PRESENÇA


Programe-se




A segunda-feira, dia 23, foi especial para a cantora e compositora sorocabana Paula Cavalciuk, que comemorou mais um aniversário! Parabéns!

*

Ontem, dia 24, foi aniversário da jornalista Silvia Arruda, que recebeu as felicitações dos amigos próximos, familiares e colegas de imprensa.

*

Ontem também foi a vez do baixista Alessandro Rosa comemorar o aniversário ao lado dos amigos, dos colegas do cenário musical de Sorocaba, familiares e da noiva Leca Rossini. Felicidades!

*

Hoje, dia 25, tem comemoração em dose dupla! Ana Teresa Peres Vilela e a neta Clara celebram mais um ano de vida. Elas recebem o carinho do esposo e avô Robson Vilela, e dos filhos e tios Mariana, Juliana, Adriana, Robson Junior e Giovana (mãe de Clara). Parabéns!

*

Quem completa 79 anos de vida hoje é Maria Medina Asseituno. Ela recebe os abraços do marido Ramon, dos filhos Roberto, Rodolfo e Rosimeire, além dos netos, netas e também das amigas voluntárias em projetos sociais.

*

No sábado, dia 28, é dia de festa para o músico Fernando Goya, que anima os mais diversos bares e eventos de Sorocaba. Felicidades!


Memória Operária




Uma das edições mais impactantes do projeto Experimentasom, do Sesc, foi apresentada na última quinta-feira, dia 19, e teve como palco o estacionamento da unidade. Com performances teatrais e intervenções musicais ao vivo, o evento apresentou a pesquisa sobre a memória operária em Sorocaba, desenvolvida pela artista visual Flávia Aguilera. Com apresentações simultâneas, diferentes linguagens artísticas se cruzaram para dar vida às antigas operárias sorocabanas. "Essa vida sem dinheiro, não é de gente, é de cão", dizia uma das músicas autorais criadas para o projeto. Tanto a performance quanto as músicas, conta Flávia, foram produzidas após uma palestra sobre o movimento operário conduzida pelo historiador Carlos Carvalho Carvalheiro.

O público ainda conferiu quatro grandes painéis pintados por Flávia Aguilera que reproduzem dezenas de trabalhadoras das fábricas têxteis da região de Sorocaba. Flávia destacou que, quando começou a pesquisar fotos dos grupos de operárias de várias fábricas de Sorocaba e região, o que mais chamou atenção foram as expressões das trabalhadoras. "Está na cara o estresse e o cansaço dessa vida dura, de longas jornadas e baixos salários. É muito raro encontrar uma trabalhadora sorrindo", disse a artista. As paredes do estacionamento receberam, ainda, projeções de fragmentos do filme documental "Sociedade Anonyma Fabrica Votorantim" produzido em 1922, por encomenda do industrial Antonio Pereira Inácio.

Realizado em parceria com o coletivo artístico Rasgada Coletiva, as intervenções musicais ficaram por conta de Flor Maria (voz e piano), Ananda Jacques (voz e violão), Flávia Oliveira (trompete e baixo), com participação de Barba Marques (percussão). Já a performance foi apresentada por Joessica Borges, Marlene Pádua de Moraes, May Florentino, Mileine Machado, Priscila Pires e Rosa Piva, integrantes do Grupo Taturema.


Salomé Bar inaugura unidade no Iguatemi




No último dia 13 de julho, a franquia Salomé Bar inaugurou sua terceira unidade em Sorocaba. A novidade ganhou lugar na praça de alimentação da Ala Sul do Shopping Iguatemi Esplanada. Nilson Pegoraro, proprietário da unidade, é empresário e já possui um ponto no shopping, conheceu a franquia Salomé Bar como cliente e decidiu levá-la para a praça de alimentação. "Estamos preparando muitas novidades, como feijoada e música ao vivo em alguns dias da semana", revelou Nilson. O som da festa ficou por conta do DJ Vynna e o cardápio teve delícias da culinária de boteco, já tradicional da rede. Além das três unidades de Sorocaba, a franquia Salomé Bar também possui unidades nas cidades de Manaus, Cuiabá, Aracaju, Campo Grande e Bragança Paulista.


"Show terapia"




Com o propósito de difundir o trabalho do grupo por meio de música, humor e dança, o "Show terapia", do Núcleo de Pesquisas Psíquicas de Sorocaba (Nupep), foi apresentado no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV) em junho. Com o tema "Músicas do coração", o espetáculo contou com apresentação do coral Nupep em Show Maior, Roberto Presley, Mapurunga & Lambari, Erick Raphael, Davilson Júnior, dançarinas As Divas do Jazz, dançarinos do Studio C. Seth e Espaço Klarky (danças orientais), os palhaços Nupepinos e o Samurai Maluco. Realizado pelos voluntários da instituição, o espetáculo tem a direção do professor Jorge Melchiades e o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura de Sorocaba.


10ª Festa da Colônia Japonesa




No próximo final de semana, acontece a 10ª edição da Festa da Colônia Japonesa de Sorocaba na Praça Kasato Maru, no Campolim. Tradicional na cidade, o evento contará com uma grande variedade gastronômica, bazar e dezenas de atrações artísticas. Além de celebrar os 10 anos da festa em Sorocaba, essa edição é especial por também comemorar os 110 anos de imigração japonesa no Brasil.

A festa conta com a participação de entidades assistenciais da cidade, com comidas típicas, como sushi, sashimi, guioza, tempurá e yakissoba. A cultura oriental também será apresentada através do bazar que contará com diversos produtos japoneses como roupas, futons, facas e animes.

Além disso, a programação traz o tradicional taikô, shows musicais, danças e teatro japonês. Outra atração, que acontecerá no dia 29 de julho, é o 1º Concurso Cosplay, que premiará os três primeiros colocados. Os interessados em participar do concurso podem se inscrever na loja Animefã Store, localizada na rua Mascarenhas Camelo, 552, na Vila Santana. As vagas são limitadas.

O evento é organizado pela equipe da União Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Sorocaba (Ucens) e tem o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo (Secultur), e da Urbes - Trânsito e Transportes. A Festa da Colônia Japonesa acontece no dia 28, das 12h às 22h, e no dia 29, das 11h às 20h. O evento é aberto ao público. A Praça Kasato Maru fica entre as avenidas Antônio Carlos Comitre e Washington Luiz, no Campolim. Informações: (15) 3231-3015.