lá em cima, o "Cidade alerta" está fazendo a alegria da Record. Na parte comercial, foi fechado agora um contrato com o Lavoisier, um dos mais importantes laboratórios de análise, para veiculação em seus intervalos. Não por acaso, Luiz Bacci como estrela da campanha.

Juro que vi

Em programa da Rede TV!, horário comprado, 12 bispos da Universal apareceram de mãos dadas, na base do trenzinho, com o principal deles prometendo aos fiéis que todos terão 12 casas, 12 carros... Só não disse em troca de quê.

Recapitulando

Marcos Pasquim fará um biólogo, Marino, em "O tempo não para", próxima das sete, na Globo. Tipo que decide se isolar em uma ilha. Nessas condições, terá momentos de "descamisado", como nos tempos das antigas novelas do Lombardi.

Adaptação

Marcio Gomes, consultado, disse que ainda está envolvido com a mudança da sua família para São Paulo, depois de cinco anos de Japão. Ainda não tem data para reestrear no Brasil, mas durante toda a semana que vem, já na redação, começará a trabalhar nas sugestões de matérias que está trazendo do Japão.

No ar

Ainda na base de aquecimento dos motores, a GloboNews coloca no ar as primeiras chamadas do "Em ponto". É o novo jornal das manhãs, que José Roberto Burnier irá estrear em breve.

Precisão

A presença de ex-jogadores nos canais esportivos se intensificou bastante com a Copa do Mundo, com alguns se sobressaindo mais, outros menos. Grafite, ex-atacante, sempre com boa presença na área, tem se destacado de forma bem positiva. Revela conhecimento.

Curiosidade

Ainda em cima desse desespero das emissoras em comprar tudo que vem lá de fora, um dos maiores sucessos do "Caldeirão do Huck" sempre foi o "Lata velha". Formato de quem? Do próprio programa. Assim como o quadro do chapéu do Raul Gil.

Simples assim

Se investirem na criação e produzirem com endereço certo, considerando o público alvo, as TVs irão alcançar resultados muito melhores. Isso sem gastar tanto, em dólares, e a possibilidade de gerar mais empregos.

Sorocabano

Neste sábado, no "Cinejornal" do Canal Brasil, às 21h, Simone Zuccoloto entrevista Paulo Betti. Uma conversa muito em cima do filme "A fera na selva", filme dirigido e protagonizado por ele e Eliane Giardini.


"Amores roubados" terá versão em castelhano para os Estados Unidos




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

George Moura e Sérgio Goldenberg, autores de "Onde nascem os fortes", estão desde a última quarta-feira na Colômbia, acompanhando o processo de implantação da versão em espanhol da série "Amores roubados", aqui estrelada por Cauã Reymond e Isis Valverde, também escrita por eles. Com o nome de "Doomed", a adaptação será dirigida para o público latino nos Estados Unidos, com diálogos em castelhano e inglês, para atender os padrões de trabalho da Rede Telemundo. As gravações serão realizadas na Colômbia, em locações também submetidas para a aprovação dos autores e devem acontecer ao longo de todo este segundo semestre. Pé lá e outro aqui. Moura e Goldenberg têm pressa de retornar ao Brasil, pela necessidade de acompanhar a edição dos momentos finais de "Onde nascem os fortes". O último capítulo vai ao ar em 16 de julho, totalizando 53 episódios.

Par romântico

Nicolas Prates e Juliana Paiva formam o casal jovem de "O tempo não para", estreia da Globo no dia 31. Ele, Samuca, será a primeira pessoa a encontrar ela, Marocas, congelada em um bloco de gelo enquanto surfava numa praia do Guarujá. A novela de Mário Teixeira acompanha a história de uma família congelada, em 1886, que desperta nos dias de hoje e precisa lidar com os choques temporais.

Eleições

"As aventuras de Poliana", novela do SBT, também se prepara para as eleições, no caso, do seu grêmio estudantil. O debate entre as chapas concorrentes será mediado pela diretora Ruth, personagem da Myrian Rios. Vai ao ar na quinta que vem.

Nova locação

Voltando do Marrocos, o elenco de "Jesus", a nova religiosa da Record, vai gravar na Ilha dos Carneiros, divisa de Minas com Goiás, confluência dos rios Paranaíba e Corumbá. Trabalho marcado já para este domingo.

Conturbando a ordem

O "Canta comigo", reality do Gugu, está seguindo em frente, com quase tudo dentro dos conformes. A única grande alteração está sendo administrar o cover do Elvis Presley, um dos jurados do painel, que já se estranhou com a backing vocal do "Dancing Brasil", Talita Real, e com o professor de música, Robson Santos, que senta ao seu lado. Não bastasse, na gravação de quarta-feira, fez a Rainha da Noite paulista, Lilian Gonçalves, sair chorando de lá. A produção ainda não sabe o que fazer com ele.

Assim, assim

Ainda falta bater o martelo, mas tudo indica que a Record vai mesmo exibir "A terra prometida" em reprise. A apresentação deve começar a partir do próximo dia 23. O estranho de tudo é que, até agora pelo menos, não tem nenhuma chamada no ar.

Aí é que pega

Já não bastasse o seu poder de produção, a Globo trabalha com uma coisa chamada planejamento. Tudo somando pontos a favor. É possível saber hoje, o que está previsto ou sendo trabalhado para estrear em janeiro ou até na metade do ano que vem. As outras TVs nunca conseguem se programar.

Vale um investimento

O "Balanço geral SP" e o "Cidade alerta", as duas maiores audiências da Record, ocupam 6 horas e meia da sua grade comercial. A madrugada, da igreja, claro, não conta. Mas nem por isso têm um tratamento diferenciado. Os dois usam o mesmo cenário.

Já tem dia

A partir de segunda-feira, dia 16, o programa Amaury Júnior passará a ser exibido de segunda a sexta, logo depois do "Jornal da noite". Conforme antecipado por aqui, a possibilidade de resultados melhores, tanto na parte comercial como na audiência, acabaram por determinar essa mudança. Amaury, todo dia, é um vício, saudável, que a TV adquiriu.

Muito trabalho

Com o "The voice Brasil" já apontando por aí, não restou a Tiago Leifert outra alternativa. Em alguns dias ele será obrigado a gravar um, o reality musical, e fazer outro ao vivo, no caso, a "Central da copa".