PRESENÇA


Clássicos das Ruas




Amanhã acontece a 25ª edição do Encontro Clássicos das Ruas, no Pátio Cianê Shopping. Realizado em parceria com o Opala Clube Sorocaba, o evento traz uma seleção de quase 200 carros nacionais e importados que marcaram época. Vários deles apresentam modificações bastante peculiares e excêntricas, que tornam esses carros ainda mais curiosos, interessantes e charmosos. Outros, por sua vez, são verdadeiras relíquias, de tiragem limitada, comemorativa ou esportiva, cujo restauro pode ter demandado o empenho de mais de uma geração para ser concluído.

Fernanda Castilho, gerente de Marketing do Pátio Cianê, conta que esta será uma oportunidade para os mais jovens conhecerem como eram os carros em outras épocas e satisfazer sua curiosidade no contato direto com colecionadores de veículos. "O evento oferece ainda uma estrutura completa com tendas e cadeiras para acomodar as famílias, que também desfrutam de apresentações musicais ao vivo. No local ainda é possível adquirir miniaturas de carros, artigos de couro, quadros e acessórios vintage", destaca Fernanda. A atração ocorre das 10h às 15h no estacionamento externo do Pátio Cianê Shopping (Bloco A).


'Arte e resistência drag em Sorocaba'




Com mediação de Lorelay Fox, uma das drags sorocabanas mais reconhecidas no Brasil, acontece hoje um encontro com performances e bate-papo sobre a "Arte e a resistência drag em Sorocaba", às 19h, no teatro do Sesc. As drags Alanna Black e Franchesca, também de Sorocaba, estarão no bate-papo. O encontro é gratuito, livre para todos os públicos, e faz parte do projeto Nós Diversos.

No bate-papo, será discutida a resistência, utilizando a arte como meio. Serão resgatadas memórias e haverá uma reflexão sobre a cena atual drag em Sorocaba. Após as falas, acontecem performances de diversas drags, incluindo as palestrantes Lorelay Fox, Franchesca e Alanna Black. A entrada é gratuita, mas os interessados devem retirar os ingressos com uma hora de antecedência, na central de atendimento. O Sesc fica na rua Barão de Piratininga, 555.


Sem Grana Mas Com Glitter




"Minha luta não é fantasia". O tema do bloco Sem Grana Mas Com Glitter levou para a folia a reflexão sobre os esteriótipos e a discriminação, contra mulheres, LGBTs, negros, índios, orientais e outros grupos que muitas vezes aparecem no Carnaval, em forma de fantasias. Organizado pelo Coletivo Caneca, o bloco, que nasceu no ano passado, movimentou o Parque das Águas no sábado de Carnaval, dia 10.

A ideia, segundo os organizadores, foi de criar um espaço aberto e seguro para que principalmente as mulheres e os LGBTs possam curtir o Carnaval. No trio elétrico, apresentação da rapper sorocabana Alice Guél, que abriu a festa, seguida do som dos DJs Choice Lusia, Luana Salum, Ágata Mitch, Gabriel Tarragó e Leonardo Serafim, com muito axé, pop e funk melody.


Festa das Nações é neste final de semana




O Rotary Club Distrito 4620 realiza, neste sábado e domingo (17 e 18), a 1ª Festa das Nações, no Recreativo Campestre. Além de homenagear diversos países como Brasil, Alemanha, Coréia, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Itália, Índia, Portugal, México, Nações Árabes e Nações Africanas, o evento também irá ajudar 18 entidades assistenciais de Sorocaba. Os dois dias de festa contarão com comidas típicas e muitas atrações.

O governador do Distrito, José Carlos Francisco (Mingo), contou que o festival gastronômico irá envolver os 17 clubes de Sorocaba e reunir os mais de 1.200 companheiros dos 48 clubes do Distrito. Com a expectativa de receber 15 mil visitantes, o evento conta com a ajuda de 700 voluntários, que atuam antes, durante e depois da festa. Além do festival gastronômico, a Feira também recebe mais de 80 expositores de diversas regiões e produtos como roupas, sapatos e acessórios. O evento conta ainda com uma grade de programação cultural, com apresentações de academias de dança e shows com bandas locais, além da presença da Escola de Samba Gaviões da Fiel de Sorocaba no encerramento.

A Feira acontece das 10h às 22h no sábado, e das 10h às 16h no domingo. Os convites custam R$ 10 e estão à venda nas entidades participantes: Afissore, Amas, Apadas, Apae Sorocaba, Associação Amor em Cristo, Associação Criança Feliz, Aviq, Banco de Cadeiras de Rodas 4 de Julho, Bethel, Casa do Menor, Casa Nossa Senhora das Graças, Casa Transitória André Luiz, Creche Maria Claro, Gpaci, Integrar, Lar São Vicente de Paulo, Pastoral do Menor e SOS.


Encontro de baterias




Antes mesmo de o Carnaval começar, as baterias de Sorocaba já estavam afinadas. O Encontro de Baterias das Escolas de Samba aconteceu no último dia 4, no Mercado Distrital, na Vila Fiori. A festa aqueceu os tamborins para a folia e contou com a participação de cinco escolas: Furiosa Real, Unidos do Cativeiro, Terceiro Centenário, Gaviões da Fiel e Mocidade. O show ficou por conta de Cássio Ferraz e os Pereiras.