CANAL 1


Faixa de novela das sete na Globo ganha mais um integrante fixo




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Já de algum tempo circulavam rumores na Teledramaturgia da Globo sobre a entrada do escritor Mário Teixeira na fila dos autores titulares das 7 da noite. Algo que agora veio a se confirmar.

Teixeira possui uma renomada carreira literária, com trabalhos como "Salvando a pele", "Alma de fogo", "O golem do Bom Retiro" e "A linha negra". Foi importante também na colaboração de séries infanto-juvenis como "Castelo Rá-tim-bum" e "Sítio do Picapau Amarelo", além de servir como coautor e colaborador em várias novelas.

Porém, seu grande momento na Globo aconteceu na minissérie "Liberdade, liberdade", projeto iniciado por Márcia Prates, mas que ele assumiu e transformou em um grande sucesso. Reconhecimento imediato e que o credenciou a emendar novo trabalho, "O anjo de Hamburgo", já inteiramente escrito e prestes a entrar em produção.

Considerado por alguns como o "novo Walcyr Carrasco", pela facilidade em desenvolver vários trabalhos, Teixeira já tem uma sinopse aprovada para as 19h, porém, de acordo com a Globo, "ainda é cedo para começar a se falar nela". Tudo leva a crer que só será produzida a partir de 2019.




 - DIVULGAÇÃO/GLOBO - DIVULGAÇÃO/GLOBO

Implacável

Marieta Severo (foto) assumiu o posto de principal vilã de "O outro lado do paraíso". Com tesouradas e outras armas, Sophia promete fazer muitos estragos na história. Como próximo alvo, a juíza Raquel, personagem de Erika Januza. Ela vai armar para que a jovem sofra um acidente de carro.


O time

Atualmente, desenvolvem sinopses para o horário das sete, na Globo, Daniel Ortiz, Rosane Svartman e Paulo Halm, Maria Helena Nascimento, Claudia Souto e Daniel Adjafre. E são grandes as chances de uma volta da dupla Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari para esta faixa.

Horário das 18h


A faixa das 18h da Globo, no momento ocupada por "Tempo de amar", de Alcides Nogueira, a partir de março terá "Orgulho e paixão", escrita por Marcos Bernstein. E depois daí, nada decidido ainda. Isso porque há vários projetos concorrendo à vaga, entre eles, "Travessia", com assinatura de Thelma Guedes e Duca Rachid, e outro, "O avesso da vida", assinado por Elizabeth Jhin.

Em estudo


São boas as chances de Elizabeth Jhin ser a escolhida e vir a escrever a substituta de "Orgulho e paixão". Mas, para que isso aconteça, haverá a necessidade da Globo confirmar a mudança de "Travessia" para a faixa das 23h. A questão está em estudo na Teledramaturgia.

Liderança

O Megapix, da Globosat, se consolidou no ano passado como o canal de filmes mais assistido da televisão brasileira em todos os targets e fechou o ano com o 4º lugar no ranking de audiência da TV por assinatura no horário nobre. Com o crescimento na faixa nobre, garantiu o melhor resultado de sua história segundo o Ibope. Em média, o Megapix tinha 240 mil telespectadores a cada minuto, o que equivale a três Maracanãs lotados assistindo ao canal.

Só o gênero


Nos últimos meses surgiram muitas notícias a respeito de coincidências entre "Game of thrones", da HBO e "Deus salve o rei", nova novela das sete da Globo, que ainda nem está no ar. Quer saber? Esquece. Isso não existe. Em comum apenas o gênero: medieval. Nada mais.

A propósito

"Game of thrones" não será exibida na televisão paga em 2018. A temporada final ficou para 2019.

Bem na fita


Fernanda Paes Leme caiu mesmo nas graças do GNT. Tanto assim, que além do elogiado "Desengaveta", há boas chances dela comandar um segundo programa, este ano, no canal da Globosat.

Na luta

Carlos Lombardi, autor, continua conversando e desenvolvendo trabalhos para os canais fechados, após ter encerrado um ciclo na Record. Nada fechado ainda, porque o processo de negociação, em relação às TVs convencionais, é mais lento. Mas ele está bem otimista quanto ao futuro.

Talk show


A temporada deste ano promete uma concorrência ainda mais acirrada entre os programas de fim de noite na televisão aberta, apresentados por Pedro Bial, Danilo Gentili e Fabio Porchat. Por tabela, equipes de produção, roteiro e direção serão mais exigidas do que foram até aqui.

Bial


Em relação ao "Conversa", tudo caminha para que o programa, a partir da estreia da nova temporada, em abril, apresente novos cenários e alterações no formato.


Amaury Jr. virou o ano trabalhando no novo programa




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery
 
Amaury Junior está trabalhando direto na montagem do seu novo programa na Bandeirantes. A estreia, já com chamadas no ar, está confirmada para o dia 27, às 23h30, com duas horas e meia de duração.

As festas e viagens serão mantidas como pilares principais, mas com toda uma produção em cima delas, acrescentando novidades a um tipo de trabalho que o próprio Amaury lançou e veio a consagrar.

Ao lado disso, terão quadros como "Passaporte", onde o seu convidado, ao receber um celular de presente, irá registrar momentos de uma viagem. Uma mostra da visão do turista normal sobre qualquer destino. "Adivinhe quem vem para jantar?" será outro, sempre criando certo mistério envolvendo a participação do convidado que irá experimentar um prato temático. Por exemplo, o "Fool"s Gold", lanche preferido do Elvis Presley.

E também o "Meu bairro", título de trabalho, mas que irá visitar bairros conhecidos, como Ipanema no Rio ou Mooca em São Paulo, com seus bares, restaurantes, os moradores mais emblemáticos, etc. A vontade de fazer um trabalho interessante e diferente para o público é muito grande.
 


A atriz Gell Correa em uma das suas paqueradas - DIVULGAÇÃO/SBT A atriz Gell Correa em uma das suas paqueradas - DIVULGAÇÃO/SBT




Pegadinha inédita 
Neste domingo, no "Programa Silvio Santos", serão exibidas pegadinhas inéditas da escada rolante. É mais uma edição. Já existiram duas. As primeiras tinham uma mulher atraente, Vivi Fernandez, e um galã, Moreno Nunes, paquerando pessoas no sentido contrário. As de agora, serão um anão, uma senhora e dois senhores de idades avançadas.



Experiência única

Em "Deus salve o rei", que vem aí na Globo, está sendo ampliado o uso da computação gráfica, chegando a limites nada usuais na produção de novelas no Brasil. Várias das suas cenas estão sendo gravadas sem cenários, só com os seus atores em cena. Algo que está sendo visto por todos os setores envolvidos como um grande desafio.

Página virada

Ontem, com uma reprise, foi ao ar o último "Mulheres" apresentado pela Cátia Fonseca na Gazeta. A partir de 1º de fevereiro ela irá se entregar aos trabalhos de montagem do seu novo programa na Band.

E aí?

Ratinho postou um vídeo nas redes sociais expressando sua surpresa com a quantidade de gays nas novelas da Globo. Tem "até em filme de cangaceiro". Pau em cima dele. De xingar a mãe a jurar de morte, teve de tudo um pouco. Precisa?

Mundo esquisito

A patrulha em cima do que se faz, se diz ou deixa de dizer e de como alguém se comporta ou deixa de se comportar está conseguindo superar todos os limites do suportável. O mundo está ficando chato demais. O Ratinho deu sua opinião sobre determinado assunto. E daí? Concordar ou discordar faz parte do jogo. Pessoalmente acho que exagerou. E só. Fora isso, aí sim, se deve condenar qualquer tipo de excesso.

Então é o seguinte

Os dois que, hoje, mandam na Band, o dono Johnny Saad e o vice André Aguera, tiraram essas duas últimas semanas para descansar. De acordo com o pessoal de lá, a partir de segunda-feira, as coisas devem começar a acontecer.

E por acontecer...


O que se tem como dois assuntos importantes, em se tratando de Band, para esses próximos tempos são: a oficialização de Mário Baccei como novo homem forte do comercial e a definição da questão Copa do Mundo.

Toda a questão

O capítulo Baccei resta apenas ser formalizado. É um homem da casa, já ambientado com as suas intempéries, e que poderá vir a ser importante nessas funções, por ser alguém formado na área. Quanto à Copa da Rússia, aí sim, está tudo mais complicado. A Band não tem resolvido o empecilho das garantias que deverá oferecer para viabilizar a sua transmissão. O problema é se ainda irá conseguir. O tempo está jogando contra.

Como é a vida - 1

Está circulando nas mídias sociais um vídeo destacando as mais importantes conquistas do Santos, do seu "ataque mágico", Dorval, Mengalvio, Coutinho, Pelé e Pepe. A narração é do próprio Pepe, com as participações do saudoso narrador Luiz Noriega e do jornalista Clóvis Rossi.

Como é a vida - 2

Num determinado trecho, Clóvis Rossi fala na delícia que seria, se existissem naquela época os recursos de hoje, "tapes, filmes e histórias em torno das grandes conquistas do Santos". Pior é lembrar que o pouco que existia, quando diretor da Tupi e por não gostar de futebol, J. Silvestre mandou apagar. Determinou que as fitas fossem liberadas para gravação de novelas.


"Deus salve o rei" dá exemplo de superação




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery
 
Não há como não reconhecer o trabalho, profissionalismo e organização da teledramaturgia da Globo. "Deus salve o rei", a nova das 19h, no ar a partir da próxima terça, vai estrear com 30 capítulos gravados, 18 editados e 12 inteiramente finalizados. Falar o quê?!

E isso porque ainda houve a necessidade de superar os problemas provocados pelo incêndio, que destruiu praticamente toda a sua cenografia.

Um acontecimento que levou o pessoal envolvido a se desdobrar e, o quanto antes possível, passar por cima dos inúmeros transtornos causados.

A possibilidade de um adiamento, levantada num determinado instante, rapidamente deixou de ser considerada, graças ao esforço e determinação de todos.

Dentro desse contexto, também chamou a atenção uma observação feita por Bruna Marquezine, que pode até explicar o sucesso dessa engrenagem. Segundo ela, além do profissionalismo, muito está relacionado ao entrosamento da equipe, do aspecto "família". Sobrou até uma alfinetada: "Tem produção por aí que diz que é uma "família", mas a gente sabe que não é tão "família" assim. Ao contrário do que acontece aqui".



 - DIVULGAÇÃO


Primeiro dia

Regina Volpato estreia segunda-feira à frente do "Mulheres" na TV Gazeta. Durante todo este mês, sempre ao vivo, entre 14h e 17h50, a apresentadora comandará o programa. Por outro lado, a torcida na emissora é enorme para que ela seja efetivada como substituta de Cátia Fonseca.


Bola de 3

A TV Gazeta vai transmitir os jogos da LBF, Liga de Basquete Feminina, a partir do dia 14. A narração será de Celso Cardoso e Vinícius Rodrigues, com comentários das ex-jogadoras Janeth Arcain e Helen Luz.

Tudo na mesma

Os contratos de vários integrantes do departamento de esportes da Band, em fase de negociação desde o ano passado, não foram renovados até agora. Entre os principais, Neto, Denílson e Téo José. Está tudo conversado, ajustado, mas nada assinado.

Deselegância

Gugu Liberato é outro que virou o ano sem saber o que fazer da vida. Para todos os efeitos, ainda não existe ou não foi colocado um ponto final na sua relação com a Record. Uma situação extremamente desconfortável para um artista com a sua história.

Outro lado

Se em toda essa situação, a descortesia da Record com Gugu salta aos olhos de todos, culpa também cabe a ele de não ter puxado seu carro no momento certo. Nunca deveria ter permitido chegar a esse ponto.

Futebol


A partir da próxima quarta-feira, a Band vai transmitir, ao vivo e com exclusividade na aberta, os jogos da Florida Cup. Participações do Atlético Nacional (Colômbia), Barcelona (Equador), Legia Warsaw (Polônia), Rangers (Reino Unido) e PSV Eindhoven (Holanda), além dos brasileiros Corinthians, Fluminense e Atlético Mineiro.

Vale destacar

Mesmo as que mais abusavam, BandNews e ESPN Brasil entre elas, é importante reconhecer que a poluição na imagem, de modo geral, foi reduzida consideravelmente nos últimos tempos. Diminuiu bem o elevado número de informações que antes havia numa mesma tela. Hoje, além do que é dito, o excesso fica por conta de um rotativo.

25 anos

Este ano as transmissões do "Band folia" irão completar 25 anos. A Band foi a primeira emissora a fazer o Carnaval nacionalmente, em 1993, considerado para a época um ato de pioneirismo.

Homenagem


"Zerima, 40 anos de Melodia", gravado no teatro da Universidade Federal Fluminense, de Niterói, será exibido no Canal Brasil, neste sábado, seis da noite. Foi uma das últimas apresentações de Luiz Melodia, que nos deixou em agosto passado.


Cancelamento de novela na Record revela falta de planejamento e de juízo




Por: Flávio Ricco
Colaboração: José Carlos Nery


Os números absurdos conquistados pela Globo se devem, evidentemente, a eficácia de bem produzir e a inquestionável competência dos seus profissionais. Mas também, e principalmente, a sua capacidade de organização e planejamento. Há uma indiscutível ordem em tudo, fazendo com que nada se desenvolva sem os merecidos estudos e cuidados. Tudo o que não acontece na concorrência. Olha, por exemplo, o caso da Record. Escolheu uma novela para substituir Belaventura, contratou elenco, encontrou um título, Topíssima -- no mínimo incomum e, de um dia para o outro, resolveu que "não ia brincar mais". E isso sem nenhuma comunicação oficial até agora. Está tudo no ar, deixando a todos que estavam envolvidos com ela meio sem saber o que fazer da vida. Falta de juízo, de profissionalismo e excesso de amadorismo. Pode dar certo desse jeito? Qual a chance de, um dia, a Globo vir a ser incomodada por alguém?

E o que é pior

Belaventura, que já está toda gravada e com elenco dispensado, vai terminar em março. Existe até a possibilidade de ser espichada na edição, mas até quando? E o que será colocado no ar depois dela?

Deixa quieto

De nada adianta insistir, porque ninguém na Record está autorizado a se manifestar sobre todo esse imbróglio. Do lado da Casablanca, se comenta que não existem estúdios para produção de outra novela. Apocalipse está usando todos.

Vai olhando

Apocalipse, com todo o fracasso que a cerca, tem os seus 65 cenários distribuídos nos sete estúdios existentes. Foram fixados para evitar estragos no monta e desmonta. Daí a falta de espaço para outra produção. Então tá, mas só foram descobrir isso agora?



 - DEBORAH MONTENEGRO / DIVULGAÇÃO


Angélica

No programa Estrelas do Brasil deste sábado, na Globo, Angélica estreia uma temporada em Salvador. Acompanhada pelas atrizes Cléo Pires e Mariana Ximenes, ela conversa com uma estrela local, o baiano conhecido como John Drops, que ganhou projeção na internet ao imitar looks de personalidades diversas, tanto brasileiras quanto de outros países.


Agenda

A produção do novo programa do Amaury Junior já tem acertada uma entrevista com o presidente Michel Temer e sua mulher Marcela. Falta apenas definir a data. De qualquer forma, não será para a estreia do dia 27.

Ajustes

O elenco da minissérie Ilha de Ferro, estrelada por Cauã Reymond, Maria Casadevall e Sophie Charlotte, ainda passa por ajustes na Globo. E da escolha de atores para determinados papéis. Na terça-feira, por exemplo, foi definida a participação de Cadú Fávero para viver o personagem Clark. Clark, inicialmente, seria interpretado por Jonathan Azevedo, que acabou deslocado para outro papel, Fiapo, melhor amigo de Dante (Cauã), após o episódio que envolveu a saída de Thogum Teixeira do elenco. A equipe do diretor Afonso Poyart ainda trabalha no fechamento da equipe, mesmo com as gravações já iniciadas.

Destino

Ilha de Ferro está sendo preparada para alavancar um novo serviço de streaming do Grupo Globo. Mas, até em função do grande investimento em sua produção, acredita-se que em algum momento ela chegará também à TV aberta.

Convidada especial


Glauce Graieb está fazendo uma pequena participação em Tempo de amar, novela das 6, do Alcides Nogueira, na Globo. É a Madame Lenah, a sua mesma personagem de Ciranda de pedra.

Bola cantada


A fixação da Lívia Andrade no elenco do Fofocalizando, do SBT, a partir do momento que ela foi chamada para uma participação especial, era só uma questão de tempo. E nem foi tanto tempo assim. Ontem, saiu comunicado da sua efetivação no grupo de apresentadores.

Nova temporada

A equipe de produção do Fábrica de casamentos, apresentado por Chris Flores e Carlos Bertolazzi no SBT, já trabalha na nova temporada do programa.

Gravando


Poliana, próxima novela do SBT, ainda não abriu os trabalhos de cidade cenográfica, mas praticamente todo o elenco já está à disposição, gravando em estúdio e locação.

Próxima das 21h

A marca Segundo sol está devidamente registrada pelo Grupo Globo para a próxima novela das 21h, escrita por João Emanuel Carneiro. O diretor Dennis Carvalho, porém, ainda não fechou vários personagens importantes do elenco. A história será liderada por Emílio Dantas no papel de um cantor de axé.

"Cine Holliúdy"


Em Areias, interior de São Paulo, a Globo retomou ontem as gravações da série Cine Holliúdy, que traz nos principais papéis Letícia Colin, Edimilson Filho e Heloisa Périssé.

Ao vivo

No SBT, o Programa do Ratinho voltará com edição ao vivo em 19 de fevereiro.

Trilha instrumental

A Globo se prepara para lançar um CD com a trilha instrumental de O outro lado do paraíso. Um trabalho que leva assinatura de João Paulo Mendonça, produtor musical da novela, que esteve em São Petersburgo, na Rússia, especialmente para produzir a trilha. Por lá, ele regeu orquestra e gravou 35 músicas, que estarão nesse CD. A base instrumental que embala as cenas é alvo de elogios nas redes sociais.


'Brasil urgente' e 'Cidade alerta' servem como exemplo de bom comportamento




Desde que a televisão começou a se espalhar pelos mais diferentes pontos do país, foi relevante a importância de cada emissora para o que veio a existir como rede e também naquilo que sempre significou como oportunidade para surgimento do talento local. Daria um livro enumerar os tantos nomes que, depois de iniciarem nas TVs ditas regionais, vieram a se tornar valores nacionais no jornalismo, humor, esporte, teledramaturgia, além de outros tantos setores.


De se lamentar que nem todos tenham notado isso. Com o passar do tempo, os dois mais importantes programas policiais, Brasil urgente e Cidade alerta, souberam se tornar essenciais, através de uma maior qualificação do seu noticiário e deixando de simplesmente se prestar ao papel de alavancas de grade.

Os dois, e não é tão de agora, têm uma vida comercial das mais saudáveis, com espaços de merchandisings preenchidos e breaks recheados. Tudo ao contrário do que acontece em grande parte dos policialescos das praças, que usam, abusam e superam todos os limites do bom senso. O linguajar é chulo, como são indecentes o comportamento em cena e o apelo para imagens as mais chocantes. De se lamentar que essa boa maioria não saiba aproveitar a oportunidade que tem nas mãos.

 


 - MAURÍCIO FIDALGO / GLOBO / DIVULGAÇÃO


Estreia no dia 9

 
Bia Arantes (foto) vive a sedutora Brice em Deus salve o rei, que estreia dia 9 na Glo­ bo.




Acidente grave

Entre ono Novo, um portão da entrada, na Record, em São Paulo, caiu sobre um funcionário. O estado dele é bem delicado. Existe o risco de perder o movimento das pernas.

Regressiva

A Globo pretende encerrar amanhã as gravações de Pega pega, sua novela das sete. Praticamente todo o elenco já será dispensado nesse dia. Apenas as chamadas "cenas secretas", que não exigirão maiores esforços, serão concluídas entre sexta-feira e sábado.

Virou dúvida

Carolina Dieckmann não é mais nome garantido no elenco da próxima novela de Aguinaldo Silva, O sétimo guardião, com estreia em 12 de novembro, após Segundo sol, de João Emanuel Carneiro. O desejo dela em continuar morando nos Estados Unidos aparece como complicador.

Termômetro


Tom Cavalcante gravou dois episódios -- de um total de 20 -- da sua nova sitcom para o canal Multishow. E a resposta espontânea da plateia para esses primeiros trabalhos foi das mais interessantes. A parceria com Fabiana Karla está funcionando muito bem. Nos dois primeiros episódios, Nicole Bahls e Compadre Washington entraram como convidados.

Maior pé


Ao encontro do publicado aqui, da iniciativa de alguns artistas se reinventarem na internet, Fernanda Souza tem surpreendido com seus números. Em três meses, já passou de um milhão de inscritos, com média de 65% de retenção. O carisma e a dedicação da Fernanda contam muito.

Olha o detalhe


A câmera da Excelsior que vai aparecer no filme do Chacrinha, a ser lançado no final do ano, foi mesmo câmera da Excelsior. O equipamento foi restaurado. O pesquisador Elmo Francfort teve um papel importante em toda a tarefa de consultoria.

Exagero


O fim de ano para os canais esportivos é sempre um tremendo sufoco devido a ausência de eventos para a grade. Daí o uso e abuso de material antigo. Só que o SporTV se superou com as várias reprises, no plural mesmo, de um jogo do PSG contra o Caen, pelo francês. Deu pra decorar o caminho da bola.

É por aí


Se, no começo, existiram reclamações de falta de humor em O outro lado do paraíso, Ana Lucia Torre se encarregou de tirar isso da frente. Insuperável a sua cena mandando o filho "passar o ferro" na mulher, capítulo de segunda-feira.

Viva a diferença

Malhação -- viva a diferença, além de falar da homossexualidade feminina com Lica (Manoela Aliperti) e Samantha (Giovanna Grigio), vai colocar em discussão a amizade entre gays e héteros, movimentando os personagens de Luis Galves, o Gabriel, e Gabriel Calamari, o Felipe. Eles se tornam amigos e serão alvos do preconceito e de agressões de outros alunos.

Ao trabalho


Ontem, terça-feira, já foi um dia quase normal nos Estúdios Globo para o pessoal das novelas. Como exceção à regra, apenas o elenco de Deus salve o rei, próxima das sete, que só vai retomar seu expediente de trabalho hoje.

Tabelinha

Aliás, a nova novela das sete pegou uma ótima "carona" no noticiário sobre a volta do casal Brumar -- Bruna Marquezine e Neymar. Não faltaram referências ao fato de a atriz viver a principal vilã da trama.

Envelhecimento saudável

60+, série de reportagens do Como será?, da Globo, terá a participação do ator Marcelo Mansfield. As esquetes cômicas inseridas em cada episódio irão auxiliar na discussão do envelhecimento ativo e saudável. A cada reportagem, Sandra Annenberg receberá no estúdio um especialista no tema da semana. E convidados de diferentes faixas etárias, dos 20 aos 80 anos. A estreia será no próximo dia 13.

Novas temporadas

Lady night, com Tatá Werneck, Música boa ao vivo, Canta, Luan, Vai Fernandinha e A vila terão novas temporadas, neste 2018, no Multishow. Aliás, no uso de outras plataformas, o Multishow já tem como promessa um reality sobre a vida da Gretchen e família. Além de anunciar novos programas de temporada com Iza e Pablo Vittar.

De volta


A volta de Renan, personagem de Marcello Novaes a O outro lado do paraíso, vai acontecer no capítulo 83 da novela. Ou mais precisamente no dia 26 de janeiro. Ele terá um papel decisivo durante o julgamento de Duda (Glória Pires), presa por assassinato. Como justificativa para sua ausência da trama, o fato que esteve em coma, depois do acidente nos primeiros capítulos. Porém, após a recuperação, Renan sempre manteve contato com a advogada Adriana (Julia Dalavia), filha de Duda. E a jovem irá convocá-lo para ajudar na defesa da mãe.