CANAL 1


TVs cada dia mais pobres pagam em dólares os podres de suas programações




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Longe de ser um simples acaso, todas as próximas grandes estreias, independentemente de nome de emissora ou número de canal, são formatos que vieram de fora. Prevaleceu, como fato consumado, a lei do menor esforço. Se a TV do Brasil chegou ao estágio que está, a ponto de ser reconhecida como uma das mais importantes do mundo, isto se deve unicamente à indiscutível capacidade de trabalho dos seus profissionais. Aqui, desde o começo e dentro das possibilidades oferecidas, foi criado um jeito próprio de fazer televisão, que não por acaso deu origem aos shows musicais e humorísticos da Record, as novelas da Tupi, Excelsior e depois Globo, além do surgimento de grandes comunicadores. Entre outras históricas conquistas. Nada contra assimilar o que é bom, pouco importando a sua origem, só que isso está se transformando em norma de conduta. A exceção, hoje, é o criar alguma coisa, contra a compra do prato pronto, não por acaso os tantos ananases e prejuízos a cada "BBB", "The voice" ou "MasterChef". Valorizar apenas o que vem de fora, com tantos dólares saindo pelo ralo, continua custando o emprego de milhares de brasileiros. Não por acaso, as emissoras de TV, em sua maioria, estão na dificuldade que estão, com o chapéu na mão, mas insistindo em deixar as produtoras de conteúdo cada dia mais milionárias.

Um absurdo

Onde já se viu pagar royalties para produzir programas de culinária, calouros, entrevista e outros tantos que tais? É só o que está acontecendo. E é daí para pior. Não há nenhum movimento que indique qualquer mudança no rumo das coisas.

Convidados



 - DIVULGAÇÃO - DIVULGAÇÃO


Silvio Luiz e Renata Alves estarão em "O céu é o limite", sábado, na Rede TV!.

Ponto a favor

Dos mais esclarecedores o programa "Bem estar", ontem, na Globo, ao falar sobre as formas de prevenção da transmissão do vírus HIV. O programa prestou um grande serviço à população em geral, com a participação e contribuição dos médicos convidados.

Deu um tempo

José Loreto vai ter que dar um tempo nas pesquisas que vinha fazendo para viver o ex-jogador e comentarista Casagrande no cinema. Agora, como prioridade, passa a se dedicar inteiramente ao badboy Eurico Rocha Júnior, seu personagem na nova novela de Aguinaldo Silva, substituta de "Segundo sol".

Diante disso

"O sétimo guardião" ficará no ar na Globo entre novembro e abril e só depois disso o Loreto mergulhará nas filmagens de "Casagrande e seus demônios". A produtora responsável, Media Bridge, chamou o cineasta Mauro Lima para dirigir este trabalho e prevê o lançamento em 2019.

Questão de talento

Rafael Cardoso caminha para mais um protagonista na Globo, agora em "Espelho da vida", substituta de "Orgulho e paixão". O interessante em relação a este jovem ator é que ele não é chegado ao marketing, "dispensa" assessoria, apesar de ter uma, e sempre se destaca em seus trabalhos. Não à toa, figura na lista dos principais autores da Globo.

Novo comando

Como mais uma consequência da entrada de Datena na briga por uma cadeira no Senado por São Paulo, a Band entregou para Luiz Megale o comando do programa "90 minutos" na rádio Bandeirantes. Ele já toca esse trabalho, sem abandonar a apresentação do "Café com jornal" na TV.

De um lado...

A família do José de Abreu se transformou em uma das atrações de "Segundo sol". Um núcleo formado por atores experientes, com todas as condições de repetir o mesmo sucesso da família do Marcos Caruso e Eliane Giardini em "Avenida Brasil". Até os diálogos na sempre presente mesa de refeições parece dar lugar a alguns improvisos. Receita que deu certo.

... Mas do outro

Assim como naquela família de "Avenida Brasil", a Carminha era o que existia de ruim, a "Segundo sol" de agora tem no Remy (Vladimir Brichta), o retrato perfeito do que se imagina de mais canalha e mau caráter. Além de chantagear o pai, transa com a mulher do irmão, que também é uma ordinária de quinta. Tudo que há de pior.

De volta

O "Cartão verde", da TV Cultura, recebe hoje, às 22h30, o ex-jogador Marcelinho Carioca. De férias na Rússia, Fábio Porchat volta segunda-feira ao Brasil. E deve retomar as gravações do seu programa na Record já no dia seguinte.

Concluído

A Record conclui amanhã as gravações de "Jesus", sua nova novela, nas locações do Marrocos. Para que tudo pudesse sair como combinado, foi fundamental o entrosamento das equipes, de roteiro à direção. As informações que chegam de lá é que tudo correu de acordo com o planejado.

Destaque

Um dos escolhidos para a grande final do "Show dos Famosos", marcada para este domingo, Tiago Abravanel segue ganhando espaço na Globo. Na sequência, ele voltará ao "Popstar", mas para mostrar os bastidores do programa, agora comandado por Taís Araújo.


Netflix aperta o cerco e estimula a competição no mercado brasileiro




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery
A competição, em todos os níveis ou mercados, é sempre saudável, desde que mantidas as relações de respeito e profissionalismo. A abertura de novos campos de trabalho, então, só pode ser aplaudida e incentivada. A partir do instante em que Globo e Record, em novo momento, resolveram reduzir ao mínimo necessário os seus elencos fixos, o interesse da Netflix em ampliar a sua capacidade de produção deve merecer o melhor reconhecimento. A contratação de Marco Pigossi, recentemente negociada, além do que passa a significar para os atores, será importante para técnicos, diretores, figurantes, gente da maquiagem e donos de produtoras. Entre outros saudáveis efeitos também irá minimizar a dependência da televisão. São vários os trabalhos em vista. José Padilha está para dar início à segunda temporada de "O mecanismo", inspirada na Operação Lava Jato, para estreia em 2019. O elenco será praticamente o mesmo da primeira, só que agora com Emílio Orciollo Netto, recém-saído da novela "Apocalipse", ganhando mais espaço na trama com o personagem Ricardo Bretch. "Coisa mais linda", também em produção e com Maria Casadevall como protagonista, irá reviver a bossa nova, além de outras, já prontas ou em vias de. Uma movimentação que no todo e no particular da vida de muitos, só tem a proporcionar os mais positivos efeitos.

Garantida



 - ESTEVAM AVELLAR / GLOBO - ESTEVAM AVELLAR / GLOBO


Alice Wegmann, já de férias das gravações em "Onde nascem os fortes", agora vai aguardar o chamado para "Troia", novela de Manuela Dias, na fila das 21h da Globo. A produção estreia em 2019.

Segunda protagonista

<foto=261558;2;1>

Depois de "Tempo de amar", eis Vitória Strada, agora como Cris Valência, protagonista de "Espelho da vida", a próxima novela das 18h da Globo, que está sendo gravada em Tiradentes, Minas Gerais. Trata-se de uma história de amor e mistério que ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço, escrita por Elizabeth Jhin. Em determinado momento, a mocinha faz uma viagem no tempo e aparece na pele de uma jovem que foi assassinada.

Só tem mágico

Honestamente não faço a menor ideia de quem partiu, mas certeza que alguém na Band, da sua alta direção, sugeriu que, daqui em diante, as participações do Erick Jacquin no "MasterCheff" fossem dubladas. Absurdo a parte, isso resolveria todos os problemas da casa.

Olho em cima

Marcelo Silva, número um da Record, tem acompanhado de perto os primeiros trabalhos do "Canta comigo", novo reality do Gugu, em gravações nos estúdios da Vera Cruz. Sempre se fazendo acompanhar do fiel escudeiro Mafran Dutra.

Detalhe

As informações que vem de lá revelam que, na parte que toca a cenografia, o "Canta comigo" vai surpreender, e surpreender positivamente. Está muito igual, se não foi aprimorado, em relação ao modelo da BBC.

Meio campo

O Fox Sports gravou um "Meio campo" especial, com Paulo Roberto Falcão e Jô Soares, um entrevistando o outro. Deu um programa inteiro, dos mais interessantes. Vai ao ar amanhã, às 23h.

E outra...

Uma programação especial, com mais de 42 horas de transmissão ao vivo, é o que o Fox Sports está preparando para anteceder a transmissão de Brasil e Bélgica. O trabalho terá início amanhã, às 7h, com o "Bom dia Fox", com apresentação de Lívia Nepomuceno.

Não tem essa

Apesar da paixão por séries e de estar batalhando espaço para trabalhos do gênero, pela cabeça de Aguinaldo Silva nunca passou abandonar as novelas. Segundo ele, muito ao contrário. Antes de "O sétimo guardião", que ainda vem aí, ele já tem outra na cabeça.

Parou no meio

Silvio Santos, ontem, interrompeu as suas gravações na hora do almoço. Perdeu a voz no palco. Caíram os quadros das pistas e pontinhos.

Eleições

Record News fará, em agosto, entre os dias 13 e 31, uma série de sabatinas com os presidenciáveis. Os trabalhos serão conduzidos por Heródoto Barbeiro, com a participação do repórter Domingos Fraga. Um por dia e uma hora para cada candidato.

Depois de 7 anos...

Logo depois da Copa do Mundo, Luiz Fernando Guimarães começará a gravar como Amadeu Baroni, um vilão, em "O tempo não para", próxima novela das sete da Globo. O personagem é um homem bem-sucedido, mas doente, e busca uma cura por meio da criogenia. Sua última novela na casa foi "Cordel encantado", em 2011.


Só com bom trabalho, rádio poderá inibir invasão de estranhos




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

A sobrevivência do rádio, como sempre aconteceu, mas muito mais agora, passa a depender do que o próprio rádio tem a oferecer aos seus ouvintes, para ao menos tentar desencorajar a descontrolada (e abençoada pelas autoridades) invasão de pessoas estranhas ao meio. Um trabalho que algumas poucas, especialmente as dedicadas ao jornalismo, têm procurado fazer, ao contrário de outras que preferem operar na zona do mais absoluto conforto, sem se preocupar em criar maiores atrativos ou meios para prender atenção dos seus ouvintes. Entre Rio e São Paulo, para não se estender a outras praças com os mesmos problemas, são incansáveis e enjoativas as repetições musicais em determinadas emissoras, como Alpha, Nova Brasil, Nova Melodia, Mix, Nativa e Antena Um. Em alguns casos, inclusive, tocando quatro ou cinco vezes a mesma seleção no mesmo dia, sem qualquer preocupação em variar ou disfarçar. É preguiça ou é o quê? A continuar assim, se não existir um trabalho mais sério, não vai ter saída. Pode encomendar o caixão.

Guerra religiosa

Se, no rádio, o estado de ocupação já é quase completo, poucas emissoras ainda resistem, na televisão, à disputa por espaços, que segue com a intensidade de sempre. Valdemiro Santiago, da Mundial, passou a ocupar o lugar da Plenitude na Mix TV. O ato é considerado como vitória sobre a Universal de Edir Macedo.

Dia de estreia




 - BAND / DIVULGAÇÃO - BAND / DIVULGAÇÃO


Nesta terça-feira, às 20h25, a Band estreia sua nova novela turca, "Asas do amor". À frente do elenco, a estrela de lá, Seda Bakan, fazendo a "destemida" Leyla.

Voltas da vida

<foto=261464;2;1>

Em "Segundo sol", capítulo desta terça-feira, Karen, personagem de Maria Luisa Mendonça (foto) aceita a proposta feita por Roberval (Fabrício Boliveira) para trabalhar como governanta na casa dele, para desespero de Edgar (Caco Ciocler). Os dois, Roberval e Edgar, como se sabe, são filhos de Zefa (Claudia Di Moura).

Roteiro da próxima

As gravações da segunda temporada da série "Ilha de Ferro" vão começar em agosto e se estender até janeiro, mais tardar, fevereiro. Exibição primeiro no streaming e depois na Globo. Datas ainda não foram anunciadas para a estreia da temporada já gravada. Isso é uma coisa.

... A outra é que

No instante em que o cronograma da segunda temporada de "Ilha de Ferro" é revelado, resta saber como a Globo vai organizar a "agenda" de Cauã Reymond. Entre seus próximos compromissos, ele tem um filme de época, "Dom Pedro I", e uma novela das 21h, "Troia". Será que vai dar?

Chama atenção

Os números da ex-BBB 18, Ana Clara, nas redes sociais chegam a ser impressionantes. Só no Instagram ela já atingiu a marca de 6,9 milhões de seguidores. Sobre seu aproveitamento em algum produto da Globo, fora os ameaços, nada de concreto.

Política

Letícia Colin, a Rosa de "Segundo sol", já começa a ser "cobrada" sobre seus pares na novela. Mas, afinal, ela prefere Valentim (Danilo Mesquita) ou Ícaro (Chay Suede)? "Adoro os dois", conta a atriz, deixando a "batata quente" para João Emanuel Carneiro. "O problema é do autor, não meu", desconversa a atriz, a respeito de quem deve ficar com Rosa.

Mais um

O "Tamanho família", do Márcio Garcia, voltará aos domingos da Globo a partir do dia 22 para ficar em cartaz até 9 de setembro. Detalhe: serão mais oito programas, todos já devidamente gravados.

Agendado

O SBT já tem datas, 9 e 10 de novembro, para a realização do próximo Teleton. Comunicação feita a todos os seus contratados, para que evitem outros compromissos nessas datas.


Globo adota linha de humor que não faz rir




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Todo aquele que acompanha os programas considerados de humor, na Globo, com toda certeza já percebeu que ser engraçado está longe da especialidade deles. Parece de propósito a intenção de todos em não "surfar" na onda da comédia.

A justificativa, no caso do "Zorra", por exemplo, é que ele pegou gosto pela crise do país, priorizando os assuntos que sobram, ou investindo mais em piadas ou sátiras relacionadas aos acontecimentos da política.

Vertente até válida ou necessária para tempos tão estranhos como os de agora, porém, que estão mais para fazer chorar do que rir.

Em relação ao "Tá no ar", o desafio, da primeira à última temporada, permanece: tentar entender o que eles fazem!

E, quanto à "Escolinha", o seu próprio pessoal reconhece que é preciso turbinar o quadro de roteiristas, buscar essa melhora, até para evitar perguntas do tipo "essa é a piada?".

Por fim, existem rumores na Globo sobre o desenvolvimento de projetos mais direcionados para a comédia pura e simples. Um arroz com feijão bem temperado. Resta saber se sairão do papel.

Bandido da história



 - JOÃO MIGUEL JÚNIOR/GLOBO - JOÃO MIGUEL JÚNIOR/GLOBO


Falando em "O Tempo Não Para", João Baldasserini (foto) será o vilão da novela: viverá Emílio, um advogado. É descrito como ambicioso e dissimulado, e possui uma relação profissional e amorosa "não assumida" com a advogada Mariacarla Borelli (Regiane Alves), sua sócia. TV Tudo

Testes para série

O Discovery abriu inscrições em seu site para busca de participantes para uma série produzida pela Academia de Filmes, dedicada à popular cultura do maker, do "Faça você mesmo". No programa, previsto para estrear em 2019, a cada episódio, os testes colocarão as habilidades criativas e técnicas dos selecionados à prova. Os interessados podem se inscrever até o dia 20.

E aí?

A presença do Ronaldo sempre dá um peso, nas transmissões da Globo, jogos do Brasil. O problema é que é visível a sua intenção de não se queimar com ninguém. Pra ele, está tudo sempre muito bem, tudo muito bom. E segue o jogo.

Pés no chão 1


A Rede TV! descarta fazer lançamentos no segundo semestre. Como ordem de momento, seguir com a programação atual. Nenhuma "loucura" será feita, até porque o momento não permite.

Pés no chão 2

Note que ao contrário da sua concorrente direta, Band, a Rede TV! anda com sua parte administrativa em ordem. Há muito tempo, por exemplo, não se tem notícia de cortes ou até mesmo atraso de pagamento por lá.

Baixo astral

Há um tremendo clima de baixo astral na Band em função das últimas demissões em vários setores, tanto no Rio quanto em São Paulo. Difícil saber como será o próximo semestre da emissora.

Furou a fila

Luan Santana pode se considerar um privilegiado. Ao contrário de outros, na batalha há tantos anos, ele ganhou rapidamente o programa dele na Globo. Sem dúvida, uma das mais belas furadas de fila dos últimos tempos.


"Segundo sol" tem promessa de virada nos próximos capítulos




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Ainda tem muito chão pela frente, mas já se sabe que "Segundo sol" será "outra novela" a partir do centésimo capítulo. João Emanuel Carneiro promete uma sequência de fatos novos e é nesse período que Vladimir Brichta vai se despedir, certamente dando origem a um "quem matou?", com direito a vários suspeitos e novo mistério a ser esclarecido no fim. O lado tenebroso sempre esteve presente nas novelas deste autor. Em "A favorita", a sua primeira no horário das 21h, a personagem Flora da Patrícia Pillar foi quase uma serial killer, fazendo várias vítimas ao longo dos seus cento e tantos capítulos. Na "Avenida Brasil", entre tantas outras da Carminha e companhia bela, teve no fim o misterioso assassinato do Max, Marcello Novaes, gancho recorrente também em sua última, "A regra do jogo". Nela, quase em seu final, em meio a um tiroteio, o milionário Gibson Stewart (José de Abreu) apareceu morto em seu escritório, armando todo um mistério em torno do verdadeiro executor. No caso, executora, porque o tiro partiu da própria filha. Um recurso corriqueiro, muitas vezes até em tom apelativo, mas que sempre proporciona efeitos bem desejados. Agora, em "Segundo sol", não deve ser diferente.
Ganhando espaço



 - VICTOR POLLAK / GLOBO / DIVULGAÇÃO - VICTOR POLLAK / GLOBO / DIVULGAÇÃO


"Malhação -- vidas brasileiras" é o trabalho de estreia de Rayssa Bratillieri, jovem de Apucarana, que passou em terceiro lugar no vestibular de Engenharia, mas acabou optando pela carreira de atriz. A sua personagem, Pérola, foi usada para a novela abordar a questão de transtorno alimentar.

Estreia

<foto=261268;2;1>

Dia 4, segunda, Daniel inicia a quarta temporada de "Versões" no canal Bis. Desta vez, vai começar com uma homenagem a Roberto Carlos, fazendo releituras de algumas das suas românticas mais famosas, como "Detalhes", "Esse cara sou eu" e "Como é grande o meu amor por você", entre outras.
 
Situação complicada

Lançar seus próprios produtos na faixa das 18h, de fato foi uma conquista do jornalismo da Rede TV!. Algo a ser reconhecido. O porém, é que ainda não existem ou não são oferecidas possibilidades para a elaboração de um trabalho melhor. Tudo é feito no peito e na raça, zap-dependência, em condições próximas de zero.

Não tem como

"Onde nascem os fortes" é o exemplo, pronto e acabado, de um dos maiores trabalhos da teledramaturgia brasileira nos últimos tempos. Como conjunto da obra, não tem pra ninguém. Por aí se entenda texto, trabalho de direção, elenco, luz e tudo mais que tem direito.

Horário reservado

A Globo parece que está isolando esse seu horário das 23h para a produção de grandes trabalhos. No ano passado, "Os dias eram assim", independentemente do que tentou resgatar como história, também se destacou pela ousadia da sua produção.

Comando feminino

Anitta e Tatá Werneck foram anunciadas segunda-feira como apresentadoras do tradicional "Prêmio Multishow", que chega à sua 25ª edição este ano. A cantora faz sua estreia no comando. Só que muita gente estranhou o fato de Fábio Porchat ter ficado de fora -- ele fez 2016 e 2017, com a Tatá.

Oxigênio

Novela em estágio inicial sempre sofre uma alteração ou outra no cronograma e foi o que aconteceu com "O sétimo guardião", substituta de "Segundo sol". As gravações, antes previstas para começar no dia 10, ficaram para fim de julho ou início de agosto. Por tabela, isso foi bom também para Marina Ruy Barbosa.

Investimento

Marcos Mion, novo apresentador de "A fazenda", também está produzindo conteúdo exclusivamente para a plataforma online PlayPlus, do Grupo Record. Um serviço que vai disponibilizar atrações e programas da casa, e também oferecer produtos de outras realizadoras.

Em dose dupla

Junno Andrade, namorado da Xuxa, terá dupla função no "Canta comigo", do Gugu. Além de um dos jurados especiais, também será repórter do programa.

Lisboa


Depois da Anitta, domingo passado, hoje será a vez de Ivete Sangalo se apresentar no "Rock in Rio Lisboa". Transmissão do Multishow, a partir das 13h45, horário de Brasília.