CANAL 1


Futebol: estádios lotados e alta audiência fortalecem campeonatos estaduais




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Acabar ou não com os campeonatos estaduais é, há tempos, um tema que divide a crônica esportiva. Na essência, enquanto alguns consideram tratar-se de algo que só contribuiu para o empobrecimento do futebol, há o entendimento por parte de outros que seria acabar com o que ele tem de mais puro e emocionante. Discussão tão antiga quanto inconclusiva. Os números, no entanto, levantados através do comparecimento ou da audiência proporcionada em suas transmissões, revelam com absoluta transparência o lado do torcedor. A disputa das finais, ainda primeiro jogo, no final de semana passado, com direito a Corinthians e Palmeiras, Atlético e Cruzeiro, Bahia e Vitória, Botafogo e Vasco, Atlético e Coritiba, entre tantos outros, lotou estádios de todo o país. E o Ibope, bateu 49% e 60% de participação, só no Rio e em São Paulo, sem citar outras, com registros ainda maiores. Se considerarmos que os campeões serão definidos neste final de semana, é de se esperar também por novas quebras de recordes. E por mais lenha na fogueira.


 - DIVULGAÇÃO - DIVULGAÇÃO

Pelé na ESPN

A ESPN Brasil vai mostrar hoje, às 20h, no "SportsCenter", uma entrevista exclusiva com Pelé, realizada por João Palomino, vice-presidente de jornalismo e produção do canal no Brasil. Além de relembrar momentos importantes da sua carreira, falou de seleção brasileira e de Cristiano Ronaldo, Neymar e Messi como os craques mais importantes do momento.


 - ANTONIO CHAHESTIAN / RECORD TV / DIVULGAÇÃO - ANTONIO CHAHESTIAN / RECORD TV / DIVULGAÇÃO

Serviço doméstico
Em seu programa de amanhã na Record, Sabrina Sato vai passar um dia ao lado das profissionais da empresa "Manas conserta", que oferece serviços de manutenção doméstica feitos apenas por mulheres e para mulheres. Depois de aprender a usar uma furadeira, Sabrina vai realizar um serviço no apartamento de Rita Cadilac.

Agora vai

Ontem, quinta, a Band fez um piloto como se fosse ao vivo do "Superpoderosas" e, agora, está tudo pronto para a estreia, na segunda-feira. Nesse dia, haverá um link no Reserva Cultural da Paulista com cem mulheres superpoderosas de variadas áreas e faixas etárias, que acompanharão o programa pela tela do cinema.

Vida da Anitta

A Netflix está produzindo um documentário da vida da Anitta. Trabalhando ainda no comecinho, mas com inteira participação dela, mostrando todo seu lado pessoal e artístico. Por enquanto, é o que se dá a conhecer. As assessorias envolvidas ainda não querem entrar nos maiores detalhes.

Pensou-se assim...

As últimas informações sobre o protagonista de "Jesus", próxima bíblica da Record, sinalizavam para um nome desconhecido. Um lançamento. Uma novidade, alguém que pudesse impressionar e nunca tivesse feito novela na vida.

... Mas assim será

Agora, porém, fala-se na ideia de entregar o papel para um artista conhecido, até para que isso possa vir a favorecer o projeto comercialmente. Igor Rickli, Dudu Azevedo e André Bankoff estão entre os testados. Rafael Sardão, outro cotado, será Petronius. Beth Goulart e Vanessa Gerbelli são outros dois nomes confirmados.

Escondidinho

O Comitê Artístico do SBT autorizou a gravação do piloto de um novo programa, com apresentação da Maísa Silva, para depois ser submetido ao dono Silvio Santos. Ontem, por sinal, um pessoal ficou o dia inteiro cuidando disso. Mas, por enquanto, tudo no encoberto.

Arre!

Depois de tanta luta, desgaste, liminares, perda de tempo e muito dinheiro, finalmente foi flexibilizado o horário da "Voz do Brasil" nas emissoras de rádio. Passa a ser permitida a sua transmissão entre 19h e 22h.

Prêmio internacional

A exemplo de alguns produtos da Globo, o "The Shorty Awards", Oscar das redes sociais, também premiou o "Dancing Brasil", programa da Xuxa na Record, na categoria Integration with Live Television. O "Dancing" desbancou trabalhos de peso da TV internacional, com produtos como a NFL (a liga de futebol americano), a MLB (a liga de beisebol dos EUA) e a MTV.


Pré-candidatos à Presidência estarão em série na Band; Alckmin estreia




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Na próxima segunda-feira, a Bandeirantes dará a largada nos seus trabalhos de cobertura eleitoral, com a estreia do "Band eleições". O programa será semanal, com meia hora de duração e exibição antes do "Jornal da noite". Começa entrevistando o pré-candidato à Presidência da República, Geraldo Alckmin (PSDB). Na sequência, Ciro Gomes (PDT), outro pré-candidato ao Planalto. Apresentação de Rafael Colombo e participações de Fernando Mitre, Julia Duailibi e Antonio Lavareda. Das quatro edições mensais do "Band eleições", três serão nacionais e uma local, realizada pelas praças. Paralelo a isso, o Grupo Band já está com tudo bem encaminhado também em relação aos debates. No primeiro turno, presidencial, em 9 de agosto. Uma semana depois, dia 16, em todas as capitais, estão previstos os encontros entre os candidatos a governador. No segundo turno, o primeiro debate entre os presidenciáveis está agendado para o dia 11 de outubro, mas com possibilidade de passar para o dia 12. Os candidatos aos governos estaduais, onde existir essa necessidade, no dia 17.


 - WESLEY BANZAROLI / DIVULGAÇÃO - WESLEY BANZAROLI / DIVULGAÇÃO

Contratação
 Após viver Belinha em "Malhação -- Pro dia nascer feliz", Valentina Bulc (foto) foi contratada pela Record e viverá Salomé em "Jesus", substituta de "Apocalipse". Filha da também atriz Adriana Prado, ela irá trabalhar ao lado de nomes como Cláudia Mello, Paulo Figueiredo, Claudia Assunção e Giuseppe Oristanio. 


 - RAQUEL CUNHA / GLOBO / DIVULGAÇÃO - RAQUEL CUNHA / GLOBO / DIVULGAÇÃO

Caldeirão em festa

Juliana Paes e Maria Joana gravaram o especial "Inspiração", do "Caldeirão do Huck", no ar neste próximo sábado. Assim como na primeira edição, o espaço vai homenagear cinco histórias inspiradoras de brasileiros e marca ainda a comemoração pelos 18 anos do "Caldeirão".

Que maluco isso

Alguma coisa não está batendo. "O outro lado do paraíso", com suas incoerências e até algumas maluquices, está longe de ser o melhor trabalho do Walcyr Carrasco na televisão, entre Globo e experiências anteriores. Porém, o que dizer de uma novela que todo dia estoura na audiência e sempre aparece entre os assuntos mais comentados? Dá uma boa discussão.

Entrevista

Com trabalho de Domingos Meirelles, realizado no presídio federal de Catanduvas, no Paraná, a Record vai mostrar uma entrevista exclusiva com Marcinho VP, um dos principais nomes do crime organizado no Brasil. Reportagem dividida em duas partes, irá ao ar no "Domingo espetacular" deste fim de semana, e no "Câmera Record" da próxima quinta, dia 12.

Outro nome

O novo programa do Milton Neves na Band, que já tem anunciadas as participações de Juju Salimeni e da ex-bandeirinha Fernanda Colombo, também contará com a presença da jornalista Marília Ruiz. Um lado feminino, como se observa, que impõe respeito.

Calma nessa hora

Todos os cuidados estão sendo observados por Roberto Justus e Band para o lançamento de "O aprendiz". Falta muito pouco para baterem o martelo. Ainda não tem nada assinado, mas estão bem avançadas as negociações. A ideia que prevalece é estrear este ano, no segundo semestre.

Nome de peso

Tony Ramos já é nome reservado para o elenco de "O sétimo guardião", do Aguinaldo Silva, na fila das 21h, exibição após "Segundo sol", do João Emanuel Carneiro. Papel daqueles. Vai do primeiro ao último capítulo. Aguinaldo está fazendo o maior segredo em cima dele.

Não bastasse

Além de "O sétimo guardião" e como outro trabalho para este ano, Tony também é nome certo em "Aracy, o anjo de Hamburgo", do Mario Teixeira, prestes a entrar em produção. Nesta, sim, uma participação especial.

Cinema

Maria Casadevall e Rodrigo Lombardi serão os protagonistas de "O caso Morel", projeto da cineasta Suzana Amaral. O filme, roteiro da própria Suzana em parceria com Patrícia Melo, tem seu início de trabalhos previsto para agosto.


Área comercial da Band passa por completa reformulação




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Um verdadeiro terremoto atingiu todo o setor comercial da Rede Bandeirantes na noite de segunda-feira. Vamos aos pontos: Nilson Moisés deixou a direção-geral de São Paulo para assumir a de Belo Horizonte, em substituição a José Saad, que deixa o grupo. No lugar do Nilson, Daruiz Paranhos, que era da Band Rio, passa a ocupar este posto provisoriamente. Sérgio Setchin deixa a Diretoria Regional São Paulo e de Praças e se torna Diretor Net. Maurício Jacob será o novo ocupante do antigo cargo do Sérgio. Enrico Gianello, que era Diretor Net, foi demitido nesta segunda-feira. Nos próximos dias será implantada uma nova política salarial para os executivos comerciais, que terão fixo menor e variável maior.


 - JOÃO MIGUEL JUNIOR / GLOBO / DIVULGAÇÃO - JOÃO MIGUEL JUNIOR / GLOBO / DIVULGAÇÃO

Nos detalhes

Taís Araújo será a grande estrela da próxima temporada de "Mister Brau", com estreia dia 24. Michele se torna uma diva da música pop mundial, com direito a turnê pelos quatro cantos do mundo e a avião particular na ficção. Mas a produção musical foi real. Quinze músicas foram compostas para atender aos 12 shows que vão ao ar em oito episódios. Tem até uma assinada por Umberto Tavares, um dos produtores de Anitta.
Não é de enlouquecer? 
Fechados os números de março, vem a Record, em nota oficial, informando conquista da vice-liderança, no que ela considera média/dia, sete da manhã até meia-noite. Algumas horinhas depois, o SBT, faz a mesma coisa, dizendo ser ele o vice-líder, considerando números das 24 horas. E aí? Qual o verdadeiro significado disso na vida das duas?

E não param

SBT e Record, só as duas, todos os dias, várias vezes durante o transcorrer deles, se perdem em meio a esses releases, destacando seus feitos. Feitos na maioria das vezes abaixo dos 7, 8 pontos e nunca além da casa dos décimos. Algo tão insano quanto ridículo. Por que não usam a mesma disposição por uma TV melhor?

Lado do bem

A Record, naquilo que realmente importa, informa que a semifinal do "Dancing Brasil", da Xuxa, terá duas rodadas de apresentações e eliminação dupla, na noite de hoje. Três duplas continuam na disputa. Final na semana que vem. Xuxa, mesmo com o pé quebrado e engessado, apresenta ao vivo.

Tesouradas em série


Vítima da vez, Juliano Cazarré passa a ser o mais novo sumido de "O outro lado do paraíso". O seu reaparecimento está previsto só para o capítulo do dia 14, dividindo cena com Zezé Motta, a mãe do quilombo.

Ponto 1


Um dos temas mais frequentes da crônica esportiva, no que se refere ao futebol, é a violência das torcidas, nos estádios e fora deles. De fato, um mal a ser enfrentado em todo o país. A decisão por torcida única atesta a fragilidade do nosso sistema de segurança.

Ponto 2

No jornalismo esportivo existe, sim, e quase na sua totalidade, a preocupação com a questão da violência. Mas existem também os que jogam contra, a ponto de botar mais pilha na desordem que já existe.

Pilha do mal

Os GCs colocados em programas como "Terceiro tempo" e "Os donos da bola", os dois da Band, neste começo de semana, se caracterizam, antes de tudo, como ato de total irresponsabilidade. "Verdão vive clima de "já ganhou" no Paulistão" foi só um deles. Todos com o objetivo de acirrar ainda mais a rivalidade entre palmeirenses e corintianos. Mais que isso, inventaram uma coisa que nunca existiu.

Está balançando

"Deus salve o rei" não está sendo a novela que ninguém esperava. Nem a Globo. A iniciativa de arriscar é válida, com toda certeza proporcionará efeitos positivos, mas tem deixado a desejar. A narrativa é lenta, muitas vezes desinteressante e parece não empolgar nem mesmo os seus atores. A colocação de Ricardo Linhares na supervisão do texto, nota da Patrícia Kogut, já deve ser uma das necessárias providências.

Em compensação

Uma semana e pouquinho no ar, muito cedo ainda, mas "Orgulho e paixão", a nova da Globo no horário das 18h, já demonstrou que tem uma boa história para contar. E um elenco respeitável. Nathalia Dill, pra variar, em outro bom desempenho.

Gravando

A segunda temporada da série "Carcereiros" está sendo gravada em São Paulo desde o fim de fevereiro, movimentando Rodrigo Lombardi, Othon Bastos, Mariana Nunes, Giovanna Ríspoli, Tony Tornado, entre outros. A exemplo da primeira, que estreia dia 26, haverá a presença de centenas de figurantes, especialmente orientados pela preparadora Nara Chaib, que mantém a parceria com o diretor José Eduardo Belmonte.

Até 2020

Matheus Ceará, humorista de "A Praça é Nossa", renovou contrato com o SBT até 2020.


TV esportiva não se preocupa em renovar seus valores




Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Vem aí mais uma Copa do Mundo, agora na Rússia, como todas as outras trazendo a expectativa ou certeza de um upgrade nas suas transmissões. Um trabalho de aprimoramento que sempre existiu, no nosso caso observado desde 1970, na conquista do tri no México, a primeira ao vivo para o Brasil. Nunca deixou de ser assim. Curioso observar, no entanto, que no sentido completamente oposto do sempre presente avanço tecnológico, é quase nenhuma a preocupação com o lado artístico dessas operações. E menor ainda com a renovação dos seus valores. Em se tratando da televisão e sem considerar um ou outro caso como exceção, há muito não se tem registro de nenhuma grande novidade ou de alguém em condições de fazer diferença. Os que aí estão são exatamente os mesmos de muito tempo, a maioria originária do rádio esportivo, hoje sem a mesma força ou poder de revelação de outras épocas. Se até hoje a TV nunca tratou esse assunto com o devido cuidado, é bom começar a tratar.


 - JOÃO COTTA / GLOBO / DIVULGAÇÃO - JOÃO COTTA / GLOBO / DIVULGAÇÃO

Depois de morto
Emilio Dantas gravou domingo em Salvador, pela primeira vez, caracterizado como cantor de axé, para "Segundo sol", a próxima novela das 21h na Globo. Beto Falcão é o papel dele, um alguém que só ficará famoso depois de dado como morto.
 
Alternativa


Escolher alguém para apresentar "A fazenda" é uma das preocupações da Record. Rodrigo Faro, como aqui se colocou, tem a preferência de uma maioria, porém, a hipótese de ser uma mulher não deve ser descartada. É um a possibilidade, inclusive valendo-se do elenco da casa -- Sabrina, Ana, Ticiane --, que também agrada.

Cinema

Depois da Bibi Perigosa de "A força do querer", na Globo, Juliana Paes volta suas atenções para o cinema. Já nesta semana, está prevista sua chegada a Minas Gerais para participar de um trabalho que vai contar a história do médium José Pedro de Freitas, o Zé Arigó (1921-1971).

Também nessa

Além da Juliana, o filme do Zé Arigó, ainda sem título definido, também contará com outras importantes presenças em seu elenco. Danton Mello, por exemplo, como protagonista, além de Marcos Caruso e Marco Ricca.

Moça do apito

O lado feminino do novo programa do Milton Neves na Band, além da Juju Salimeni, também contará com a presença de Fernanda Colombo. A quem interessar possa, ela é ex-assistente de arbitragem e atual mulher do apitador Sandro Meira Ricci.

Gravando

João Guilherme iniciou participação nas gravações de "As aventuras de Poliana", próxima novela do SBT. Vem aí como Edu, um garoto como tantos nos dias atuais, inteiramente conectado ao universo da web e redes sociais.

Profissionalismo

Quando aqui se reclama que todos os programas, por mais consagrados e melhores os seus resultados, devem se preocupar o tempo todo em se reinventar, o "Domingão do Faustão" tem que ser citado como exemplo do bem. O trabalho e capricho revelados na estreia do "Show dos famosos" dimensionam o profissionalismo da sua equipe. Tiago Abravanel, como Gloria Gaynor, foi uma entre tantas "covardias".

Nova frente


Desde ontem a novela "As Aventuras de Poliana" conta com uma terceira frente de gravações. Uma decisão tomada para agilizar os trabalhos de Milena Toscano e liberá-la o quanto antes para curtir sua gravidez.

Data correta

Apaga tudo que foi escrito aqui sofre a final do "Big brother Brasil". O programa vai se encerrar no próximo dia 19, uma quinta-feira. Esta é a data correta.

Opções

Hoje tem "Liga dos Campeões", Juventus e Real Madrid. E com opções na TV para atender públicos dos mais diferentes. Globo e Band na aberta, Esporte Interativo na fechada.

"Superpoderosas"


A equipe do "Superpoderosas", da Band, está levando o "super" ao pé da letra. O programa já possui mais de 40 matérias prontas, para colocar no ar. A estreia foi adiada para a próxima segunda-feira, porém, seguem confirmadas Carolina Ferraz e Monalysa Alcântara, miss Brasil 2017, além de Ana Paula Padrão.


Sinopse de Marcílio Moraes para novela vai virar série na Record




Por: Flávio Ricco
Colaboração: José Carlos Nery


Marcílio Moraes, autor de trabalhos como "Essas mulheres", "Ribeirão do tempo", "Plano alto", entre outros, na Record, havia recebido a missão de desenvolver um projeto para as 19h. Trata-se de uma faixa destinada a roteiros não-evangélicos e que nos últimos anos recebeu produções de época, como "Escrava mãe" e "Belaventura". Mas não se trata necessariamente de um horário exclusivo para temas do passado; tanto assim que o Marcílio, sob encomenda da casa, vinha tocando uma história atual com fortes tons de comédia. No entanto, a Teledramaturgia da Record, em uma nova avaliação do material, chegou à conclusão que ele daria uma boa série de humor. E ficou decidido assim: a novela vai virar uma minissérie. "Pigmalião do brejo" é o seu título provisório. Considerando o congestionamento do ano, com período de eleições, estreias de realities shows e outros produtos, tudo indica que esse trabalho ficará para 2019. Ainda não há nomes cotados para o elenco, porém, acredita-se que a direção será de Ivan Zettel.