PRESENÇA


1º Feira de Segurança do Trabalho do Interior




Sorocaba sediou a 1ª Feira de Segurança do Trabalho do Interior (Fesp), que aconteceu nos dias 27 e 28 de julho. O coquetel de lançamento, no dia 26, ocorreu na Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens). A cidade foi a primeira do interior do Estado de São Paulo a receber a feira, que contou com aproximadamente 20 instituições da área de segurança do trabalho e palestras sobre o tema, na semana em que se celebra a Semana Nacional de Prevenção de Acidentes.

Organizado pela Sete -- Quality Standard, o objetivo do evento foi reunir e envolver profissionais e instituições relacionadas à área. "É importante unificar todos que têm essa missão dentro da prevenção. A gente gera transformação através do conhecimento de forma comportamental", destacou Marcele Pereira, uma das organizadoras do evento.

A ideia da feira surgiu após uma matéria publicada no dia 30 de abril de 2017 pelo jornal Cruzeiro do Sul ("Sorocaba é a 26ª no ranking de acidente de trabalho no Brasil"), que dizia que, com quase 15 mil notificações apuradas entre 2012 e 2016 (média de 3 mil por ano), a cidade ocupava a 11ª posição no ranking estadual e a 26ª no nacional das cidades que mais concentram acidentes do trabalho. "Fizemos um simpósio sobre gestão ano passado, porque o maior desafio não é a contratação da operação, mas a conscientização da alta gerência, da gestão, da liderança e da coordenação para esse apoio. E, esse ano, quisemos unir empresas e pessoas que têm essa mesma missão," contou Marcele. A organização adiantou que pretende realizar a feira todos os anos.


Feijoada da Liga




A tradicional Feijoada da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer acontece no dia 26 de agosto, domingo, das 12h às 15h, no Recanto Monteiro Lobato. O evento, totalmente beneficente e promovido pela Fraternidade Acadêmica Perseverança III, tem como objetivo principal levantar recursos para a entidade que presta diversos serviços para vítimas do câncer. A festa está em sua 9ª edição.

Entidade sem fins lucrativos e reconhecida pela sua credibilidade, a Liga Sorocabana de Combate ao Câncer busca, desde 1975, prestar apoio a todos que passam por esse momento delicado em suas vidas, atuando na assistência do tratamento de mulheres com câncer de mama.

Com música ao vivo, o evento traz no menu feijoada completa, arroz, farofa, torresmo, vinagrete, couve e laranja. As bebidas e sobremesas são à parte. Crianças até 10 anos, acompanhadas dos pais, não pagam. Também há a possibilidade de retirada de marmitex no local. Os ingressos custam R$ 40. Vendas e mais informações pelo site www. eventosbeneficentes.com.br.


Seminário sobre Direitos Humanos e os 30 anos da Constituição Federal




A OAB Sorocaba, através da sua Comissão de Direitos Humanos, promove, no dia 24 de agosto, sexta-feira, das 8h às 13h, o seminário "Direitos Humanos e os 30 anos da Constituição Federal", no auditório da Fadi Sorocaba. O seminário tem como objetivo debater a questão da concretização dos direitos fundamentais do cidadão nos dias de hoje, promovendo a informação para fins de conscientização e respeito.

No primeiro painel, o tema "Direitos humanos em crise" será conduzido pelo expositor, doutor e mestre em Direito do Estado, advogado e professor, Pedro Serrano. O debate ficará por conta das advogadas Flávia Mendes, secretária geral da OAB Sorocaba e presidente da mesa; e as debatedoras Tatiane Oliveira, presidente da Comissão da Mulher Advogada; Luciana Kubo, presidente da Comissão da Diversidade Sexual e de Gêneros; e Gisele Moraes, presidente da Comissão dos Direitos do Idoso.

Já o segundo, terá como assunto principal os "Direitos sociais e o papel do Estado". Nele, a doutora e mestre em Direito Administrativo, pós-doutorada em Democracia e Direitos Humanos, procuradora da Fazenda Nacional e professora, Carolina Zancaner Zockun, será a palestrante. A Fadi fica na rua Dra. Ursulina Lopes Tôrres, 123, no bairro Vergueiro. O evento será aberto ao público, com entrada gratuita, sendo pedida, somente, a doação de um litro de leite para a Casa do Menor de Sorocaba. Mais informações pelo telefone (15) 3228-1134.


Zeca Baleiro lota Sesc




O cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro lotou o ginásio do Sesc Sorocaba no último domingo, dia 29. No show, o artista revisitou sua discografia, fazendo inclusive um passeio pelo seu "lado B" da carreira, além de apresentar novos arranjos para músicas consagradas como "Quase nada", "Salão de beleza" e "Telegrama". "Estava com saudade de tocar aqui, mas antes tarde do que nunca", disse. Ele ainda brincou com a paixão do futebol sorocabano. "Eu só quero avisar que estou torcendo para o São Bento na série B, hein?", completou. O artista subiu ao palco do Sesc acompanhado de sua banda formada por Tuco Marcondes (guitarra e vocais), Adriano Magoo (teclados, samplers, sintetizadores e acordeon), Fernando Nunes (baixo) e Kuki Stolarski (bateria e percussão).


Zé Ramalho encerra a grade de shows da Festa Junina




O vozeirão do paraibano Zé Ramalho encerrou a programação de grandes shows da 39ª Festa Junina de Sorocaba, no último sábado, dia 21. Com mais de 40 anos de carreira, Zé Ramalho é nome marcante na lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, conforme classificação feita pela revista Rolling Stone. Ele esteve cantando sucessos da carreira, como "Chão de giz", "Táxi lunar", "Sinônimos", "Admirável gado novo" e ainda interpretou sucessos de Raul Seixas, como a memorável canção "Gita".

Realizada pela Afejubes, com organização do Centro Hípico Pagliato, a festa contou com barracas de comidas e bebidas típicas de 33 entidades assistenciais de Sorocaba, além do parque de diversões.